Fernando Chalana

Avançado, (1959-02-10 - 2022-08-10),
Portugal
Equipa Principal: 12 épocas (1976-1984, 1987-1990), 318 jogos (24745 minutos), 47 golos

Títulos: Campeonato Nacional (6), Taça de Portugal (2), Supertaça (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (3)
Treinador, (1959-02-10 - 2022-08-10),
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2002-2002, 2008-2008), 11 jogos (4 vitórias, 3 empates, 4 derrotas)

Elvis the Pelvis

EPluribusUnum

Chalanix :)

O último jogo que fez por nós foi no mês em que nasci.

faneca_slb4ever

pexim

Texto soberbo. A lembrar que os jogadores são homens, não máquinas. O pequeno gigante nasceu um pouco tarde. Precisava de ter vivido no tempo em que ainda se podia jogar à bola. Hoje em dia seria engolido pelos "mestres da tática" e não haveria espaço para a sua magia.

Tiago1982

Estava a passear pelo tópico do Bernardo Silva e chego À conclusão que há malta mais nova que não tem ideia do jogador que era o Fernando Chalana.

O Chalana aos 17 anos era titular e peça-chave do Benfica do Mortimore.

Foi dos melhores extremos do mundo na sua altura.

Era um desequilibrador de excelência, jogador verdadeiramente de topo! O último jogador de nível Mundial que saiu directamente dos júniores para o plantel sénior do Benfica e agarrou imediatamente a titularidade. Porque era fenomenal, um fora-de-série, um fenómeno.

Querer comparar o Manuel Fernandes (do Benfica) ao Chalana é, a meu ver e com todo o respeito pelas opiniões contrárias, basicamente comparar o incomparável... um jogador interessante com um dos melhores jogadores da história do nosso clube e do nosso país.

E mesmo o Rui Costa, para mim, estava longe do nível do Fernando Chalana.

RedVC

Em termos de técnica e carisma, não vi ao vivo outro jogador do Benfica que chegasse ao nível de Chalana. Vi outros criativos geniais como por exemplo João Pinto, Simão, Di Maria, Gaitán mas nenhum ao nível de Chalana.
Era preciso estar no estádio da Luz naquele tempo aúreo de Chalana para perceber.

uezor

Nas palavras do meu pai: «o Chalana era melhor que o Maradona!».

Benfiquista_

"Boa tarde a todos/as,

Hoje, vou estar no Auditório Municipal Augusto Cabrita, a convite da CMBarreiro, para receber uma condecoração da cidade que me viu nascer!

Só posso agradecer á Câmara Municipal do Barreiro por esta distinção!

Sinto-me muito honrado e grato!

Bom Sábado !!"

https://www.facebook.com/fernando.chalana.9

Mais uma merecidíssima Homenagem ao nosso Chalana, da Cidade que o viu nascer, o Barreiro!

Benfiquista_

EPluribusUnum

Bem merecida a distinção do berço ao Pequeno Genial :)

Carlos_Manuel