Fernando Chalana

Avançado, (1959-02-10 - 2022-08-10),
Portugal
Equipa Principal: 12 épocas (1976-1984, 1987-1990), 318 jogos (24745 minutos), 47 golos

Títulos: Campeonato Nacional (6), Taça de Portugal (2), Supertaça (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (3)
Treinador, (1959-02-10 - 2022-08-10),
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2002-2002, 2008-2008), 11 jogos (4 vitórias, 3 empates, 4 derrotas)

Slb23

Muita força para o Chalana e para os seus familiares.

Que o Benfica saiba estar ao nível da sua grandeza e daquilo que o Chalana representa para a instituição/adeptos.

areal

Toda a força do mundo para ti Chalana...

Miguelito22

Slipknot_BMC

Antes do apito inicial uma petição corria nas redes sociais para que fosse feita uma homenagem a Fernando Chalana à passagem do minuto 10 do encontro com o Sporting. E assim foi. A claque No Name Boys deu o mote e entoou um 'Allez Chalana allez' repercutido depois por todo o Estádio da Luz durante alguns segundos. Na conferência de imprensa pós-jogo, Bruno Lage dedicou a vitória também a Chalana.

Recorde-se que a lenda do Benfica que envergou a camisola da águia durante 12 temporadas atravessa um momento de saúde mais complicado, aos 59 anos. O antigo internacional português que brilhou intensamente no Campeonato da Europa de 1984 cumpriu funções de adjunto na formação do Benfica até 2017/18 e completa o 60º aniversário no domingo.

Miguelito22

Citação de: xiribiti em 07 de Fevereiro de 2019, 00:05
Espero que a "estrutura" lhe faça uma homenagem condigna

Mas tenho receio de que nada aconteça, dada a falta de valores daquela gente
Se existe algo em que o Benfica sempre fez e sempre vai fazer bem é ajudar quem deu muito ao clube.

Foi uma tirada infeliz da tua parte.

Pequeno_Genial

Desculpem perguntar, mas as informações de que sofre de Alzheimer são seguras?

Pergunto isto porque ontem, no facebook, li alguém dizer (alguém que parecia saber do que falava porque não se quis alongar muito) que o Chalana sofria de uma doença do foro neurológico, que era grave, mas reversível, e que não era nem Alzheimer nem Parkinson.

Alguém tem informações seguras?

Obrigado.

xiribiti

Citação de: Miguelito22 em 07 de Fevereiro de 2019, 11:33
Citação de: xiribiti em 07 de Fevereiro de 2019, 00:05
Espero que a "estrutura" lhe faça uma homenagem condigna

Mas tenho receio de que nada aconteça, dada a falta de valores daquela gente
Se existe algo em que o Benfica sempre fez e sempre vai fazer bem é ajudar quem deu muito ao clube.

Foi uma tirada infeliz da tua parte.

We shall see

xiribiti

Citação de: Pequeno_Genial em 07 de Fevereiro de 2019, 11:38

Desculpem perguntar, mas as informações de que sofre de Alzheimer são seguras?

Pergunto isto porque ontem, no facebook, li alguém dizer (alguém que parecia saber do que falava porque não se quis alongar muito) que o Chalana sofria de uma doença do foro neurológico, que era grave, mas reversível, e que não era nem Alzheimer nem Parkinson.

Alguém tem informações seguras?

Obrigado.

Foi o que também li

Ramdown

Chalana faz 60 anos no próximo domingo é o que diz no Jornal A Bola

Bailey

Doencas neurologicas n costumam ser reversiveis
Por outro lado ha mais doencas neurologicas do que o alzheimer e as pessoas as vezes falam sem saber

Ha que respeitar o Chalana e se um dia for comunicado o. Que ele tem logo se sabera. Senao e porque ele e a familia nao querem que seja divulgado e ha que respeitar

joaoaria

Citação de: mMateus em 07 de Fevereiro de 2019, 12:24

Para quem não sabe, o Chalana era um fabuloso jogador de futsal, uma espécie de Ricardinho com o upgrade de tb ser fabuloso no futebol de 11. E na altura futsal (futebol de salão) era a brincar.
O Chalana, conheceu a Anabela (ganda maluca) e divorciou-se da mãe dos filhos.
Na altura deu grande polémica.
Um dia o Chalana lesionou-se gravemente num jogo a brincar de futebol de salão em Abrantes ( terra da Anabela) e nunca mais foi o mesmo.
Acho que tenho um autógrafo dele dos anos 80, vou ver se encontro.
O Rui Costa e o Valdo que me desculpem mas foi o jogador mais genial que vi ao vivo a jogar pelo Benfica ☺️

Elvis the Pelvis

jp23

Citação de: pica_foices em 06 de Fevereiro de 2019, 23:48
Bruno Lage, treinador do Benfica, dedicou a vitória desta quarta-feira frente ao Sporting a Fernando Chalana. A figura do clube da Luz sofre de Alzheimer e o estado de saúde tem piorado.

«Não nasci nesta casa, mas cresci aqui e a forma como fui tratado pelas pessoas é algo que não esqueço. Não me posso esquecer de todos os que me ajudaram a crescer nesta casa. Uma palavra muito especial para o nosso amigo Fernando Chalana a quem queremos dedicar esta vitória», disse o técnico na conferência de imprensa.

https://maisfutebol.iol.pt/taca-de-portugal/bruno-lage/lage-dedica-vitoria-a-chalana-que-sofre-de-alzheimer

a minha mãe tb sofre de Alzhmeir vai para 8 anos...

todo o percurso desde os primeiros sintomas...será uma depressão ? será a mudança de idade ? até ao agravar... crises... internamentos... institucionalização definitiva... são de partir o coração a qualquer membro da família e amigos próximos que acompanhem esta mudança....

à família e amigos de Chalana a minha solidariedade ... vai doer bastante... vai custar bastante... sobretudo na fase de transição em que as crises se sucedem... confusões... agressividade... tudo o que o rodeia é desconhecido.. devido à falta de memória...

ao Chalana... ninguém merece a crueldade de uma doença deste género...

Forte abraço

martins-ric

Talvez alguns de vós com 30 e poucos se identifiquem com isto...

Lembro-me perfeitamente do choque que foi para mim constatar que o Chalana jogou no Benfica já depois de eu ter nascido. Saiu do Benfica em 1990.
Na minha cabeça de pré-adolescente, o Chalana era um dos craques dos anos 60 que dividiu os relvados com outros monstros da sua envergadura, como o Eusébio.
Mas não, em vez disso, chegou a jogar no Benfica com jogadores como Paulo Sousa. Simplesmente não faz sentido...

Lembro-me tão da surpresa que foi para mim descobrir isto.

Nem sei bem o que desejar neste momento ao Chalana e à sua família. Muita força!