Quim

Guarda-redes, 50 anos,
Portugal
Equipa Principal: 6 épocas (2004-2010), 184 jogos (16370 minutos), 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça da Liga (2)

nandao

O Scolari...

Já nem vou falar mais desse sargentão da treta, já perdi muitas horas a falar dele.

Di Nes

nao perceberam que existem tachos na selecçao...o Deco chegou atrasado ao treino e nao tem jogado muito no barcelona e foi titular o ricardo ate pode estar com um dedo partido que joga e mesmo que nao jogar nao é o quim que vai.

o homem esta a fazer pressao no Miguel no Manuel F. no Moutinho etc.

expada

Di Nes

Entrevista: Quim
Gostaria de terminar a minha carreira no Benfica

Quim chegou à Luz na sombra de Moreira mas rapidamente adquiriu estatuto de imprescindível no onze do Benfica das últimas épocas. Aos 32 anos, um dos heróis do título em 2005 diz não perdoar a Ronald Koeman "pelo pior período" da sua carreira, recorda Fehér com nostalgia e aprova o reforço Makukula, "um jogador com grande espírito colectivo".

- Correio Sport – Depois de algum tempo de indecisão em torno do onze base para a equipa, parece que Camacho definiu a estrutura-tipo. A equipa precisava de reforços?

- Quim – Cabe ao treinador decidir o que é melhor para a equipa. Quem chega ao clube terá de vir para, de facto, ajudar.

- Que opinião tem dos dois jogadores contratados, Sepsi e Makukula?

- Chegaram há pouco tempo e não dá para dizer muita coisa. Sepsi é um jovem que não fala português e, portanto, tem as habituais dificuldades de adaptação. Apesar de tudo vai-se entendendo bem com alguns jogadores que falam inglês e que são fundamentais para ele nesta fase inicial. Makukula é um jogador de Selecção, uma pessoa muito acolhedora e com grande potencial.

- Será o reforço ideal para garantir mais golos?

- É ponta-de-lança e, portanto, vive de golos (risos). O que posso dizer daquilo que me deu a conhecer quando estive com ele na Selecção é que é um jogador com um grande espírito colectivo, sempre pronto a ajudar e que poderá ser muito útil ao clube.

- O Benfica sentiu grandes dificuldades para reforçar o plantel no mercado de Janeiro. José Veiga faz falta para libertar Luís Filipe Vieira para outras funções?

- Preferia não abordar essa questão. Veiga esteve no Benfica, ajudou o clube como pôde, mas, segundo sei, é um ciclo fechado. O presidente é soberano e saberá o que é melhor para o clube.

- Como é a relação dos jogadores com o presidente? Luís Filipe Vieira foi muito criticado pelo mau início de época da equipa...

- O presidente está sempre presente e ao lado da equipa. Tem feito muito para colocar o Benfica no lugar que merece.

- Mas os títulos escasseiam...

- Fomos campeões em 2004/05 mesmo depois de nos colocarem fora da luta pelo título. Com atitude e espírito de sacrifício, esta equipa poderá dar muitas alegrias.

- Foi campeão em 2005 com Trapattoni depois de uma época conturbada. Aquela derrota no Restelo (4-1), que resultou na troca de guarda-redes, foi também uma mudança de atitude rumo ao título?

- Foi um dia muito mau. A equipa reconheceu que não esteve à sua altura e isso foi analisado internamente. Às vezes é necessário viver uma catástrofe para seguirmos na direcção correcta.

- Moreira perdeu a titularidade e Quim nunca mais a largou...

- Não desejo mal a ninguém, muito menos aos meus companheiros. Foi um dia para esquecer de toda a equipa e eu limitei-me a corresponder quando o mister Trapattoni decidiu apostar em mim.

- Mas não sente que o olharam de lado? Moreira é muito querido entre os adeptos da equipa do Benfica...

- De início não foi fácil mas sempre tive a noção do meu valor. Trabalhei muito para chegar onde estou. E só está no Benfica quem tem valor para tal.

- Depois da época de afirmação, seguiu-se Ronald Koeman e Moretto... O pior momento da sua carreira?

- Foi o pior momento da minha carreira. Foi tudo mau. Até pela lesão. Nunca percebi por que não era o escolhido. Limitei-me sempre a treinar e a trabalhar no máximo para tentar inverter a situação.

- Pensou em sair do clube?

- Prefiro não falar disso.

- Dizia-se que o clube tinha dois grandes guarda-redes.

- Agora tem três.

- Saiu Moretto e chegou Butt, internacional alemão com um ordenado a rondar os 120 mil euros mensais. Como é a vossa relação?

- Normal. Somos profissionais e cada um faz o seu contrato.

- O Benfica tem sido, nos últimos anos, um clube com alguma instabilidade ao nível dos treinadores. Já nesta época saiu Fernando Santos e entrou Camacho. Isso é prejudicial para os jogadores, mesmo os mais experientes?

- Nós estamos cá para trabalhar. Compete à direcção escolher e decidir o que é melhor para o clube.

- O regresso de João Alves, Rui Águas – e até Rui Costa – ao clube é uma medida correcta para voltar a incutir a mística do emblema da águia?

- Sim, esse é um aspecto muito importante. O Benfica tem uma história de que se orgulha muito e João Alves, Rui Águas e Rui Costa ajudam a que essa mística não se perca. Rui Costa é muito importante para o Benfica.

- Sente que Rui Costa já começa a preparar a carreira fora dos relvados? Imagina-o como director desportivo?

- Perfil tem, e todos o reconhecem, mas penso que ainda é cedo para se tratar dessas questões. O Rui tem muito para dar ao clube e ainda mostra uma grande vontade de jogar e ajudar o clube em campo.

- Tem contrato até 2010. Terá então 35 anos. Pensa renovar?

- Sinto-me muito bem fisicamente e no clube. Espero jogar até aos 37 ou 38 anos e é óbvio que gostaria de renovar. Aliás, gostaria de terminar a carreira no Benfica.

- No passado fim-de-semana, o Benfica voltou a Guimarães para jogar no estádio onde morreu Miklos Fehér.

- Não há como esconder o choque que foi para o clube tudo o que aconteceu no dia 25 de Janeiro (2004). Eu não tive oportunidade de jogar com Fehér no Benfica mas fui seu companheiro no Sp. Braga. Era uma pessoa muito boa e todos lamentamos a sua perda.

- Depois de dois empates comprometedores em Setúbal e em casa com o Leixões, finalmente uma boa exibição com o V. Guimarães. Era imprescindível vencer?

- Um clube como o Benfica joga sempre para vencer. As coisas não nos correram bem nos dois jogos anteriores mas em Guimarães mostrámos que estamos unidos.

- E o FC Porto voltou a perder pontos...

- Sim, mas não nos podemos preocupar com os jogos do FC Porto. Importante é vencermos as nossas partidas. Não podemos perder mais pontos.

- Considera, portanto, possível chegar ao título?

- Vamos lutar para isso em todas as jornadas. No Benfica só se pensa em ser campeão.

- Mas o FC Porto está muito sólido e raramente perde pontos. O segundo lugar é o mal menor?

- É muito importante ter o segundo lugar assegurado. Mas vamos lutar até final pelo título de campeão, pois faltam muitos jogos.

- Na 1.ª volta o Benfica empatou em casa com o Sporting e perdeu com o FC Porto. Agora irá jogar fora...

- Se o FC Porto venceu na Luz nós também podemos ir ganhar ao Dragão. Tudo é possível.

CM

mMateus

Não compreendo como é que o Scolari continua a apostar no frangueiro do Ricardo ... Quim é sem dúvida o melhor guarda-redes português na actualidade.

mMateus

O Quim à muito tempo que merece a oportunidade de jogar a titular da selecção ... mas o Scolari é teimoso, por isso não acredito que isso vá acontecer.

inc0gnit

Citação de: rkc em 07 de Fevereiro de 2008, 10:22
Quero é que a selecção luso-brasileira se fod...
eheh rkc estamos de acordo !  :metal:  ;D

YaKuZa

Citação de: vitor.np em 07 de Fevereiro de 2008, 10:53
como e que se pode respeitar as escolhas de scolari ,se esse Ricardo so comete erros ,e que o segundo e o terceiro golo ele nao ficou muito bem na foto. Eu acho que o quim ja merece o lugar a pelo menos dois anos, por isso senhor scolari se continuar com esta defesa e com este GR esqueca o campeonato da europa, que seria uma vergonha porque temos largamente equipa para lutar por ele .
                                  QUIM NA BALISA E JA                                   

Baliza é com Z :police:

P.S- Quim Titular Já !!!!!

Keynes

1º Nao gosto da Selecção
2º Nao gosto do Scolari
3º Nao gosto das naturalizações
4º Nao gosto do Ricardo

Depois dos amiguinhos do Oliveira chegam os amiguinhos do Brásiu..... palhaçada 

MrcFlp

Este tópico vale o que vale, ou seja coisa nenhuma em termos do que vai acontecer na Selecção, no entanto vem mesmo a propósito do que penso há já algum tempo, o sr. Scolari, tem contrato com a Academia, ou melhor a Federação tem contrato com a Academia, e não o é de agora, esta situação já dura há algum tempo.

Por isso meus amigos, uma coisa é certa no dia em que Scolari entrar no Benfica, se tal acontecer, tchau cativo e tchau quotas, "Roma não paga a traidores".

Adrian

Ate que enfim um manifesto que eu apoio...

QUIM Grande...

André_dos_Santos

Já merecia à muito!

Paty_21

O quim sempre foi melhor que o ricardo...e neste momento esta bem mais evidenciado esse facto... :bandeiraslb2:

coelho_slb

Por mim que continue assim..aliás acrescentava petit,quim,makukula,nuno tudo no banco que têm que tar bons é para jogar cá..que sa fo... a selecção luso brasileira  :metal:

kramxel²

Para mim não ia ninguém à selecção...

Vão para lá, se se lesionarem quem paga somos nós, a FPF quando ganham alguma coisa e se qualificam para os grandes torneios recebem sempre dinheiro... nunca os vi a dar uma parte do bolo aos clubes....