Futebol Feminino Internacional / Selecções 2020/2021




anarcos

#573








Gradinni

UEFA have published the qualification system to determine the 11 direct qualifiers and 1 team for the intercontinental playoffs.

48 teams will take part in the main group stage, in 8 groups of six teams. There does not seem to be a play-in tournament for the small teams, so presumably it's just the 48 highest ranked teams, who wants to participate. And they are using UEFA team coefficient to seed teams, not FIFA ranking :upset: In the recent Euros, 48 teams (incl. England hosts) took part, so it could be that only the same teams are participating this time.

The group winners qualify directly for the World Cup, while the second placed teams enter the playoff. The four playoff winners will then be ranked to determine who gets the three remaining direct spots, and who will have to go to the intercontinental playoff. This ranking consists of the group stage results + playoff results.

The group stage matches start in September 2021. The UEFA playoffs are in October 2022.

UEFA has also released the ranking for the 30 April draw. And since the regulations stipulate that the Euro playoffs do no count, the ranking is final.
Pots if top 48 teams join:

Pot 1: Netherlands, England, Germany, France, Sweden, Spain, Norway, Italy
Pot 2: Denmark, Belgium, Switzerland, Austria, Iceland, Scotland, Russia, Finland
Pot 3: Portugal, Wales, Czech Republic, Ukraine, Ireland, Poland, Slovenia, Romania
Pot 4: Serbia, Bosnia & Herzegovina, Northern Ireland, Slovakia, Hungary, Belarus, Croatia, Greece
Pot 5: Albania, North Macedonia, Israel, Azerbaijan, Turkey, Malta, Kosovo, Kazahkstan
Pot 6: Moldova, Cyprus, Faroe Islands, Georgia, Latvia, Montenegro, Lithuania, Estonia
Back-up teams: Luxembourg, Andorra, Armenia, Bulgaria, Gibraltar, Liechtenstein, San Marino


https://documents.uefa.com/r/Regulations-of-the-UEFA-European-Qualifying-Competition-for-the-2023-FIFA-Women-s-World-Cup-2021-23/II-Competition-System-Online

JMiguel23

Portugal tem tido o "azar" de ser sempre o primeiro do seu pote nas ultimas 4 qualificações. Por muito pouco poderia estar no pote em cima e evitar algumas seleção mais fortes.
Por outro lado e por aqui dá para ver a evolução da seleção portuguesa mas ainda está muito longe de ter um papel com alguma relevância.

2023 Pote 3 - 17º
2022 Pote 3 - 20º
2019 Pote 3 - 23º
2017 Pote 4 - 26º
2015 Pote 4 - 25º
2013 Pote 4 - 24º

anarcos

#577


Alemanha, Finlândia e Bósnia no caminho

Futebol Fem. - Sub-17

Portugal vai disputar a primeira fase de qualificação para o Europeu Feminino sub-17.

A Seleção Nacional  Feminina sub-17 conheceu esta quinta-feira, no sorteio da UEFA, em Nyon, os seus adversários na primeira ronda de qualificação para o próximo Campeonato da Europa da categoria, cuja fase final terá lugar na Bósnia e Herzegovina, entre 3 e 15 de maio de 2022.

A Equipa das Quinas, que chegou às meias-finais no útimo Europeu, em 2019, ficou integrada no Grupo 4 da Liga A, juntamente com as seleções de Alemanha, Finlândia e a anfitriã Bósnia.

A primeira ronda de qualificação para o Euro Feminino sub-17 será disputada entre 1 de agosto e 14 de novembro de 2021. A segunda terá lugar na Primavera de 2022.

Portugal irá realizar a primeira fase de apuramento em solo nacional, durante o mês de novembro, em datas e locais a divulgar em fpf.pt.

Recorde-se que a fase final do Campeonato da Europa Feminino sub-17 avançou dois anos no calendário, devido à pandemia de Covid-19.

Marisa Gomes: "Grupo competitivo e difícil"

A Treinadora Nacional Marisa Gomes já reagiu ao sorteio que colocou a Alemanha, a Finlândia e a anfitriã Bósnia no caminho da armada lusa. Em declarações ao fpf.pt, a Treinadora Nacional disse esperar grandes dificuldades, alertando para o palmaré da Campeã da Europa Alemanha e a experiência da Finlândia em fases finais. 

"Ficámos num grupo muito competitivo e difícil. A Alemanha é á atual detentora do troféu e é simplesmente a equipa que mais sucesso teve nesta competição, que venceu sete vezes. A Finlândia também é um adversário com presença assídua nas finais dos Europeus jovens. Em relação à Bósnia, sabemos que é uma seleção organizada e em crescimento. O novo formato competitivo vai tornar a qualificação mais equilibrada e competitiva. Vamos trabalhar muito bem para sermos capazes de responder às dificuldades que nos esperam e mostrarmos toda a nossa qualidade. E vamos fazer tudo para recuperar o tempo perdido com a paragem imposta pela Covid".

Competição com novo formato

O Comité Executivo da UEFA aprovou um novo formato para a qualificação do Europeu sub-17 Feminino. O objetivo é permitir o desenvolvimento de jovens jogadoras de elite. Os países inscritos foram divididos em duas ligas (A e B), de acordo com a sua posição no 'ranking' de coeficientes do organismo. Portugal foi inserido na Liga A.

Na primeira ronda de qualificação, sorteada esta quinta-feira, os grupos disputarão mini-torneios, divididos em duas ligas (A e B). Os vencedores de cada torneio da Liga B serão promovidos e os últimos classificados nos torneios da Liga A serão despromovidos.

Na segunda ronda, a disputar na Primavera de 2022, em substtuição da Ronda de Elite, serão apuradas as equipas que estarão na fase final. Avançam para a fase final da Bósnia e Herzegozina os vencedores e o melhor segundo classificado na segunda fase de qualificação.

Após a segunda ronda, os vencedores dos mini-torneios da Liga B serão promovidos e os últimos classificados nos mini-torneios da Liga A serão despromovidos para a primeira ronda da próxima edição da prova.

Anfitriões competem

O novo formato garantirá um maior equilíbrio competitivo, porque todas as seleções jogarão frente a adversários de nível semelhante, ao mesmo tempo que todas as equipas continuarão a ter oportunidade de se qualificarem para a fase final.

Também garante um mínimo de 5 ou 6 jogos oficiais por época, disputados nas janelas competitivas já existentes. Além disso, os anfitriões das fases finais, ao participarem nas fases de qualificação, conseguirão disputar jogos oficiais antes da fase final.

Este novo formato também será implementado na qualificação para o Europeu Feminino sub-19.

Composição de todos os grupos da Liga A:
Grupo 1: Noruega, Rep.Irlanda,  Hungria e Bulgária
Grupo 2: Países Baixos, República Checa, Eslovénia e Escócia
Grupo 3: Itália, França, Suécia, País de Gales
Grupo 4: Alemanha (detentora do troféu), Finlândia, PORTUGAL e Bósnia e Herzegovina**
Grupo 5: Inglaterra, Polónia, Bélgica e Rússia
Grupo 6: Dinamarca, Áustria, Suíça e Grécia
Grupo 7: Espanha, Sérvia, Islândia e Irlanda do Norte

Composição de todos os grupos da Liga B:
Grupo 1. Bielorrúsia, Geórgia, Kosovo e Luxemburgo
Grupo 2: Lituânia, Croácia, Arménia e Cazaqustão
Grupo 3: Ucrânia, Estónia, Moldávia e Macedónia do Norte
Grupo 4: Eslováquia, Israel e Ilhas Faroé
Grupo 5: Turquia, Roménia e Letónia
Grupo 6: Azerbaijão, Montenegro e Albânia

**anfitriã da fase final

https://www.fpf.pt/News/Todas-as-not%C3%ADcias/Not%C3%ADcia/news/28899




Mais informação em:

https://pt.uefa.com/womensunder19/news/025e-0fae22b941dc-9038224f417a-1000--novo-formato-para-os-europeus-femininos-de-sub-17-e-sub-19/

https://pt.uefa.com/womensunder17/news/0267-11b99a59065d-cd5ca298272e-1000--sorteio-da-1a-ronda-de-2021-22/

Gradinni

Em condições normais, Portugal tem equipa para no mínimo discutir o 2º lugar com qualquer equipa do pote 2, excepto a Dinamarca. Se calhasse por exemplo a Escócia de novo, acabámos de as derrotar 2 vezes.
Para o 1º lugar ainda não dá, sao todas muito mais fortes.

Mas Portugal, mesmo estando no pote 2, pode arriscar um lugar nos playoffs. Ate porque nas ultimas qualificações, mesmo estando em potes mais abaixo, Portugal tem conseguido sempre eliminar equipas que estao a sua frente no ranking

Agora, para tudo isto ajudava muito um seleccionador que convocasse as melhores

anarcos



anarcos



Adversários conhecidos

Futebol Fem. - Sub-19

Portugal vai encontrar as seleções de Espanha, República Checa e Eslováquia no arranque da corrida ao Euro sub-19 Feminino.

A Seleção Nacional Feminina sub-19 já conhece os seus adversários na primeira fase de apuramento para o Campeonato da Europa da categoria, cuja fase final terá lugar na República Checa, entre 27 de junho e 9 de julho de 2022.

A formação lusa, comandada por José Paisana, foi integrada no grupo 6 da Liga A, onde também estão a vizinha Espanha, as anfitriãs checas e a Eslováquia. 

Os jogos da primeira fase de qualificação para o Euro Feminino sub-19 serão disputados nos meses de setembro (entre os dias 13 e 21) e outubro (entre 18 e 26) de 2021. Já a segunda ronda terá lugar na Primavera de 2022.

Recorde-se que este Europeu foi adiado sucessivamente devido à Covid-19.

Composição de todos os grupos da Liga A:
Grupo 1: Países Baixos, Escócia, Áustria e Ucrânia
Grupo 2: França (detentora do troféu), Suécia, Islândia e Sérvia
Grupo 3: Alemanha, Bélgica, Rússia e Eslovénia
Grupo 4: Dinamarca, Finlândia, Hungria e Turquia
Grupo 5: Suíça, Inglaterra, República da Irlanda e Irlanda do Norte
Grupo 6: Espanha, República Checa (anfitrã), PORTUGAL e Eslováquia
Grupo 7: Noruega, Itália, Polónia e Azerbaijão

Composição de todos os grupos da Liga B:
Grupo 1: Bielorrússia, Ilhas Faroé, Macedónia do Norte, Chipre
Grupo 2: Grécia, Bulgária, Lituânia, Cazaquistão
Grupo 3: País de Gales, Albânia, República da Moldávia, Andorra
Grupo 4: Israel, Roménia, Geórgia, Malta
Grupo 5: Croácia, Kosovo, Letónia, Liechtenstein
Grupo 6: Bósnia e Herzegovina, Montenegro, Estónia, Arménia

Como funciona o novo formato
O Comité Executivo da UEFA aprovou um novo formato para a qualificação do Europeu sub-19 Feminino. O objetivo é permitir o desenvolvimento das jovens jogadoras de elite. Os países inscritos foram divididos em duas ligas (A e B), de acordo com a sua posição no 'ranking' de coeficientes do organismo. Portugal foi inserido na Liga A.

Na primeira ronda de qualificação, sorteada esta quinta-feira, os grupos disputarão mini-torneios, divididos em duas ligas (A e B). Os vencedores de cada torneio da Liga B serão promovidos e os últimos classificados nos torneios da Liga A serão despromovidos.

Na segunda ronda, a disputar na Primavera de 2022, em substuição da Ronda de Elite, serão apuradas as equipas que estarão na fase final. Avançam para a fase final, a disputar na República Checa, os vencedores e o melhor segundo classificado da segunda ronda.

Após o desfecho da segunda fase de qualificação, os vencedores dos mini-torneios da Liga B serão promovidos e os últimos classificados nos mini-torneios da Liga A serão despromovidos para a primeira ronda da próxima edição da prova.

Anfitriões competem
O novo formato garantirá um maior equilíbrio competitivo, porque todas as seleções jogarão frente a adversários de nível semelhante, ao mesmo tempo que todas as equipas continuarão a ter oportunidade de se qualificarem para a fase final.

Também garante um mínimo de 5 ou 6 jogos oficiais por época, disputados nas janelas competitivas já existentes. Além disso, os anfitriões das fases finais, ao participarem nas fases de qualificação, conseguirão disputar jogos oficiais antes da fase final.

Este novo formato também será implementado na qualificação para o Europeu Feminino sub-17.

https://www.fpf.pt/News/Todas-as-not%C3%ADcias/Not%C3%ADcia/news/28901




Mais informação em:

https://pt.uefa.com/womensunder19/news/025e-0fae22b941dc-9038224f417a-1000--novo-formato-para-os-europeus-femininos-de-sub-17-e-sub-19/

https://pt.uefa.com/womensunder19/news/0267-11b98dfb3354-10aa6bd3416b-1000--sorteio-da-primeira-ronda-do-euro-feminino-sub-19-2021-22/



anarcos

Sorteio dos quartos-de-final e meias-finais da Women's Champions League

O sorteio dos quartos-de-final e das meias-finais definiu os embates para o resto da época.



As campeãs do Lyon vão defrontar nos quartos-de-final da UEFA Women's Champions League o vencedor do embate entre o Paris Saint-Germain e o Sparta Praga, definiu o sorteio realizado em Nyon para o resto da época.

Nos quartos-de-final a partir de 24 de Março, o Chelsea enfrenta o bicampeão Wolfsburgo, que eliminou os "blues" em três das últimas quatro temporadas. O Barcelona mede forças com o Manchester City e o Bayern defronta o Rosengård.

O adversário do Lyon será conhecido quando, na quarta-feira, ficar concluído o embate dos oitavos-de-final entre o Sparta Praga e o Paris. As francesas ganharam a primeira mão por 5-0.

Sorteio dos quartos-de-final (jogos a 24/25 de Março e 30 de Março/1 de Abril)

Bayern (GER) - Rosengård (SWE)
Paris (FRA)/Sparta Praga (CZE) - Lyon (FRA, campeão)
Barcelona (ESP) - Manchester City (ENG)
Chelsea (ENG) - Wolfsburgo (GER)

Sorteio das meias-finais (jogos a 24/25 de Abril e 1/2 de Maio)

1: Paris/Sparta/Lyon - Barcelona/Manchester City
2: Bayern/Rosengård - Chelsea/Wolfsburgo

Final (16 de Maio: Gamla Ullevi, Gotemburgo)

Vencedor da meia-final 2 - Vencedor da meia-final 1

-   O Lyon seguiu em frente em todas as 11 participações nos quartos-de-final e tem como objectivo aumentar o seu recorde de cinco títulos consecutivos e de sete no total.
-   O Wolfsburgo é o único outro vencedor em prova, tendo sido a última equipa, além do Lyon, a erguer o troféu: em 2013 e em 2014.
-   O Barcelona foi finalista vencido em 2019.
-   Chelsea e Manchester City foram ambos eliminados na mais recente participação em meias-finais (o Chelsea frente ao Wolfsburgo e ao Lyon, oCity duas vezes diante do Lyon).
-   Bayern e Rosengård disputaram uma vez as meias-finais.
-   O Paris foi duas vezes vice-campeão, enquanto a única presença do Sparta nos quartos-de-final aconteceu em 2005/06.

Procedimento do sorteio

-   Não houve restrições no sorteio dos quartos-de-final. Em cada embate, o clube sorteado em primeiro lugar joga a primeira mão em casa
-   Foram preparadas quatro bolas para o sorteio das meias-finais: Vencedor dos quartos-de-final 1, dos quartos-de-final 2 e assim por diante. O sorteio não teve restrições e seguiu os os mesmos princípios do sorteio dos quartos-de-final.Por razões administrativas, foi feito um sorteio final entre o Vencedor da meia-final 1 e o Vencedor da meia-final 2.

https://pt.uefa.com/womenschampionsleague/news/0261-107449ee2406-cf86cc21c32e-1000--sorteio-dos-quartos-de-final-definido/