Benfica SAD: Estrutura Accionista e outros assuntos

OmarLittle

Citação de: Fake Blood em 17 de Julho de 2021, 13:36
Tempos surreais que vivemos, um dia vou entrar no fórum e ler algo tipo "movam o John Textor para o Geral!"

"Ainda bem, pelo menos quer internacionalizar a marca"

Atlas1

Não me importava nada de andar todos os anos a lutar pela Champions.

Que venham os investidores!

Qual o risco? O clube não acaba.

mop62904

Este tópico não há meio de chegar o dia que nós vamos ler estrutura sai em bloco ou estrutura detida com suspeitas de desvio de capitais do Benfica...

crodrigues

Citação de: slbenfica_croft em 16 de Julho de 2021, 19:59
Ninguém acredita que este tipo ou outro do género quer entrar no capital da sad logo com 25% sem que esteja já a pensar numa posição maioritaria no futuro.

Isto é para matar JÁ.

O Benfica clube não pode perder a sua posição na SAD.

Aliás em Portugal deveria haver o mesmo que há na Alemanha. Ou seja, a regra dos 51%.

O Benfica deveria ter isso nos seus estatutos

O Benfica JÁ tem isso nos estatutos. Não estou a perceber a duvida, e estas acções que se fala são de categoria B e não de categoria A que essas sim tem direito de voto e são do Benfica clube.

pguerreiro

Dizendo que sou leigo na matéria como ponto prévio, não sei se na generalidade os benfiquistas estão satisfeitos com a estrutura accionista da SAD, eu pessoalmente não me importava de mudar algumas figuras proeminentes e que têm vindo a público pelas piores razões. Figuras essas que tiveram dinheiro empatado durante anos e anos e agora olham para si e querem tirem dividendos, através de meios dúbios e ganhos absurdos, algo que teve duas vezes próximo de acontecer.

A OPA, aparte os valores, não era má na medida que dava uma maior percentagem ao Clube. Falamos de não querer accionistas com poder de decisão, mas atendendo que não se paga dividendos, eu pessoalmente, mesmo que tivesse meia dúzia de milhões para empatar, ia pôr o dinheiro parado por amor à camisola?

Infelizmente não se pode ditar os termos, podemos continuar a empurrar com a barriga para a frente até surgir uma oportunidade mais apetecível, mas para além de comprador(es) à medida da nossa vontade tem ainda de haver interesse dos actuais accionistas em vender em baixa.

Eu também gostava de ter sol na eira e chuva no nabal, mas não estou a ver outra solução para além do Clube aumentar a participação na SAD, é só mais um ano a ter de vender um ou dois titulares e com um orçamento comedido para o Futebol, nada que não estejamos habituados.

crodrigues

Citação de: pguerreiro em 17 de Julho de 2021, 14:30
Dizendo que sou leigo na matéria como ponto prévio, não sei se na generalidade os benfiquistas estão satisfeitos com a estrutura accionista da SAD, eu pessoalmente não me importava de mudar algumas figuras proeminentes e que têm vindo a público pelas piores razões. Figuras essas que tiveram dinheiro empatado durante anos e anos e agora olham para si e querem tirem dividendos, através de meios dúbios e ganhos absurdos, algo que teve duas vezes próximo de acontecer.

A OPA, aparte os valores, não era má na medida que dava uma maior percentagem ao Clube. Falamos de não querer accionistas com poder de decisão, mas atendendo que não se paga dividendos, eu pessoalmente, mesmo que tivesse meia dúzia de milhões para empatar, ia pôr o dinheiro parado por amor à camisola?

Infelizmente não se pode ditar os termos, podemos continuar a empurrar com a barriga para a frente até surgir uma oportunidade mais apetecível, mas para além de comprador(es) à medida da nossa vontade tem ainda de haver interesse dos actuais accionistas em vender em baixa.

Eu também gostava de ter sol na eira e chuva no nabal, mas não estou a ver outra solução para além do Clube aumentar a participação na SAD, é só mais um ano a ter de vender um ou dois titulares e com um orçamento comedido para o Futebol, nada que não estejamos habituados.

Mas a OPA não mudava nada em termos práticos. O Benfica clube é soberano dentro da Benfica SAD, apenas ia servir para colocar dinheiro do clube no bolso do rei dos frangos e LFV.

pguerreiro

Citação de: crodrigues em 17 de Julho de 2021, 14:42

Mas a OPA não mudava nada em termos práticos. O Benfica clube é soberano dentro da Benfica SAD, apenas ia servir para colocar dinheiro do clube no bolso do rei dos frangos e LFV.
Certo, servia sobretudo para tirá-los da equação. Também no caso do John Textor seria a mesma coisa, a origem do dinheiro é que era outra.

MALU15

Como complemento ao que disseste e com o qual eu concordo, talvez convenha relembrar que uma grande maioria destes accionistas (não sei mesmo se não a totalidade) detentores de participações com algum significado, e outros que entretanto já as alienaram, só foram subscritas (subscrição inicial do ano de 2000), para que assim fosse atingido o máximo de acções da Categoria B disponível para subscrição pública, e que era de 9.440 000 acções, e o aumento de capital fosse bem sucedido. Mas todos nós nos lembramos das dificuldades reais que existiram na altura, pois na realidade ficou ainda um grande lote nas mãos do BES enquanto IF responsável pela subscrição, e de outros (Manuel Virarinho, ...).

Lebohang Mokoena

Citação de: Lebohang Mokoena em 16 de Julho de 2021, 08:42
Ninguém faz estas figurinhas por uma posição minoritária de 25%, é bastante óbvio até pelo facto de já ter sido apanhado a mentir que foi prometido muito mais do que 25% a este John Textor.

Que vá pela sombra e não volte.

Numa dessas conversas, foi abordado o tema da compra de outros clubes, com Textor a esclarecer: "Se a Red Bull pode deter vários clubes, também o Benfica pode... neste momento não é possível mas posso mostrar ao Benfica como criar valor através da bolsa de valores de Nova Iorque e usar ações como moeda para comprar clubes. Esse seria o plano."
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/benfica/detalhe/john-textor-confirma-encontro-com-carlos-janela-e-diz-querer-benfica-ao-nivel-da-red-bull?ref=HP_Ultimas

Muitas "ideias" para quem supostamente só vai comprar "25%" do clube.

Começa a cheirar muito a esturro...

SURREAL9

1 - Afinal as ações de cat.B têm ou não direito de voto na SAD ?

2- Só o clube é que pode deter ações de cat.A na SAD ?

filc

Citação de: kramxel² em 17 de Julho de 2021, 13:18
Citação de: filc em 17 de Julho de 2021, 13:17
Citação de: kramxel² em 17 de Julho de 2021, 13:13
Citação de: Minerva em 17 de Julho de 2021, 11:56
Citação de: filc em 16 de Julho de 2021, 14:35
Citação de: pedr0 em 16 de Julho de 2021, 13:28
já li o comunicado do Textor e parece-me clara a intenção dele.

o interesse dele é a típica jogada da banca de investimento, procurar ativos subavaliados e realizar esse valor.

Parece-me obvio que o valor monetário, a avaliação da marca Benfica, é muito superior aos atuais 60-90M de capitalização bolsista, como ele até ilustra e bem, um Bernardo Silva/Ruben Dias/Joao Felix não tem um valor superior ao do Benfica embora neste momento sejam transacionados dessa forma.

A partir desta constatação, ele próprio diz qual é o objetivo dele: tornar o Benfica um grupo empresarial muito para além da atividade desportiva e do seu objetivo primordial de ganhar títulos, quer transformar o clube numa empresa de media onde o futebol e as modalidades seriam meramente conteúdo tal como as series o são para a Netflix, uma visão do desporto aliás, muito americana.

A partir do momento em que conseguisse reenquadrar o grupo Benfica para lá do contexto atual de clube desportivo, a avaliação da SAD subiria, seria avaliada na linha das Netflix/HBO/Disney e quereria listar o clube no NYSE onde seria possível realizar a sua saída do capital (com ganhos pessoais enormes, na ordem das dezenas de vezes o capital investido).

Posto isto, vários pontos me parecem óbvios:

1. O Benfica passaria a ter mais receita e outro poder de financiamento nos mercados? Sim

2. O Benfica perderia o foco em ganhar títulos desportivos e limitar-se-ia a ser uma Netflix ou Disney+ mas para conteudo desportivo onde as series seriam os jogos das diferentes modalidades incluindo o futebol? Sim.

Posto isto, prefiro continuar com um clube sem qualquer capacidade de competir com tubarões na champions mas que continua a funcionar como um clube e com associativismo do que fechar em parte o gap financeiro para esses clubes endinheirados e ser um subscritor de uma netflix para conteúdos desportivos. No fundo é o que se fala muito por aqui de tornar os sócios em clientes e o jogo de futebol em conteúdo como as séries ou o teatro.

Isto em nada tem a ver com o modelo do Bayern. O modelo deles é de 3 investidores com ligações históricas ao clube que são também patrocinadores. São 3 empresas com os seus core business. Esta situação do Textor é apenas e só o vislumbrar de uma oportunidade de alavancar uma audiência (palavras dele) grande e leal. Imaginem uma netflix onde os subscritores tem a lealdade que os adeptos de futebol têm aos seus clubes! é basicamente isto que ele vê.

just my 2 cents.

Se a Netflix não tiver conteúdos de qualidade, ninguém subscreve. Por isso, mesmo se essa visão for a correta, as modalidades vão ter de ter qualidade.

Por outro lado, nem ele nem nenhum investidor terá a maioria do clube e poder de decisão, apenas de opinião.
Se a tiver, será porque a maioria dos sócios assim o quererá numa votação em assembleia geral.
Não estou a dizer que o gajo é honesto oh não, apenas acho que não se pode fechar a porta a investidores e tem de se houvir o que eles propõem.

Se o dono da Emirates quisesse fazer o que este quer, já seria aceitável? Ou a Adidas?

Ainda somos muito conservadores e preconceituosos para isto, infelizmente.

Felizmente.

O Benfica tem que ser dos Benfiquistas.

Ter acionistas destes não implica que o Benfica deixe de pertencer aos Benfiquistas..

Seja lá o que isso for, vendo os últimos 18 anos..

E qual é a vantagem de ter um accionista com 25%?

Eu prefiro ver essas acções espalhadas pelo mercado.

Qual é o interesse de ter ações espalhadas?

Eu se tiver 50 ações de uma empresa, não estou preocupado se ganho ou perco dinheiro com elas. Mas se tiver 500000 aí já estaria...

mojo_j0jo

A desconfiança que o tipo me trás é que parte em muito porque parece que foi um tipo arranjado à pressão pelo rei sol e rei dos frangos para fazer dinheiro rapidamente uma vez que a OPA tinha sido chumbada. A questão que fica, é se conseguirmos uma melhor parceria se o clima instalado no clube fosse diferente.

Num molde estritamente minoritário sou sempre a favor de um investidor que queira alavancar o Benfica, e com isso obviamente ganhar dinheiro com o Benfica.

Também vejo com olhos positivos ter administradores na SAD não portugueses com uma visão diferente do nosso modo de pensar. Pode ser que os tipos não apareçam com a conversa fatalista que é impossível ganhar com um clube português na Europa, como o regime Vieirista tem nos dito anos a fio.

peter_slb

Citação de: Atlas1 em 17 de Julho de 2021, 13:48

o Benfica não é só o nome. O nome Benfica não acaba, já a génese do clube... espero que a generalidade dos sócios do Benfica continuem a pretender que sejamos um clube desportivo e não uma empresa desportiva, porque o Textor nem está a esconder que é nisso que pretende tornar o Benfica, o que é normal dado que nos EUA não existem clubes, é tudo empresas desportivas cujo objetivo principal não são as conquistas desportivas mas a maximização do lucro.

Quanto ao lutar todos os anos pela Champions porque entram investidores, acho que é bem mais provável termos melhores prestações na Champions tendo um Presidente que só queira o melhor para o Benfica do que pela entrada na SAD dum Textor. Não sei se há alguém que ache que o Textor é um Abramovich ou um Sheik árabe que iria injetar dinheiro no Benfica sem se importar com o retorno financeiro do mesmo, mas o Textor não é um bilionário que não tem o que fazer ao dinheiro, é um investidor que provavelmente até tem de obter financiamento para poder adquirir a participação financeira, pelo que o seu objetivo seria sempre ter retorno financeiro da entrada na SAD do Benfica.

paulomaia1972

Citação de: peter_slb em 19 de Julho de 2021, 09:53
Citação de: Atlas1 em 17 de Julho de 2021, 13:48

o Benfica não é só o nome. O nome Benfica não acaba, já a génese do clube... espero que a generalidade dos sócios do Benfica continuem a pretender que sejamos um clube desportivo e não uma empresa desportiva, porque o Textor nem está a esconder que é nisso que pretende tornar o Benfica, o que é normal dado que nos EUA não existem clubes, é tudo empresas desportivas cujo objetivo principal não são as conquistas desportivas mas a maximização do lucro.

Quanto ao lutar todos os anos pela Champions porque entram investidores, acho que é bem mais provável termos melhores prestações na Champions tendo um Presidente que só queira o melhor para o Benfica do que pela entrada na SAD dum Textor. Não sei se há alguém que ache que o Textor é um Abramovich ou um Sheik árabe que iria injetar dinheiro no Benfica sem se importar com o retorno financeiro do mesmo, mas o Textor não é um bilionário que não tem o que fazer ao dinheiro, é um investidor que provavelmente até tem de obter financiamento para poder adquirir a participação financeira, pelo que o seu objetivo seria sempre ter retorno financeiro da entrada na SAD do Benfica.

com o atual quadro legal das SAD, o papel de Textor será sempre subordinado aos interesses do clube que estão salvaguardados.