Época 2019/2020 - Todos os Escalões

Kurt Cobain 10

Citação de: xirabaneco em 22 de Julho de 2019, 12:30
Citação de: Kurt Cobain 10 em 22 de Julho de 2019, 00:41
https://www.instagram.com/p/Bv4lfpPnuXo/

mais um bom jogador que deixamos fugir para os rivais  :disgust:

Quem é o miudo?
miúdo brasileiro que estava na escola do Benfica dos Olivais e que o sporting foi lá roubar.

Kurt Cobain 10

Benfica contrata jovem central do V. Guimarães

Hugo Faria, de apenas 14 anos, trocou a Cidade-Berço pelo Seixal

Os responsáveis da área de formação do Benfica garantiram mais um reforço para as camadas jovens.

O central Hugo Faria, de apenas 14 anos, assinou contrato de formação com as águias, acompanhado pelo seu empresário, António Carlos Rodrigues, depois de ter representado o Vitória de Guimarães na última temporada.

Faria ficou na retina dos olheiros encarnados pela elevada estatura, 1,88 m, que lhe permite eficácia defensiva e também ofensiva, tendo marcado cinco golos em 37 jogos.

O central começou no Alfenense, de onde rumou ao Boavista, clube que representou durante três temporadas, antes de chegar aos vimaranenses, na última época.

Kurt Cobain 10

rudra28

Rigters

Kurt Cobain 10

nightcrowler

o Benfica fez várias contratações este ano, e sinceramente, acho bem.
o desiderato do Benfica deve ser captar os maiores talentos em Portugal, mesmo que tal implique gastar algum dinheiro e pagar a pais  empresários. caso tenham valor, óptimo. se os que já cá estão forem melhores, é o risco. nada a fazer.

nesta fase, em que financeiramente estamos bastante mais pujantes, é de aproveitar para cavar um fosso ainda maior face aos concorrentes.

vários jogadores do Guimarães, guarda-redes têm como condição ser transmontanos (à procura do próximo Eduardo ou Paulo Lopes  :D) e depois iniciados e juvenis B de vários pontos do país, do Algarve e Alentejo até ao Minho.

já agora, em relação a uma ideia que lancei há algum tempo por aqui: a possibilidade de criar um centro de formação na zona norte.
o Seixal é, cada vez mais, a referência na formação em Portugal. parece-me indiscutível.
temos melhores condições a todos os níveis face aos concorrentes, e a ideia do colégio, que muitos desdenham, por acaso parece-me fazer todo todo todo o sentido.
é importante que os pais sintam que estão a construir o futuro de filho, que pode passar pelo futebol, mas se não vingar aí, tem outras possibilidades. a ideia do colégio / universidade, parece-me ideal. o Benfica tem que criar HOMENS antes de criar jogadores.
por exemplo, acho que faria sentido ter um edificio, dentro das instalações do Seixal, para receber "convidados". por "convidados", queria dizer pais dos miudos, amigos dos miudos, em particular aqueles que são de mais longe ou estrangeiros. imaginem um sérvio ou croata, ou um minhoto ou algarvio, que estão dentro do Seixal. poder ter um amigo, familiar ou do género durante 2 ou 3 dias por mês, ajudaria bastante na ambientação e para facilitar o processo de adaptação.
estou a falar, e não sei se tal já existe, admito que sim.

em relação ao tema de uma academia no norte, acho que os exemplos mais recentes ajudam a explicar a minha ideia, que admito não saber se é viável.
por exemplo o João Resende. um miúdo benfiquista, que treinou num CFT, foi identificado atempadamente. e o Benfica quis trazê-lo para o Seixal. sendo benfiquista, treinando durante 2 anos num CFT, porque não veio? porque os pais não quiserem mandar o filho para 300 km de distância, quanto tinha 12 ou 13 anos. tão simples quanto isso.
é essa a razão porque, na zona norte, perdemos talento para o Porto, e no caso do Resendo, para o Guimarães. até podemos chegar lá mais cedo, os miudos podem ser benfiquistas, mas entre ir treinar ao Porto e todos os dias ter o miudo em casa, ou mandar para longe, qualquer pai pensa muitas vezes.
o João Resende é uma bom exemplo. o Vitor Ferreira e o Diogo Costa foram miudos identificados pelo Benfica, jogaram por equipas do Benfica, contudo, quando chega a altura de virem para Lisboa, ficaram no Porto. e todos os anos o Porto "pesca" uns 7/8/9 jogadores dos nossos CFT em Estarreja e Braga.

como se combate isto?

na minha ideia, criar um Seixal 2.0. algo mesmo DE TOPO, alicerçado na nossa experiência no Seixal. naturalmente mais pequeno, bem mais pequeno, mas com colégio (e dos bons), espaços para receber pais e amigos, ligação à terra local, visitas regulares a Lisboa para ver o Benfica, etc etc etc.
idealmente com uma equipa do Benfica a competir na zona norte, se tal não for permitido, arranjar um "Padroense" para utilizar os nossos jogadores.
o objetivo continuará a ser enviar os melhores para o Seixal quando possível, mas caso os pais não estejam confortáveis, então enviar para o centro da zona norte. mais próximo, com todo o know-how de treino e metodologias do Benfica, numa cidade pequena onde é mais fácil inclusive de "controlar" os miudos. e claro, com um plano escolar fortíssimo, que garanta que os estudos não ficam para trás.

pessoalmente, diria que Famalicão seria a zona indicada. seria possível acordar com a câmara a cedência de um espaço, com o Benfica a fazer depois todas as obras.
Famalicão está rodeado de concelhos muito populosos (faz fronteira com Barcelos, Braga, Trofa, Santo Tirso, Vila do Conde e Guimarães), é uma vila pequena (o que facilita a adaptação dos miudos, em vez de com 12 ou 13 anos irem para uma cidade grande), com ligações por auto-estrada para Porto, Braga, Vila do Conde, Guimarães, Chaves, Vila Real, etc. poderíamos usar nomes como Ricardo Rocha ou Vitor Paneira como símbolos, para dar mais envolvência local aos miudos.
O ideal seria trazer os miudos, estando relativamente perto dos pais, inclusive facilitando em alguns casos deslocações casa- centro de treinos diariamente, com possibilidade de em alguns dias pernoitar com os pais, por exemplo. quando chegassem aos 16/17 anos, então sim, enviar para o Seixal os melhores.

ter uma escola destas na zona norte, seria um grande acrescento de valor para o Benfica. adicionalmente, seria uma grande facada para o Porto, que hoje vive nas camadas jovens sobretudo da sua situação geográfica.

desta forma:
- imporíamos de forma mais vincada o Benfica no norte
- ampliaríamos a rede de prospecção do Benfica na zona norte
- conseguiríamos reter mais talento, diminuindo a perda de elementos para o Porto
- conseguiríamos também atrair talento a nível de treinadores da FCDEF (que hoje são quase todos sugados pelo FCP)
- aproveitaríamos todo o know-how que existe no Seixal, evitando erros de "principiante"

quanto ao investimento, não me parece nada de extraordinário. aliás, basta pensar que 1 elemento que seja retido / conseguido à custa deste centro de formação, e está pago. hoje qualquer jogador talentoso vale 15 milhões, conseguir um bom jogador através daqui, e todo o investimento e manutenção estará pago.

fica a ideia.

ps: gostava de ver o que pensa o VMPT desta ideia. é alguém que está por dentro, e lembro-me de há muitos anos referir que o Porto sacava muitos dos talentos que o Benfica identificava, que basicamente usufruia do trabalho que tínhamos. se acha que esta hipótese pode ser uma solução, ou se tem outras

abraço a todos

Jeremy

Acho que o Benfica podía encontrar um clube satellite (tipo o Porto é o Padroense). E os jogadores do Norte iam para la antes de chegar ao Benfica

nightcrowler

Citação de: Jeremy em 03 de Agosto de 2019, 17:31
Acho que o Benfica podía encontrar um clube satellite (tipo o Porto é o Padroense). E os jogadores do Norte iam para la antes de chegar ao Benfica

A ideia seria aqueles jogadores cujos pais não queiram enviar os miúdos para o Seixal, enviar para esse tal centro de formação ou clube satélite.
Os que não se importarem de ir já para o Seixal, é deixar ir.

Um clube satélite parece-me pouco, conviria ser um centro de formação que garantisse apoio aos miúdos e família, colégio incorporado, ligação total ao Benfica a todo o momento.
Um clube satélite manteria o problema de ser fácil "roubar" os miúdos, e além disso, entre ir para um satélite do Benfica ou o Porto, muitos prefeririam o Porto.

Abraço!

Jeremy

Citação de: nightcrowler em 03 de Agosto de 2019, 17:53

A ideia seria aqueles jogadores cujos pais não queiram enviar os miúdos para o Seixal, enviar para esse tal centro de formação ou clube satélite.

Um clube satélite parece-me pouco, conviria ser um centro de formação que garantisse apoio aos miúdos e família, colégio incorporado, ligação total ao Benfica a todo o momento.
Um clube satélite manteria o problema de ser fácil "roubar" os miúdos, e além disso, entre ir para um satélite do Benfica ou o Porto, muitos prefeririam o Porto.

Abraço!
pois... fazer um « mini » Seixal é um grande ideia más complicada.

giiin

Citação de: nightcrowler em 03 de Agosto de 2019, 17:53

Abraço!

Acho que a questao e' que seria necessario um clube para poder participar em competicoes mais avancadas ou n? Campeonato de Iniciados e assim. Porque se for so jogar em niveis "menores", um CFT mais "equipado", serviria n? Falo sem saber.

Kurt Cobain 10