Benfica TV

LuigiSLB83

Menos de três meses após a saída da SIC, Francisco Penim regressa ao activo como director-geral da Cherry Entertainment, empresa que tem como primeiro cliente o canal do Benfica. Em entrevista ao M&P, Penim fala sobre o canal, o novo projecto e os dois anos de direcção de programas da SIC

No final de Novembro de 2005 Francisco Penim prometia levar a SIC de novo à liderança. Dois anos depois a estação bateu o recorde de rentabilidade, mas tornou-se no terceiro canal em termos de audiências, o que ditou a sua saída da estação e, uma semana depois, da Impresa. Agora, menos de três meses depois, o ex-director de programas da SIC surge como um dos três responsáveis da Cherry Entertainment, unidade criada no seio do grupo Ativism e que tem como objecto de acção o entretenimento, um conceito que pode ir da produção de programas à abertura de restaurantes, desde que "diferentes". O Benfica é o primeiro cliente.

Meios&Publicidade (M&P): No dia em que apresentaram a empresa anunciaram que o vosso primeiro cliente era o canal do Benfica. Como é que o ganharam?

Francisco Penim (FP): Andava muita gente atrás do canal... Na SIC liderei um processo de negociação que durou quase três anos com o Benfica. Na altura o Benfica apareceu a perguntar se a SIC estava em condições de fazer o canal com eles.

M&P: Aí seria mais um canal SIC?

FP: Seria um canal encomendado pelo Benfica à SIC. A SIC estudou o negócio, ficou entusiasmada e estivemos em negociações durante dois anos e meio. Depois o Benfica chegou à conclusão, e hoje em retrospectiva parece-me correcta, também porque estou deste lado, que o canal devia ser detido pelo clube. Seria sempre muito complicado um grupo de comunicação ter lá dentro, mesmo que fosse com uma equipa ao lado, um canal deste género, com uma implicação desportiva/informativa tão grande. No início deste ano, já depois de termos constituído a Cherry - eu, o Pedro Costa e o Gonçalo Castel-Branco - houve um telefonema da SAD a propor que fosse a Cherry a fazer o start um do canal.

M&P: Não participaram então em nenhum concurso? No início do ano o director de marketing do Benfica deu uma entrevista ao M&P onde dizia que estava a decorrer um concurso com produtoras para o canal.

FP: Na nossa perspectiva houve um cliente, o Benfica, que nos convidou para algo, que se chama direcção de projecto. O que é a direcção de projecto? É fazer uma implementação técnica do canal, do que necessita para estar a emitir, fazer um acompanhamento da imagem corporativa do canal - vai ser tratado por uma empresa que não é a Cherry, mas depois vamos fazer a adequação da imagem corporativa à linguagem televisiva, nomeadamente definir a artística do canal. A outra parte tem a ver com a adequação de uma grelha de programas, de projectos, de conteúdos a horários. Esse é um trabalho que a Cherry tem que fazer, em conjunto com uma pessoa que teremos que encontrar, porque faremos também um trabalho de head hunting para encontrar o director do canal e uma outra pessoa. Feitas estas partes todas a Cherry há-de preparar o caminho para o canal estar no ar, será lançado, acompanharemos um, dois ou três meses e terminará o contrato.

M&P: Está previsto um segundo contrato? Um eventual acompanhamento ou produção de programas?

FP: Está. Eventualmente podemos continuar a acompanhar ou não, podemos produzir ou não, mas não está contratado.

M&P: Mas faz sentido que produzam para lá, ou não?

FP: Faz, mas neste momento a Cherry não tem nenhum contrato de produção com o Benfica. Depois de estar identificado e contratado o director, ele é que tem que decidir. Ele é que tem que decidir que programas quer, qual é a grelha, os horários. Nessa fase, terá o mercado todo à disposição.

M&P: O director não vai estar muito espartilhado pelo vosso projecto?

FP: Não, não. Pessoalmente já pensei nesta grelha há três anos. Quando a Cherry foi contratada deixei bem claro que por muito que eu soubesse e já tivesse reflectido sobre a grelha, os conteúdos, os horários, isso seria alinhado com a estratégia do clube - e muitas coisas mudaram desde o início das negociações na SIC. Essa ajuda que a Cherry poderá dar será validada pelo director do canal. Essa pessoa nunca se sentirá espartilhada a dizer "isto é o que eu tenho que fazer". Vai-lhe ser explicado que há uma estratégia e qual é. Basicamente a estratégia é que o canal tem que ser a voz do Benfica, tem que ter essencialmente futebol, não pode ter só futebol...

M&P: E não tem o exclusivo dos jogos do Benfica, não é?

FP: O clube há-de falar sobre isso. Eu não vou falar hoje sobre os conteúdos do canal. Estrategicamente é a voz do Benfica. Tudo o que é cultura benfiquista, tudo o que um adepto, sócio ou simpatizante, em Portugal ou no estrangeiro, pode querer ver sobre o seu clube de eleição vai poder ver na sua plenitude, e integrado no que é ser benfiquista... Sobre o resto não posso falar agora.

M&P: Disse ver em Portugal ou no exterior. Como é que poderá ser visto no exterior. Satélite, internet?

FP: O canal terá que estar disponível através de plataformas de massa. Quantas mais plataformas de massa tiver, melhor. Mas não vou tecer considerações sobre se é a plataforma A ou B. Mas, inevitavelmente, plataformas que cheguem ao maior número de pessoas é o que o canal vai querer.

M&P: O Benfica disse em Novembro que com a TV Cabo já não faria o canal. Faz sentido que seja noutra operadora, sendo que a TV Cabo tem uma dimensão superior?

FP: A minha opinião é: o maior número de plataformas será sempre bem-vindo para os benfiquistas. Portanto, limitar a uma plataforma, a duas, a plataformas mais pequenas, não faz sentido nenhum. Diria que o objectivo será estar em todas.

M&P: E será um canal premium?

FP: Não vou falar sobre isso.

M&P: Para além do canal, a Cherry pode fazer outras coisas para o Benfica?

FP: Estão a existir outras conversas exploratórias no sentido de fazermos outras coisas. É possível que aconteça, mas é muito cedo.

M&P: Sendo que da TVI não se esperava muito, porque nunca tinha sido ganhadora.

FP: A SIC para mim sempre foi o Benfica, que ainda hoje é a ambição de qualquer jogador. Passa-se a mesma coisa com a SIC. Chegar ao Benfica para um jogador é "uau, cheguei lá". Mesmo que o clube não ganhe o campeonato todos os anos. Se ler os jornais desportivos no início de cada época dizem "este ano o Benfica vai ter que ganhar" e as pessoas na rua pensam "o Benfica este ano vai ter que...". Está instituído na cultura portuguesa. Mesmo que o treinador seja mau, o estádio verde ou azul e os jogadores todos maus. Tem obrigação de ganhar. Porquê? Porque é o Benfica! É uma coisa que vem de trás. A SIC padece do mesmo mal, se é que é um mal. Tem uma história tão extraordinária que tem sempre a obrigatoriedade de ganhar, mesmo que o director de programas seja coxo, que os apresentadores sejam todos extraordinários, que a grelha seja mais ou menos e a imagem fora de série, ou outra combinação qualquer. A ambição e a obrigatoriedade é ser líder, até porque isso é incutido pelo dr. Balsemão. É preciso ser líder a todo o custo, fazer o melhor possível, na facturação e nas audiências. 2007 foi o melhor ano da história da SIC em termos de facturação e as audiências foram más. Portanto, imagine...

http://www.meiosepublicidade.pt/2008/03/14/somos-mais-uns-tipos-que-querem-fazer-televisao/

Gambino

Citação de: Manwë em 15 de Março de 2008, 16:27
Ficam aqui os principais contratos de TV

LIGAS.................DIREITOS TV..........DURAÇÃO...INÍCIO....VALOR POR ÉPOCA

Premier League...Sky/Setanta...........3 anos.......2007/08...1.335.000.000 €
Bundesliga..........Sirius.....................6 anos.......2009/10....500.000.000 €
Ligue 1..............Canal Plus/Orange...4 anos........2008/09...668.000.000 €

CLUBES...........DIREITOS TV......DURAÇÃO....INÍCIO....VALOR POR ÉPOCA

Man.United......Premier League....1 ano........2006/07...47.600.000 €
Chelsea FC.......Premier League....1 ano........2006/07...45.900.000 €
Arsenal FC.......Premier League.....1 ano........2006/07...42.900.000 €
Liverpool FC.....Premier League.....1 ano........2006/07...42.200.000 €
Real Madrid......Mediapro..............7 anos......2006/07...155.000.000 €
Barcelona........Mediapro..............7 anos......2006/07...145.000.000 €
Valência...........RTVV.................5 anos.......2009/10...30.000.000 €
At. Madrid.......Telemadrid...........5 anos.......2009/10...42.000.000 €
AC Milan...........Mediaset.............2 anos.......2007/08...110.000.000 €
Juventus..........Mediaset.............3 anos.......2007/08...110.000.000 €
Internazionale..Mediaset..............2 anos.......2007/08...100.000.000 €
AS Roma.........Mediaset..............2 anos......2007/08....65.000.000 €
Bayern Munique.Bundesliga..........3 anos......2006/07....26.300.000 €

isso é de que tv?

alex_diabólico

Esse Penim é meio incompetente... pelo menos foi a ideia com que fiquei...

LuigiSLB83

Citação de: alex_diabólico em 26 de Março de 2008, 23:34

Lê a entrevista completa no site, talvez mudes de opinião.

alex_diabólico

Citação de: LuigiSLB83 em 26 de Março de 2008, 23:43

Não li a entrevista, nem vou ler... mas quando ele saiu da SIC foi essa a ideia com que fiquei... espero estar enganado. O0

TuBaS

O que me parece é que é muito bom a lançar novos canais, como são o exemplo da SIC Radical, Mulher e não me recordo se lançou mais algum, passou para a SIC generalista e dizem, dizem, que foi o responsável pela grande quebra de audiências, mas uma coisa é certa, as grelhas e grafismo da programação inicial da SIC Radical e Mulher eram boas/óptimas.

Poborsky7

Citação de: alex_diabólico em 26 de Março de 2008, 23:45

Não li a entrevista, nem vou ler... mas quando ele saiu da SIC foi essa a ideia com que fiquei... espero estar enganado. O0

Esperemos que sim  :tomates:

Nuno Eiras

Citação de: TuBaS em 26 de Março de 2008, 23:47
O que me parece é que é muito bom a lançar novos canais, como são o exemplo da SIC Radical, Mulher e não me recordo se lançou mais algum, passou para a SIC generalista e dizem, dizem, que foi o responsável pela grande quebra de audiências, mas uma coisa é certa, as grelhas e grafismo da programação inicial da SIC Radical e Mulher eram boas/óptimas.

Transformou a Sic Gold na SIC comédia

alex_diabólico

Ólha  a SIC Nuticias...

LuigiSLB83

Citação de: alex_diabólico em 26 de Março de 2008, 23:45

Na SIC Radical fez um grande trabalho.
Na SIC Generalista, falhou na questão das audiências. A SIC vem perdendo audiência muito antes da entrada dele.

flsb

Ricardo Palacin será o Director do Canal Benfica ?

paosj

Citação de: flsb em 31 de Março de 2008, 08:47
Ricardo Palacin será o Director do Canal Benfica ?

Convite: Sai da SIC Radical para novo projecto no cabo
Ricardo Palacin vai dirigir Canal Benfica
Ricardo Palacin vai ser o director do Canal Benfica, apurou o CM. Palacin deixa assim a SIC Radical para abraçar um novo projecto e trabalhar de perto com Francisco Penim, responsável pela comunicação do novo canal.

"Já avisei que vou sair", confessou ao CM o ainda director executivo da SIC Radical, cargo que assumiu no passado dia 7 de Fevereiro. Esta semana anunciou "aos superiores hierárquicos" que pretende sair, embora não saiba "quando será possível". "Estas coisas não são como queremos. Têm os seus trâmites e demoram o seu tempo. Por enquanto, continuo a trabalhar na SIC Radical", adiantou, sem querer falar do novo projecto.

A comunicação do canal Benfica está a ser conduzida pela Cherry Entertainment, de Francisco Penim.O antigo director de Programas da SIC é responsável pelo lançamento da marca, propostas de conteúdos e por encontrar pessoas para o canal.

Palacin, que já foi director da SIC Comédia, transitara da equipa antes liderada por Penim para a nova estrutura de Nuno Santos, actual director de Programas da SIC.

Ao CM, fonte oficial da direcção de Programas da SIC disse que "Ricardo Palacin teve um convite e pediu para sair. Esse pedido foi aceite. A SIC assinala a forma correcta como o processo se está a desenvolver e está certa de que a nova estrutura dos canais temáticos implementada por Nuno Santos, com um director coordenador, Pedro Boucherie Mendes, e uma organização centralizada pelo director de Programas está preparada para os novos desafios."

PROJECTO PRONTO NO VERÃO

"O Canal Benfica deve estar pronto a emitir no arranque da próxima época, entre Julho e Setembro", confirmou ao CM Domingos Soares Oliveira, administrador executivo do Grupo Benfica e responsável pelo projecto televisivo do clube, no início de Março. Entrevistas, reportagens sobre os bastidores dos jogos e conteúdos desportivos vão integrar a grelha do canal. O mesmo responsável frisou que o Canal Benfica será lançado no cabo e disponível através de assinatura, sem, no entanto, adiantar pormenores sobre as empresas que o poderão comercializar. Contactados pelo CM, responsáveis da ZON Multimédia (detentora da TV cabo) e da Portugal Telecom (MEO) apenas confirmaram a existência de conversações com o clube da Luz.

http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=D2524F3B-5333-4522-8837-E090F232AD9C&channelid=00000092-0000-0000-0000-000000000092

Bola7

Citação de: alex_diabólico em 26 de Março de 2008, 23:50
Ólha  a SIC Nuticias...
desde que não seja LFV a apresentar... :crazy2:

defacer