Gabriel Cavalcanti

Lateral, 21 anos,
Portugal
Estatísticas: 3 épocas, 48 jogos, 109 golos
Em 2025/2026: 12 jogos, 33 golos

DB4700

Citação de: Savicevic em 20 de Novembro de 2025, 15:48
Citação de: DB4700 em 19 de Novembro de 2025, 18:11é uma decisão particularmente interessante.

a primeira pergunta fazer é quantos laterais esquerdos deve o Benfica ter, e que papéis devem ter cada um? a meu ver, devem ser três: um craque, um bom jogador de rotação e uma promessa.

o Gabriel Cavalcanti não é um craque. temos o Miguel Mendes para promessa. só poderia ser um bom jogador de rotação. mas aí entra o João Bandeira que também pode ser um bom jogador de rotação.

aliado a isto, o Benfica tem o Pau Oliveras com contrato até 2027, e ainda tem o Taboada e o Izquierdo com contratos até ao final desta época.

por outras palavras: é gente a mais. acho que há dois cenários que fazem sentido:

1. Ficar com Cavalcanti, Bandeira e Mendes. Abdicamos de um craque, mas ficamos com três bons jogadores, jovens, e abrimos folga orçamental para atacar outras posições — pessoalmente era por aqui que eu iria.

2. Trazer um craque, ficar com Bandeira ou Cavalcanti, e com o Miguel Mendes. é o cenário mais equilibrado.

Deixar o Cavalcanti sair, tal como o Izquierdo e o Taboada, não é uma má decisão, se o Benfica quiser realmente apostar no Bandeira e no Miguel Mendes, que me parecem jogadores de maior potencial. A grande questão é que outras decisões virão depois desta. Há um tal caminho onde isto pode fazer sentido. Mas no Andebol do Benfica raramente impera a lógica.

Deixar o Cavalcanti sair não é uma má decisão, é uma péssima decisão, estúpida sob qualquer ponto de vista que não considere uma pura invenção de cenários e que é consequência de mau planeamento.

O Miguel Mendes não fará carreira a lateral-esquerdo.

O Cavalcanti tem 21 anos, podia e devia ser uma espécie de Salvador Salvador do Benfica, uma âncora defensiva e fazer os minutos dele no ataque. É que o Gabriel não é craque no ataque, mas na defesa é dos nossos melhores jogadores. Tem potencial para atingir nível mais alto que Taboada e Izquierdo e é português e da formação - o que, desde logo, evita custos com casa.

Jogadores como o Taboada, o Korchi, o Izquierdo e o Olsen são para despachar, porque não são craques, já não o vão ser e consomem orçamento desnecessário.

O Benfica não tem possibilidades de ser campeão neste ano nem no próximo, portanto pode e deve desenvolver o talento existente, com uma ou outra adição.

O plano para a próxima época devia ser Bandeira (já com 2 anos de Asobal), Cavalcanti e eventualmente o Oliveras como terceiro, Barbeito, Rui Batista e Miguel Mendes. E despachar o entulho mais caro que temos, que é muito. Dava para ir buscar um lateral-direito em condições e ainda sobrava.

E depois há decisões para tomar nas pontas, porque não faz sentido rigorosamente nenhum ter 4 estrangeiros a consumir orçamento nessas posições.

Já agora, o Gabriel Sequeira está a fazer uma bela época no Póvoa. Acompanhamento do Benfica? Zero. Um dia destes calha de dar o salto para nível de clube grande e o Benfica fica a apanhar bonés porque o puto se calhar prefere ir para Espanha ou França.

bem, todos os jogos que vi do Miguel Mendes foi com ele a jogar a lateral esquerdo. mas também ainda não o vi esta época.

tirando a parte do Miguel Mendes, não acho que estejamos a dizer coisas muito diferentes.

ou ficamos com o Cavalcanti, o Bandeira e o Pau Oliveras/Miguel Mendes, ou trazemos um craque e ficamos com o Bandeira e o Pau Oliveras/Miguel Mendes.

qualquer equipa que esteja a competir por títulos precisa de 4-5 craques. lateral esquerdo é das posições mais fáceis de encontrar no mercado.

seja como for, parece-me que neste momento não há ninguém a pensar nessas decisões. imagino que o Benfica esteja a procurar um coordenador de secção, e até que isso esteja definido, parece-me que está tudo em autopiloto.

ForçadoBloqueio

Citação de: Vieri em 19 de Novembro de 2025, 15:46
Citação de: Negan Schrute em 19 de Novembro de 2025, 15:22https://www.zerozero.pt/noticias/franca-chama-por-gabriel-cavalcanti-lateral-do-benfica/979558

CitaçãoNova experiência à vista para Gabriel Cavalcanti, jovem lateral do Benfica. Numa altura em que tem conquistado uma importância cada vez mais maior no conjunto encarnado, o atleta de 21 anos está prestes a experimentar a Liqui Moly StarLigue, campeonato francês, a partir da próxima temporada, mais concretamente no verão de 2026. De acordo com as informações recolhidas pelo zerozero em primeira mão, o internacional português encontra-se perto do Chambéry HB, emblema que ocupa a sexta posição na tabela classificativa, fruto de quatro vitórias, três empates e três derrotas em dez jogos realizados até agora - têm sido bastante consistentes neste início de 2025/2026. As duas partes já chegaram a acordo e, caso não exista algum imprevisto de última hora, Gabriel Cavalcanti será reforço da referida turma francesa, juntando-se a dois nomes portugueses: Martin Fernandes, ponta direita de 18 anos, e André Sousa, central de 23 anos que já apontou 25 golos em 11 jogos realizados até agora. O lateral esquerdo encontra-se numa fase de afirmação no Pavilhão Nº2 da Luz, uma vez que tornou-se uma peça fundamental na defesa (é um dos melhores do Campeonato Placard Andebol 1 neste capítulo) e no ataque. Após ter representado o CB Cisne, de Espanha, o lateral prepara-se para voltar a rumar até ao estrangeiro, agora para França.

Texto retirado do zerozero.pt
https://www.zerozero.pt/noticias/franca-chama-por-gabriel-cavalcanti-lateral-do-benfica/979558


Isto, a ser verdade, é inqualificável.
Já com o irmão foi igual!
Honestamente, preferia que acabassem com a modalidade do que ter isto...
Ri-dí-cu-los!

Neste momento, preferia uma bomba no Estádio da Luz do que no Dragão ou Alvalade. Neste momento, isto de clube tem o quê? O símbolo e o nome? É deixar arder tudo e depois começar do zero. Como dizem alguns analfabetos para quem criticou o resultado das eleições: "criem um clube novo!". Mal eles sabem que vamos mesmo ter de criar um clube novo, no lugar do falecido Sport Lisboa e Benfica.