O.P.A. do S.L.Benfica sobre a Benfica,SAD

Darkboy

Citação de: zizou em 09 de Maio de 2020, 00:07
Qual a opinião dos Gurus das finanças do Benfica com a tomada de posição da CMVM?
Este tema não é financeiro stricto sensu, é um tema jurídico.

Está em causa a proibição legal de assistência financeira.

zero07

Citação de: Biscai@ em 19 de Abril de 2020, 15:02
Citação de: Biscai@ em 18 de Abril de 2020, 10:35

Foi mostrado um ao utilizador em questão por ter excedido o nº de amarelos permitidos.
O utilizador estará banido durante 1 dias.
:D  ;D
Ainda sou do tempo em que o Avante foi banido por juntar na mesma capota uns users defensores da OPA.

Curioso, que depois é o Avante e o Biscaia a serem banidos. Biscaia a serem banidos. Os outros são "politicamente mt inteligentes". Mas eu chamos-lhe outro nome

zero07

.

zero07

Citação de: zero07 em 01 de Dezembro de 2019, 23:33
Apesar de o MALU continuar a não responder às minhas questões.
Vou postar aqui um link sobre as declarações do Bagão Félix para as quais ele, e muito bem, sugeriu ver...mas mais não escreveu.

http://oindefectivel.blogspot.com/2019/11/em-torno-da-opa-parcial-sobre-benfica.html?m=1

Por razões óbvias não colo aqui todo o texto que pode ser encontrado acima.

Alguns excertos por ordem são:

Em torno da OPA parcial sobre a Benfica SAD

"Não me lembro de, alguma vez, em Portugal, uma OPA oferecer um tão elevado prémio sobre a cotação no momento do seu anúncio

1. Foi tornado público o anúncio do lançamento de oferta pública de aquisição (OPA) voluntária e parcial
(...)
Sendo um assunto muito relevante na vida e no futuro do SLB, despertou muito menos gula mediática do que os gémeos do Seferovic ou os 10% sintéticos do novo relvado.
(...)

2. Algumas questões devem ser analisadas. A primeira é a de que a legítima cautela de ter os mecanismos necessários para impedir investidas indesejáveis poderá estar já salvaguardada nos estatutos da Sociedade, senão na totalidade, pelo menos em parte significativa. Por exemplo, no seu artigo 13.º, se preceitua que é necessária a unanimidade dos votos estatutariamente correspondentes às acções da categoria. A (40% do capital, exclusivamente detido pelo Benfica) para serem aprovadas deliberações da Assembleia Geral sobre «a aquisição, directa ou indirecta, de acções representativas de mais de 2% do capital social da Sociedade por uma entidade concorrente
(...)
Tendo isto em consideração, procurei - especulativamente é certo - alcançar uma razão que justifique uma operação desta envergadura financeira. Vejo que com o aumento da percentagem de capital detido, aumentarão as condições para, a prazo, o Benfica poder alienar uma parte (minoritária) a um ou mais investidores estrategicamente considerados bem-vindos. É crível admitir que haja entidades com as quais se possa edificar uma parceria estratégica que potencie sinergias, inovação, antecipação, expansão internacional, troca de know-how, oportunidade de negócio, etc.

3. Há, ainda, um ponto que me suscita dúvidas. Refiro-me ao preço oferecido por cada acção. Dir-se-á que se quer devolver agora o que os accionistas pagaram quando subscreveram títulos da Benfica SAD na primeira oferta pública (IPO) em 2001. (...) Mas  haverá muitos accionistas que compraram os títulos no mercado secundário por preços bem inferiores aos agora oferecidos €5. Não me lembro de, alguma vez, em Portugal, uma OPA oferecer um tão elevado prémio sobre a cotação no momento do seu anúncio (81%,
(...)
Os grandes beneficiários do prémio oferecido serão quatro empresários que, juntos, detêm 21,1% dos 28% do capital sobre o qual incide a OPA, ou seja 75,4% da oferta (...) Dos 32,3 milhões que a Benfica SGPS pagará se a OPA se efectuar integralmente, 24,2 milhões vão para estes accionistas. (...), a maior daquelas quatro participações (António José dos Santos, Grupo Valouro) resultou de aquisições posteriores a preço bastante inferior (...)

4. Um último ponto: com a possibilidade acrescida e consistente de lucros futuros, haverá maior pressão para a situação (inédita) de distribuição de dividendos. Caso isso alguma vez venha a suceder - do que duvido - (...)

5. É isto que se me oferece escrever sobre esta iniciativa. Sei que não tenho, aqui e agora, a informação necessária e suficiente para, honestamente, ter uma posição indiscutível. (...)
"
Bagão Félix, in A Bola

Quanto ao ponto 2 acima, todos sabemos que há imensas formas de criar parcerias, e duvido que alienar acções, que não deviam dar dividendos, seja interessante para qualquer parceiro. E msm que dessem dividendos, como é que o parceiro teria a certeza que os dividendos continuariam a não ser que o Benfica perdesse controlo da SAD? Pois.

É ainda uma pena o Sr. Bagão Félix não ter comentado 3 tópicos tão ou mais importantes:

6: A data em que esta OPA foi lançada.
Não se trata do dia mas do ano.
As acções do Benfica estiveram anos e anos a valer perto de 1€...desde 2011...mas durante todo esse tempo...o Sr DSO não se lembrou de OPAs...e neste tempo todo não havia perigo de alguém comprar uma posição minoritária.
Aliás...mais longo que o período em que as acções valiam perto de 1€ talvez só o numero de anos que o DSO está a dizer que o naming está quase a ser assinado.
Surpresa, antes de vermos 1 centimo do naming vamos investir numa 1a fase 32M.
Continuando, entre Junho de 2018 e Fevereiro de 2019 as acções passam de 1,35 para 2,85, quando o valor mais alto até então, desde 2016, tinha sido 1,58.
Ora como se explica que após um campeonato perdido para o porxx as acções subam para mais do dobro, quando após o TETRA ou após idas aos quartos da champions as acções tiveram um aumento reduzido??
Em Fevereiro de 2019 ainda nem tinhamos jogado no dragao e em Janeiro tinhamos perdido para a Taça da Liga frente ao porxx!
É ou não muito estranho este movimento de capitais?

7: Existe ou não conflito de interesses em OPAs lançadas por uma SAD com cláusulas sobre o valor Pós-OPA de acções que elementos da mesma SAD possuem?

8: Porque não foi a votação em assembleia do clube a OPA?
-Era ou não era possível informar os sócios por sms/newsletter numa 6a à noite sobre o intuito de fazer uma OPA, e levar isso a votação numa assembleia previamente marcada para o sabado ou domingo desse fim de semana? (Tudo feito após fecho da bolsa e antes da abertura da mesma na 2a feira)
Foi para poupar nos sms?

De resto, já tinha comentado anteriormente os pontos acima, deste a inaudita justificação (ressarcir accionistas originais no mercado de capitais) para a OPA , ao ponto de perto de 16,9M, ou seja, perto ou mais de metade dos 32M propostos afinal não vão servir para recompensar os accionistas originais!!

Quantos às questões que já coloquei, espero que o MALU, Citric e hypoNaoSeiDasQuantas possam responder quando tiver tempo:
-Que clubes com maioria da SAD dão dividendos?
-Que empresas com maioria do capital pagaram prémios de 81%?
-Era ou não era possível informar os sócios por sms/newletter numa 6a à noite sobre o intuito de fazer uma OPA, e levar isso a votação numa assembleia previamente marcada para o sabado ou domingo desse fim de semana? (Tudo feito após fecho da bolsa e antes da abertura da mesma na 2a feira). Foi para poupar nos sms?

Por fim, queria dizer que é imperioso que a SAD assegure que quem paga para ver e suportar o Benfica seja também reassercido do preço do bilhete se não formos campeões. Que acham? Será que teriamos um gabinete de comunicação assim?

:bandeira1:

Fico mais uma vez à espera deque resposta de Malu, Citric e hypoNaoSeiDasQuantas

Fico também à espera que os Benfiquistas partilhem as questões acima por todos os restantes.

Se bem me recordo o MALU nunca me respondeu
.
Ele preferiu dar as suas Opiniões, Dados e Versões a discutir os pontos que levantei.

Jakub

CitriC

Citação de: Darkboy em 09 de Maio de 2020, 00:21
Qual a opinião dos Gurus das finanças do Benfica com a tomada de posição da CMVM?

A CMVM entendeu que o Benfica (SGPS na realidade) iria comprar as acções da Benfica SAD, com o próprio dinheiro da Benfica SAD, pois o Clube de uma maneira ou outra (via determinadas receitas) vai buscar dinheiro à SAD.

Se esta é a estratégia será uma questão de tempo até voltarem a tentar.
O difícil será somente levar os accionistas como JAS, JCG e Quinta dos Jugais a venderem.

Há alguns factos engraçados:

1- As acções estiveram a valer cerca de 4.7€ há sensivelmente 4 meses.

2- Hoje estão a valer 2.87€. Os meus parabéns a quem vendeu em Janeiro e arrecadou algum lucro permitindo agora se calhar estar em menos desafogo nestes tempos complicados.

3- Após isto tudo o que aconteceu com a Olivedesportos ? Já não tem uma única acção do Benfica.

4- JAS não fez nenhum lucro. Aliás até comprou 2.66% de acções por um preço perto dos 5 euros, desembolsando cerca de 3 Milhões de euros.

5- Agora temos o Figueiredo a malhar dia sim dia não no Sport Lisboa e Benfica. "Afinal o SL Benfica ainda não consegue corromper todos (mas anda lá perto)"

que artista!

Maldini

Citação de: CitriC em 09 de Maio de 2020, 01:21

A CMVM entendeu que o Benfica (SGPS na realidade) iria comprar as acções da Benfica SAD, com o próprio dinheiro da Benfica SAD, pois o Clube de uma maneira ou outra (via determinadas receitas) vai buscar dinheiro à SAD.

Se esta é a estratégia será uma questão de tempo até voltarem a tentar.
O difícil será somente levar os accionistas como JAS, JCG e Quinta dos Jugais a venderem.

Há alguns factos engraçados:

1- As acções estiveram a valer cerca de 4.7€ há sensivelmente 4 meses.

2- Hoje estão a valer 2.87€. Os meus parabéns a quem vendeu em Janeiro e arrecadou algum lucro permitindo agora se calhar estar em menos desafogo nestes tempos complicados.

3- Após isto tudo o que aconteceu com a Olivedesportos ? Já não tem uma única acção do Benfica.

4- JAS não fez nenhum lucro. Aliás até comprou 2.66% de acções por um preço perto dos 5 euros, desembolsando cerca de 3 Milhões de euros.

5- Agora temos o Figueiredo a malhar dia sim dia não no Sport Lisboa e Benfica. "Afinal o SL Benfica ainda não consegue corromper todos (mas anda lá perto)"

que artista!

O Figueiredo não é um artista, é mais um artista que, à cara podre nos cospe em cima.

Qualquer bosta hoje o faz porque não sentem o poder do Benfica, sabem que no Benfica ninguém os vai atacar porque não sentem estes ataques...

Esta OPA foi mais uma da estrutura, engole quem gosta estrebucha quem está farto deste lodo silencioso que, lentamente, nos está a matar.

flsb

XineloBranco

o NGL ainda pode dar a volta a isto? ou é decisão sem recurso?

Zetuga

O chumbo deve-se a forma de financiamento do clube para pagar a OPA, certo? Diz a CMVM que o clube se financia atraves de dinheiro pago pela SAD.

Que dinheiro e' esse? Eu pensava que havia uma transação pelo estadio mas que se pagava a si propria ( A SAD pagava em renda durante 40 anos o que o clube pagava em prestações nesses 40 anos, sensivelmente) e que ja tinha sido feita a julho do ano passado?

Estou errado? Ha mais alguma coisa?

Confesso que sou contra a OPA, exclusivamente pelo preço desta e razão usada para estabelecimento desse preço.

Montano89

lonstrup

Citação de: Zetuga em 09 de Maio de 2020, 08:32
O chumbo deve-se a forma de financiamento do clube para pagar a OPA, certo? Diz a CMVM que o clube se financia atraves de dinheiro pago pela SAD.

Que dinheiro e' esse? Eu pensava que havia uma transação pelo estadio mas que se pagava a si propria ( A SAD pagava em renda durante 40 anos o que o clube pagava em prestações nesses 40 anos, sensivelmente) e que ja tinha sido feita a julho do ano passado?

Confesso que sou contra a OPA, exclusivamente pelo preço desta e razão usada para estabelecimento desse preço.
basicamente é isso. o Clube Benfica estava a ir buscar financiamento a contratos com a SAD par comprar acções da própria SAD. É proibido e errado. A CMVM bem defendeu os interesses e direitos dos seus clientes, a saber, a SAD que é cotada, e os accionistas.

Se o Benfica quer comprar mais acções tem de ser ele a arranjar o dinheiro.

No fundo, um dia feliz em que a chico espertice saiu derrotada.

lonstrup

E no senso mais geral, é um tema de chico espertice.

lonstrup

Citação de: Jakub em 09 de Maio de 2020, 00:52
Tens de lidar Vieira...
O NGL provavelmente tem é de ter uma conversinha com a malta que lhe garantiu que isto passava na CMVM na boa. Isto belisca a imagem do Benfica e da competência da sua estrutura dirigente.

Zetuga

Citação de: lonstrup em 09 de Maio de 2020, 09:02
Citação de: Zetuga em 09 de Maio de 2020, 08:32

basicamente é isso. o Clube Benfica estava a ir buscar financiamento a contratos com a SAD par comprar acções da própria SAD. É proibido e errado. A CMVM bem defendeu os interesses e direitos dos seus clientes, a saber, a SAD que é cotada, e os accionistas.

Se o Benfica quer comprar mais acções tem de ser ele a arranjar o dinheiro.

No fundo, um dia feliz em que a chico espertice saiu derrotada.

Mas o que o clube recebe da SAD, nao e' usado para pagar o estádio 'a SAD?E nao vai ser feito na mesma?