Bruno Lage, Treinador do SL Benfica

Treinador, 48 anos,
Portugal
Equipa Principal: 3 épocas (2019-2020, 2024-), 90 jogos (63 vitórias, 12 empates, 15 derrotas)
Em 2024/2025: 14 jogos (12 vitórias, 0 empates, 2 derrotas)

Equipa B: 1 época, 13 jogos, 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (1)

Cor_rubrum

Citação de: CarlosD em 16 de Janeiro de 2019, 17:06
No rescaldo do jogo (horrível) de ontem tenho a dizer o seguinte:

- Lage claramente aponta para um futebol pressionante no momento da perda de bola. Quando a equipa perde a bola, a ordem é que os 2/3 jogadores mais próximos comecem a fechar o portador da bola. Acho muito bem que o Benfica seja agressivo quando perde a bola, especialmente nas competições internas onde facilmente conseguimos forçar o adversário a cometer erros.
Nem tudo é maravilhas, quando o adversário consegue sair a jogar (algumas vezes derivado de uma pressão deficitária da nossa parte), fica um espaço gigante no meio por preencher.
Notei que o Fejsa tem ordem para arriscar mais no desarme quando a equipa está toda no ataque (por exemplo depois de um canto), não numa de parar o contra-ataque, mas de conseguir roubar a bola e permitir que a equipa continue no ataque, algo que o Fejsa faz bastante bem.

- Outro apontamento é de a equipa depender muito menos das alas e que tenta trocar a bola em todo o terreno. O Gabriel tentou várias vezes encostar à faixa da esquerda, no início da construção, servindo de solução para o Jardel, no que acredito que seja uma tentativa de puxar o adversário para a ala e ganhar algum espaço no centro do terreno.

- Sinto que equipa está a tentar sair muito mais com a bola nos pés, por vezes torna-se difícil para alguns jogadores como o Jardel e na minha opinião os GR's têm de ser integrados nisto. Muitas vezes o GR bate a bola quando tem opções nos defesas. Há GR's que não se sentem confortáveis com o jogo de pés, mas estamos em 2019. O Fejsa, parece me que propositadamente, tem ocupado mais vezes espaços onde pode ser uma solução de tabela de forma a sairmos da pressão com a bola nos pés. Menciono o Fejsa porque fazia-me muita confusão as poucas vezes em que ele era solução na ajuda a sair da zona e pressão.

- Algo que inclusive um comentador de futebol referenciou e que também me fazia alguma confusão era a lentidão com que o Benfica trocava a bola de um flanco para outro através dos defesas centrais. Com RV acontecia sempre o mesmo, AA passava ao RD, RD ao Jardel e Jardel ao Grimaldo (vice-versa), quando muitas vezes pedia-se que o central do lado esquerdo passasse directamente para o defesa direito, e o contrário igual. Obviamente que isto tem de ser feito com cuidado (o Gabriel já fez cagada a tentar fazer algo parecido), mas temos de o conseguir fazer.

Há muito a melhorar, o jogo de ontem foi francamente mau, mas houve vislumbres de coisas boas. Não quero com isto dizer que o Lage já teve tempo para implementar seja o que for. Ontem "correu bem" visto que ganhamos, mas por volta dos 75 minutos a equipa estava a sofrer bastante, e senti alguma inércia da parte do Lage. Tínhamos pouca bola e parecíamos perdidos em campo, mesmo que se errasse, claramente não mexer não estava a resultar.

Acredito muito neste treinador, para além disso, o sucesso dele será o nosso também!

Quanto às CI's, o que me interessa é dentro de campo.

Se o jogo de ontem foi horrível , o que se diria por exemplo do jogo de Portimão ou do Jamor contra o Belenenses...
Mas tirando isso, concordo com muitas coisas (importantes) que diz...

Josef Vierine

Citação de: Androico em 16 de Janeiro de 2019, 16:52
Citação de: EAGLEBOY em 16 de Janeiro de 2019, 16:38
Parece-me que taticamente temos uma alteração significativa em relação ao meio campo do 4-4-2 do JJ.

O Laje parece que usa ou quer usar um duplo pivot no meio campo em vez de um 6 puro e um 8.

Pelo menos é o que parece.
Este 4-4-2 é diferente daquele de Jesus.
Busca mais os espaços interiores dos médios, enquanto o de JJ era mais vertical, variando a aposta no espaço interior e exterior, procurando triangulações entre lateral, extremo, médio (Enzo, Pizzi) ou avançado (Saviola, Rodrigo, Jonas).
O médio (8) de JJ apostava muito no transporte da bola e aparecia muitas vezes na frente de ataque, coisa que duvido que irá acontecer com o esquema de Lage.
Começava a construir com três jogadores - descia o trinco - enquanto neste 4-4-2 é diferente. O jogo começa a ser construído pelos centrais e dois médios.

O que me parece é que enquanto o 4-4-2 do JJ era mais ofensivo, pois conseguia colocar mais gente na frente de ataque e organizava a equipa defensivamente com menos jogadores, o 4-4-2 de Lage é mais pragmático. Por ventura em virtude do facto de ter pouco tempo para implementar aquele que é o seu modelo. Assim, procura um esquema mais cauteloso para implementar as suas ideias.

Existe um risco, que é do criar o jogo de forma mais paciente e assim ter menos oportunidades de golo. Não será estranho ver os médios e centrais do Benfica a distribuírem vários passes entre eles até encontrar espaço - o que para o adepto poderá ser aborrecido. Também existe o risco de se colocarem menos jogadores no último terço do campo.
Por outro lado, os dois médios tem mais capacidade para fazer as dobras dos centrais, laterais e de pressionarem os médios na recuperação da bola.

Precisamente. Muito bom post.

lPhoenix

Citação de: CarlosD em 16 de Janeiro de 2019, 17:06
No rescaldo do jogo (horrível) de ontem tenho a dizer o seguinte:

- Lage claramente aponta para um futebol pressionante no momento da perda de bola. Quando a equipa perde a bola, a ordem é que os 2/3 jogadores mais próximos comecem a fechar o portador da bola. Acho muito bem que o Benfica seja agressivo quando perde a bola, especialmente nas competições internas onde facilmente conseguimos forçar o adversário a cometer erros.
Nem tudo é maravilhas, quando o adversário consegue sair a jogar (algumas vezes derivado de uma pressão deficitária da nossa parte), fica um espaço gigante no meio por preencher.
Notei que o Fejsa tem ordem para arriscar mais no desarme quando a equipa está toda no ataque (por exemplo depois de um canto), não numa de parar o contra-ataque, mas de conseguir roubar a bola e permitir que a equipa continue no ataque, algo que o Fejsa faz bastante bem.

- Outro apontamento é de a equipa depender muito menos das alas e que tenta trocar a bola em todo o terreno. O Gabriel tentou várias vezes encostar à faixa da esquerda, no início da construção, servindo de solução para o Jardel, no que acredito que seja uma tentativa de puxar o adversário para a ala e ganhar algum espaço no centro do terreno.

- Sinto que equipa está a tentar sair muito mais com a bola nos pés, por vezes torna-se difícil para alguns jogadores como o Jardel e na minha opinião os GR's têm de ser integrados nisto. Muitas vezes o GR bate a bola quando tem opções nos defesas. Há GR's que não se sentem confortáveis com o jogo de pés, mas estamos em 2019. O Fejsa, parece me que propositadamente, tem ocupado mais vezes espaços onde pode ser uma solução de tabela de forma a sairmos da pressão com a bola nos pés. Menciono o Fejsa porque fazia-me muita confusão as poucas vezes em que ele era solução na ajuda a sair da zona e pressão.

- Algo que inclusive um comentador de futebol referenciou e que também me fazia alguma confusão era a lentidão com que o Benfica trocava a bola de um flanco para outro através dos defesas centrais. Com RV acontecia sempre o mesmo, AA passava ao RD, RD ao Jardel e Jardel ao Grimaldo (vice-versa), quando muitas vezes pedia-se que o central do lado esquerdo passasse directamente para o defesa direito, e o contrário igual. Obviamente que isto tem de ser feito com cuidado (o Gabriel já fez cagada a tentar fazer algo parecido), mas temos de o conseguir fazer.

Há muito a melhorar, o jogo de ontem foi francamente mau, mas houve vislumbres de coisas boas. Não quero com isto dizer que o Lage já teve tempo para implementar seja o que for. Ontem "correu bem" visto que ganhamos, mas por volta dos 75 minutos a equipa estava a sofrer bastante, e senti alguma inércia da parte do Lage. Tínhamos pouca bola e parecíamos perdidos em campo, mesmo que se errasse, claramente não mexer não estava a resultar.

Acredito muito neste treinador, para além disso, o sucesso dele será o nosso também!

Quanto às CI's, o que me interessa é dentro de campo.

Os últimos 20 minutos foram penosos, sofri a bom sofrer, mas o jogo em si não foi horrível... Concordo com tudo o que disseste e acho que valorizas bem o que se tentou fazer a meio campo e o porquê de ainda não se ter conseguido bem como os vícios da defesa que são difíceis de largar.

O importante agora é perceber que se está a trabalhar a fundo com os jogadores, estamos no mês do mercado e há um plantel ir definir a par de um calendário muito difícil, que tarefa está!!!

Vamos ver, agora sim: jogo a jogo, e com que equipa e em que competições vamos acabar no final do mês.

Deixemos o Lage e a sua equipa trabalhar!

BC

Citação de: Menino de Ouro RS em 16 de Janeiro de 2019, 16:17

treino aberto para os adeptos em fafe  :clap1:
Foda-se, lindo!

Benfica à Benfica.

À antiga.

Muito bem. Ainda hoje de manhã se falava disto.

andre_diogo

Citação de: Dr.Lecter em 16 de Janeiro de 2019, 10:47
Calendário complicadíssimo. Vai continuar a não ter tempo para treinar. Equipa com índices físicos miseráveis, acaba todos os jogos em perda. Vícios de chutão na frente, de recuo de linhas, de referências individuais... Tanto trabalho.

RV conseguia não ter um único gajo competente na equipa técnica, é surreal. Anos deitados ao lixo.
Claro que nao. Se tivesse alguem competente iria perceber facilmente a desgraca que ele era e nunca iria confiar no trabalho dele.

Lembro-me que a equipa tecnica do Camacho, que era outro que de futebol percebia 0, era mais ou menos a mesma desgraca.

mitro11

Citação de: Cor_rubrum em 16 de Janeiro de 2019, 17:01
Citação de: Slipknot_BMC em 16 de Janeiro de 2019, 16:58

quem é o de colete amarelo ?  :confused:

Gabriel?
Não tem barriga mas parece ele...

Como é que consegues confundir o Gabriel com o Veríssimo ?  :2funny:

klik

Muito Bom ontem na CI.. aquela cena com o anormal jornalista da CMTV...

Cor_rubrum

Citação de: andre_diogo em 16 de Janeiro de 2019, 17:21
Calendário complicadíssimo. Vai continuar a não ter tempo para treinar. Equipa com índices físicos miseráveis, acaba todos os jogos em perda. Vícios de chutão na frente, de recuo de linhas, de referências individuais... Tanto trabalho.

RV conseguia não ter um único gajo competente na equipa técnica, é surreal. Anos deitados ao lixo.
Claro que nao. Se tivesse alguem competente iria perceber facilmente a desgraca que ele era e nunca iria confiar no trabalho dele.

Lembro-me que a equipa tecnica do Camacho, que era outro que de futebol percebia 0, era mais ou menos a mesma desgraca.

O Camacho sabia muito de futebol, comunicava mal o que sabia, o que é uma coisa completamente diferente.
Os livres que o Mourinho copiou dele, diz-lhe alguma coisa?
Um gajo que teve treinadores enormes...
Ele transmitia pouco do que sabia e estava mal coadjuvado, isso é verdade.

Cor_rubrum

Citação de: mitro11 em 16 de Janeiro de 2019, 17:23
Citação de: Cor_rubrum em 16 de Janeiro de 2019, 17:01
Citação de: Slipknot_BMC em 16 de Janeiro de 2019, 16:58

quem é o de colete amarelo ?  :confused:

Gabriel?
Não tem barriga mas parece ele...

Como é que consegues confundir o Gabriel com o Veríssimo ?  :2funny:

Ele anda a perder barriga, mas tem que se deixar de rodízio...

andre_diogo

Citação de: Cor_rubrum em 16 de Janeiro de 2019, 17:25

O Camacho sabia muito de futebol, comunicava mal o que sabia, o que é uma coisa completamente diferente.
Pois nao sei bem que futebol e esse. Quando a unica coisa, no aspecto tecnico que ha a destacar de um treinador sao os livres...

Epa ele fraquinho tecnicamente, nem foi capaz de ver que o Maxi era lateral direito.

Cor_rubrum

Citação de: andre_diogo em 16 de Janeiro de 2019, 17:28

Pois nao sei bem que futebol e esse. Quando a unica coisa, no aspecto tecnico que ha a destacar de um treinador sao os livres...

Epa ele fraquinho tecnicamente, nem foi capaz de ver que o Maxi era lateral direito.
Citação de: andre_diogo em 16 de Janeiro de 2019, 17:28

Primeiro: O tal famoso livre deu-nos uma final da taça frente ao Porto de Mourinho.
Segundo: O Maxi sempre fora médio, foi uma adaptação relativamente feliz.
Numa coisa estou de acordo contigo: o balanço final do Camacho pende para o negativo devido a essa pecha que ele tem. Há muita gente que sabe muito de futebol mas são péssimos treinadores.

Flirt4ever

Citação de: Kyoto em 16 de Janeiro de 2019, 16:14
Citação de: Flirt4ever em 16 de Janeiro de 2019, 15:13
Citação de: joao_manike em 16 de Janeiro de 2019, 10:10
Como Eng. Civil só sei que isto anda-me a afetar. Já me enganei várias vezes e escrevi Lage em vez de Laje. Dass.
Também sendo Eng.º Civil.... ri-me como um perdido :rir:
em que centro do IEFP exercem a vossa profissão?

Spoiler

estou so na reinação  ;D
[fechar]
Deste que acabei o curso, nunca parei de trabalhar. E estou à 3 anos seguidos a duplicar o trabalho a nível pessoal (tenho 2 trabalhos).

Por isso... não sei do que falas :P

klik

tem muito trabalho pela frente e o calandario não é nada bom para quem quer treinar.. mas já se percebe a mudança de chip, e a ideias dele a entrar em vários jogadores... A começar pelos centrais que estão com comportamentos completamente distintos.

Partouze