Acabou a militância no Benfica?!

aswq

Citação de: Bailey em 14 de Novembro de 2018, 11:39
Citação de: Hooijdonk em 14 de Novembro de 2018, 11:19
Eu não tenho idade para saber como era a militância antiga. Nasci em tempos de Vale e Azevedo e "conheci" um Vilarinho e um Vieira.

Soube (mais por relato, que por memória) que a vitória do Vilarinho foi "sofrida" talvez com o último peso da militância em geral. Porque vínhamos de um problema e urgia acabar com ele.

Creio que se avizinha mais um momento em que a militância terá que ter um peso: manter ou expulsar o Vieira. Acho que só após isso é que vamos dizer se a militância está morta ou não.

Actualmente parece realmente morta, mas em caso de necessidade ainda acredito que alguns de nós se iriam reunir (de forma diferente do que há uns anos, é óbvio, e isso passa por este fórum ou por Facebooks) e dar o seu contributo.

Noutro tópico relativamente distinto, a militância poderia ser associada às claques, e aí temos um problema, dado que o nosso maior "grupo organizado" parece refém do Vieira, talvez muito por falta de liderança (orientada, claro que não quero um Mustafa ou um Macaco). 

Talvez fosse altura de alguns adeptos se unirem numa nova claque?

Passei 3 anos de redpass numa bancada central e embora não me identificasse com as duas claques existentes, sentia-me mal com a inépcia da própria bancada central. Mas entre os turistas e os adeptos de ocasião tenho certeza que lá estavam mais pessoas que sofriam como eu, e talvez partilhassem do mesmo sentimento! Um jovem a duas ou três cadeiras de mim assobiava, batia palmas, gritava
Havia um grupo os de amigos que levavam tarja para afixar. Resumidamente o que quero dizer e que eles estão lá, não estão é unidos para se fazerem ouvir/ver/sentir.
Ha um enorme problema com isso
Ha quase 20 anos a militancia era composta por gente diferente. Quem tinha 18 e eram os mais novos a poderem votar como eu tinham crescido primeiro ainda com um Benfica a Benfica e depois os ultimos 6 anos com a decadencia.
Mas a maioria das pessoas que iam votar tinham crescido e vivido o Benfica a Benfica  estao hoje quase 20 anos mais velhas e com menos pachorra para isto.
Quem tem hoje 20 e poucos sao muito diferentes de quem tinha 20 e poucos em 2000. Nao sao melhores ou piores sao diferentes. Logo repetir se o que sucedeu com o Vilarinho acho muito dificil voltar a suceder.

Tenho 22 e até JJ só vi p trap campeão de resto só dava porto. O Vieira aguentou se durante esse tempo com resultados patéticos agora que foi tetra é normal ser o rei.

Jorge.P_

Há algum tempo...

Aliás, é preocupante que o Benfica, que é de longe o maior e mais representado em termos de adeptos, é de longe o mais amorfo dos chamados grandes.

Ambiente cada vez mais fraco, uma aura de desconfiança e segredo em relação aos grupos de apoio (que também não existe nos outros...), idolatrização de gente banal e que impede o crescimento do clube...

Não vejo como isto irá mudar. Muito grave. Cada vez me sinto mais desligado, também faço parte do grupo. É impossível lutar contra muita coisa.

WHERO

Não podemos ser fatalistas. Na verdade, e em contraciclo com o desligamento generalizado das pessoas face às instituições, o Sport Lisboa e Benfica é, indubitavelmente, a instituição não religiosa com mais militância no país.

O alheamento dos cidadãos é uma questão civilizacional dos nossos tempos que não conhece barreiras geográficas no hemisfério norte e que afecta não apenas o desporto como também a política, as religiões e outros movimentos. Hoje, temos a falsa sensação de que publicando uma opinião por dia no fb somos ouvidos e que vendo as fotos das férias dos nossos amigos no ig sabemos como eles estão. Nada mais errado.

E é por isto que não podemos comparar a militância e o Benfiquismo com o que era há vinte, trinta ou quarenta anos mas sim tentar perceber se é o expectável para este tempo, para hoje. E em 2018, indo ver jogo fora, continuamos a ter bandeiras do Benfica nos viadutos da autoestrada, pessoas de todas as idades a saudar o autocarro da equipa. Que outra instituição, de qualquer âmbito consegue isto? Comparar a militância clubística com o que existia há 40 anos é como tentar comparar uma campanha legislativa hoje com as do final dos anos 70. É impossível. As expectativas, os medos, as dinâmicas sociais e a disponibilidade das pessoas é diferente. Quem é que há 40 anos podia, com o dinheiro de um bilhete para o futebol, ir passar o fim de semana a Paris, Roma ou Londres? E ainda assim enchemos estádios por todo o país, tantas vezes em horários indecentes, numa liga escrava da difusão televisiva, dos dirigentes, dos casos. Nada mau, han?

Se é possível melhor? Claro que sim. Não sou Vieirista mas após o seu reinado haveremos de passar por tempos de alguma instabilidade governativa no nosso Clube. E aí, sim, verão que a militância existe, no século XXI, mais no Benfica do que em qualquer outro.

Viva o Benfica!

Tosta Mistica

Citação de: FP3 em 14 de Novembro de 2018, 12:12
Militância, mentalidade, valores....tudo se perdeu

Isso e pontos, no novo Benfica fartamo-nos de perder pontos.  :disgust:

diogoalves

Falando do meu caso em particular:
tenho 26 anos, sócio do Benfica desde 2016. Sim, pouco tempo, mas sou de Viana e na altura não me fazia muito sentido ser sócio, visto que não vinha ao estádio.
Em 2016, mudei-me para Lisboa, em trabalho, e cá continuo. Disse que a primeira coisa que iria fazer era tornar-me sócio e assim foi.
Esta época é a primeira com RedPass. Coisa que já queria há muito.
Hoje, vou ao estádio e a vontade que tenho de ir é nula. É mau, mas é mesmo assim. E digo isto e há dois o que mais queria era ir ao estádio.

Se nos sentimos menosprezados é normal que a militância sofra com isso. Mas é só a minha opinião, claro!

GamaUno

47 anos e socio desde 1976.
Falo por mim...muito menos militante......o que querem fazer passar é que somos apenas clientes/ acionistas.
Tirei os meus dois fedelhos da formação do Benfica, infelizmente, em modalidades diferentes, porque cada vez mais, o clientelismo está associado a este clube empresa.
Confesso : Sinto falta do meu Benfica, daquelas assembleias, daquela foça, vontade de vencer....julgo que a isso se "chamava" Mistica.

Pontix

"Eles é que ganham o deles, não nos vamos chatear" + facebooks + alienação do público no estádio com ambiente de discoteca e pub constante + um mundo com milhares de distrações simultâneas + passado recente de vitórias ..

Ya, a militância morre aos poucos.

Villaridis

se calhar parar de tentar calar os sócios com música de merda ao intervalo e antes do início do jogo era um princípio. se eu fosse presidente a 2ª medida (depois de despedir o bombo) era mandar o speaker com o caralho mas primeiro atá-lo pelo pescoço ao tubo de escape de um carro e arrastá-lo na lama.

pguerreiro

Ou se começa a gerir o Clube em função do desempenho desportivo ou perde-se irremediavelmente o que nos fez crescer. Sempre nos transcendemos contra todas as adversidades porque queríamos ganhar e ambicionámos mais e melhor, dentro do campo e sendo um exemplo.

magoslb

Citação de: Villaridis em 14 de Novembro de 2018, 22:32
se calhar parar de tentar calar os sócios com música de merda ao intervalo e antes do início do jogo era um princípio. se eu fosse presidente a 2ª medida (depois de despedir o bombo) era mandar o speaker com o caralho mas primeiro atá-lo pelo pescoço ao tubo de escape de um carro e arrastá-lo na lama.

Já agora que parassem tbm com a música no fim dos jogos para abafarem a contestação. Isso é mesmo à ditadura lava cérebros.

Manel dos Anzois

Hoje em dia as novas gerações têm outras distracções. O excesso de comunicação imediata, potenciado por smartphones e redes sociais, futebol de todos os países em doses industriais nas televisões a toda a hora, faz com que se caia num comodismo e letargia absurdo.
Tudo isto claro está com a complacência das direcções dos clubes, televisões e todos aqueles que nos impingem que o que é bom é o "futebol moderno", e que não se deve prejudicar "a industria".
Massas associativas adormercidas são o que agrada aos dirigentes dos clubes, e ao nosso em particularl. É pagar e calar.

Elvis the Pelvis

Como a conhecíamos no passado, sim acabou. Mas não é de agora, já vem de há uns anos a esta parte. O Vieira acelerou o processo, mas as redes sociais não explicam tudo.

Eu tenho imensa pena do Benfica e vou explicar porquê.

Em primeiro lugar, razões intrínsecas, nomeadamente direcções que tem tido e que têm tido políticas/decisões nefastas para o crescimento desportivo do clube. Somos um clube péssimamente gerido, tendo em conta o nosso potencial.

Depois, razões exteriores. O Benfica está de certa forma condenado à mediania, porque não só está limitado pelo facto de estar inserido numa liga periférica, como os seus rivais são clubes mesquinhos. O Benfica tem dois rivais que têm uma atitude totalmente anti futebol. Dois rivais que não gostam nem lutam pela verdade desportiva. Em Portugal não existe uma atitude colectiva dos clubes de procura da melhoria da indústria do futebol, antes pelo contrário. Está tudo minado.

Provavelmente nunca mais voltaremos a ser o clube de outrora, mas ao menos fica o consolo de que o Benfica foi realmente gigante quando o futebol europeu era mais democrático, mais equitativo. Fomos grandes por nós próprios, sem ajuda de terceiros.

Outros clubes que são hoje em dia considerados colossos, são-no com ajudas exteriores, ajudas essas com origens dúbias. Para os fãs da Ásia e do médio Oriente isso não conta, mas para quem realmente conhece a história do futebol, faz muita diferença.

gabbana

Citação de: Elvis the Pelvis em 15 de Novembro de 2018, 03:26
Como a conhecíamos no passado, sim acabou. Mas não é de agora, já vem de há uns anos a esta parte. O Vieira acelerou o processo, mas as redes sociais não explicam tudo.

Eu tenho imensa pena do Benfica e vou explicar porquê.

Em primeiro lugar, razões intrínsecas, nomeadamente direcções que tem tido e que têm tido políticas/decisões nefastas para o crescimento desportivo do clube. Somos um clube péssimamente gerido, tendo em conta o nosso potencial.

Depois, razões exteriores. O Benfica está de certa forma condenado à mediania, porque não só está limitado pelo facto de estar inserido numa liga periférica, como os seus rivais são clubes mesquinhos. O Benfica tem dois rivais que têm uma atitude totalmente anti futebol. Dois rivais que não gostam nem lutam pela verdade desportiva. Em Portugal não existe uma atitude colectiva dos clubes de procura da melhoria da indústria do futebol, antes pelo contrário. Está tudo minado.

Provavelmente nunca mais voltaremos a ser o clube de outrora, mas ao menos fica o consolo de que o Benfica foi realmente gigante quando o futebol europeu era mais democrático, mais equitativo. Fomos grandes por nós próprios, sem ajuda de terceiros.

Outros clubes que são hoje em dia considerados colossos, são-no com ajudas exteriores, ajudas essas com origens dúbias. Para os fãs da Ásia e do médio Oriente isso não conta, mas para quem realmente conhece a história do futebol, faz muita diferença.
Subscrevo.

Eterno Benfica

Se por militancia se entende a presença nos eventos desportivos do Benfica, entao garantidamente que estamos no nivel mais altobde militancia das ultimas 2 decadas.

O que mudou radicalmente foi a forma como as pessoas em Portugal, e na maior parte dos paises mais desenvolvidos, vivem o desporto.

Ainda ontem estava a ver um jogo no youtube no antigo pavilhão da Luz. Pavilhão cheio, como se ve varias vezes atualmente, mas via se o publico de todo o pavilhão muito mais ferveroso do que o pessoal das claques é atualmente, para o resto do pavilhão a diferença então é absurda

Hoje o publico é muito mais racional e menos emotivo, e nao creio que tenha muito a ver com resultados desportivos porque é transversal a todos os clubes em Portugal