Benfica jersey project

Torgal

Citação de: MTrigueiros em 28 de Julho de 2020, 16:14
Citação de: fmtorgal em 28 de Julho de 2020, 16:13
Citação de: MTrigueiros em 28 de Julho de 2020, 16:01
Citação de: fmtorgal em 28 de Julho de 2020, 15:53
Citação de: MTrigueiros em 28 de Julho de 2020, 15:45
Citação de: fmtorgal em 28 de Julho de 2020, 15:35
Citação de: MTrigueiros em 28 de Julho de 2020, 14:59
Citação de: Kaká em 28 de Julho de 2020, 14:57
Citação de: MTrigueiros em 28 de Julho de 2020, 14:30
Citação de: fmtorgal em 28 de Julho de 2020, 13:07
Citação de: MTrigueiros em 28 de Julho de 2020, 12:23
Citação de: paulomaia1972 em 28 de Julho de 2020, 10:35
Citação de: fmtorgal em 27 de Julho de 2020, 20:26
Olá a todos mais uma vez. Começo por pedir desculpa à moderação por reavivar um tópico já parado há uns meses, mas o contexto nunca foi mais adequado do que agora.

Se quiserem alimentar este projeto ambicioso para conseguirmos otimizar o processo e visual das nossas camisolas todos os anos, é isso que nos propomos a fazer. Leiam com atenção e lancem as críticas sem filtro para podermos melhorar o que pretendemos.

-LINK INSTAGRAM- (Removi da citação porque entra em conflito com os restantes e o post fica todo em branco)
Obrigado a todos.  :slb2:
sugiro pedires reuniões com os dois candidatos da oposição, de certeza que te vão ouvir atentamente e no futuro acolher a sugestão.

De certeza absoluta.

Vão mandar foder a adidas e deixar outras pessoas fazer os equipamentos do clube.

Mas onde é que vocês vivem? O Benfica é representado por uma das maiores (se não a maior) marcas desportivas do mundo. Desde quando é que deixam de ser eles a desenhar os equipamentos e a permitir que terceiros o desenhem com a marca deles?

Isto faz 0 sentido. Os criadores do projeto que me perdoem, mas não é aqui que podem fazer a diferença. Façam sugestões sobre cores, símbolos monocromáticos ou não, sobre o ovo, etc. Coisas que realmente podem mudar. Não vão conseguir retirar a adidas da criação dos equipamentos.

PS: A FONT! Façam força pela criação de uma nova font. Eu contribuo com o que for preciso. Aí sim, podem fazer a diferença e oferecer valor ao clube, sem passar por cima da Adidas.

Se leres o documento no site ou a proposta aqui percebes que em nenhum lado queremos tirar a Adidas do processo.

A imagem no final do documento é apenas ilustrativa, nada mais, até acho que a vou tirar para não confundir as pessoas.

Nós sugerimos uma série de diretrizes para ajudar a "garantir" que os equipamentos sejam sempre mais consensuais, ou se preferires, menos mediáticos (pela negativa) do que têm sido

Tudo o que sugerimos em tom mais "absoluto" é alterável e apenas uma ideia do que idealizamos, até porque a base toda do projeto é a flexibilidade e compatibilidade entre partes envolvidas.

Do 3º equipamento até a uma pequena limitação de cores no principal  no secundário, há possibilidades para imensas combinações e estilo que possam satisfazer os adeptos e deixar a marca com a liberdade necessária para fazer o seu trabalho normal.

Relativo à font e ovo o BrunoPalma20 tem trabalhos muito bons publicados aqui no fórum.

Lettering:
Spoiler
Escudo:
Spoiler

Quanto ao monocromático, apenas diria que não deva ser utilizado no equipamento principal, nos alternativos não me importo mas é a minha opinião.

Não faz sentido quererem ser os criadores/designers dos equipamentos, até porque o Benfica não é parte desse processo.

Ao Benfica são apresentadas algumas propostas que depois são, ou não, aceites. Não sei qual é a influência que querem ter nesse processo. Querem receber os milhões da Adidas, mas limitá-los ao vermelho e branco? Querem impôr à Adidas a criação de um terceiro equipamento quando não temos público suficiente para vender dois sequer?

Essas imposições que querem eram meio caminho andado para meterem a Adidas.

Digo e repito, façamos força pelas fonts. Isso sim, podemos realmente mudar.

Por ventura, façam força também pelo vermelho e branco exclusivamente no equipamento principal. Eu não entrarei para esse peditório, mas é algo que vejo com pernas para andar, agora querer influenciar o poder de criação da Adidas é completamente utópico. E quem diz Adidas, diz Nike, Puma ou New Balance.

Não sei qual é a grande confusão. Qualquer criativo que trabalhe numa empresa que implique design (produto, ideias) sabe que tem que ter um scope de trabalho por parte do cliente.

Ninguém aqui sugere que usem o "template das riscas" ou aquela "layer" especifica.

Então sugerem o quê exatamente?

Acham que o Benfica come e cala em relação à Adidas, é isso? O Benfica todos os anos tem parte ativa no processo de escolha do equipamento. Se quiserem, critiquem essas decisões, mas nunca vão conseguir impor a Adidas que faça isto ou aquilo.

Eu acho que vocês não leram o que foi escrito, pelo menos espero que sim. Nós propomos exatamente que se reforce a proatividade do Benfica junto da Adidas. A marca faz o melhor para si, não deve nada a ninguém. O Benfica é que tem de ter o papel sugestivo e ativo, e não o tem atualmente.

Tu é que partes desse pressuposto.

O Benfica não é pro-ativo porque aceitou um equipamento com dourado e preto? Não é pro-ativo porque teve um equipamento alternativo feio em 2019/20?

Ou não é pro-ativo porque não tem um terceiro equipamento?

A maioria de nós pensa: "os equipamentos são feios, o Benfica não se está a mexer". Na verdade, não fazemos puta ideia do que se passa. Há um companheiro nosso que todos os anos nos fala da nova camisola em meados de Novembro (?). Isso demonstra que existe trabalho, agora se eu gosto ou não, é outra coisa. O Benfica, como o Real Madrid ou o Barcelona, nunca vai ter um equipamento que agrade a todos. Nunca.

E até discordo da falta de pro-atividade ou inovação do Benfica. Aceitar o monocromático e novas cores (dentro dos limites que considero aceitáveis) demonstra que o clube quer abrir os horizontes e não ficar fechado numa bolha do vermelho e branco com equipamentos consecutivamente iguais ou muito idênticos.

Falta de proatividade para mim é menos "grave" do que proatividade e aceitar algumas coisas.

Tenho todo o respeito por quem lá trabalha no Benfica e Adidas mas se acho que há algo que pode ser melhorado e me parece ter algum consenso nos adeptos vou tentar.

Quanto a haver equipamentos em Novembro, os equipamentos começam sempre com muita antecedência a ser feitos, se há dados em Novembro ou não é puramente por sorte dos leaks e nada tem que ver com competência. Competência essa, para que fique dito, que eu sei que as pessoas envolvidas têm.

Acho que se está a olhar para este projeto como um atestado de incompetência e não é esse o objetivo. Respeito o que dizes e agradeço as críticas mas temo que seja um pouco distorcido do objetivo principal. Se fosse assim porque é que o pessoal se mexeu para tirar o retângulo da TMN há uns anos?

Isso é como dizer que o Vieira se importa com o Benfica e que virem entulhos de jogadores não significa que ele só olha a comissões, tanto quanto sabemos negociou com o Bernardo Silva e ele não quis voltar, porque essas coisas são confidenciais. Óbvio que estou a gozar mas não podemos também assumir, por falta de informação, que tudo está a ser feito da parte do Benfica.

Espero que não estejas a comparar um patrocínio azul bebe que ocupava grande parte da camisola com um emblema monocromático ou preto e dourado na camisola.

Foi uma ação muito importante, não tenho dúvidas nenhumas, mas não tem comparação com a situação vivida neste momento.

Neste momento, há pessoal que está triste porque não acha as camisolas bonitas. Faz parte. A camisola principal de 2019/20 é fantástica, a alternativa de 2020/21 parece muito boa. Mas mais uma vez, são gostos. Eu até posso querer o mundo à minha maneira e fico contente por ver que as pessoas não se vergam ou ficam satisfeitas com o que têm, procurando sempre mais e melhor, mas convém ter noção. Hoje és tu que queres mudar, amanhã a tua ideia é implementada e o Manel quer mudar e atropelar aquilo pelo qual lutaste e tanto trabalho te deu.

Hoje, em 2020, os equipamentos das grandes equipas de futebol patrocinados pelas grandes marcas, são mais do meras camisolas de desporto. São também peças de moda. Querer fechar o Benfica numa bolha de duas cores é cortar qualquer hipótese de crescimento neste setor. A inovação faz parte da moda e temos de saber conviver com isso. Vão haver camisolas que adoramos e outros que detestamos e em sentido inverso, o nosso vizinho vai adorar as que detestamos e odiar as que nós adoramos.

Continuo a sublinhar que esta iniciativa não quer fechar Benfica em bolhas de 2 cores nem acabar com monocromáticos.

Continuo a achar que o Benfica só tem a ganhar em ouvir os adeptos, seja qual for a via.

O que tu dizes sobre peças de moda é exatamente o que está no pdf e até temos toda uma secção a defender a marca no documento.

Então desculpa mas não percebo qual é o objetivo deste projeto.

Não consigo mesmo perceber quais são as mudanças que querem implementar.

Eu acho que está claro.

Há todo o tipo de sugestões e clareza quanto à flexibilidade do que propomos. Conciliar as cores do Benfica sem ser um adepto que exige só vermelho e branco e dar liberdade criativa à marca mas direccionada para 1 possivel opinião dos adeptos.

Até sugerimos terceiro equipamento.

Mas lá está, sem reunir e trocar impressões não passa de 1 pdf estático.

Na minha opinião é uma iniciativa que em nada prejeudica o Benfica e que, podendo não dar em nada, pode acrescentar algo.

Fenómeno

Citação de: AlexVentura em 09 de Abril de 2020, 14:30
Citação de: fmtorgal em 04 de Abril de 2020, 17:53
Boa tarde a todos, deixo aqui o projeto que tenho vindo a desenvolver com o BrunoPalma20 e com alguns pareceres e conselhos essenciais do Phils, acerca de uma possível abordagem para os nosso equipamentos. Já andamos a conversar acerca disto desde os equipamentos da época passada onde diversas versões deste texto "final" foram discutidos e vários equipamentos esboçados juntamente com os que eu e ele publicávamos nesses tópicos. Espero que gostem e que dêem a vossa opinião, seja ela em concordância com a nossa ou de uma perspetiva oposta. Se quiserem o pdf deste texto enviem-me PM com o vosso e-mail.

PROJETO – GÉNESE DA CAMISOLA DO SPORT LISBOA E BENFICA

Este projeto tem como objetivo destacar a imagem icónica associada a todos os equipamentos do Benfica e convergir as opiniões dos sócios e o trabalho da marca + clube em torno da criação das camisolas do clube.

Em paralelo com este propósito, pretende-se reforçar a ponte entre sócios e Direção de modo a chegar à marca com efetividade e propósitos úteis e bem definidos. Ao mesmo tempo propõe-se uma abordagem estratégica à génese dos equipamentos que tenha como base esta comunicação efetiva entre diferentes intervenientes relevantes desta tríade constituída por marca, clube e sócios.

De modo a compreender na totalidade o objetivo do projeto proposto invoca-se a história do nosso clube. A famosa mística, presente no DNA do Benfica e em todos os milhões de adeptos, é inevitavelmente transportada em todos os símbolos, cânticos e especialmente na indumentária da equipa.

"Chove? Faz frio? Faz calor? Que importa? Nem que o jogo seja no fim do Mundo, entre as neves das serras ou no meio das chamas do inferno. Por terra, por mar ou pelo ar, eles aí vão! Os adeptos do Benfica atrás da equipa. Grande. Incomparável. Extraordinária massa associativa. É esta a mística do Benfica.". – Bella Gutman

Reconhecemos a inevitável ligação ao símbolo que transportamos junto ao coração. Orgulhamo-nos de vestir vermelho, branco ou qualquer peça que transpareça o nosso benfiquismo e, sobretudo, que a beleza do que vestimos faça justiça à grandeza do maior clube em Portugal.

É extremamente importante sublinhar a tradição, não nos deixando rodear apenas do que foi o passado, mas preservando o que sempre foi a nossa identidade ao longo da história do clube.
Tipicamente, e talvez o facto mais unânime, temos cores que nos definiram ao longo dos anos, figurando sempre vermelhos e brancos e poucas mais ligeiras variações até aos últimos anos.

Deixo um link com alguns dos equipamentos da história do Benfica, sugerindo que quem tiver mais informação a possa colocar aqui para completar este historial de camisolas do clube:

https://www.oldfootballshirts.com/pt/teams/b/benfica/old-benfica-football-shirts-t387.html

O lado da marca:

Por detrás da génese das camisolas da Adidas existe um trabalho preparatório baseado na história do clube e estudos internos. Como marca, é necessário inovar ano após ano, mesmo tendo em conta os aspetos irracionais relacionados com os desejos dos adeptos, o que torna este tipo de trabalho um processo muito desafiante. Hoje em dia, o processo de elaboração de equipamentos de futebol não é apenas baseado no aspeto da camisola em conformidade com o clube, mas também no procedimento que é transformar o que é normalmente utilizado como roupa para desporto em indumentária para o quotidiano, usada em atividades não relacionadas com futebol ou vista como uma peça de roupa com simbolismo. Paralelo à produção da marca e processo criativo, é dever do clube transmitir as diretrizes corretas e obrigações que irão garantir a preservação da identidade e ADN da equipa no equipamento. Por isso, num cenário hipotético onde existe uma camisola mais criticada ou menos vendida, ambos clube e marca repartem as culpas e responsabilidades, tendo sempre em conta que a marca age em conformidade com as instruções que lhe são dadas, o que implicitamente faz do clube o principal responsável pelo aspeto dos equipamentos para a época seguinte. Em geral, o processo de criação dos novos equipamentos converge em dois diferentes desafios como já se pode assumir:
   Inovar o design da camisola e cores, o suficiente para ter um aspeto diferente
   Manter detalhes e cores tradicionais ao mesmo tempo que se produz o visual distinto.

Pode-se dizer que mudanças radicais são frequentemente associadas com resultados negativos, no entanto são claramente necessárias de um ponto de vista comercial e de marketing, para que os produtos se distingam de ano para ano de modo a fazer vendas significativas. A resposta a qualquer tipo de equipamentos discutivelmente criticados negativamente é potenciar ambos estes desafios enunciados, dando à marca a sua própria liberdade e mantendo uma abordagem sóbria que preserve os detalhes simbólicos do clube sem medidas demasiado conservadoras.

São as propostas:

1.   Focus Group

A criação da tal ponte de ligação entre Adidas, Benfica e sócios de modo a contribuir para a probabilidade aumentada de aprovação dos equipamentos junto da população-alvo: os sócios e adeptos do SLB. O grupo será idealmente constituído por uma pequena amostra de 3-4 sócios criteriosamente selecionados, de modo ainda indeterminado, que consiga recolher de forma descentralizada a opinião geral dos adeptos do clube, extrapolando opiniões generalizadas em informação específica e veiculada de modo a apresentar propostas concretas à direção do clube e marca em breves e esporádicas reuniões. Todo o processo e dinamismo será certamente articulado sob termos de privacidade e todos os meios e mecanismos legais e sigilosos necessários para que o clube não seja prejudicado.

2.   Plataforma de Conceito da Marca

Criação de uma plataforma com a Adidas, que tenha meios para explicar o conceito da marca para os equipamentos.
Um "conceito criativo" não é nada mais do que metáforas que designers usam para ajudar as pessoas a entenderem uma ideia ou referência. Podem chegar ao utilizador/observador de uma forma explícita e visível ou mais simbólica e subliminar. Como exemplo ilustrativo observe-se o logótipo da Amazon: o conceito da marca é ter tudo de A a Z, salientando no símbolo a seta que aponta do A ao Z. São estas referências e simbolismos que o utilizador comum não vê mas que são apresentados e que de forma discreta são interiorizados pelo consumidor que se identifica com o design feito. Esta plataforma tem o objetivo de atenuar qualquer mudança (radical ou discreta) feita no design/padrões e, eventualmente, ser alvo de maiores críticas.

Sublinha-se que não há obrigação nem da marca nem do clube de esclarecer de modo algum estes elementos, mas entendemos que uma medida tão simples será benéfica para as 3 partes.
Desta forma, os adeptos poderão entender, de forma resumida, as vias de pensamento e lógica utilizados pela marca para fazer inovações a nível gráfico, especialmente em anos de mudanças mais vincadas nos estilos das camisolas, que necessitam de ser feitas de vez em quando. Qualquer que seja o estilo implementado, será certamente mais aceite se for acompanhado de informações que possam imergir o adepto no prisma de pensamento do criador e do designer assim como nos eventuais simbolismos e razões de cada elemento da camisola ser como é.

Acompanhada desta explicação estaria a inclusão de "Easter Eggs" ou detalhes simbólicos (mais ou menos visíveis) relativos ao Benfica, que tornem a camisola mais icónica do que já é. Exemplo aleatório: comemoração de uma data histórica por dentro da gola, marca de água de algum elemento discreto, mas memorável da nossa história, etc.

3.   Guidelines

De modo a garantir e transmitir os ideais que se pretende preservar nas camisolas do clube, é necessário estabelecer critérios-base bem definidos para que a marca e clube possam adequar a sua estratégia aos pilares do clube e ao gosto dos adeptos. É essencial definir critérios concisos e óbvios, mas deixar espaço para adaptações e flexibilidade.

De exemplo e em rascunho, sem fazer disto a sugestão absoluta das diretrizes de que falamos:

Camisola Principal: Base sempre vermelha (dentro de uma gama de vermelhos) com pormenores brancos, possivelmente alterados em necessidade de inovar esporadicamente a camisola, mantendo preferencialmente sempre algum pormenor em branco mas não obrigatoriamente.

Camisola Alternativa: Base branca, possivelmente alternando de ano a ano com preto, apostando em pormenores de diversas cores conforme a época, podendo ou não apostar-se na modernização de antigos equipamentos do Benfica ou inovando por completo. Seria, a nosso ver, um passo bem recebido pelos adeptos, pois o alternativo branco é um dos grandes símbolos da nossa história, deixando claro espaço para alternância com o preto como sugerimos (discutível) para que não haja saturação. Não podemos esquecer o que é a opinião de adeptos e o que é a visão de quem é designer e faz isto da vida. Em todo o caso, é importante achar um consenso e tudo o que é dito aqui ou futuramente está aberto a sugestões e alterações.

Terceira Camisola: Talvez a medida mais pesada da que propomos. Consideramos, apesar da realidade portuguesa em comparação com as big5, que o Benfica atinge uma dimensão na qual se justifica a elaboração de um terceiro equipamento. Desta forma podemos ter sempre 2 equipamentos mais "conservadores" e outro que seja a tela de inserção das mudanças mais radicais de visual e experimentação. É importante sublinhar que terceira camisola não implica menor utilização que o equipamento alternativo, sendo o critério de utilização e exposição da mesma totalmente decidido pelo clube. Também é importante saber que muitas vezes o Benfica defronta equipas com as quais ambos equipamentos Principal e Alternativo não são compatíveis, tendo muitas vezes o Benfica recorrido a equipamentos de épocas passadas para colmatar esta lacuna. Com este dado reforça-se se a existência de um terceiro equipamento diferenciador.

4.   Edições Especiais

Tal como aconteceu com o Real Madrid, Bayern e algumas equipas da MLS, seria interessante do ponto de vista de marketing e visual ver o Benfica associar-se a algumas causas como a PARLEY FOR THE OCEANS, com a qual a Adidas fez parceria juntamente com os clubes referidos. O resultado foram equipamentos de acordo com as tradicionais cores dos clubes, mas feitos de plásticos recolhidos do oceano e consequentemente com preços mais baratos e um significado acrescido pelo gesto que representam e pela beleza que tinham. Não se pretende apenas indicar que o Benfica deveria fazer algo com a Parley mas utilizar como um dos melhores exemplos. Deixo um link com os equipamentos do Bayern e Real:

https://www.footyheadlines.com/2016/11/adidas-parley-bayern-munich-and-real-madrid-kits.html

Em jeito de nota e anexo:

Não será talvez mais adequado em conjunto com a proposta acima feita, mas considero de tanta ou mais relevância movermo-nos no sentido de alterar o lettering nas competições (sem ser a Liga), como fazem todos os outros clubes, tendo em conta que o lettering que usamos é, na minha opinião, muito mau.
Dito isto, deixo aqui o link do projeto do BrunoPalma20, na esperança que fiquem sensibilizados e queiram, tanto como eu, vê-lo nas costas das nossas camisolas. Juntos podemos fazer tudo o que beneficie o nosso clube.

https://www.behance.net/gallery/81001205/SL-BENFICA-Lettering-Project-Concept

Também deixo a nota para o desejo de ver continuada a insistência no regresso do escudo de campeões nacionais em vez do "ovo" que utilizamos, quer seja no peito ou na manga esquerda.

Termino apenas dizendo que o Benfica tem diversos dossiers importantes e capítulos que cheguem para ocupar as funções de todos os responsáveis, e em nada quero descredibilizar este projeto insinuando que só isto importa. Apenas queremos sublinhar que o visual do clube, tanto pelo simbolismo da camisola vestida em campo, como pelo consumidor que adquire o produto a um custo elevado, é relevante e deve ser tratado com importância proporcional à grandeza de um clube que deve ser vestido à altura dos adeptos que representa.

Deixo agora aberta a discussão para darem a vossa opinião e subscreverem este projeto para que possam ser a força motriz para isto chegar onde deve. Não se inibam e obrigado pela vossa atenção.

VIVA O BENFICA!

Atenciosamente,

Fmtorgal (FTKits)
BrunoPalma20 (Glad Design)

Contactos:
[email protected]
[email protected]

:slb2:

Fantástico trabalho!
Subscrevo este belíssimo trabalho.

Mais do que um simples like, é valorizar todo um trabalho de várias horas em prol do nosso Benfica!

Há que valorizar, ajudar e dinamizar estes projetos. Espero que, entre o vasto leque de membros aqui neste fórum, haja pessoas que possam dar avante e um empurrão a esta iniciativa.

Os meus sinceros parabéns!

Por aqui sr. Ventura?

Já não o vejo em nada relacionado com o Benfica.  Foi apenas um trampolim para si?

Cumprimentos.

Notguilty

Mostrar o Projecto ao Futuro Presidente, João Noronha Lopes asap

AlexVentura

Citação de: Fenómeno em 28 de Julho de 2020, 16:40
Citação de: AlexVentura em 09 de Abril de 2020, 14:30
Citação de: fmtorgal em 04 de Abril de 2020, 17:53
Boa tarde a todos, deixo aqui o projeto que tenho vindo a desenvolver com o BrunoPalma20 e com alguns pareceres e conselhos essenciais do Phils, acerca de uma possível abordagem para os nosso equipamentos. Já andamos a conversar acerca disto desde os equipamentos da época passada onde diversas versões deste texto "final" foram discutidos e vários equipamentos esboçados juntamente com os que eu e ele publicávamos nesses tópicos. Espero que gostem e que dêem a vossa opinião, seja ela em concordância com a nossa ou de uma perspetiva oposta. Se quiserem o pdf deste texto enviem-me PM com o vosso e-mail.

PROJETO – GÉNESE DA CAMISOLA DO SPORT LISBOA E BENFICA

Este projeto tem como objetivo destacar a imagem icónica associada a todos os equipamentos do Benfica e convergir as opiniões dos sócios e o trabalho da marca + clube em torno da criação das camisolas do clube.

Em paralelo com este propósito, pretende-se reforçar a ponte entre sócios e Direção de modo a chegar à marca com efetividade e propósitos úteis e bem definidos. Ao mesmo tempo propõe-se uma abordagem estratégica à génese dos equipamentos que tenha como base esta comunicação efetiva entre diferentes intervenientes relevantes desta tríade constituída por marca, clube e sócios.

De modo a compreender na totalidade o objetivo do projeto proposto invoca-se a história do nosso clube. A famosa mística, presente no DNA do Benfica e em todos os milhões de adeptos, é inevitavelmente transportada em todos os símbolos, cânticos e especialmente na indumentária da equipa.

"Chove? Faz frio? Faz calor? Que importa? Nem que o jogo seja no fim do Mundo, entre as neves das serras ou no meio das chamas do inferno. Por terra, por mar ou pelo ar, eles aí vão! Os adeptos do Benfica atrás da equipa. Grande. Incomparável. Extraordinária massa associativa. É esta a mística do Benfica.". – Bella Gutman

Reconhecemos a inevitável ligação ao símbolo que transportamos junto ao coração. Orgulhamo-nos de vestir vermelho, branco ou qualquer peça que transpareça o nosso benfiquismo e, sobretudo, que a beleza do que vestimos faça justiça à grandeza do maior clube em Portugal.

É extremamente importante sublinhar a tradição, não nos deixando rodear apenas do que foi o passado, mas preservando o que sempre foi a nossa identidade ao longo da história do clube.
Tipicamente, e talvez o facto mais unânime, temos cores que nos definiram ao longo dos anos, figurando sempre vermelhos e brancos e poucas mais ligeiras variações até aos últimos anos.

Deixo um link com alguns dos equipamentos da história do Benfica, sugerindo que quem tiver mais informação a possa colocar aqui para completar este historial de camisolas do clube:

https://www.oldfootballshirts.com/pt/teams/b/benfica/old-benfica-football-shirts-t387.html

O lado da marca:

Por detrás da génese das camisolas da Adidas existe um trabalho preparatório baseado na história do clube e estudos internos. Como marca, é necessário inovar ano após ano, mesmo tendo em conta os aspetos irracionais relacionados com os desejos dos adeptos, o que torna este tipo de trabalho um processo muito desafiante. Hoje em dia, o processo de elaboração de equipamentos de futebol não é apenas baseado no aspeto da camisola em conformidade com o clube, mas também no procedimento que é transformar o que é normalmente utilizado como roupa para desporto em indumentária para o quotidiano, usada em atividades não relacionadas com futebol ou vista como uma peça de roupa com simbolismo. Paralelo à produção da marca e processo criativo, é dever do clube transmitir as diretrizes corretas e obrigações que irão garantir a preservação da identidade e ADN da equipa no equipamento. Por isso, num cenário hipotético onde existe uma camisola mais criticada ou menos vendida, ambos clube e marca repartem as culpas e responsabilidades, tendo sempre em conta que a marca age em conformidade com as instruções que lhe são dadas, o que implicitamente faz do clube o principal responsável pelo aspeto dos equipamentos para a época seguinte. Em geral, o processo de criação dos novos equipamentos converge em dois diferentes desafios como já se pode assumir:
   Inovar o design da camisola e cores, o suficiente para ter um aspeto diferente
   Manter detalhes e cores tradicionais ao mesmo tempo que se produz o visual distinto.

Pode-se dizer que mudanças radicais são frequentemente associadas com resultados negativos, no entanto são claramente necessárias de um ponto de vista comercial e de marketing, para que os produtos se distingam de ano para ano de modo a fazer vendas significativas. A resposta a qualquer tipo de equipamentos discutivelmente criticados negativamente é potenciar ambos estes desafios enunciados, dando à marca a sua própria liberdade e mantendo uma abordagem sóbria que preserve os detalhes simbólicos do clube sem medidas demasiado conservadoras.

São as propostas:

1.   Focus Group

A criação da tal ponte de ligação entre Adidas, Benfica e sócios de modo a contribuir para a probabilidade aumentada de aprovação dos equipamentos junto da população-alvo: os sócios e adeptos do SLB. O grupo será idealmente constituído por uma pequena amostra de 3-4 sócios criteriosamente selecionados, de modo ainda indeterminado, que consiga recolher de forma descentralizada a opinião geral dos adeptos do clube, extrapolando opiniões generalizadas em informação específica e veiculada de modo a apresentar propostas concretas à direção do clube e marca em breves e esporádicas reuniões. Todo o processo e dinamismo será certamente articulado sob termos de privacidade e todos os meios e mecanismos legais e sigilosos necessários para que o clube não seja prejudicado.

2.   Plataforma de Conceito da Marca

Criação de uma plataforma com a Adidas, que tenha meios para explicar o conceito da marca para os equipamentos.
Um "conceito criativo" não é nada mais do que metáforas que designers usam para ajudar as pessoas a entenderem uma ideia ou referência. Podem chegar ao utilizador/observador de uma forma explícita e visível ou mais simbólica e subliminar. Como exemplo ilustrativo observe-se o logótipo da Amazon: o conceito da marca é ter tudo de A a Z, salientando no símbolo a seta que aponta do A ao Z. São estas referências e simbolismos que o utilizador comum não vê mas que são apresentados e que de forma discreta são interiorizados pelo consumidor que se identifica com o design feito. Esta plataforma tem o objetivo de atenuar qualquer mudança (radical ou discreta) feita no design/padrões e, eventualmente, ser alvo de maiores críticas.

Sublinha-se que não há obrigação nem da marca nem do clube de esclarecer de modo algum estes elementos, mas entendemos que uma medida tão simples será benéfica para as 3 partes.
Desta forma, os adeptos poderão entender, de forma resumida, as vias de pensamento e lógica utilizados pela marca para fazer inovações a nível gráfico, especialmente em anos de mudanças mais vincadas nos estilos das camisolas, que necessitam de ser feitas de vez em quando. Qualquer que seja o estilo implementado, será certamente mais aceite se for acompanhado de informações que possam imergir o adepto no prisma de pensamento do criador e do designer assim como nos eventuais simbolismos e razões de cada elemento da camisola ser como é.

Acompanhada desta explicação estaria a inclusão de "Easter Eggs" ou detalhes simbólicos (mais ou menos visíveis) relativos ao Benfica, que tornem a camisola mais icónica do que já é. Exemplo aleatório: comemoração de uma data histórica por dentro da gola, marca de água de algum elemento discreto, mas memorável da nossa história, etc.

3.   Guidelines

De modo a garantir e transmitir os ideais que se pretende preservar nas camisolas do clube, é necessário estabelecer critérios-base bem definidos para que a marca e clube possam adequar a sua estratégia aos pilares do clube e ao gosto dos adeptos. É essencial definir critérios concisos e óbvios, mas deixar espaço para adaptações e flexibilidade.

De exemplo e em rascunho, sem fazer disto a sugestão absoluta das diretrizes de que falamos:

Camisola Principal: Base sempre vermelha (dentro de uma gama de vermelhos) com pormenores brancos, possivelmente alterados em necessidade de inovar esporadicamente a camisola, mantendo preferencialmente sempre algum pormenor em branco mas não obrigatoriamente.

Camisola Alternativa: Base branca, possivelmente alternando de ano a ano com preto, apostando em pormenores de diversas cores conforme a época, podendo ou não apostar-se na modernização de antigos equipamentos do Benfica ou inovando por completo. Seria, a nosso ver, um passo bem recebido pelos adeptos, pois o alternativo branco é um dos grandes símbolos da nossa história, deixando claro espaço para alternância com o preto como sugerimos (discutível) para que não haja saturação. Não podemos esquecer o que é a opinião de adeptos e o que é a visão de quem é designer e faz isto da vida. Em todo o caso, é importante achar um consenso e tudo o que é dito aqui ou futuramente está aberto a sugestões e alterações.

Terceira Camisola: Talvez a medida mais pesada da que propomos. Consideramos, apesar da realidade portuguesa em comparação com as big5, que o Benfica atinge uma dimensão na qual se justifica a elaboração de um terceiro equipamento. Desta forma podemos ter sempre 2 equipamentos mais "conservadores" e outro que seja a tela de inserção das mudanças mais radicais de visual e experimentação. É importante sublinhar que terceira camisola não implica menor utilização que o equipamento alternativo, sendo o critério de utilização e exposição da mesma totalmente decidido pelo clube. Também é importante saber que muitas vezes o Benfica defronta equipas com as quais ambos equipamentos Principal e Alternativo não são compatíveis, tendo muitas vezes o Benfica recorrido a equipamentos de épocas passadas para colmatar esta lacuna. Com este dado reforça-se se a existência de um terceiro equipamento diferenciador.

4.   Edições Especiais

Tal como aconteceu com o Real Madrid, Bayern e algumas equipas da MLS, seria interessante do ponto de vista de marketing e visual ver o Benfica associar-se a algumas causas como a PARLEY FOR THE OCEANS, com a qual a Adidas fez parceria juntamente com os clubes referidos. O resultado foram equipamentos de acordo com as tradicionais cores dos clubes, mas feitos de plásticos recolhidos do oceano e consequentemente com preços mais baratos e um significado acrescido pelo gesto que representam e pela beleza que tinham. Não se pretende apenas indicar que o Benfica deveria fazer algo com a Parley mas utilizar como um dos melhores exemplos. Deixo um link com os equipamentos do Bayern e Real:

https://www.footyheadlines.com/2016/11/adidas-parley-bayern-munich-and-real-madrid-kits.html

Em jeito de nota e anexo:

Não será talvez mais adequado em conjunto com a proposta acima feita, mas considero de tanta ou mais relevância movermo-nos no sentido de alterar o lettering nas competições (sem ser a Liga), como fazem todos os outros clubes, tendo em conta que o lettering que usamos é, na minha opinião, muito mau.
Dito isto, deixo aqui o link do projeto do BrunoPalma20, na esperança que fiquem sensibilizados e queiram, tanto como eu, vê-lo nas costas das nossas camisolas. Juntos podemos fazer tudo o que beneficie o nosso clube.

https://www.behance.net/gallery/81001205/SL-BENFICA-Lettering-Project-Concept

Também deixo a nota para o desejo de ver continuada a insistência no regresso do escudo de campeões nacionais em vez do "ovo" que utilizamos, quer seja no peito ou na manga esquerda.

Termino apenas dizendo que o Benfica tem diversos dossiers importantes e capítulos que cheguem para ocupar as funções de todos os responsáveis, e em nada quero descredibilizar este projeto insinuando que só isto importa. Apenas queremos sublinhar que o visual do clube, tanto pelo simbolismo da camisola vestida em campo, como pelo consumidor que adquire o produto a um custo elevado, é relevante e deve ser tratado com importância proporcional à grandeza de um clube que deve ser vestido à altura dos adeptos que representa.

Deixo agora aberta a discussão para darem a vossa opinião e subscreverem este projeto para que possam ser a força motriz para isto chegar onde deve. Não se inibam e obrigado pela vossa atenção.

VIVA O BENFICA!

Atenciosamente,

Fmtorgal (FTKits)
BrunoPalma20 (Glad Design)

Contactos:
[email protected]
[email protected]

:slb2:

Fantástico trabalho!
Subscrevo este belíssimo trabalho.

Mais do que um simples like, é valorizar todo um trabalho de várias horas em prol do nosso Benfica!

Há que valorizar, ajudar e dinamizar estes projetos. Espero que, entre o vasto leque de membros aqui neste fórum, haja pessoas que possam dar avante e um empurrão a esta iniciativa.

Os meus sinceros parabéns!

Por aqui sr. Ventura?

Já não o vejo em nada relacionado com o Benfica.  Foi apenas um trampolim para si?

Cumprimentos.

Sempre presente pelo nosso Benfica... são alturas de vida em que frequentamos mais o fórum mas comentamos menos. Mas caminhamos sempre em prol do nosso Benfica! Aproximamo-nos de uma altura fundamental da nossa história, em Outubro, e temos de remar para chegarmos ao que mais anseamos. Voltaremos a ter um Benfica forte, aqui dentro e na Europa.

Um abraço!

AlexVentura

Citação de: Notguilty em 28 de Julho de 2020, 16:42
Mostrar o Projecto ao Futuro Presidente, João Noronha Lopes asap
Tentarei dar seguimento

Kaká

nelsonreb

Pinguinha

O que fazem tópicos de realidade Virtual aqui no Geral ?

Também posso abrir um tópico aqui no Geral com o meu Saved Game que vou fazer no Football Manager com o Benfica ?

é mais ou menos ela por ela

Torgal

Torgal

Citação de: Pinguinha em 28 de Julho de 2020, 22:29
O que fazem tópicos de realidade Virtual aqui no Geral ?

Também posso abrir um tópico aqui no Geral com o meu Saved Game que vou fazer no Football Manager com o Benfica ?

é mais ou menos ela por ela

É uma proposta para o SL Benfica com recolha de "assinaturas" no site onde dá para fazer download do pdf. Mas podes por aqui o teu Saved Game, não seria SB sem um outro comentário troll pelo meio.  :slb2:

Kaká

O que interessa são os objectivos do documento enquanto ideia de linha orientadora. Não os templates publicados.

nelsonreb

Torgal

Citação de: nelsonreb em 28 de Julho de 2020, 23:18
Citação de: fmtorgal em 28 de Julho de 2020, 22:34
Citação de: nelsonreb em 28 de Julho de 2020, 18:28
Citação de: Kaká em 28 de Julho de 2020, 18:24
Comprava esta já se houvesse ;D

https://www.instagram.com/p/B8WIzyClCAs/

linda..só mudar para um vermelho mais à BENFICA

É suposto ser terceiro equipamento celebrativo.

OK ok. Não reparei.
Sorry

Eu é que não fiz isso claro, escusas de pedir desculpa camarada!

nelsonreb

Citação de: fmtorgal em 28 de Julho de 2020, 23:43

OK ok. Não reparei.
Sorry

Mas esta mesmo brutal..
Tenho que fazer uns também. Já que mexo bem no adobe photoshop..
Ser fotógrafo tem destas coisas. Hahaha

Torgal

Citação de: nelsonreb em 28 de Julho de 2020, 23:48
Citação de: fmtorgal em 28 de Julho de 2020, 23:43

OK ok. Não reparei.
Sorry

Mas esta mesmo brutal..
Tenho que fazer uns também. Já que mexo bem no adobe photoshop..
Ser fotógrafo tem destas coisas. Hahaha

Entrei no Photoshop pela fotografia, é um hobbie que me foi passado pelo meu pai. Força nisso, mais feedback aqui nos equipamentos é sempre bem-vindo.

Estas ferramentas dão jeito para ilustrar a opinião escrita.