Chalana, o Pequeno Genial

Avançado, (1959-02-10 - 2022-08-10),
Portugal
Equipa Principal: 12 épocas (1976-1984, 1987-1990), 318 jogos (24745 minutos), 47 golos

Títulos: Campeonato Nacional (6), Taça de Portugal (2), Supertaça (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (3)
Treinador, (1959-02-10 - 2022-08-10),
Portugal
Equipa Principal: 1 época (2008-2008), 10 jogos (3 vitórias, 3 empates, 4 derrotas)

carlutchi

Citação de: Bola7 em 11 de Setembro de 2009, 16:37
Citação de: carlutchi em 10 de Setembro de 2009, 20:48
Citação de: Bola7 em 10 de Setembro de 2009, 10:49
pena ter durado pouco...

Está tudo dito, a sua passagem por França arruinou tuto, a passagem e a Anabela.
No Bordeus apanhpou o Aimet Jacket que não gostava mt dele..vai-se lá saber...bem..ele tb não gostava do Ginola e cantona...vi um jogo que ele quase jogou a lateral esquerdo.. :crazy2:

Quando lá chegou, na primeira temporada, partiu tudo, mas depois...bem depois foi o que se viu, a 3 e última foi mesmo algo para esquecer.....ainda lhe demos algum aproveitamento quando regressou, até à lesão, que foi a estucada final na sua carreira, que mais tarde o levou até ao Belenenses e Estrela da Amadora, onde terminou a carreira profissional, isto porque a temporada que fez no Oriental já não se pode chamar mais uma temporada da sua grande carreira profissional, foi tipo uma época para descomprimir, digo eu.

Freire

A sua cabeça de vento foi a culpada. Mania de porem sempre a culpa nos outros. Ps: ambos moravam na mesma terra que eu

lcferreira

Há 2 Chalanas no Benfica, um que fazia milagres e os adversários só tinham tempo para cheirar o shampoo da farta cabeleira ao vento depois de serem ultrapassados por uma flecha ou mesmo aqueles que ficavam pregados ao relvado (ou pelado) pelos diabólicos dribles que chalana fazia e inventava em 40cm2.

Depois há o outro Chalana, já massacrado por várias lesões que não lhe tiraram a habilidade mas travaram aquela velocidade estonteante... lembro-me como se fosse hoje de um jogo com o Guimaraes, o Chalana arranca do meio campo, faz um drible ao lateral direito que o senta, 10m à frente dribla o central que vem fazer a dobra mas mais 2 ou 3 metros aparece de novo o lateral que teve de se levantar para recuperar e faz um tackle pondo a bola fora... com o 1º Chalana o lateral só cheirava o rasto... mas foi muito útil apesar da velocidade ter abrandado muito.

Enquanto durou foi uma das maiores delícias para os nossos olhos.

pmmp20

Tenho visto jogos, e aquele pe esquerdo era qualquer coisa de maravilhoso!!!

faneca_slb4ever

Um jogador Genial...

E um genial Homem.

José Henriques

Qaundo se fala no Chalana vem-me sempre à lembrança a época de 1976/77, quando Mortimore o lançou como titular na equipa. Nas várias vitórias tangenciais desse Campeonato, o Chalana marcou a maioria dos golos decisivos (Antas, Varzim, Coimbra, Sporting, etc., etc.) e tornou-se de um momento para o outro, um fenómeno de popularidade! Pode-se mesmo dizer, que deu o titulo ao Benfica, nesse ano. Daí para diante, foi um jogador sempre em evolução até à época de 1983/84, em que depois de um brilhante Campeonato da Europa ao serviço da Selecção, saíu para o Bordéus.
Começou aí a fase descendente da carreira deste fenomenal jogador, que não precisava de tocar na bola para sentar 2 adversários de uma vez (bastava-lhe uma simulação de corpo). Surgiu no Bordéus com o estatuto de grande vedeta, o que fez com que os jogadores que já estavam no Clube o marginalizassem...por inveja, nunca se conseguindo impôr a um nível que o seu futebol justificava. Era na altura, talvez o melhor jogador da Europa.
Quando voltou ao Benfica, mantinha toda a magia nos pés, mas fisicamente era uma sombra daquilo que conheceramos. Perdera a capacidade de efectuar bruscas mudanças de velocidade, que eram a sua imagem de marca, e o futebol dele já não podia atingir os níveis de outrora.
No futebol actual, se jogasse em Inglaterra, ia pôr o Mundo inteiro em frente às TV's a vê-lo jogar. Para os que não tiveram o previlégio de admirar a arte deste fora de série, só vos posso dizer que o Messi tinha «umas coisinhas» a aprender com o Fernando Chalana.

Bola7

Citação de: José Henriques em 25 de Dezembro de 2009, 08:59
Qaundo se fala no Chalana vem-me sempre à lembrança a época de 1976/77, quando Mortimore o lançou como titular na equipa. Nas várias vitórias tangenciais desse Campeonato, o Chalana marcou a maioria dos golos decisivos (Antas, Varzim, Coimbra, Sporting, etc., etc.) e tornou-se de um momento para o outro, um fenómeno de popularidade! Pode-se mesmo dizer, que deu o titulo ao Benfica, nesse ano. Daí para diante, foi um jogador sempre em evolução até à época de 1983/84, em que depois de um brilhante Campeonato da Europa ao serviço da Selecção, saíu para o Bordéus.
Começou aí a fase descendente da carreira deste fenomenal jogador, que não precisava de tocar na bola para sentar 2 adversários de uma vez (bastava-lhe uma simulação de corpo). Surgiu no Bordéus com o estatuto de grande vedeta, o que fez com que os jogadores que já estavam no Clube o marginalizassem...por inveja, nunca se conseguindo impôr a um nível que o seu futebol justificava. Era na altura, talvez o melhor jogador da Europa.
Quando voltou ao Benfica, mantinha toda a magia nos pés, mas fisicamente era uma sombra daquilo que conheceramos. Perdera a capacidade de efectuar bruscas mudanças de velocidade, que eram a sua imagem de marca, e o futebol dele já não podia atingir os níveis de outrora.
No futebol actual, se jogasse em Inglaterra, ia pôr o Mundo inteiro em frente às TV's a vê-lo jogar. Para os que não tiveram o previlégio de admirar a arte deste fora de série, só vos posso dizer que o Messi tinha «umas coisinhas» a aprender com o Fernando Chalana.
:whistle2:

_Benfiquista_

pcssousa

Posso dizer que foi para mim o melhor extremo português que tive o prazer de ver jogar... possívelmente na história do futebol português só outros dois extremos lhe poderiam eventulamente fazer sombra, mas acredito mesmo que ele foi o melhor...

lcferreira

Citação de: pcssousa em 28 de Dezembro de 2009, 16:17
Posso dizer que foi para mim o melhor extremo português que tive o prazer de ver jogar... possívelmente na história do futebol português só outros dois extremos lhe poderiam eventulamente fazer sombra, mas acredito mesmo que ele foi o melhor...

2? assim sem puxar muito pela cabeça estás de certeza a esquecer-te de 1.

pcssousa

Citação de: lcferreira em 28 de Dezembro de 2009, 16:57
Citação de: pcssousa em 28 de Dezembro de 2009, 16:17

2? assim sem puxar muito pela cabeça estás de certeza a esquecer-te de 1.
Deixa cá ver, ora Zé Augusto, Simões, a uma distância maior Futre, depois Figo e Cristiano Ronaldo...

lcferreira

Pores o Futre a uma distância maior diz de ti que o futebol jogado pouco conta ou então não vimos o mesmo Futre.

Figo e Ronaldo não podem entrar nessas contas, o futebol mudou radicalmente e Futre pagou bem caro essas mudanças.

pcssousa

Citação de: lcferreira em 28 de Dezembro de 2009, 17:03
Pores o Futre a uma distância maior diz de ti que o futebol jogado pouco conta ou então não vimos o mesmo Futre.

Figo e Ronaldo não podem entrar nessas contas, o futebol mudou radicalmente e Futre pagou bem caro essas mudanças.
Não compreendi o que queres dizer... Para mim, de todos os extremos portugueses que vi jogar ponho Chalana acima de todos, depois dele Futre... De facto não vi jogar nem Zé augusto nem Simões, mas quer pelos números quer pelo facto de terem ambos sido várias vezes distinguidos como o melhor da europa nas suas posições acredito que pudessem ombrear em valor com o Fernando Chalana. Para mim Futre não chegou a atingir o brilhantismo do Chalana e em matéria de talento puro e de fantasia tanto Figo como Cristiano ronaldo nem perto...

lcferreira

Em termos de extremos e por ordem de preferência deixo assim:

1º Chalana
2º Zé Augusto
3º Futre
4º Figo
5º Simões

Eu sei que o meu amigo bola7 e o Zé Henriques não vão gostar, mas a bola é assim.

pcssousa

Afinal de contas nem ficou assim tão longe das minhas escolhas...