Fernando Chalana

Avançado, (1959-02-10 - 2022-08-10),
Portugal
Equipa Principal: 12 épocas (1976-1984, 1987-1990), 318 jogos (24745 minutos), 47 golos

Títulos: Campeonato Nacional (6), Taça de Portugal (2), Supertaça (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (3)
Treinador, (1959-02-10 - 2022-08-10),
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2002-2002, 2008-2008), 11 jogos (4 vitórias, 3 empates, 4 derrotas)

Alexandre1976

Jogador simplesmente fabuloso.As minhas primeiras memórias do Pequeno Genial remontam há eliminatória da Taça Uefa de 83 com a Roma,especialmente no jogo da 1ª mão em Itália onde fez gato e sapato do lateral Nela.No Euro 84 atinge o apogeu com exibições de sonho contra a RFA e a França.E o génio a partir dai começa a ficar intermitente por causa das lesões e de algum mau estar entre os seus companheiros do Bordeus e ele (isto foi-me dito por um primo meu que vive em França que me contou que o Tigana não o gramava muito).Volta em 87-88 já uma sombra do monstro de jogador que tinha sido.Nunca mais me esqueço de um golo que marca ao Montpellier na Luz em que parte um defesa e senta o guarda redes.As lesões sempre lhe coartaram o génio,nomeadamente uma entrada assassina  na Povoa que o fez perder boa parte da epoca 79-80.Mortimore (por quem Chalana tinha enorme apreço) é que definitivamente o colocou como titular indiscutivel depois do mau começo de época em 76-77.Nessa altura cumpriu o sonho de jogar a unica vez ao lado do idolo Eusébio num particular no antigo penico para homenagear a medalha de prata de Carlos Lopes nos JO de 76.Disse o pequeno genial que o King antes de entrar em campo lhes gritou que não gostava de perder com o Sporting nem a feijões.Nesse jogo que se realizou durante a paragem do Campeonato por causa de uma partida da Selecção,Mortimore apostou em jovens como Chalana,José Luis e Alberto que seriam pedras basilares para a conquista do titulo desse ano.Hoje se jogasse lutaria sem problemas pela conquista da Bola de Ouro.Obrigado por tudo SR.FERNANDO ALBINO DE SOUSA CHALANA,o grande Génio da nossa História.Infelizmente mais um valente pedaço de Mistica e Benfiquismo nos deixou.

megahyper

até sempre e obrigado pelas memórias, senhor Chalana

Puches

Faz parte do imaginário da minha infância/juventude.

Chalana e Jordão em 1984 é a minha recordação mais forte da seleção portuguesa.

Inventou o Miguel a defesa direito e, a seguir, todos tentaram imitar algo parecido.

Não me conhecia de lado nenhum, mas era meu amigo.

GonPat90

Ver estas imagens do Chalana e ver aqueles equipamentos miticos do Benfica, dá-me pena (que nasci em 90) não haver possibilidade de comprar uma igual.

teps

Retirem a camisola 10 até ao fim da época. Era uma homenagem simples e bonita

Nationalteam

aquaris

Os bons partem sempre cedo!
Partiste muito, mesmo muito cedo!

areal

Bonita homenagem dos juniores no jogo de hoje.

Mikeslb1904

Demasiado triste para escrever algo.

Até sempre!

Espero encontrar-te lá em cima... No Anel Eterno!

ravagerslb

Infelizmente não tive a hipótese de o ver ao vivo (só em diferido) mas ninguém duvida que ele era um dos melhores valores que o futebol português alguma vez produziu.

Uma das lendas do Benfica, respirava Benfica por todos os poros, um homem que sempre serviu o clube do coração sem uma única vez ousar servir-se do mesmo.

Que descanse em paz e que tenha a devida homenagem por parte do Benfica.

costapequeno

DEP

Entra no 11 de sempre do Benfica.

CelsoMedeiros

nao se consegue parar de chorar...deixou-nos um pequeno ENORME GENIO...mas morrer nunca, ESTARA SEMPRE COM QUEM AMA O BENFICA. DEP

slb_0793

O Senhor Chalana é Benfica.

Desde pequeno que ouvi histórias do Senhor Chalana, o meu pai tinha e tem uma fascinação por ele.

Hoje em dia quando comento futebol e principalmente Benfica não existe nenhum jogador que tenha tantos elogios por parte do meu pai. (Ele também adorava o Maradona mas numa escala inferior).

Quando falamos do jogador que vimos e mais gostamos a representar a nossa camisola, eu digo desde os últimos anos pela classe e por tudo o que deu ao Benfica sempre Jonas, mas nunca falha a resposta do meu pai, "o Senhor Chalana".

E da selecção? "o Senhor Chalana".

O pequenote era genial.

Um Muito Obrigado por tudo o que deste ao nosso clube.

Que dia triste..

Universo Benfica

Citação de: areal em 10 de Agosto de 2022, 19:54
Bonita homenagem dos juniores no jogo de hoje.
Possivelmente já colocaram, mas aqui fica novamente para o caso de não terem visto.

Pedraços

Obrigado por tudo o que fez pelo Benfica!

Foi e é sempre um orgulho para nós termos tido um jogador com esta dimensão e que acima de tudo sempre dignificou/ deu tudo pelo clube !

Precisamos de mais chalanas no nosso clube!

Obrigado❤️🦅