Fernando Chalana

Avançado, (1959-02-10 - 2022-08-10),
Portugal
Equipa Principal: 12 épocas (1976-1984, 1987-1990), 318 jogos (24745 minutos), 47 golos

Títulos: Campeonato Nacional (6), Taça de Portugal (2), Supertaça (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (3)
Treinador, (1959-02-10 - 2022-08-10),
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2002-2002, 2008-2008), 11 jogos (4 vitórias, 3 empates, 4 derrotas)

MSAM

Há 34 anos levou o meu pai ao Hospital de Faro para me ver pela primeira vez, foi-me ver dias depois já em casa, tenho um peluche oferecido por ele nesse dia, era amigo da família e visita assídua do nosso restaurante. O meu pai faleceu este ano com 60 anos, agora dou por mim a pensar que o amor que tenho ao Benfica vem logo de berço com a benção de uma das maiores figuras do futebol português e do Benfica. Curvo-me perante a sua memória, descansa em paz Pequeno Genial!!!

iSLBenfica

Aguia_Vitoria04

E no Benfica só o seguravamos 1 ou 2 epocas no máximo. Valeria agora à vontade 220M (como MBappe) e não estou a exagerar. Era mesmo unico, um genio.

Nessa altura não havia computadores, telemoveis, dvd, portateis, nada. So radio, jornais e pouca TV.

Só futebol na RTP (só havia rtp1 e 2) de tempos a tempos, refiro me a jogos em direto. Havia apenas um resumo dos jogos em Portugal ao domingo à noite.

Não havia TV Satélite em Portugal (apareceu nos ultimos anos da carreira de Chalana, finais anos 80). Havia os jogos da UEFA na RTP, isso sim (poucos e quase sempre do Benfica) e os resumos.

As notícias do futebol resumiam se a 3 jornais desportivos (Bola, record e Gazeta Desportos, este poucos anos) e não eram como agora (diarios). Era 3 dias por semana (cada um em dias diferentes).

Tudo isto para dizer que Chalana não ficou muito conhecido lá fora e só no Euro 1984 ficou conhecido e foi logo contratado pelo Bordeaux,  que na altura era o PSG lá em França. 

Havia na RTP os Mundiais e Euro, isso sim (era uma grande festa, pois poucos jogos dava na TV durante a epoca).

Hoje há tudo o que não havia nessa altura. Qualquer jogador em qualquer canto do Mundo que seja bom é logo publicitado por todo lado (e por agora ser em excesso e puxando o negocio, com forte marketing por detras, resultando em fiascos em varios casos).

Tudo isto para os que não viveram esses tempos entenderem o que seria agora Chalana! Digo já: teria a mesma fama que Messi, MBappe ou Ronaldo.

Por isso era chamado pequeno (por ser baixo, 1,65m) genial !

Cardia

Bem, e tenho de referir também o Carlos Manuel, amigo muito próximo de Chalana, muito emocionado nos estudios da BTV.
Há muito que perdoei ao Carlos a traição que cometeu ao jogar no Sporting e principalmente por ter dito então que era sportinguista desde.qie nasceu. Depois de marcar uma era no Benfica, isto não se faz. Para o miúdo que eu era na altura, foi uma profunda tristeza.
Mas o Carlos é boa gente e a relação, a amizade e a dedicação que teve sempre com o "Chalas" são bem prova disso.
Um abraço para ele.

The Eagle 10

Bonita homenagem do Record.

MeGusta

Dos jogos que vi na Luz em pequenino com o meu Pai, tenho várias memórias que ficaram gravadas até hoje e subsistem intactas como se tivessem sido ontem... Lembro-me de estar no jogo de inauguração (fecho) do 3⁰anel, lembro claramente um Benfica-Sporting de estádio a aborrotar e a chover com todo o público em pé de chapéu de chuva aberto em que eu mal consegui vislumbrar o campo toda a partida uma única vez,  lembro-me das vezes em que se entrou no relvado a seguir a sermos campeões e levava um pouco de relva sempre comigo e uma das mais marcantes memórias que tenho foi de ver o Chalana...

... só conhecia o Chalana por ouvir o meu Pai e outros adultos no Estádio por vezes falar dele, de como era um Gênio, dos melhores jogadores de sempre a envergar a camisola do Benfica. A dada altura, não sei precisar sem ir procurar, o Chalana regressa ao Benfica vindo de França e o meu Pai faz questão de me ir mostrar ao vivo quem era o Chalana que ele tanto falava e que só tinha visto jogar na TV quando eu ainda nem idade tinha para ir à escola..

O meu Pai andou toda a semana a falar do Chalana e de como eu ia ver algo que nunca tinha visto... Não mentiu... Domingo à tarde lá fomos nós à Luz, sócios não pagavam em jogos ditos "pequenos" e crianças não pagavam quota de sócio por isso ramente falhavamos um jogo; nas bancadas só se falava do Chalana e da ansiedade de todos em vê-lo novamente com a camisola do Benfica e como ele fazia coisas que ninguém mais era capaz de fazer... Na segunda parte,  o Chalana entra, o Estádio quase vem abaixo... até eu que não conhecia o Chalana estava ansioso por o ver e a vibrar com o momento.

Chalana toca pela primeira vez na bola, ouve-se na bancada aquele frenesim que só os adeptos do futebol conhecem... O som de quando um jogador especial pega na bola e sabemos que tudo pode acontecer. Chalana avança pela linha, lado esquerdo do ataque em direção à baliza do topo sul, encara o defesa, faz um tipo de drible e simulação para dentro e para fora que até então nunca tinha visto que desconcerta o adversário de tal forma que se desiquilíbra, cai e fica prostrado no chão enquanto o Chalana passa por ele... O estádio vai abaixo novamente, talvez ainda mais do que quando entrou.

Não sei como se desenrolou o resto dos lance porque o público ergueu-se todo de pé como uma mola e impediu-me a visão, não me recordo nada mais a seguir, nem mesmo quem era o adversário ou sequer o resultado e como correu o resto da época ou o regresso do Chalana ao Benfica além de umas coisas numas revistas sobre a mulher dele na altura que era pequeno demais para compreender... Mas nunca mais esqueci da sensação de ter visto ao vivo um gênio jogar pelo Benfica, um gênio chamado Chalana a fazer aquilo que melhor sabia fazer na Luz com a nossa camisola. Um dos nossos para sempre...

Descansa finalmente em Paz, Chalana...

Red Bullet

Os dois jogadores que mais me marcaram no clube enquanto eu era pequeno, foram o Bento e o Chalana.
Infelizmente já partiram os dois, ambos cedo de mais.

hugo1904

Tive o privilégio de me cruzar com ele três vezes. São momentos que ficarão gravados na minha memória.

Nasci em 91. Sou de uma geração em que apenas se lembra de Chalana como treinador ou elemento do staff.
Mas que bebeu imenso das gerações anteriores. Compreendi o motivo pelo qual elas falavam de Chalana. E só mais tarde, já ciente do que representava o Pequeno Genial, é que tive acesso a videos com lances só ao alcance dos génios do Futebol.

A sua forma de driblar é inigualável, aliada à sua simplicidade suprema, fazem dele uma lenda incomparável. Não haverá outro igual.

Obrigado Fernando Albino de Sousa Chalana ❤️

piratas15

Foi um privilégio ver ao vivo Fernando Albino de Sousa CHALANA jogar futebol ao vivo durante a minha vida terrena , obrigado CHALANA , vai em paz .😞🥂

Tony Soprano

63 anos...é muito triste.

Muita pena de não ter visto o Chalana ao vivo.

Andris

Andris