Renato Paiva (Equipa B)

Treinador, 55 anos,
Portugal
Equipa B: 3 épocas, 55 jogos, 0 golos

esmiga

muitos parabens, excelente trabalho

pguerreiro

Grande Renato, parabéns! A ver se se abrem portas na Europa.

nightcrowler

parabéns! muitos parabéns, muito merecido.

se já na libertadores tinha sido uma surpresa, ser campeão é um excelente cartão de visita.

mérito também para o clube, que tem uma visão clara do que quer ser, traçou um caminho que está a ser seguido, e foi contratar um treinador que corresponde exactamente ao perfil pretendido.

chapeau!

tomara eu que o Benfica fosse assim gerido

Francescoli

fyure

Baron_Davis

Xanghai

Kurt Cobain 10

Não sabia que era um titulo inédito do independiente ...sendo assim grande feito.

Galrinho1#

Grande mérito pelo título conquistado. Existe uma passagem numa entrevista ao expresso que deu em 2018 que ficou na memória.

CitaçãoUma palavra especial para o Carvalhal, porque naquele momento abriu-me a porta de uma época inteira, sem me conhecer de lado nenhum, só porque eu estava ali no Vitória. E essa abertura não é para toda a gente, porque cada vez se fecha mais as coisas. Depois não me posso também esquecer do Jaime Graça, o meu pai disto tudo, porque foi ele que, do nada - quer dizer, do nada não, porque eu estava aqui como adjunto, mas ele um dia chegou ao pé de mim e disse: "Rapaz, daqui a um mês vais treinar uma equipa: os sub-14 do Benfica".

Ficaste com medo?
Um bocadinho. Porque logo a seguir ele disse-me: "Para a semana vamos para um torneio. O Bruno vai com os juvenis para a Suíça e tu vais com os juniores para outro, comigo e com o Bento". E eu, ok, tudo bem. Só que ele no avião diz-me assim: "Olha, eu não vou fazer nada, quem vai fazer tudo és tu". [risos] Fui um bocadinho lançado às feras. Mas foi a pessoa mais importante no concretizar de um sonho, porque ele acreditou em mim numa altura de muitas dúvidas, porque eu ainda não tinha muita experiência. Alguma coisa ele viu e eu costumo dizer que as coisas que faço é por ele e para ele. Estarei eternamente grato.

Reconhece a oportunidade ímpar que lhe foi dada e o privilégio que é orientar o Maior.

Aos 28 anos decidiu abandonar o seu emprego num banco e dedicar-se apenas a analisar os treinos do Vitória. Os dirigentes do IDV foram procurá-lo por indicação de Ricardo Pereira , treinador de guarda-redes português que integrou a equipa do antigo técnico.

Essencialmente incutiu o hábito da pesagem diária e intensidade de treino no Ecuador.

Os jogadores do Independiente del Valle têm que subir à balança para medir o seu peso todas as manhãs às 8h. Se atrasarem 1 minuto recebem uma multa. Se excederem o limite outra.

Um treino de jogo apenas dura 60 minutos. Mas isso é feito quase sem pausas. Os jogadores têm apenas 2 minutos para beber água durante a sessão.

A vida é feita disto. Agarrar as oportunidades. Um Renato é um felizardo num meio pejado de pessoal competente em Portugal.

HeijiHattori

RGouveia.SLB

Cob92

Acredito muito nele pelo seu estilo de jogo que queria dar as suas equipas apesar que na equipa B não correu bem, nos juniores era só chocolate.

Agora não sei como joga as equipas dele por isso gostaria de o ver de volta ao tugao para perceber melhor.

Sequel

Espártaco

força Benfica