Época 2024/2025

TeamRocket37

https://fpatletismo.pt/atletismo/geral/2022/11/samuel-barata-e-mariana-machado-revalidam-titulos-nacionais/

SAMUEL BARATA E MARIANA MACHADO REVALIDAM TÍTULOS NACIONAIS

Na classificação coletiva, Benfica revalidou título em masculinos e Sporting de Braga, em femininos, reconquistou um título que conquistara pela última vez em 1999!

Excelente edição dos Campeonatos Nacionais de Corta-mato, a 99ª em masculinos, numa organização conjunta da Federação Portuguesa de Atletismo, Associação de Atletismo de Setúbal, Câmara Municipal do Seixal e Junta de Freguesia de Amora, num dia excelente e num percurso muito adequado a corta-mato. A pontuação coletiva a ser definida pelos três primeiros de cada equipa trouxeram muita competitividade e incerteza nos resultados finais.

Na prova masculina, disputada em conjunto com o crosse de Amora, a presença de aqtletas quenianos fez com que assistimos a duas corridas: a dos africanos, Eduard Zakayo e Reuben Longosiwa (este a correr pelo Benfica), e a dos portugueses, com Sporting e Benfica a tentarem fazer valer os seus argumentos, incluindo-se a presença de Samuel Freire, do Vitória de Setúbal, que também andou na luta da frente. Na última volta das cinco que completavam o percurso dos 10 km, Longosiwa adiantou-se e cortou a meta na primeira posição, relegando o seu compatriota para a segunda posição. Mais atrás grande luta entre Etson Barros e Samuel Barata, com este a nunca desistir de lutar pelo título de campeão individual, aproveitando uma hesitação de Etson Barros – que não percebeu que tinha de correr em frente para a meta – para revalidar o título de campeão de Portugal.

Para o atleta algarvio fica a segunda posição e o título nacional em Sub-23, à frente de Alexandre Figueiredo, que fechou a classificação coletiva para o Benfica que fez a menor pontuação possível, derrotando Sporting e Sporting de Braga.

No final da prova, Samuel Barata deu "parabéns a todos os atletas, especialmente ao Etson Barros, que é uma certeza do meio-fundo e ainda a toda a nossa equipa, que triunfou claramente, com atletas que são grandes talentos, com trabalho que está a ser feito. Dar também os parabéns aos adversários, porque sem eles isto não tinha sentido nenhum".

Afinando pelo mesmo diapasão, João Campos, responsável pelo meio-fundo, estava satisfeito pelo resultado, com o triunfo coletivo, "que expressa o muito trabalho que temos feito. Acredito muito neles e tenho de dar os parabéns aos atletas Alexandre Figueiredo, que começou a treinar comigo e aos gémeos João e Pedro Amaro, filhos de uma grande atleta, Mónica da Gama, pelas provas que fizeram, um deles tendo estado doente durante a semana".

Para o campeão sub-23, Etson Barros afirmou ter-se poupado "durante grande parte da prova, para atacar no final. Errei a pensar que tinha de ir para a direita, o Samuel passou e eu já não tinha mais nada para dar.

Classificações: 1.º Reuben Longosiwa, SL Benfica, 28.38; Edward Zakayo, Individual, 28.39 (Cross de Amora); 2.º Samuel Barata (SL Benfica), 29.11 (campeão de Portugal); 3.º, Etson Barros, SL Benfica, 29.12 (1º Sub-23); 4.º Rui Pinto, Sporting CP, 29.17; 5.º, Alexandre Figueiredo (SL Benfica) 29.19; 6.º Miguel Marques (Sporting CP), 29.28; 7.º Samuel Freire (Vitória FC) 29.37; 8.ºPedro Amaro (SL Benfica) 29.44 (sub23); 9.º Miguel Moreira (SL Benfica) 29.51 (Sub23).
Por equipas: 1.º, SL Benfica, 8 pontos; 2.º Sporting CP, 23; 3.º, SC Braga, 50.

Mariana Machado "reboca" Braga

Na prova feminina, Mariana Machado voltou a mostrar ser a melhor meio-fundista do momento. Regressando de lesões, esteve bem no crosse Itálica e mostrou-se em grande forma em Amora. Neste percurso duro, a bracarense andou sempre na frente da corrida, com Neide Dias (Feirense) e Ana Mafalda Ferreira (Sporting, mas na última volta veio para a frente e impôs o seu ritmo, adiantando-se e cortando a meta destacada, Neide Dias (CD Feirense) revalidou o segundo lugar conquistado no ano passado e a jovem Lia Lemos (SC Braga) subiu ao pódio no terceiro posto. Depois delas a luta pela classificação coletiva foi muito animada, com vários lugares a mudarem na última volta, para tudo ficar decidido, a favor do Sporting de Braga, por um ponto, relegando Sporting e Feirense para as posições imediatas.
Para a vencedora, Mariana Machado, "foi muito bom estar aqui neste nacional, voltar a ganhar, nem sempre para mim era seguro estar aqui presente, pois tive alguns problemas, com a forma como acabei a minha época passada, com problemas físicos, e problemas familiares, com a saúde da minha irmã. Não consegui treinar como queira e preparar-me como seria bom. Mas estive sempre confortável e senti que poderia ganhar".

Neide Dias, a segunda classificada, estava feliz no final da prova. "Tentei fazer uma prova tática, tentando ter mias força na última volta, para poder mudar de ritmo. Tenho de dar parabéns à Mariana, porque foi mais forte que eu. Eu sei que dei o máximo para manter o segundo posto e estar mais perto dela", concluiu.

Classificações: 1.ª, Mariana Machado (SC Braga),.26,27 (1ª Sub-23); 2.ª, Neide Dias (CD Feirense), 26.54; 3.ª, Lia Lemos (SC Braga), 27.14 (Sub-23); 4.ª, Ana Ferreira (Sporting), 27.22; 5.ª Carla Salomé Rocha (Sporting CP) 27.29; 6.ª Susana Godinho (CD Feirense), 27.30; 7.ª, Susana Francisco (Sporting CP), 27.33; 8.ª, Carla Martinho (RD Agueda), 27.42; 9.ª Susana Cunha (RD Agueda), 27.43; 10.º, Solange Jesus (CD Feirense), 27.48.
Por equipas: 1.º, SC Braga, 15; 2.ª, Sporting CP, 16; 3.º, CD Feirense, 18.

Sporting campeão na estafeta

Na estafeta mista, o despique entre Sporting e Benfica apenas existiu no primeiro percurso, por José Carlos Pinto, que dominou e entregou com alguma vantagem. Porém, a reviravolta deu-se com Patrícia Silva a recuperar a desvantagem para Bárbara Neiva e a ganhar ela própria vantagem suficiente para entregar a Nuno Pereira bem destacada. Este, apesar do esforço de Isaac Nader ainda se aproximou do sportinguista, mas no percurso final, Salomé Afonso não deu hipóteses a Camila Gomes e o Sporting obteve o seu primeiro título na estafeta.

Para Salomé Afonso, a porta-voz da equipa e a corredora do último percurso, sentiu-se muito poderosa, pela vantagem que os outros elementos da equipa conseguiram, e aliviada por ser apenas uma volta para mim", referiu, satisfeita, ao lado da equipa, pelo triunfo na competição.

Classificação: 1.º Sporting (Tomás Silva, Patrícia Silva, Nuno Pereira, Salomé Afonso), 16.40; 2.º SL Benfica (José Carlos Pinto, Bárbara Neiva, Isaac Nader, Camila Gomes), 16.55; 3.º Núcleo Oeiras (Tiago Sabino, Filipa Eustáquio, Diogo Batista e Sara Monteiro) 17.36.

TeamRocket37

Tim_CSC

Citação de: Tim_CSC em 27 de Novembro de 2022, 18:36
Citação de: TeamRocket37 em 27 de Novembro de 2022, 16:39
Citação de: Tim_CSC em 27 de Novembro de 2022, 16:34
Citação de: TeamRocket37 em 27 de Novembro de 2022, 13:43
Algumas notas:

- Benfica apresentou-se sem Duarte Gomes, André Pereira e Simão Bastos.

- Benfica meteu 6 atletas no TOP10.

- Sporting não apresentou queniano, mas os 2 que foram inscritos não fariam melhor que 2º lugar, 0 interferência no resultado final.

- Etson Barros senão engana-se no percurso a 500m do fim era campeão nacional de corta mato, admitido pelo próprio Samuel Barata.

- João Amaro regressou de lesão e fez 14º lugar.

- Duarte Cunha, esta a ter evolução brutal este ano. Este top20 é sinal disso.

- Sem queniano, o Benfica ganhava a mesma.

- A contar 4 atletas sem estrangeiros, o Benfica ganhava a mesma.

- Luís Oliveira um bocado desilusão este principio de época.

O queniano do Sporting deve ter desistido, porque me parece que o vi passar na primeira volta. Mas não tenho a certeza.

Assim a conversa é outra.
Consegue saber essa informação correta e que atleta era?
[/quote
Citação de: TeamRocket37 em 27 de Novembro de 2022, 16:39
Citação de: Tim_CSC em 27 de Novembro de 2022, 16:34
Citação de: TeamRocket37 em 27 de Novembro de 2022, 13:43
Algumas notas:

- Benfica apresentou-se sem Duarte Gomes, André Pereira e Simão Bastos.

- Benfica meteu 6 atletas no TOP10.

- Sporting não apresentou queniano, mas os 2 que foram inscritos não fariam melhor que 2º lugar, 0 interferência no resultado final.

- Etson Barros senão engana-se no percurso a 500m do fim era campeão nacional de corta mato, admitido pelo próprio Samuel Barata.

- João Amaro regressou de lesão e fez 14º lugar.

- Duarte Cunha, esta a ter evolução brutal este ano. Este top20 é sinal disso.

- Sem queniano, o Benfica ganhava a mesma.

- A contar 4 atletas sem estrangeiros, o Benfica ganhava a mesma.

- Luís Oliveira um bocado desilusão este principio de época.

O queniano do Sporting deve ter desistido, porque me parece que o vi passar na primeira volta. Mas não tenho a certeza.

Assim a conversa é outra.
Consegue saber essa informação correta e que atleta era?

Pode ter sido má impressão minha, mas pode ser que algum colega meu se tenha apercebido.
O nome que me ficou no ouvido quando levantaram os dorsais ontem foi "Kibet".

Foi mesmo impressão minha.
O Miguel Marques (o atleta do Sporting, meu colega nos juízes de atletismo) confirmou que não esteve nenhum queniano do Sporting.

BlankFile

24º no Corta-Mato.

Parabéns a toda a equipa!  :slb2: :winner: :flagglorioso:

ala esquerda

Citação de: TeamRocket37 em 27 de Novembro de 2022, 18:27
Citação de: ala esquerda em 27 de Novembro de 2022, 18:18
Sei das dificuldades, sei o que representa para o Braga,  sei que sao valoresmuito altos.....

Mas contratar Mariana Machado é prioritário...

Mariana Machado renovou até 2024.
Não é só a questão ligação ao Braga, é a sua treinadora que vereadora da CMBraga a Sameiro Araújo.

Só com um salario ao nível do Pichardo é que tinhas a Mariana de lá.
Mariana por muito boa que seja, não vale o salário do Pichardo de campeão olímpico.
Team escreve o que te digo, o futuro olímpico passa por ali....

carvalho0407

Citação de: TeamRocket37 em 27 de Novembro de 2022, 16:38
Citação de: Tim_CSC em 27 de Novembro de 2022, 16:32
Citação de: TeamRocket37 em 27 de Novembro de 2022, 12:34
Benfica Campeão Nacional de Corta Mato

Benfica faz 1º 3º 4º

:slb2: :slb2: :slb2:

Etson enganou-se no percurso senão seria campeão nacional. Fez 4º lugar. Que prova do cacete do miúdo.

O Edward Zakayo estava infiltrado: não só os atletas do Benfica pediram para levantar ontem o dorsal dele, como hoje fez a prova toda em função do Longosiwa - funcionou praticamente como lebre para ele.
Em relação ao Etson Barros, não dei por nada, de tão concentrado que estava nos atletas que estavam a levar uma volta. Mas o Samuel Barata na entrevista referiu que o Etson Barros pensava que a meta era mais cedo do que era na verdade e aproveitou para tentar discutir o título nacional... e conseguiu.

Edward Zakayo é atleta individual em Portugal, e tem ser esta época desportiva toda assim.

Escusa de ir ao pódio equipado a Benfica lol.
Isto vai dar conversa no corredor das modalidades na Luz e no João Rocha.
Se calhar o fez, depois da pouca vergonha que o Sporting lhe fez.
O que lhe fizeram?

paulomaia1972

Sei das dificuldades, sei o que representa para o Braga,  sei que sao valoresmuito altos.....

Não é só a questão ligação ao Braga, é a sua treinadora que vereadora da CMBraga a Sameiro Araújo.

Mariana por muito boa que seja, não vale o salário do Pichardo de campeão olímpico.

A Mariana Machado é uma grande esperança para ser campeã europeia, mundial e olímpica nos próximos 15 anos. Podia ser uma bandeira como a Telma Monteiro.

TeamRocket37

Citação de: paulomaia1972 em 27 de Novembro de 2022, 20:49

A Mariana Machado é uma grande esperança para ser campeã europeia, mundial e olímpica nos próximos 15 anos. Podia ser uma bandeira como a Telma Monteiro.

Mariana Machado nunca será campeã olímpica nem mundial, será utópico pensar assim, face a contexto actual do atletismo do meio fundo e mundo internacional, principalmente com as Africanas.
Mariana Machado não tem metade do talento do Jakob Ingebrigtsen.

Mariana Machado na pista já devia ser a a melhor portuguesa na pista nas distâncias que ela faz e não é sequer.

TeamRocket37

Citação de: ala esquerda em 27 de Novembro de 2022, 18:53

Team escreve o que te digo, o futuro olímpico passa por ali....

Se a Mariana Machado ganhar 1 Bronze nos JO na sua carreira já será fora de série.

Migas75

paulomaia1972

Citação de: TeamRocket37 em 27 de Novembro de 2022, 21:45

Mariana Machado nunca será campeã olímpica nem mundial, será utópico pensar assim, face a contexto actual do atletismo do meio fundo e mundo internacional, principalmente com as Africanas.

Mariana Machado na pista já devia ser a a melhor portuguesa na pista nas distâncias que ela faz e não é sequer.

veremos a miúda tem 22 anos e tem 15 ou mais anos de carreira pela frente.

TeamRocket37

Citação de: paulomaia1972 em 27 de Novembro de 2022, 22:39
Citação de: TeamRocket37 em 27 de Novembro de 2022, 21:45

veremos a miúda tem 22 anos e tem 15 ou mais anos de carreira pela frente.

Obviamente desejo ver a Mariana Machado no Benfica, mas sei o quanto isso será impossível a breve prazo.

TeamRocket37

Citação de: Tim_CSC em 27 de Novembro de 2022, 18:42

Obrigado pelas informações.
Sporting não vi também o Miguel Borges e o Hélio Gomes a correr.
Tiveram algumas baixas, mas nós também.

Parabéns pela organização e o ajuizamento, depois da polémica em Vale de Cambra.

diabo maiato

Parabéns!! Foi pancada a mais ao Sporting desde 6a até hoje, só tenho pena que não tivesse havido mais competições ...

BlankFile

E agora vou dizer algo que tenho que dizer, porque estava entalado:

Redução orçamental de 40%? Uma mentira contada muitas vezes, por vezes, torna-se verdade, mas neste caso continua a ser uma mentira. Este título colectivo no Cross, também é dedicado ao tipo que queria e achava que iria conseguir essa redução orçamental e causou o caos e confusão em muitas cabecinhas dentro da secção e infelizmente também se espalhou para alguns adeptos. Então, para esse sujeito em particular, amigo vai chupar lá os pistons de um boi e vai-te foder. 

E vamos lá ganhar mais títulos. VAMOS BENFICA!  :slb2: :slb2: