Anatoliy Trubin

Guarda-redes, 25 anos,
Ucrânia
Equipa Principal: 4 épocas (2023-), 152 jogos (13634 minutos), 1 golo
Em 2026/2027: 3 jogos (270 minutos), 0 golos

Títulos: Supertaça (1), Taça da Liga (1)

Mercurio_10

Citação de: 20Nico Gaitan20 em 18 de Setembro de 2026, 07:55
Citação de: ZICKLER em 17 de Setembro de 2026, 16:40trubin jogou porque havia a necessidade De rodar

PONTO
nao acho nada que havia necessidade de rodar na Baliza.

Alias essa ideia do Samu ser GR da Liga e o Trubin da Europa nao faz muito sentido visto que o Samu fez 4 jogos da Liga Europa antes deste.

A mim quer me parecer que o Marco quis testar o Trubin neste jogo a ver se pode mesmo jogar no Dragão.

E a resposta do Uncraniano foi afirmativa.

Não acredito nada que tire o Samuel agora.

Ja Clbeb

Citação de: J_PN em 17 de Setembro de 2026, 17:16Pelos vistos anda a treinar com uma optometrista desportiva (que trabalha com o Hornicek).

Parece-me que estava acomodado, sobretudo.

Por acaso, e sem ter nenhuma informação privilegiada, sempre me parece que o Vlachodimus também precisava de ajuda nesta área. 

Bleach

É obvio que não vai ser titular...o marco sabe ter o grupo na mão...primeiro é preciso o Samuel justificar a perca do lugar...

Montano89

Citação de: Bleach em 18 de Setembro de 2026, 11:38É obvio que não vai ser titular...o marco sabe ter o grupo na mão...primeiro é preciso o Samuel justificar a perca do lugar...

Esperemos então que não seja no domingo... já seria um bom pronuncio.

Pablito13

Citação de: ZICKLER em 17 de Setembro de 2026, 16:40trubin jogou porque havia a necessidade De rodar

PONTO

Alias essa ideia do Samu ser GR da Liga e o Trubin da Europa nao faz muito sentido visto que o Samu fez 4 jogos da Liga Europa antes deste.

A mim quer me parecer que o Marco quis testar o Trubin neste jogo a ver se pode mesmo jogar no Dragão.

Disse isto ainda antes de começarmos a pensar na Liga Europa. E, a juntar a isto, precisas também de ter o Trubin com ritmo e sem estar muito insatisfeito, isto no caso do Samuel Soares não corresponder e precisarmos de recorrer ao ucraniano. Esta primeira fase da Liga Europa, e com o grupo que temos (equipas que defrontamos), é o ideal para não termos o Trubin sem jogar.

E para mim, podendo estar enganado, digo já que vai jogar o Samuel Soares no Dragão. Se o Marco Silva, neste preciso momento, desse a titularidade ao Trubin, estaria a tirar toda a confiança e a "matar" o Samuel Soares.

Citação de: Pablito13 em 01 de Setembro de 2026, 21:09Aposto que o Trubin vai jogar esta primeira fase da Liga Europa, até porque foi um investimento que não pode estar sem calçar muito tempo. O Samuel vai jogar o campeonato, pelo menos por agora porque, se enterrar, o Trubin passa a ser titular e trocam papéis. Depois em Janeiro faz-se o ponto da situação, para decidir se contratamos um novo número um numa boa oportunidade que possa surgir de algum bom GR que não esteja a jogar no seu clube. Pode muito bem ser isto.

pirolito1

Citação de: Bleach em 18 de Setembro de 2026, 11:38É obvio que não vai ser titular...o marco sabe ter o grupo na mão...primeiro é preciso o Samuel justificar a perca do lugar...
Primeiro é preciso ganhar, isso é que é importante.

E não é preciso ninguém falhar para sair do 11, basta haver alguém com mais condições para jogar.

mojo_j0jo

Citação de: Mercurio_10 em 18 de Setembro de 2026, 11:07

PONTO

Não acredito nada que tire o Samuel agora.

É até ele mandar uma outra frangalhada, e depois matar carreira ao Samuel, quando for para o banco à bruta.

No último jogo já ia borrando a pintura.

O Benfica gerou muito mal o Samuel um rapaz com quase 25 anos, e quase nenhuns jogos a sénior.

Só mesmo no Benfica para se fazer isto. O Trubin não é a melhor coisa do mundo, e tem imensas falhas, mas o Samuel é pior. Mamas um golo por jogo, e em jogos que as equipas quase nunca rematam. Mas é sempre indefensável.

Bleach

Citação de: pirolito1 em 18 de Setembro de 2026, 14:17

E não é preciso ninguém falhar para sair do 11, basta haver alguém com mais condições para jogar.
para min o turbin até é melhor , mas quem percebe de treinar e gerir grupos a sério , sabe que não pode mandar um jogador para o banco só por achismo.
o samuel vai jogar e ter o lugar até perder esse lugar pelo que faz nos jogos , se o perder...

DB4700

Citação de: J_PN em 17 de Setembro de 2026, 17:16Pelos vistos anda a treinar com uma optometrista desportiva (que trabalha com o Hornicek).

não consigo perceber se isto é a gozar ou a falar a sério.

rsd

Citação de: DB4700 em 18 de Setembro de 2026, 15:14

Deve ser a sério. Mas não percebi se é algo de reflexos ou se ele vê mal

Rama212

Citação de: pirolito1 em 18 de Setembro de 2026, 14:17

No caso dos GR não é bem assim. Se o Samuel não comprometer... Estiver relativamente seguro entre os postes, o Trubin não calçará na liga. Pode jogar LE

Agora se o Samuel começar a comprometer, saltará fora

PedroMartins

Importante é estarem ambos em bom plano o Trubin e o Samuel, depois é uma luta positiva entre ambos.

Moikano

Vom muita pena pelo Samu, hoje jogava este.

E espero sinceramente que o Trubin tenha sprendido qualquer coisa acerca de ser profissional e não se acomodar.

Tentava comprar um guarda redes mais maduro e emprestava os dois miúdos: Samu e Diogo.

Para o ano tinhamos um Trubin ou motivado ou com substituto á altura.

o Noruego

ainda sai daqui conversa semelhante às do Shjelderup e Prestianni

Fearless

Citação de: DB4700 em 18 de Setembro de 2026, 15:14

Chat GPt.

CitaçãoNuma avaliação de optometria desportiva para um guarda-redes, para além de verificar a graduação e a acuidade visual, podem ser realizados testes bastante específicos:

* Acuidade visual dinâmica: capacidade de identificar detalhes enquanto a bola ou o alvo está em movimento. Provavelmente é mais relevante do que simplesmente ler letras paradas num ecrã.
* Estereopsia e perceção de profundidade: capacidade binocular para estimar distâncias e velocidades. É importante para decidir o momento certo de sair da baliza num cruzamento ou num 1 contra 1.
* Visão periférica: capacidade de detetar estímulos sem desviar o olhar da bola. Por exemplo, perceber onde está um avançado enquanto acompanha um cruzamento.
* Movimentos sacádicos e seguimento ocular: rapidez e precisão ao mudar o olhar bola → jogador → bola ou ao acompanhar uma trajetória rápida.
* Acomodação e convergência: velocidade com que os dois olhos focam e se coordenam quando as distâncias mudam.
* Coordenação olho-mão: um estímulo visual seguido de uma resposta manual; podem ser utilizados painéis luminosos ou estímulos aleatórios.
* Tempo de reação visual: quanto tempo decorre entre o aparecimento do estímulo e o início da resposta. Por vezes combina-se com tarefas de escolha: não basta reagir, é necessário decidir a que estímulo responder.
* Dominância ocular: qual dos olhos é dominante e como os dois trabalham em conjunto. Pode ser relevante quando existe uma assimetria marcada, embora isso não signifique necessariamente que seja preciso "corrigir" a dominância.
* Sensibilidade ao contraste: capacidade de distinguir a bola em condições de pouca luz, chuva, sombras, iluminação dos projetores ou quando existem cores semelhantes entre a bola, os equipamentos e o fundo.

E depois, o que é que se treina?

Aqui está a parte interessante. Podem ser feitos exercícios em que o guarda-redes mantém o olhar num ponto enquanto identifica estímulos periféricos, acompanha vários objetos simultaneamente, reage a luzes colocadas em diferentes posições ou recebe bolas enquanto tem de processar outra informação ao mesmo tempo.

Há, no entanto, uma distinção importante: um guarda-redes com um problema visual corrigível pode beneficiar claramente da sua deteção e correção. Já transformar uma visão normal numa espécie de "supervisão" através do treino visual tem evidência científica bastante menos sólida. Muitas melhorias observadas em exercícios com luzes ou ecrãs podem significar simplesmente que o atleta ficou melhor naquele exercício específico, sem que isso se traduza necessariamente em mais defesas durante um jogo.

Por isso, no futebol de alto nível, este trabalho faz mais sentido quando a optometria é integrada em situações reais de guarda-redes: trajetória da bola, visão parcialmente bloqueada por jogadores, remates inesperados, cruzamentos, ressaltos e tomada de decisão.

Há ainda uma questão muito interessante nos guarda-redes: eles nem sempre olham para a bola da forma que intuitivamente imaginaríamos. Os padrões de fixação do olhar dos guarda-redes experientes em penáltis e situações de 1 contra 1 são particularmente interessantes.