Fernando Chalana

Avançado, (1959-02-10 - 2022-08-10),
Portugal
Equipa Principal: 12 épocas (1976-1984, 1987-1990), 318 jogos (24745 minutos), 47 golos

Títulos: Campeonato Nacional (6), Taça de Portugal (2), Supertaça (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (3)
Treinador, (1959-02-10 - 2022-08-10),
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2002-2002, 2008-2008), 11 jogos (4 vitórias, 3 empates, 4 derrotas)

Roy Kent

O Chalana tinha um jeito idêntico de jogar ao Maradona, Messi.  A forma de correr, driblar, até o estilo do cabelo,.

Maradona, Messi, Chalana, Futre  e George Best, são para mim 5 jogadores, que partilham algumas semelhanças.

Espoginho

Citação de: RedVC em 11 de Agosto de 2022, 08:39
Citação de: Ru10 em 11 de Agosto de 2022, 08:31
É consensual que é o segundo melhor jogador da história do clube?

Consensual é que Eusébio foi o melhor.

Quem poderá colocar Coluna em terceiro lugar?

Chalana está na mesa de Eusébio, Coluna e Águas.

Eusébio acima de todos mas depois, para mim, não há segundos.

O anfiteatro tem 50 lugares. Eusébio está no púlpito a discursar, os outros 50 são os seus discípulos... Todos em 2º lugar...

Jeremy

Citação de: Óleo em 11 de Agosto de 2022, 13:29
Citação de: PontapeDoIsaias em 11 de Agosto de 2022, 12:48
Citação de: Aveiro_boy em 11 de Agosto de 2022, 12:44
Jonas é uma referência... Cardozo idem... Quer se goste ou não Luisao também o é... E podem gozar mas por aquilo que passou e o que mostra actualmente Gilberto também o vai ser...
Malta vamos parar com isso sff.

Meter Chalana no meio desses nomes é criminoso.

Eusebio,Nénè e Chalana estao acima de qualquer um desses e provavelmente qualquer um outro que vestira esta camisola novamente

Ainda coloco Coluna acima do Chalana e do Nene, pela Identidade luso africana, pela classe e pelas conquistas. Este seria o meu humilde top 10:

1 - Eusébio
2 - Coluna
3 - Chalana
4 - Nene
5 - José Águas
6 - Simões
7 - José Augusto
8 - Pipi
9 - Bento
10 - João Vieira Pinto
Toni? Humberto Coelho? Diamantino?

junkyarddog

Citação de: Ru10 em 11 de Agosto de 2022, 08:31
É consensual que é o segundo melhor jogador da história do clube?

Não mas quem o disser tem uma opinião válida.

Bleach

Citação de: Kyoto em 11 de Agosto de 2022, 23:42
Citação de: Bleach em 11 de Agosto de 2022, 16:35
Quando comecei a acompanhar o futebol já apanhei o final do chalana, quando as pessoas desaparecem tendemos a pó las  num pedestal , e a falar de tudo de bom que tinham. O chalana via se que era uma pessoa 5 estrelas, como jogador pelo que dizem tinha imensa fantasia , e tinha aquela figura peculiar que o fazia sobressair mais ainda . Vendo os números a meu ver ficam algo a desejar atendendo a fama do mesmo. Já vi aí pessoas a mete lo no top 10 dos melhores jogadores...caberia lá mesmo? Sei que estaria nos lugares mais acima , mas no top 10? Não seria mais o romantismo da sua fantasia a jogar, o seu bom coração e a sua figura ímpar a empurra ló para lá? Alguém que ache que ele cabia no top10 mas que o tenha visto no auge a jogar me elucide se estarei errado.
Deixo aqui os seus números (que não acho extraordinários, apesar de bons) gostava de saber também as assistências, que devem ter sido bastantes.
1976–1984 Benfica  262j 39g
1984–1987 Bordéus 16j 1g
1987–1990 Benfica 48j 8g
1990–1991 Belenenses 14j 0g
1991–1992 Estrela 0j 0g
Seleção nacional
1976–1988 27j 2g

Descansa em paz Chalana e obrigado por tudo.
futebol nao e estatistica mas vou responder ao teu post por causa das assistencias. o Rui Malheiro puxou esse tema ontem no programa da RTP, segundo ele o Chalana teria muito mais assistencias que golos, mas tal n é possivel quantificar pq ha epoca n se fazia esse registo (das assistencias)
Devia ter imensas assistências , porque em termos de golos o paneira que foi um bom médio do Benfica tem praticamente os mesmos jogos e golos. Se como vocês dizem ele entra fácil no top 10 certamente serão as assistências em falta que o empurram definitivamente para esse patamar. E sim o futebol não são só números , mas também são os números, e quando se diz que é top 10 de um clube como o Benfica, julgo que os números têm de acompanhar esse estatuto , neste caso é uma pena não haver as assistências contadas, porque ele certamente devia ser o rei delas  .

lancadordedois

Citação de: Jeremy em 12 de Agosto de 2022, 00:21
Jonas é uma referência... Cardozo idem... Quer se goste ou não Luisao também o é... E podem gozar mas por aquilo que passou e o que mostra actualmente Gilberto também o vai ser...

Eusebio,Nénè e Chalana estao acima de qualquer um desses e provavelmente qualquer um outro que vestira esta camisola novamente

Ainda coloco Coluna acima do Chalana e do Nene, pela Identidade luso africana, pela classe e pelas conquistas. Este seria o meu humilde top 10:

1 - Eusébio
2 - Coluna
3 - Chalana
4 - Nene
5 - José Águas
6 - Simões
7 - José Augusto
8 - Pipi
9 - Bento
10 - João Vieira Pinto

Para quem nao conhece o Costa Pereira foi um monstro de guarda redes , e com enorme popularidade dentro e fora de Portugal. Falar do Rei , do Coluna e nao se falar de Costa Pereira é muito injusto.
Pois o Costa Pereira era um dos que ficava sem camisola quando terminavam os jogos , afim do tecido ser esquartejado e dividido por muitos ainda em pleno campo..

Alberto da Costa Pereira (Nacala, 22 de Dezembro de 1929 — Lisboa, 25 de Outubro de 1990) foi um guarda-redes de futebol português, considerado um dos melhores guarda-redes de sempre do Benfica.[1]

Carreira
Começou sua carreira no Ferroviário de Lourenço Marques, de Moçambique, mas mudou-se para Portugal em 1954/55, para se tornar no guarda-redes do Benfica nos 12 anos seguintes, até se retirar em 1966/67. Foi sete vezes campeão nacional, nas épocas de 1954/55, 1959/60, 1960/61, 1962/63, 1963/64, 1964/65 e 1966/67 e vencedor da Taça de Portugal, em 1955, 1957, 1959, 1962 e 1964. Ganhou duas vezes a Taça dos Campeões Europeus, em 1961 e 1962, jogando com outros lendários jogadores do futebol português, como José Águas, Germano, Mário Coluna e Eusébio (em 1962). Foi também o guarda-redes do Benfica, nas finais de 1963 e 1965.

1982-12-11 00:35:50
Primeira parte do programa apresentado pelo jornalista Jorge Cobanco com entrevista a Alberto da Costa Pereira, antigo guarda redes do Sport Lisboa e Benfica (SLB) e da Seleção Nacional.

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/alberto-da-costa-pereira-parte-i/

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/alberto-da-costa-pereira-parte-ii/

sbremoved_42475

O jogador que não vi jogar pelo qual tenho mais carinho:

Quando partir será um dia tão ou mais triste que aquele em que Eusébio morreu

Maytay

Infelizmente não vi o jogar mas como muito de nós , crescemos a ouvir o que era o Chalana ..

mais um dos históricos a partir ..faleceu cedo de mais ..tanto ele como o Eusébio dá ideia que podiam ter chegado ainda mais alto ..mas parece que também não foram bem acompanhados..ambos eram geniais e ambos também era pessoas super simples .

Paz a sua alma imensa

20simao1

slb_always

Citação de: Jeremy em 12 de Agosto de 2022, 00:21

1 - Eusébio
2 - Coluna
3 - Chalana
4 - Nene
5 - José Águas
6 - Simões
7 - José Augusto
8 - Pipi
9 - Bento
10 - João Vieira Pinto

Qual é o critério afinal ? Porque Preud´Homme foi muito melhor que Bento. Provavelmente Oblak e Ederson também.

fdst1983

A que horas o Futre falou na TVI e chorou a falar sobre o Chalana?

RedVC

Citação de: barrospt em 12 de Agosto de 2022, 00:43
O jogador que não vi jogar pelo qual tenho mais carinho:

Quando partir será um dia tão ou mais triste que aquele em que Eusébio morreu

Tinha a alcunha de "pés de prata".
Técnica superlativa, discreto, eficaz, cerebral, classe.
Ao lado de Carlos Manuel, João Alves e Chalana, Sheu compôs o meio campo mais extraordinário que eu vi jogar na Luz.
Era uma equipa fascinante pelo que jogava e pela invulgar reunião de personalidades fortes e comprometidas com o Benfica. Foi uma era de ouro.

O dia mais empolgante de Sheu foi, sem dúvida, aquela final da Taça de Portugal em que Nené faz 3 golos com 3 assistências de Sheu.

https://www.youtube.com/watch?v=r6mIjfm1RWk

Reparem na receção de bola no segundo golo... Diz tudo sobre a qualidade técnica de Sheu. Excecional.

Eu estava na bancada, ao lado do meu pai, orgulhosamente carregando uma pequena bandeira de seda, que nesse mesmo dia me foi oferecida.

joker17

Realiza-se esta sexta-feira o funeral de Fernando Chalana, falecido quarta-feira aos 63 anos. As cerimónias fúnebres do antigo futebolista continuam na Basílica da Estrela, onde ontem começou o velório, e terminam no cemitério do Alto de São João, com passagem pelo Estádio da Luz.

«Recebemos centenas de sugestões de iniciativas sobre como perpetuar a memória de Chalana. Agora estamos emocionais, mas a frio faremos muito mais para a dignificar», prometeu Rui Costa, ontem.

Serão Carlos Manuel, Toni, Humberto, Shéu e os seus antigos companheiros de equipa no Benfica que vão carregar hoje o caixão na Luz (a partir das 15.30 horas), no qual o féretro de Chalana irá equipado a rigor: fato e gravata do Benfica. E não vão ficar no centro do relvado: irão à quina esquerda de uma das duas grande áreas, à zona de jurisdição onde Chalana soltava o génio da lâmpada e tornava fácil o que tão difícil é.