Tomás Araújo

Defesa, 22 anos,
Portugal
Equipa Principal: 3 épocas (2021-2022, 2023-), 32 jogos (1636 minutos), 1 golo
Em 2024/2025: 8 jogos (713 minutos), 0 golos

Equipa B: 2 épocas, 48 jogos, 3 golos

JPSilva

Citação de: Velazquez em 23 de Outubro de 2024, 20:52Hoje não têm o Antonio para culpar devem vir aqui culpar o Tomás.Só isso mudou.

Certamente que ainda há quem não tenha visto quem tem constantemente maus posicionamentos e movimentos errados

A culpa é sempre de quem joga.

xeriff

Temos 3 centrais fracos

lotopegui

Citação de: Benfica_Azorianfan em 23 de Outubro de 2024, 23:18Péssimo no 1º golo.

O primeiro lance é o típico lance em que se fosse o Luisão no lugar do Otamendi, dava fora de jogo.
Mas a abordagem do Tomás tb não foi a melhor.

Pedro Nunes 28

Citação de: Benfica_Azorianfan em 23 de Outubro de 2024, 23:18Péssimo no 1º golo.
Verdade colocou o gajo que marcou o golo e fora de jogo....nao estava à espera que o capitão reformado não mexesse a peida

josel

Ele e o Fredrik talvez os nossos melhores.

Gostava de o ver com o António ao lado, em vez da traineira Argentina a quem se chama de capitão.

Já dizia a música, "se não tens par, e queres dançar, chama o António".

RGouveia.SLB

É parte da solução. Infelizmente viu-se prejudicado pela terrível actuação do seu parceiro do centro da defesa, ainda por cima o seu capitão.

André Sousa

Apesar de não errar sozinho, um central com outro nível tinha evitado o 1º e o 2º golo ontem.

Está em formação, obviamente, mas é um dos grandes problemas dos centrais que têm saído da nossa formação (e não só). Falta-lhes agressividade, não no sentido de entrarem mais rijo, mas no de perceber e reagir aos estímulos mais rápido, de forma mais agressiva.

No 1º golo é batido, o Otamendi sai à bola e ele em vez de recuperar a posição, vai a trote. No 2º golo o Otamendi é batido no 1x1, e ele em vez de fechar a possibilidade de remate, vai com pezinhos de lã e faz-se ao lance de forma displicente.

Os erros do Otamendi não desculpam os dele.

JSilva28

Citação de: André Sousa em 24 de Outubro de 2024, 10:50Apesar de não errar sozinho, um central com outro nível tinha evitado o 1º e o 2º golo ontem.

Está em formação, obviamente, mas é um dos grandes problemas dos centrais que têm saído da nossa formação (e não só). Falta-lhes agressividade, não no sentido de entrarem mais rijo, mas no de perceber e reagir aos estímulos mais rápido, de forma mais agressiva.

No 1º golo é batido, o Otamendi sai à bola e ele em vez de recuperar a posição, vai a trote. No 2º golo o Otamendi é batido no 1x1, e ele em vez de fechar a possibilidade de remate, vai com pezinhos de lã e faz-se ao lance de forma displicente.

Os erros do Otamendi não desculpam os dele.
Já tinha referido essa falta de "agressividade" do Tomás como sendo a sua principal e maior lacuna, e que, em determinados momentos fazem toda a diferença.

Na altura até falei que parece que faz tudo em suplex, de maneira a sair tecnicamente bem do lance, mas sem ser incisivo, decidido e capaz de "se fazer forte", de se impor.

A forma como aborda a maior parte dos lances faz com que seja mais macio do que deveria.

E não me parece que seja apenas problema dos centrais da formação. O Florentino é igual, parece feito de algodão quando tem de encostar, quando tem de ser mais incisivo, mais poderoso no choque.

O Neves talvez tenha sido a exceção. O Neves tinha a mais o que a estes falta, que é essa capacidade de se "impor" fisicamente, mesmo sem ser preciso ser um armário.

André Sousa

Citação de: JSilva28 em 24 de Outubro de 2024, 11:02Já tinha referido essa falta de "agressividade" do Tomás como sendo a sua principal e maior lacuna, e que, em determinados momentos fazem toda a diferença.

Na altura até falei que parece que faz tudo em suplex, de maneira a sair tecnicamente bem do lance, mas sem ser incisivo, decidido e capaz de "se fazer forte", de se impor.

A forma como aborda a maior parte dos lances faz com que seja mais macio do que deveria.

E não me parece que seja apenas problema dos centrais da formação. O Florentino é igual, parece feito de algodão quando tem de encostar, quando tem de ser mais incisivo, mais poderoso no choque.

O Neves talvez tenha sido a exceção. O Neves tinha a mais o que a estes falta, que é essa capacidade de se "impor" fisicamente, mesmo sem ser preciso ser um armário.

O Tomás ontem ainda virou um jogador do Feyenoord num lance em que é comido. O problema não é esse.

A agressividade que falo é mais sobre o espaço do que propriamente sobre o adversário, apesar dessa também ser importante, mas aí até nem acho que ele esteja tão abaixo assim.

O problema é a agressividade sobre o espaço, a rapidez com que percebe o que se está a passar e age em conformidade.

Como é que no lance do 1º golo ele não recupera logo a posição, já que o Otamendi sai ao portador da bola? Como é que depois do Otamendi ser ultrapassado, numa situação de finalização evidente, ele não tenta evitar o remate?

É a diferença entre ser um grande central e ser um central mediano.

Óbvio que isto acontece a todos os jogadores, é impossível estar completamente concentrado no jogo durante os 90', mas é futebol de alto nível, por isso têm que estar sujeitos a isto.

JSilva28

Citação de: André Sousa em 24 de Outubro de 2024, 11:07
Citação de: JSilva28 em 24 de Outubro de 2024, 11:02Já tinha referido essa falta de "agressividade" do Tomás como sendo a sua principal e maior lacuna, e que, em determinados momentos fazem toda a diferença.

Na altura até falei que parece que faz tudo em suplex, de maneira a sair tecnicamente bem do lance, mas sem ser incisivo, decidido e capaz de "se fazer forte", de se impor.

A forma como aborda a maior parte dos lances faz com que seja mais macio do que deveria.

E não me parece que seja apenas problema dos centrais da formação. O Florentino é igual, parece feito de algodão quando tem de encostar, quando tem de ser mais incisivo, mais poderoso no choque.

O Neves talvez tenha sido a exceção. O Neves tinha a mais o que a estes falta, que é essa capacidade de se "impor" fisicamente, mesmo sem ser preciso ser um armário.

O Tomás ontem ainda virou um jogador do Feyenoord num lance em que é comido. O problema não é esse.

A agressividade que falo é mais sobre o espaço do que propriamente sobre o adversário, apesar dessa também ser importante, mas aí até nem acho que ele esteja tão abaixo assim.

O problema é a agressividade sobre o espaço, a rapidez com que percebe o que se está a passar e age em conformidade.

Como é que no lance do 1º golo ele não recupera logo a posição, já que o Otamendi sai ao portador da bola? Como é que depois do Otamendi ser ultrapassado, numa situação de finalização evidente, ele não tenta evitar o remate?

É a diferença entre ser um grande central e ser um central mediano.

Óbvio que isto acontece a todos os jogadores, é impossível estar completamente concentrado no jogo durante os 90', mas é futebol de alto nível, por isso têm que estar sujeitos a isto.
Sim, eu percebi a que agressividade te estavas a referir.

Eu também não estou a falar da agressividade de virar o adversário do avesso ou de ser maldoso.

Estou a falar duma falta de "agressividade" corporal, que acaba por ir de encontro ao que tu estás a mencionar, mas na minha opinião, acho que também lhe falta um pouco de maior nervo no contacto físico, nos duelos individuais, nas bolas divididas.

Se ele for mais agressivo sobre o espaço, a reagir às situações duma forma mais rápida, vai de encontro à "agressividade" que eu estou a referir-me, porque automaticamente vai ser mais incisivo tanto na procura do espaço como no confronto físico.

Innuendo

Um dos problemas do Benfica ( e de muitos adeptos) é que só querem jogadores bons com bola no pé. O resto não interessa. A Tomás não ajudou um otamendi nesta fase, mas cometeu erros

Á dupla de centrais não ajudou a permeabilidade do meio campo, onde Florentino estava abandonado e jogou pessimamente, nem um Kokçu a fazer jogging, nem um Aursnes que nunca se percebeu bem onde deveria estar, por causa de um di Maria que esteve fora dela ofensivamente e não existia defensivamente. E há trubin que levou com isto tudo também.

De ontem, não dá para atribuir responsabilidades individuais, porque seria uma bola de neve gigantesca.

Todos erraram individualmente, mas muitas vezes, esses erros foram potenciados pelos companheiros de equipa. E pelo treinador.

E a culpa chega inevitavelmente ao topo, ao indivíduo da tribuna

Vieri

Citação de: JSilva28 em 24 de Outubro de 2024, 11:02
Citação de: André Sousa em 24 de Outubro de 2024, 10:50Apesar de não errar sozinho, um central com outro nível tinha evitado o 1º e o 2º golo ontem.

Está em formação, obviamente, mas é um dos grandes problemas dos centrais que têm saído da nossa formação (e não só). Falta-lhes agressividade, não no sentido de entrarem mais rijo, mas no de perceber e reagir aos estímulos mais rápido, de forma mais agressiva.

No 1º golo é batido, o Otamendi sai à bola e ele em vez de recuperar a posição, vai a trote. No 2º golo o Otamendi é batido no 1x1, e ele em vez de fechar a possibilidade de remate, vai com pezinhos de lã e faz-se ao lance de forma displicente.

Os erros do Otamendi não desculpam os dele.
Já tinha referido essa falta de "agressividade" do Tomás como sendo a sua principal e maior lacuna, e que, em determinados momentos fazem toda a diferença.

Na altura até falei que parece que faz tudo em suplex, de maneira a sair tecnicamente bem do lance, mas sem ser incisivo, decidido e capaz de "se fazer forte", de se impor.

A forma como aborda a maior parte dos lances faz com que seja mais macio do que deveria.

E não me parece que seja apenas problema dos centrais da formação. O Florentino é igual, parece feito de algodão quando tem de encostar, quando tem de ser mais incisivo, mais poderoso no choque.

O Neves talvez tenha sido a exceção. O Neves tinha a mais o que a estes falta, que é essa capacidade de se "impor" fisicamente, mesmo sem ser preciso ser um armário.

Esse é um problema com décadas no Benfica, crónico já.
Tudo muito técnico, muito técnico, não se valoriza os jogadores de perfil mais físico, mais agressivo, sendo que a evolução do futebol até tem vindo nesse sentido, o que mais agrava o problema.

A esse respeito, lembro-me sempre de um ex-jogador aqui do Norte, que foi para o Benfica B no início do século, quando lá estava o José Mourinho.

Dizia ele que quando chegou ao Benfica, apesar de ser tecnicamente limitado, destacou-se logo na equipa B, porque era tudo "muito técnico" e ele era agressivo, de duelos, de dar umas pancadas, e que não havia ninguém assim lá.
A diferença de agressividade para os outros era de tal forma que o Mourinho chamou-o logo à equipa A, onde ainda fez uns jogos.

Até nisso, se vê que o Benfica se transformou num clube de "pilas moles".

JSilva28

Citação de: Vieri em 24 de Outubro de 2024, 11:58
Citação de: JSilva28 em 24 de Outubro de 2024, 11:02
Citação de: André Sousa em 24 de Outubro de 2024, 10:50Apesar de não errar sozinho, um central com outro nível tinha evitado o 1º e o 2º golo ontem.

Está em formação, obviamente, mas é um dos grandes problemas dos centrais que têm saído da nossa formação (e não só). Falta-lhes agressividade, não no sentido de entrarem mais rijo, mas no de perceber e reagir aos estímulos mais rápido, de forma mais agressiva.

No 1º golo é batido, o Otamendi sai à bola e ele em vez de recuperar a posição, vai a trote. No 2º golo o Otamendi é batido no 1x1, e ele em vez de fechar a possibilidade de remate, vai com pezinhos de lã e faz-se ao lance de forma displicente.

Os erros do Otamendi não desculpam os dele.
Já tinha referido essa falta de "agressividade" do Tomás como sendo a sua principal e maior lacuna, e que, em determinados momentos fazem toda a diferença.

Na altura até falei que parece que faz tudo em suplex, de maneira a sair tecnicamente bem do lance, mas sem ser incisivo, decidido e capaz de "se fazer forte", de se impor.

A forma como aborda a maior parte dos lances faz com que seja mais macio do que deveria.

E não me parece que seja apenas problema dos centrais da formação. O Florentino é igual, parece feito de algodão quando tem de encostar, quando tem de ser mais incisivo, mais poderoso no choque.

O Neves talvez tenha sido a exceção. O Neves tinha a mais o que a estes falta, que é essa capacidade de se "impor" fisicamente, mesmo sem ser preciso ser um armário.

Esse é um problema com décadas no Benfica, crónico já.
Tudo muito técnico, muito técnico, não se valoriza os jogadores de perfil mais físico, mais agressivo, sendo que a evolução do futebol até tem vindo nesse sentido, o que mais agrava o problema.

A esse respeito, lembro-me sempre de um ex-jogador aqui do Norte, que foi para o Benfica B no início do século, quando lá estava o José Mourinho.

Dizia ele que quando chegou ao Benfica, apesar de ser tecnicamente limitado, destacou-se logo na equipa B, porque era tudo "muito técnico" e ele era agressivo, de duelos, de dar umas pancadas, e que não havia ninguém assim lá.
A diferença de agressividade para os outros era de tal forma que o Mourinho chamou-o logo à equipa A, onde ainda fez uns jogos.

Até nisso, se vê que o Benfica se transformou num clube de "pilas moles".
O Rúben Dias fugiu um pouco a esse perfil e vê-se onde chegou e a forma como agarrou o lugar na equipa A na altura.

Benfanatic

Começa-se a falar em Chelseas, Bayerns, etc. e dá nisto. Ontem nem para o Braga servia.

GGG

Continuo a não ver nada de especial, principalmente para chegar a outros patamares.
Sim é muito bom em condução e no passe, sabe o que é uma bola e isso já e algo, mas e no resto?

Não é agressivo nos duelos
Não é forte no jogo aéreo
Não tem ainda noção dos espaços onde deve cair logo em cima do adversário/bola, de modo a antecipar