CN 33ª J: SL Benfica 0 - 1 FC Porto, 07Maio. Sáb. 18h00 *BTV*

SL Benfica 0 - 1 FC Porto

Campeonato Nacional

SL Benfica: Odysseas Vlachodimos, Gilberto, Nicolás Otamendi, Jan Vertonghen, Álex Grimaldo, Gil Dias (Haris Seferović [61m]), Julian Weigl, Adel Taarabt, Valentino Lazaro (João Mário [73m]), Gonçalo Ramos (Roman Yaremchuk [73m]), Darwin Núñez
Treinador: Nélson Veríssimo
FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Pepe, Mbemba, Zaidu, Otávio, Grujic, Vitinha, Pepê, Taremi, Evanilson
Treinador: Sérgio Conceição

The_Riggs

Vou partilhar aqui neste tópico, porque acho que é uma leitura engraçada de uma coisa que deveria ser encarada com mais normalidade neste país :

João Manuel Pinto: «Tinha os três grandes atrás. Em cinco minutos escolhi o FC Porto»

Recorda o dia em que Pinto da Costa lhe colocou um contrato à frente e outras histórias

...
Estórias para contar não faltam a um jogador que faz parte da história tanto de Benfica como de FC Porto. Desde quando era um miúdo que faltava às aulas para ver os treinos do clube do coração – ficava deliciado por apreciar Valdo de perto, brasileiro que iria defrontar anos depois -, até quando Pinto da Costa lhe colocou um contrato à frente e decidiu em cinco minutos que era com os dragões que iria assinar, numa altura em que meio Mundo perguntava por si. João Manuel Pinto, com a sua habitual simpatia, rebobinou no tempo em conversa com Record, antes de ir orientar mais um treino do Moura, por onde exerce agora as funções de treinador.

É certo que vestiu tanto o vermelho como o azul, mas, quando tinha 21 anos, choveram pretendentes. "É verdade, tinha mesmo os três grandes atrás de mim. E escolhi o FC Porto. Era muito novo e fui aconselhado pelo empresário de que, naquela altura, seria o melhor. O Benfica e o Sporting sempre foram também grandes clubes, e toda a gente sabe que sou do Benfica, mas não estavam a atravessar uma fase tão boa. E no FC Porto foi tudo muito simples, foi o único clube com quem me sentei à mesa. Enquanto com Benfica e Sporting só houve conversações. No FC Porto disseram-me que se queria ganhar títulos iria para o clube certo. Eles estavam fortíssimos. Eu seria uma promessa e uma aposta", começou por lembrar o antigo jogador, sobre o verão de 95.

Nesse agitado mercado, depois de boas temporadas no Belenenses, foi surpreendido na cidade do Porto. "O José Veiga (empresário) disse-me que tinha de ir ao Porto para ter uma reunião com um clube. Dizia-me que não era o FC Porto. Achei que pudesse ser um clube espanhol ou até o próprio Boavista. Cheguei lá e fui surpreendido: levou-me ao escritório do Pinto da Costa. O presidente disse-me: "Tens aqui um contrato para ti." Falei com o Veiga e em cinco minutos decidi. O Veiga disse-me que ia ganhar títulos ali e ficou logo tudo decidido", explicou João Manuel Pinto, acrescentando ainda: "Depois mais tarde regressei ao Benfica, o clube do meu coração, com alguma normalidade. Mas quando sais do FC Porto para o Benfica é sempre mais difícil do que quando sais do Benfica para o FC Porto. Mas continuo a ser muito acarinhado pelos portistas. Continuo a manter uma boa relação com muita gente. Essa diferença tem a ver com a cultura das pessoas. Ouvi coisas más, mas também ouvi coisas boas. Temos de aceitar e manter o foco no que fazemos."

Entre os sete jogos que defrontou o Benfica com a equipa portista, há um que ainda estará na memória de muitos adeptos. O ex-central não esquece o 5-0, no Estádio da Luz – e sobretudo porque, no fim, cumpriu um sonho de menino. "É uma história engraçada. Jogava no FC Porto mas do lado do Benfica estava um jogador que adorava, pelo qual era fanático. O Valdo. Na primeira passagem dele no clube eu era miúdo e faltava a escola para ir ver os treinos do Benfica. Era um bandido [risos]. Queria era ir ver as nossas estrelas, o meu clube do coração. E queria vê-lo ali. Uns bons anos depois, o destino tratou de nos cruzar. Ganhámos esse jogo e fui ter com ele para pedir-lhe a camisola. E disse-lhe que quando tinha 14 ou 15 anos pedi-he um autógrafo. Ele ficou surpreso, não esperava ouvir aquilo, mas trocámos camisolas e foi um sonho realizado. Eu nem queria ser jogador, mas admirava muito o Valdo. Naquele dia disse-me: "É um prazer dar-te a camisola. Parabéns pela humildade, assim vais longe." Fiquei muito contente com aquelas palavras", recordou ainda o antigo defesa.

Mas João Manuel Pinto não serviu só na defesa. O ex-craque de Benfica e FC Porto contou-nos, ainda, como Bobby Robson viu nele um ponta de lança. "Tudo começou nos treinos. Ele era um treinador que conhecia muito bem os seus jogadores e tudo o que conseguiam fazer. E eu, nas peladinhas, fazia muitos golos. E assim foi. Quando a coisa apertava, lá ia eu para ponta. Muita gente não se esquece. Muitos benfiquistas temiam quando o FC Porto me lançava lá para a frente", gracejou, confessando que, ser chamado para resolver em momentos de aflição lhe dava um certo prazer. "Eu gostava. Na minha posição, a central tinha dois monstros - o Jorge Costa e o Aloísio. Não era fácil entrar naquele plantel. A ponta a missão era tentar ajudar e as coisas aconteciam", atirou o ex-jogador.

Quanto ao próximo clássico, João Manuel Pinto já tinha feito a sua antevisão. "Os dragões estão fortes e tem um treinador que é um grande líder. O Benfica se quiser ganhar tem que correr e ser mais agressivo do que o rival. São dois clubes que não são inimigos, mas que têm uma grande rivalidade e este será um clássico muito intenso, com duas equipas a quererem ganhar. O Benfica só tem uma missão: ganhar ao FC Porto. Não será este resultado que salva uma época falhada, porém têm de jogar pelo orgulho e evitar que o rival faça novamente a festa de campeão no seu estádio", sublinhou, na edição de hoje do nosso jornal.

força Benfica

Citação de: Mozerovic em 03 de Maio de 2022, 19:52
tudo a criticar o preços dos bilhetes.... e que tal irem ver o Benfica sporting no feminino em vez de se queixar!

Quem é que anda a queixar-se dos preços? Deve ser dos mais baratos dos ultimos anos também mau era.

ElMrCiO

Para mim, era ver quais os portistas que estavam em lugares de pessoas com red pass e impedir que essas pessoas comprem Red Pass no futuro.

Que vergonha de adeptos que temos. Cada vez mais me envergonho de certos adeptos do nosso clube.

Para o caralho com esses gajos.

ana_lopes2009

E que tal uma invasão ao hotel deles, como eles fazem a nós aqui em Gaia?

LX

Citação de: ElMrCiO em 03 de Maio de 2022, 21:09
Para mim, era ver quais os portistas que estavam em lugares de pessoas com red pass e impedir que essas pessoas comprem Red Pass no futuro.

Que vergonha de adeptos que temos. Cada vez mais me envergonho de certos adeptos do nosso clube.

O problema é que o redpass é transmissível. O detentor pode dar a quem quiser basicamente.

phylozoff

Citação de: LX em 03 de Maio de 2022, 22:01
Citação de: ElMrCiO em 03 de Maio de 2022, 21:09

O problema é que o redpass é transmissível. O detentor pode dar a quem quiser basicamente.

O problema nao é esse.

É a mentalidade, ou falta da mesma...

Não proporcionar festas na nossa casa ao rival deveria ser um dado aquirido.
Emprestados ou à  venda nos olx's da vida.
Nao podia acontecer.

É bom senso porra! Nada mais.

Benficaenadamais

Ainda agora vi uma bacana no insta a vender 4 bilhetes a 70 paus

Lad

Há imensas informações de adeptos dos porcos a tentar arranjar bilhetes, sei de dois casos em que supostamente já conseguiram RPs. Se souber os dados dos sócios em causa a primeira coisa que faço é informar o clube, mas como é obvio estão-se nas tintas e não iam fazer nada.
A direção do Benfica tem de tomar alguma medida preventiva, só entrava no estádio quem fizesse prova que era sócio do Benfica e os que tivessem cedido os dados eram irradiados.

Lad

Citação de: Benficaenadamais em 03 de Maio de 2022, 22:07
Ainda agora vi uma bacana no insta a vender 4 bilhetes a 70 paus
Mete print com o nome dessa atrasada

phylozoff

S-Line

Há gente que não vende a família , para voltar á comodidade da vida , só porque não pode .
Há gente que nem manda naquilo que come . Simples .

Portanto vender o cu a um rival não é nada de anormal.

É muito simples saber que tipo de gente é porque os red pass teem vizinhos ao lado e esses mesmos vizinhos deviam num ano inteiro chamá-los de vendidos.

xavi_slb

Era bloquear os empréstimos de Red Pass online e respectiva confirmação com identificação + cartão físico. Assim como as adesões a sócio um mês antes

Para grandes males grandes remédios.

Não gostam ficam chateados. Temos pena.

Existe tanta merda que não faz sentido porque é anunciada de uma maneira e feita de outra no clube passava a ser só mais uma.

Enviado do meu Mi A2 através do Tapatalk

Mozerovic

O problema nunca será o sistema mas sim a mentalidade. Se um jogo em casa frente ao porto nao é para ir ver por que é que têm o red pass afinal, para Benfica vs morreirense ou outro qualquer?
Isto é para ganhar! Vamos deixa los passear na luz outra vez?

RGouveia.SLB

Gente a ceder redpass a adeptos dos porcos. Isto é de uma total falta de dignidade e vergonha na cara.