Sorteio da Fase de Grupos da LdC: (Zenit, SL Benfica, Lyon, RB Leipzig)

antiporcos

Citação de: antiporcos em 04 de Setembro de 2019, 16:07
Estranho o Morato não estar inscrito, acho que tínhamos vaga

Estive a pesquisar e isto é mesmo estranho. O Benfica desperdiçou 1 vaga na lista A sem ser obrigado.

Dos 24 inscritos na lista A , temos os 4 mínimos formados localmente (Pizzi, Almeida, Chiquinho e Rafa. Há ainda os 4 mínimos formados no clube (Ferro, Ruben Dias, Florentino e Gedson, sendo que estes 2 últimos até podiam ser inscritos na lista B se tivéssemos mais formados no clube nascidos antes de 1998, ou seja, que não podiam ir para a lista B). Desta forma, sobram 17 vagas para qualquer tipo de jogador, sendo que só inscrevemos 16.

Pelas minhas contas temos 16 jogadores entre equipa B e sub23 (não quis estar a ver nos juniores e juvenis) que não podem ser inscritos na lista B (ou nasceram antes de 01-01-1998 ou não têm 2 anos completos de clube). O nome mais sonante é o Morato, mas até podia ter sido outro como o Pedro Henrique, o Chrien, o Vasco Paciência ou o prodígio João Borges.

Nota: Estes 16 que me refiro são: Morato, Zec, Chrien, dos Anjos, P. Henrique, Paciência, Kokubo, Dylan, Armalas, Fábio Batista, Pedro Ganchas (esteve emprestado ao Sacavenense em 17/18), pelo que não tem 2 anos completos seguidos de clube), Pavlicevic, Tomás Azevedo, Sérgio Andrade, Schneider e João Borges.

Este desperdício da vaga nem sequer dá vantagem em janeiro, porque sejam novos ou a substituir, aplica-se sempre um máximo de 3 novas inscrições, ou seja, não dá para substituir três jogadores e inscrever um quarto.

É claro que o mais provável é nenhum jogador desta lista fazer falta, mas mesmo assim faz-me confusão o amadorismo. Ninguém na estrutura faz estas contas antes de inscrever jogadores? Qual é o objectivo de deixar vagas por utilizar?

O caso Zlobin:
O Zlobin nasceu em 1997-03-07 e veio para portugal (U. Leiria) no verão de 2015, ou seja, com 18 anos. Em 26-01-2018, ainda com 18 anos, o Zlobin vem para o Benfica e por cá fica até hoje.
O Zlobin faz 3 épocas completas em Portugal entre as idades de 18 e 21, sendo que a regra permite que se contabilize a época em que o jogador faz 21 anos. Assim, não tenho dúvidas que o Zlobin conta como formado no país.
No entanto, como a regra também permite que se conte 36 meses seguidos e o Zlobin ainda vem para o Benfica com 18 anos. Isto significa que o Zlobin faz 36 meses de Benfica antes de fazer 22 anos e, portanto, também me parece que pode contar como formado no clube.
Isto faz diferença porque se o Zlobin contar como formado no clube então podíamos ter passado o Gedson para a lista B e em vez de uma vaga extra passávamos a ter duas. Só no caso do Zlobin apenas contar como formado no país é que não ia fazer diferença, porque dos 4 mínimos formados no país (Pizzi, Almeida, Rafa e Chiquinho), não há nenhum que se possa mandar para a lista B. Para ter essa segunda vaga extra tinha que se deixar o Chiquinho de fora por estar lesionado e entrar o Zlobin nessa vaga.