Futebol Formação Feminino 2020/2021

Universo Benfica

EQUIPA B FEMININA JÁ TRABALHA
À BTV, a treinadora Filipa Patão falou do novo projeto de futebol do Benfica, e as jogadoras Rita Chana e Ana Clara Oliveira também perspetivaram a época 2020/21. Os treinos começaram esta semana.

A equipa B feminina de futebol, constituída pelas jogadoras Sub-19, iniciou esta semana a preparação para 2020/21. A treinadora Filipa Patão explicou este novo projeto e os moldes do trabalho nesta temporada.

"Foi um investimento por parte do Benfica, de dar progressão às atletas que ainda não são seniores, mas que se estão a aproximar, que necessitam de tempo de jogo e ainda não estão preparadas para ingressar na equipa A. Sendo o primeiro ano de equipa B, temos de entrar no último escalão, portanto vamos competir na 3.ª divisão sénior", contou a técnica encarnada, em declarações à BTV.

"Basicamente esta é a equipa Sub-19, transformada agora também em equipa B, que vai estar a competir no Campeonato Sub-19, ao sábado à tarde, e no Campeonato da equipa B, ao domingo", pormenorizou.

Após vários meses de paragem devido à pandemia causada pela COVID-19, Filipa Patão contou como está a ser o regresso aos treinos.

"A primeira preocupação que estamos a ter é verificar os índices físicos das jogadoras, porque elas estão há muito tempo sem competir. Felizmente já não temos a contrariedade de não haver contacto, ou partilha de bola, já podemos começar a trabalhar normalmente, mas sempre com cuidado na prevenção de lesões. Temos trabalhado a componente técnica, aliada às capacidades físicas delas", referiu.

A treinadora da equipa B/Sub-19 feminina vincou o principal objetivo deste projeto. "As ambições por parte do Benfica são sempre iguais. Não podemos dizer que a ambição não passa por ganhar, porque passa, mas o nosso principal objetivo é prepará-las o melhor possível para a entrada na equipa principal. Dar-lhes maturidade, estímulo, desenvolvimento, competências e ferramentas para estarem preparadas quando chegar a vez delas. Se pudermos revalidar o título [Sub-19] tanto melhor, é para isso que vamos lutar, mas a principal prioridade é formar as nossas atletas", afirmou.

Também já a olhar para 2020/21, a jogadora Rita Chana (16 anos) salientou a qualidade da equipa.

"Ambiciono que corra tudo bem. Este grupo vai dar muito que falar, temos jogadoras com grande qualidade. Os objetivos a nível coletivo é conquistarmos tudo o que conseguirmos, desde torneios não oficiais a competições oficiais", vincou a defesa encarnada.

À semelhança da colega Rita Chana, a futebolista Ana Clara Oliveira, conhecida como Clarinha (14 anos), também acredita no crescimento pessoal.

"A nível coletivo, penso que temos sempre de dar o máximo, independentemente de tudo. Vamos ganhar porque é o que nós queremos", vincou a avançada, apostada em "trabalhar muito".

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2020/09/09/futebol-feminino-equipa-b-sub-19-ja-prepara-epoca-2020-2021

anarcos

Confederação dos Treinadores diz que escalões de formação voltam a partir de outubro

Reunião com DGS e secretário de Estado da Juventude e do Desporto

O presidente da Confederação dos Treinadores, que reuniu com a Direção-Geral da Saúde (DGS) e o secretario de Estado da Juventude e do Desporto, disse esta quarta-feira que o desporto de formação regressará "a partir de outubro".

"[O secretário de Estado] permitiu-me que anunciasse aos treinadores que vamos começar a operacionalizar a construção de calendário, de apoio ao planeamento, para retoma dos treinos sem restrições e competições. Ou seja, que a partir de outubro seja possível a tal progressividade que estava prevista, e que tantas dúvidas levantou ao setor desportivo", afirmou, citado pela assessoria de imprensa da Confederação, o presidente Pedro Sequeira.

Sequeira falava após a reunião com João Paulo Rebelo, depois de já ter reunido com a DGS, anunciando a vontade de trabalhar "mais assiduamente em conjunto" com o Governo para a construção do calendário de retoma dos escalões de formação, em suspenso devido à pandemia de covid-19.

No dia 26 de agosto, a Confederação pediu à DGS uma clarificação das orientações para a retoma da prática desportiva, sobretudo no que toca aos mais jovens.

"Vamos pedir uma maior clarificação sobre as regras para os escalões de formação. Achamos que, sem pôr em risco os jovens e as crianças, a DGS pode ir mais longe", afirmou à agência Lusa Pedro Sequeira, em reação à Orientação n.36/2020 da autoridade sanitária que estabelece as condições de retoma da prática desportiva.

Sobre a reunião com a autoridade de saúde, Pedro Sequeira disse sair "bastante satisfeito" com o encontro, sobretudo pela "sintonia quer nas preocupações quer no que é possível fazer para a retoma progressiva, a nível dos escalões de formação, a grande preocupação da Confederação nesta reunião".

Assim, considerou ter passado "a mensagem de que quem vai ser o operacional em todos os treinos e competições são os treinadores dos escalões de formação, que necessitam de um planeamento" da época e do que podem ou não fazer nas sessões de trabalho.

É preciso "saber qual o caminho", pediu o presidente, dando o exemplo "das escolas e do ensino superior", já com orientações claras, e essa ideia foi "muito bem acolhida pela DGS", tendo deixado "o compromisso de continuar a trabalhar em conjunto" e a "preocupação com a importância do desporto na sociedade".

Em agosto, o responsável explicou que "a DGS tem de conseguir avançar com estas normas até ao desporto escolar começar", uma vez que as orientações então lançadas "deixam muitas dúvidas" aos clubes, aos treinadores e aos atletas.

Pedro Sequeira manifestou a preocupação dos treinadores com o impacto sobre os praticantes, acima de tudo os mais jovens e que praticam modalidades de médio e grave risco.

"Os miúdos não podem jogar entre eles, seja futebol, andebol ou basquetebol. Há muitos clubes que vivem da formação e temem pelas consequências destas regras, porque muitos podem querer desistir dos treinos", afirmou.

https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/detalhe/confederacao-dos-treinadores-diz-que-escaloes-de-formacao-voltam-a-partir-de-outubro

anarcos

J.P.

Pensava que a equipa B começava na II divisão, nem me tinha apercebido que havia III divisão...

JMiguel23

Citação de: J.P. em 11 de Setembro de 2020, 10:47
Pensava que a equipa B começava na II divisão, nem me tinha apercebido que havia III divisão...
Foi criado esta época.
Mesmo para jogadoras de 14/15/16 anos deve ser um passeio.

Gradinni

Damaiense 7-0 Benfica B

(no fundo foi um Benfica B - Benfica C... )

Pedro2910

Citação de: JMiguel23 em 11 de Setembro de 2020, 11:17
Foi criado esta época.

Contra a maioria das equipas sim mas prevejo dificuldades contra as principais equipas de sub-19. Espero que tirem proveito de jogarem na 3º divisão contra equipas com jogadoras bem mais velhas, apesar de como foi dito estas serem na maioria muito fracas e por isso os jogos deverem ser quase todos demasiado fáceis, só é pena que provavelmente ainda lá continuem na próxima época.

Gradinni

Citação de: Pedro2910 em 11 de Setembro de 2020, 22:43
Foi criado esta época.

Contra a maioria das equipas sim mas prevejo dificuldades contra as principais equipas de sub-19. Espero que tirem proveito de jogarem na 3º divisão contra equipas com jogadoras bem mais velhas, apesar de como foi dito estas serem na maioria muito fracas e por isso os jogos deverem ser quase todos demasiado fáceis, só é pena que provavelmente ainda lá continuem na próxima época.
Continuam la porquê?
Ainda nem ha formatos nem nada anunciado nem da 2ª divisão quanto mais da 3ª

anarcos

Citação de: Gradinni em 11 de Setembro de 2020, 23:52
Foi criado esta época.

Continuam la porquê?

:knuppel2:

Citação de: anarcos em 09 de Julho de 2020, 05:49

Campeonato Nacional da II Divisão 2020/2021

Regulamento FPF

Formato da prova

Gradinni

Citação de: anarcos em 12 de Setembro de 2020, 00:00
Citação de: Gradinni em 11 de Setembro de 2020, 23:52
Foi criado esta época.

Continuam la porquê?

:knuppel2:

Citação de: anarcos em 09 de Julho de 2020, 05:49

Campeonato Nacional da II Divisão 2020/2021

Regulamento FPF

Formato da prova
Pronto ok, nao tao definidas as equipas, nao ha data para sorteio...

anarcos

Internacional jovem pelo Líbano revela: "Vou para o Benfica"

Layla Iskander esteve para rumar à Alemanha, mas a pandemia inviabilizou a viagem rumo ao Werder Bremen

Tem apenas 18 anos e tem dado nas vistas no Líbano, pelo qual já é internacional A. Falamos de Layla Iskander, médio-ofensivo, conhecida por Lili e que se prepara para chegar a Lisboa, onde irá representar o Benfica, segundo revela a própria.

O Werder Bremen tinha tudo preparado para recebê-la, mas a pandemia deitou o sonho por terra. "Estava a preparar-me para viajar para a Alemanha e ganhar experiência na Europa, mas devido ao coronavírus não pude ir", diz Lili, cujo destino era a equipa de juniores dos alemães. "Ia apenas para ter essa experiência e ver como decorriam as coisas lá", explica a jovem ao site da Confederação Asiática de Futebol.

Em busca do desejo de se tornar profissional, Lili assume que só falta resolver burocracias para chegar a Portugal. "Vou para o Benfica. Dado o coronavírus, as fronteiras foram fechadas, mas a partir da próxima semana [esta que se inicia] vou dar início ao processo do visto. Não é fácil. No Benfica, não se trata da equipa principal, mas da equipa B que também joga num nível elevado", diz, com metas bem definidas.

"Pelo meu país, espero aprender e mais tarde voltar para ajudar jogadoras como eu. Quero dizer-lhes que conseguem e que serem raparigas não é problema. Quando terminar a carreira, quero ter um clube, apenas para ajudar raparigas como eu. Quero tornar as coisas mais fáceis e que não passem pelo que passei", sublinha.

Apoiada pela família na decisão de ser profissional de futebol, contrariou a cultura local e ultrapassou as piadas de que era alvo. "Jogava com rapazes que se riam de mim. Eles não percebiam 'é uma rapariga a jogar futebol, ela é um rapaz'. Doeu, mas deu-me motivação para continuar e provar que estavam errados. Ao início, jogava em casa, com o meu irmão.

Nesta entrevista, a jovem jogadora abordou as explosões no porto de Beirute no início de agosto. "Arrepio-me ao falar disso. Eu não estava em Beirute, mas afetou -nos a todos. Afinal, é o nosso país. Isso dói, realmente dói. Há pessoas que morreram e outras que ainda estão desaparecidas. Se eu tivesse treinado naquele dia, poderia ter sido eu. Estamos acostumados a situações complicadas, mas problemas difíceis, mas esta explosão foi algo completamente diferente. Um semana antes, havia tudo em Beirute; agora vamos lá e não existe nada", diz, triste.

https://ladof.pt/2020/09/14/internacional-jovem-pelo-libano-revela-vou-para-o-benfica/

anarcos

JMiguel23

Tem pormenores bastante bons no video mas o nivel do Libano é extremamente baixo.
Espero que tenha muito sucesso e que aprenda muito no Benfica.