Projecto Olímpico Benfica

JMMC_NORTENHO

Citação de: TeamRocket37 em 16 de Julho de 2021, 14:48
https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2021/07/16/olimpico-benfica-ana-oliveira-declaracoes-toquio

Ana Oliveira: "É a maior missão olímpica de sempre do Benfica"

São 25 atletas de oito modalidades diferentes a competir em Tóquio de 23 de julho a 8 de agosto.

Lista dos 25 Atletas e 8 Modalidades:

Atletismo (1):

1. Pedro Pablo Pichardo (Portugal)
2. Francisco Belo (Portugal)
3. Marta Pen (Portugal)
4. Ricardo dos Santos (Portugal)
5. Anahi Suarez (Equador)

Canoagem (2):
6. Fernando Pimenta (Portugal)
7. João Ribeiro (Portugal)
8. Messias Baptista (Portugal)
9. Teresa Portela (Portugal)

Judo (3):
10. Telma Monteiro (Portugal)
11. Bárbara Timo (Portugal)
12. Rochelle Nunes (Portugal)
13. Anri Egutidze (Portugal)

Natação (4):
14. Diana Durães (Portugal)
15. Oussama Sahnoune (Argélia)
16. Souad Cherouati (Argélia)
17. Catarina Sousa (Angola)

Taekwondo (5):
18. Rui Bragança (Portugal)

Triatlo (6):
19. João Pereira (Portugal)
20. João Silva (Portugal)
21. Melanie Santos (Portugal)
22. Katie Zaferes (Estados Unidos)

Andebol (7):
23. Gustavo Capdeville (Portugal)
24. Alexis Borges (Portugal)

Futebol (8):
25. Letícia Izidoro (Brasil)

Venham os Jogos Olímpicos.

Anda comentar no hóquei, fazes falta.  O0

TeamRocket37

TeamRocket37

TeamRocket37

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2021/07/24/taekwondo-benfica-jogos-olimpicos-rui-braganca-resultado

Rui Bragança ficou na primeira ronda
Atleta do SL Benfica competiu na categoria de -58 kg de taekwondo nos Jogos Olímpicos e perdeu frente ao espanhol Adrián Vicente Yunta.

Primeiro atleta do Sport Lisboa e Benfica a entrar em competição nos Jogos Olímpicos, Rui Bragança enfrentou Adrián Vicente Yunta na ronda inaugural de -58 kg no taekwondo, neste sábado, 24 de julho. A derrota por 24-9, somada à posterior eliminação do adversário espanhol no segundo combate, determinou o ponto final no trajeto do português nas Olimpíadas de Tóquio.
O resultado averbado frente a Adrián Vicente Yunta deixou a continuidade de Rui Bragança em prova nas mãos do espanhol, que cairia ao segundo combate, por 24-19, ante o sul-coreano Jang Jun, atual campeão do mundo e líder do ranking da categoria.

Para Rui Bragança poder disputar um dos dois bronzes, Yunta precisava de chegar à final no Makuhari Messe Hall A, e, depois, o atleta benfiquista tinha de ganhar ao segundo adversário do espanhol – o coreano que o eliminou –, além da luta que decidiria o terceiro posto.

Em declarações à reportagem da RTP, Rui Bragança analisou o seu desempenho e o desfecho do combate. "Eu estava bem, mas depois, lá dentro, parecia que as correções não estavam sair bem, e a ele saíram melhor. O que eu lhe estava a tentar fazer foi o que ele me fez. Sabia que podia estar a lutar pelas medalhas, mas o taekwondo é isto, o número 8 contra o número 9. Se calhar, se combatêssemos daqui por meia hora ganhava eu", afirmou o atleta.

TeamRocket37

benficaolimpico
Jogos Olímpicos Tokyo 2020

Fase de Grupos - Grupo F - 1ª Jornada:

Brasil 5-0 China

Letícia foi suplente não utilizada

Fase de Grupos - Grupo F - 2ª Jornada:

Brasil 3-3 Holanda

Letícia foi suplente não utilizada

TeamRocket37

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2021/07/24/andebol-portugal-egito-jogos-olimpicos-toquio-2020-resultado

Alexis Borges marcou três golos na estreia olímpica
Portugal cedeu a meio da segunda parte e perdeu por 31-37 diante do Egito no primeiro duelo em Tóquio 2020. O benfiquista Gustavo Capdeville também foi a jogo.

Os benfiquistas Alexis Borges (escolhido para a formação inicial) e Gustavo Capdeville representaram as cores lusas na estreia olímpica da Seleção Nacional de andebol frente ao Egito. No primeiro duelo em Tóquio, a equipa africana levaram a melhor e venceu por 31-37.
Jogo equilibrado e empates consecutivos numa partida bem-disputada. Ao intervalo, o marcador apontava o resultado em 15-15.

No segundo tempo, o jogo prosseguiu com momentos de igualdade, até a formação egípcia chegar ao comando. Com uma distância de seis golos, venceu por 31-37.

O pivô Alexis Borges, reforço do Benfica para 2021/22, marcou três golos na sua primeira exibição olímpica. O guarda-redes Gustavo Capdeville também teve oportunidade de atuar.

No dia 26 de julho, segunda-feira, a equipa portuguesa enfrenta o Bahrain, às 11h30, na 2.ª jornada do Grupo B. Na fase de grupos, Portugal encontrará ainda a Suécia, a Dinamarca e o Japão.

TeamRocket37

Muitos Parabéns Odette Guiffrida pela medalha de bronze nos Jogos Olímpicos.

A Odette foi uma atleta que o Benfica foi buscar para equipa de Judo Feminina para Taça dos Clubes Campeões e fico muito contente por ela. Gostei muito de ver os combates dela em Odivelas em representação do Benfica.
Espero que possa voltar a representar o Benfica na TCCE.

TeamRocket37

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2021/07/26/triatlo-benfica-joao-pereira-joao-silva-jogos-olimpicos-toquio-elite-masculina-resultado

João Silva e João Pereira no top 30
Triatletas do Benfica terminaram em 23.º e 27.º na prova das Olimpíadas de Tóquio.

Na última madrugada, de 25 para 26 de julho, João Silva terminou a prova de triatlo dos Jogos Olímpicos 2020, em Tóquio, na 23.ª posição, quatro lugares à frente do compatriota e também benfiquista João Pereira (27.º).
"Acabei por fazer o melhor da situação, mas, obviamente, não era bem este o resultado final que estava à espera", confessou João Silva em declarações à RTP. O atleta de 32 anos cortou a meta em 1:47.30, naquela que "foi uma prova bastante dura, especialmente no segmento da bicicleta".

Já João Pereira, que concluiu a prova em 1:48.03, explica que, "com o calor e o ciclismo muito duro, foi bastante complicado", embora também realce que deu o seu "melhor".

Na competição com 1500 metros de natação, 40 quilómetros de ciclismo e 10 quilómetros de corrida, João Silva e João Pereira ficaram, respetivamente, a 2,26 e 2,59 minutos de Kristian Blummenfelt, que levou a medalha de ouro para a Noruega. O britânico Alex Yee e o neozelandês Hayden Wilde fecharam o pódio.

Os triatletas do Benfica já haviam participado nos Jogos Olímpicos anteriormente: em 2012, João Silva terminou em nono lugar e, em 2016, ficou na 35.ª posição, enquanto João Pereira foi o quinto classificado nas últimas olimpíadas (2016), no Rio de Janeiro.

TeamRocket37

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2021/07/26/judo-benfica-telma-monteiro-jogos-olimpicos-menos-57-kg

Telma Monteiro termina no 9.º lugar
"Dei tudo o que tinha para dar", assegurou a judoca do Benfica, que caiu na 2.ª ronda da especialidade de -57 kg nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

A judoca do Sport Lisboa e Benfica, Telma Monteiro, terminou a participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio na 9.ª posição, após ser eliminada na 2.ª ronda da especialidade de -57 kg.
A multimedalhada começou por eliminar a costa-marfinense Zouleiha Dabonne por ippon ao fim de 1:37. Na 2.ª ronda, diante da polaca Julia Kowalczyk, a portuguesa foi eliminada por desqualificação ao acumular três penalizações, quando o combate estava na fase de "golden score".

Após o resultado, Telma Monteiro falou à RTP, desolada, mas de consciência tranquila, e não escondeu a emoção...

"O combate, fisicamente, foi muito exigente, fiz tudo o que estava ao meu alcance para conseguir ganhar, foi ao 'golden score', com seis minutos... E saí com a sensação de que dei tudo o que tinha para dar. Obviamente que estou triste, porque sempre que entro no tapete é para ganhar", começou por afirmar.

Telma Monteiro
"No que podia controlar, dei tudo o que tinha. Para mim, é sempre um orgulho representar Portugal e esta é a única maneira que sei lutar: dar tudo a acreditar que posso sempre estar no pódio. Quando entrei no tapete, desde que estou a treinar, não é dar tudo hoje, é dar tudo todos os dias. A minha mentalidade é sempre essa, sempre para conquistar. Infelizmente nem sempre é possível. O meu sonho e objetivo aqui era repetir o feito no Rio [de Janeiro], estar novamente no pódio olímpico. Sabia da dificuldade que teria, mas enfrentei a competição com coragem, pois esta é a única maneira de pisar o tapete, representar o País, a dar tudo, levantar a cabeça e acreditar que podemos chegar lá. Infelizmente hoje [segunda-feira] não foi possível, mas quero agradecer a todas as pessoas que acreditam em mim, não só hoje, mas sempre. Isso, apesar de estar muito triste, dá-me algum conforto", partilhou a atleta do Benfica.

E Paris? Apesar de contar com 35 anos, a judoca não descarta a participação nos Jogos Olímpicos de 2024, que terão lugar na capital francesa.

"O mais importante é descansar. Não sei o que vai ser o futuro, mas se eu quiser ir a Paris, vou. Disso tenho a certeza. Para Paris, será um apuramento olímpico muito exigente e eu não consigo pensar em chegar a um nível mais ou menos. O nível de exigência que tenho é que decide. Não quero ser uma atleta de alta competição mais ou menos. Quero pensar que posso ganhar sempre. Tenho de estar disponível para treinar a um nível que me permita pensar que eu posso ganhar sempre", sublinhou.

TeamRocket37

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2021/07/26/natacao-benfica-diana-duraes-jogos-olimpicos-1500-metros-livres

Diana Durães ficou em 23.º lugar
Nadadora benfiquista competiu nos 1500 metros livres nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Diana Durães não conseguiu alcançar a final dos 1500 metros livres nos Jogos Olímpicos. A atleta do Benfica ficou em 23.º lugar nas eliminatórias de natação que decorreram nesta segunda-feira, 26 de julho, em Tóquio.
A nadadora das águias, recordista nacional nesta distância (16:15.12 minutos), concluiu a prova em 16:29.15 minutos e terminou em sexto lugar da Série 3, nesta que foi a estreia de Diana Durães nas Olimpíadas.

A norte-americana Katie Ledecky foi a mais rápida nas eliminatórias com o tempo de 15:35.35 minutos, sendo este o primeiro recorde olímpico dos 1500 metros livres, já que esta é uma das novas disciplinas dos Jogos.

TeamRocket37

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2021/07/26/andebol-benfica-alexis-borges-gustavo-capdeville-portugal-bahrain-2-jornada-jogos-olimpicos

Capdeville empurrou Portugal para a vitória
A equipa das Quinas venceu o Bahrain por 25-26 no segundo desafio em Tóquio 2020. O benfiquista Alexis Borges também esteve em jogo e marcou um golo.

Gustavo Capdeville e Alexis Borges, do Benfica, representaram a equipa das Quinas na vitória frente ao Bahrain. Em jogo da 2.ª jornada da fase de grupos, a Seleção Nacional venceu por 25-26, com desempenho exímio do guarda-redes benfiquista (MVP).
A Seleção Nacional entrou na partida a liderar, mas o Bahrain igualou o marcador e chegou à superioridade. A meio da primeira parte, a equipa das Quinas encontrava-se em desvantagem por 8-6. Gustavo Capdeville, a fazer uma forte exibição na baliza, permitiu a aproximação no resultado. Ao intervalo, Portugal perdia por 15-14.

No reatamento, o jogo prosseguiu com a formação asiática na liderança. Os últimos minutos da partida foram cruciais. Capdeville segurava a baliza e a equipa avançava para o ataque. Na conversão de um livre de 7 metros, os portugueses chegaram ao empate a 25 golos. Faltava um minuto para o final e um golo para a vitória. Portugal marcou e 25-26 foi o resultado da partida, com os lusos a conquistarem o primeiro triunfo nos Jogos Olímpicos.

Peça fundamental na vitória portuguesa, o guarda-redes Gustavo Capdeville foi considerado o jogador mais valioso da partida (MVP) pela Federação de Andebol de Portugal. O pivô Alexis Borges marcou um golo.

"A outra equipa quis tanto quanto nós, foi até ao limite, mas caiu para o nosso lado. Podia ter caído tanto para eles como para nós. São duas grandes equipas que jogaram ao mais alto nível e decidiu-se nos detalhes", apontou Gustavo Capdeville em declarações à RTP.

No dia 28 de julho Portugal volta a entrar em campo, às 3h00 lusas, frente à Suécia, em jogo da 3.ª jornada da fase de grupos.

TeamRocket37

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2021/07/27/judo-benfica-anri-egutidze-jogos-olimpicos-81-kg-resultado

Anri Egutidze caiu no "golden score"
Judoca do Benfica, a competir na categoria de -81 kg, perdeu no primeiro combate nos Jogos Olímpicos.

Anri Egutidze, judoca do Benfica, encerrou a sua participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio ao ser eliminado no "golden score" no primeiro combate da categoria de -81 kg.
Desolado, o atleta, que se estreou no certame, tinha expectativas elevadas devido à recente conquista da medalha de bronze no Campeonato do Mundo de Budapeste, na Hungria.

"Mais ou menos há um mês consegui uma medalha no Campeonato do Mundo. Vim mais motivado, mas não dá para aceitar. Aqui, o objetivo era a medalha. Para mim, perder a primeira luta ou na disputa das medalhas é quase igual. Dói muito porque vim para ganhar e não consigo aceitar", disse Anri Egutidze, em declarações à RTP.

Na zona mista do Nippon Budokan, à agência Lusa, o judoca de 25 anos (19.º do ranking mundial), que ficou isento na primeira ronda da prova, explicou o que correu mal frente ao austríaco Shamil Borchashvili (22.º do mundo), num combate decidido por um "waza-ari" no "golden score".

"Desde o início procurei a vitória, projetar. Eu tentei o contra-ataque, ele continuou, conseguiu waza-ari. O que esperava do combate não era isso, nem por um minuto pensei perder desta maneira, porque sei da minha capacidade, que era lutar por uma medalha nos Jogos Olímpicos", sublinhou Anri Egutidze.

"Custa muito, dói e a dor vai ficar até Paris. É uma dor diferente das outras competições. Agora, é dar tudo para Paris 2024 e para todas as outras competições", assegurou o judoca.

TeamRocket37

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2021/07/27/triatlo-benfica-melanie-santos-jogos-olimpicos-toquio-elite-feminino-resultado

Melanie Santos "orgulhosa" com o 22.º lugar
Na estreia olímpica da atleta benfiquista, as condições climatéricas foram uma condicionante de peso na prova feminina de triatlo em Tóquio 2020.

A triatleta do Benfica Melanie Santos, a única representante portuguesa na prova feminina de triatlo dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, terminou a prova em 22.º lugar, resultado que a deixou "satisfeita" pelo trabalho desenvolvido.
"É uma sensação muito boa. Vinha com o top 16 como objetivo e fiquei perto. Estava preparada para o calor e sol, mas apanhámos condições completamente diferentes e tivemos de nos adaptar. Estou muito orgulhosa", disse à agência Lusa a estreante olímpica.

Marcada por condições climatéricas adversas, a prova obrigou a uma adaptação exigente por parte das participantes, como deu conta a triatleta de Alcobaça. O vento e a chuva foram condicionantes de peso em Odaiba Marine Park.

"Nadei logo pior do que normalmente nado, saí um bocado atrás, junto da [Nicola] Spirig, porque sabia que era o último 'comboio' para chegar à frente. Mas o ciclismo estava perigoso, com vento, e, quando seguia no grupo, houve uma queda à frente e acabei por ficar mais para trás, perdendo o 'comboio'", recordou Melanie Santos, frisando de olhos postos em Paris 2024: "Tenho de estar orgulhosa com o 22.º lugar nestas condições e com estes contratempos. Há coisas que não conseguimos controlar, temos de nos adaptar e tirar o melhor de cada prova. Desta, tirei coisas positivas, estou satisfeita, mas ainda tenho muito a melhorar."

Melanie Santos cumpriu os 1500 metros de natação, os 40 quilómetros de ciclismo e os 10 quilómetros de corrida a 6,30 minutos da vencedora, Flora Duffy, que cortou a linha de meta com o tempo de 1:55.36. Atrás da atleta das Bermudas ficaram a britânica Georgia Taylor-Brown, a 1,14 minutos, e a norte-americana Katie Zaferes (que já correu com as cores do Benfica), a 1,27 minutos.

TeamRocket37

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2021/07/27/natacao-benfica-oussama-sahnoune-jogos-olimpicos-100-metros-livres

Oussama Sahnoune 37.º classificado
Nadador argelino do Benfica competiu na especialidade dos 100 metros livres nas Olimpíadas de Tóquio.

Oussama Sahnoune, nadador argelino do Sport Lisboa e Benfica, ficou na 37.ª posição na qualificação dos 100 metros livres nos Jogos Olímpicos de Tóquio, com o tempo de 49,65 segundos.
O atleta, de 28 anos, alinhou numa das séries mais rápidas, mas não conseguiu assegurar uma das 16 posições que lhe permitiriam a presença nas meias-finais. Dobrou os 50 metros em 23,23 segundos, mas na segunda metade da prova baixou o ritmo e terminou os 100 metros livres em 49,65 segundos.

O benfiquista volta à ação a 30 de julho para a especialidade de 50 metros livres.

TeamRocket37

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2021/07/27/clube-museu-benfica-atingir-o-olimpo-exposicao-online

Atingir o Olimpo: exposição online do Museu Benfica
Sobre a participação dos atletas do Clube nos Jogos Olímpicos.

Assinalando a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, o Museu Benfica – Cosme Damião lançou nesta terça-feira, 27 de julho, em museubenfica.pt, a exposição online Atingir o Olimpo – Participação dos Atletas do Benfica nos Jogos Olímpicos.
Esta exposição centra-se nos atletas do Sport Lisboa e Benfica que marcaram presença num dos mais prestigiados eventos desportivos do mundo, entre 1928 e 2016, e foi concretizada em colaboração com o Comité Olímpico de Portugal, o Museu Nacional do Desporto e o jornal desportivo "A Bola".

A primeira participação de atletas do Benfica nos Jogos Olímpicos aconteceu em 1928, em Amesterdão. Desde então, registou-se um total de 95 atletas em 13 modalidades, tendo sido conquistadas 7 medalhas: 2 de ouro, 2 de prata e 3 bronze.

Eis os atletas que mais se destacaram e que terão uma natural referência nesta nova exposição:

António Leitão: medalha de bronze nos 5000 m, Los Angeles 1984

Marchena (Espanha): medalha de prata no futebol, Sydney 2000

Uchenna Emedolu (Nigéria): medalha de bronze nos 4x100 m, Atenas 2004

Nelson Évora: medalha de ouro no triplo salto, Pequim 2008

Di María (Argentina): medalha de ouro no futebol, Pequim 2008

Vanessa Fernandes: medalha de prata no triatlo, Pequim 2008

Telma Monteiro: medalha de bronze no judo, Rio de Janeiro 2016

Para um atleta, a participação nos Jogos Olímpicos é o coroar de uma carreira de sucesso. Nesta exposição online, promovida pela Direção de Património Cultural do Sport Lisboa e Benfica, recordamos os homens e mulheres que representaram o Clube e deixaram a sua marca no desporto olímpico.

Para mais informações sobre a exposição, o Museu Benfica pode ser contactado através do número 21 721 95 90 ou e-mail [email protected].