Acabou a militância no Benfica?!

f.melo

Citação de: _Xebola_ em 14 de Novembro de 2018, 10:46
Vieira tornou o Benfica num clube amorfo e os benfiquistas renderam-se...
nao podemos sacudir a água do nosso capote assim. Temos muita culpa também no cartório. O que não falta aí são clubes mal geridos ( e sem ganhar nada ) com afficion. E nos até ganhamos muito, não tanto com eu gostava

Bailey

Citação de: areal em 05 de Novembro de 2018, 18:15
Um dia destes entra um árabe ou um chinês qualquer, e torna-se dono do BENFICA.
Neste momento temos Portugues dono do Benfica
ao menos o arabe ou chines ainda pagava para o ser

Hooijdonk

Eu não tenho idade para saber como era a militância antiga. Nasci em tempos de Vale e Azevedo e "conheci" um Vilarinho e um Vieira.

Soube (mais por relato, que por memória) que a vitória do Vilarinho foi "sofrida" talvez com o último peso da militância em geral. Porque vínhamos de um problema e urgia acabar com ele.

Creio que se avizinha mais um momento em que a militância terá que ter um peso: manter ou expulsar o Vieira. Acho que só após isso é que vamos dizer se a militância está morta ou não.

Actualmente parece realmente morta, mas em caso de necessidade ainda acredito que alguns de nós se iriam reunir (de forma diferente do que há uns anos, é óbvio, e isso passa por este fórum ou por Facebooks) e dar o seu contributo.

Noutro tópico relativamente distinto, a militância poderia ser associada às claques, e aí temos um problema, dado que o nosso maior "grupo organizado" parece refém do Vieira, talvez muito por falta de liderança (orientada, claro que não quero um Mustafa ou um Macaco). 

Talvez fosse altura de alguns adeptos se unirem numa nova claque?

Passei 3 anos de redpass numa bancada central e embora não me identificasse com as duas claques existentes, sentia-me mal com a inépcia da própria bancada central. Mas entre os turistas e os adeptos de ocasião tenho certeza que lá estavam mais pessoas que sofriam como eu, e talvez partilhassem do mesmo sentimento! Um jovem a duas ou três cadeiras de mim assobiava, batia palmas, gritava
Havia um grupo os de amigos que levavam tarja para afixar. Resumidamente o que quero dizer e que eles estão lá, não estão é unidos para se fazerem ouvir/ver/sentir.

areal

Não existiu ou existe uma associação de adeptos Benfiquistas ?

bellini

A militâcia está morta porque temos um presidente que não é benfiquista, trata o Benfica como um negócio e serve-se dele. A juntar a isso temos agora um dos piores treinadores da história do clube que com um plantel muito superior ao dos rivais consegue ser das piores equipa da liga em termos de qualidade e fio de jogo. Óbvio que nem com bilhetes oferecidos vou assistir a isto. Já não pago quotas, a BTV vai ser cancelada brevemente, não leio jornais desportivos, nada, desliguei-me completamente do Benfica e futebol português graças a um labrego que se perpetuou no poder.

ccm

É engraçado dizer-se que a militância (nome absurdo para apelidar adeptos) acabou.

A militância acabou e nunca tivemos tantos adeptos no estádio.

bellini

Citação de: ccm em 14 de Novembro de 2018, 11:34
É engraçado dizer-se que a militância (nome absurdo para apelidar adeptos) acabou.

Adeptos que na sua grande parte a mamar 3-1 do moreirense batem palmas. A exigência pelo menos acabou, o Benfica tornou-se num clube de bananas.

o_bEnFiQuIsTa

Sim, para estar no telemóvel e a reagir com indiferença aos sucessos e insucessos. Para ir a assembleias e não abrir a boca. Para reclamar com LFV em fóruns e depois não fazer nada no dia de ir às urnas.

Miltância 0.

Bailey

Citação de: Hooijdonk em 14 de Novembro de 2018, 11:19
Eu não tenho idade para saber como era a militância antiga. Nasci em tempos de Vale e Azevedo e "conheci" um Vilarinho e um Vieira.

Soube (mais por relato, que por memória) que a vitória do Vilarinho foi "sofrida" talvez com o último peso da militância em geral. Porque vínhamos de um problema e urgia acabar com ele.

Creio que se avizinha mais um momento em que a militância terá que ter um peso: manter ou expulsar o Vieira. Acho que só após isso é que vamos dizer se a militância está morta ou não.

Actualmente parece realmente morta, mas em caso de necessidade ainda acredito que alguns de nós se iriam reunir (de forma diferente do que há uns anos, é óbvio, e isso passa por este fórum ou por Facebooks) e dar o seu contributo.

Noutro tópico relativamente distinto, a militância poderia ser associada às claques, e aí temos um problema, dado que o nosso maior "grupo organizado" parece refém do Vieira, talvez muito por falta de liderança (orientada, claro que não quero um Mustafa ou um Macaco). 

Passei 3 anos de redpass numa bancada central e embora não me identificasse com as duas claques existentes, sentia-me mal com a inépcia da própria bancada central. Mas entre os turistas e os adeptos de ocasião tenho certeza que lá estavam mais pessoas que sofriam como eu, e talvez partilhassem do mesmo sentimento! Um jovem a duas ou três cadeiras de mim assobiava, batia palmas, gritava
Havia um grupo os de amigos que levavam tarja para afixar. Resumidamente o que quero dizer e que eles estão lá, não estão é unidos para se fazerem ouvir/ver/sentir.
Ha um enorme problema com isso
Ha quase 20 anos a militancia era composta por gente diferente. Quem tinha 18 e eram os mais novos a poderem votar como eu tinham crescido primeiro ainda com um Benfica a Benfica e depois os ultimos 6 anos com a decadencia.
Mas a maioria das pessoas que iam votar tinham crescido e vivido o Benfica a Benfica  estao hoje quase 20 anos mais velhas e com menos pachorra para isto.
Quem tem hoje 20 e poucos sao muito diferentes de quem tinha 20 e poucos em 2000. Nao sao melhores ou piores sao diferentes. Logo repetir se o que sucedeu com o Vilarinho acho muito dificil voltar a suceder.

L1968

Que saudades das tardes de campeonato e das noites europeias dos anos 70 e 80

cipri_slb

A militância no Benfica não acabou, apenas confundiu-se com a militância ao Vieira.

Já não há palavras para a estupidez das pessoas que não conseguem pensar por elas próprias e seguem tudo o que o presidente diz.

L1968

Ru10

Muito mais por moda do que por militância. Já nos pavilhões reflete-se o oposto.

Hooijdonk

Citação de: Bailey em 14 de Novembro de 2018, 11:39
Citação de: Hooijdonk em 14 de Novembro de 2018, 11:19

Ha um enorme problema com isso
Ha quase 20 anos a militancia era composta por gente diferente. Quem tinha 18 e eram os mais novos a poderem votar como eu tinham crescido primeiro ainda com um Benfica a Benfica e depois os ultimos 6 anos com a decadencia.
Mas a maioria das pessoas que iam votar tinham crescido e vivido o Benfica a Benfica  estao hoje quase 20 anos mais velhas e com menos pachorra para isto.
Quem tem hoje 20 e poucos sao muito diferentes de quem tinha 20 e poucos em 2000. Nao sao melhores ou piores sao diferentes. Logo repetir se o que sucedeu com o Vilarinho acho muito dificil voltar a suceder.

Tens razão, são diferentes. Eu cresi com um Benfica mau, e vi um Benfica razoável nas mãos do Jesus. Talvez haja uma geração inteira que se sente menos ligada por causa disso. Ou que acredite mais no Vieira porque é a única realidade vivida.

Eu, não obstante disso, lá estarei eu para colocar o meu voto nas próximas eleições.

Embora não tenha visto um Benfica gigante, acredito nele, por memória partilhada com os pais, avós, conhecidos no estádios, etc!

Votar, ir ao estádio, ver a modalidades quando possível, participar no fórum, discutir Benfica no círculo de amigos é considerada militância? Acredito que sim!

FP3

Militância, mentalidade, valores....tudo se perdeu