Fernando Chalana

Avançado, (1959-02-10 - 2022-08-10),
Portugal
Equipa Principal: 12 épocas (1976-1984, 1987-1990), 318 jogos (24745 minutos), 47 golos

Títulos: Campeonato Nacional (6), Taça de Portugal (2), Supertaça (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (3)
Treinador, (1959-02-10 - 2022-08-10),
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2002-2002, 2008-2008), 11 jogos (4 vitórias, 3 empates, 4 derrotas)

Kurt Cobain 10

FrEsMa

Acabei de o ver a passear o cão no Estoril.
Estava de carro, por isso não lhe pude falar.
Imortal!

Ned Kelly

Tenho pensado muito no Chalana. Talvez o jogador mais talentoso que vi jogar no Benfica.

Se aparecesse hoje era emprestado ao Mónaco, ou a outros franciús quaisquer, e voltava quando tivesse 30 anos, se voltasse. Uma estreia aos 17 anos parece hoje impossível, na altura fez-se homem no Estádio da Luz. Obrigado por ter vivido estes tempos!

RedVC

Concordo. Apesar de sermos Benfiquistas e por isso emocionais quanto a uma figura como Chalana, sem dúvida que sim.

Fernando Chalana foi o mais talentoso jogador que vi jogar ao vivo. Juntava a alegria, o virtuosismo, e a exaltação Benfiquista. Era humilde e generoso como os grandes campeões. Era a ansiedade colectiva quando se preparava para receber a bola e o êxtase quando concretizava a jogada. Quando não via, ficava a ouvir os relatos da rádio. E não é que ouvir o nome dele dava sempre uma esperança acrescida de vitória. Era a alegria da nação Benfiquista.

Está na linha dos super-talentos que fomos, felizmente tendo ao longo da nossa história:

Álvaro Gaspar-Rogério-Simões-Chalana.

Escolho esses porque me parecem consensuais. Jogadores de fino recorte técnico, rápidos, Benfiquistas, Campeões. Todos imortalíssimos. Felicidade a nossa que os três últimos ainda estão vivos.

RedVC

MrJohnny

cachecolglorioso

Benfiquismo

Ídolo, que jogador, fabuloso.

diob121

zappendrix

Eurico, Nené, António Bastos Lopes, Toni, José Luís e António Fidalgo.
Chalana, Pietra, Humberto Coelho, Alberto e Shéu.

pcssousa

Passe a publicidade, grande t-shirt...

Acho que a maioria de nós não tem a noção exacta do talento de Fernando Chalana.
O meu falecido avô disse-me, pouco antes de partir, que Chalana entrava facilmente nos 3 maiores talentos futebolísticos que este país produziu.
De Chalana ainda me recordo de lances geniais, mas o que tenho mais presente é a sua segunda passagem pela Luz. Já não era o mesmo, e uma cláusula estupida prejudicou-o.