LdC 3ª Elim. 1ª Mão: FC Twente 1 - 1 SL Benfica, 31Ago. Ter. 18h30 *BTV*

anarcos

FRANCISCA CARDOSO ANALISOU ADVERSÁRIO DAS ÁGUIAS

«O Twente é uma equipa a respeitar, mas o Benfica tem condições para superar este desafio»



O Benfica está a um passo de chegar à fase de grupos da Liga dos Campeões. A equipa feminina ultrapassou, na primeira ronda, duas equipas campeãs nacionais - Kiryat Gat (Israel) e o Racing FC (Luxemburgo) - e tem agora encontro marcado com o Twente, campeão dos Países Baixos.
 
Depois de dois adversários um pouco mais inexperientes na competição, a equipa de Filipa Patão tem agora um desafio teoricamente mais equilibrado. A formação neerlandesa cumpre a sua sétima participação na prova e nunca falhou a presença na fase final da competição que, até à presente edição, arrancava nos 1/16 de final. Este ano, com as alterações no formato - cada vez mais idêntico à competição masculina -, o objetivo primordial de todas as equipas é chegar à fase de grupos, onde vão estar 16 equipas.
 
No seu registo da competição, o Twente tem claramente demonstrado uma tendência evolutiva. Nas suas primeiras participações caiu aos pés de Rossiyanka (0x3), Lyon (0x10) e Paris SG (1x3), sempre nos 1/16 de final. Já nas últimas três, chegou aos oitavos e perdeu com o Barcelona (2015/16 e 2016/17) e com Wolfsburg (7x0).
   
Este ano, a presença na fase de grupos ainda não está assegurada, mas para já o registo é bastante positivo: dois jogos, 14 golos marcados e três sofridos. O primeiro, diante do FC Nike da Geórgia, terminou com uma pesada goleada (9x0), mas o segundo já deu alguns calafrios à formação dos Países Baixos. Diante do Spartak Subostica, campeão sérvio, o Twente chegou aos 80 minutos a perder 3x0. Aí, duas das grandes figuras da equipa - Fenna Kalma e Anna-Lena Stolze - entraram em cena e levaram a decisão para prolongamento, onde o Twente acabou por ser superior, vencendo por 5x3.



Benfica? «São duas equipas que poderão ser muito parecidas»

Por isso, além da teoria dos números, o zerozero procurou conhecer melhor as características desta equipa e foi falar com a única jogadora portuguesa a atuar no Campeonato dos Países Baixos: Francisca Cardoso. 

A avançada portuguesa, atualmente a entrar na fase final da recuperação de uma grave lesão, está prestes a iniciar a segunda temporada no Heerenveen e, em conversa com o zerozero, descortinou um pouco sobre aquilo que o Benfica pode esperar nesta eliminatória.

«Sinceramente, acho que podemos dizer que poderão ser equipas um bocadinho parecidas. O Twente tenta praticar o típico futebol holandês, que é o futebol de posse de bola - um bocadinho também como as nossas equipas portuguesas -, e é o atual campeão nacional da Holanda. Tem cinco ou seis jogadoras que já são um pouco mais experientes, mas tem bastantes jogadoras jovens, ainda que talentosas».


Francisca representa o Heerenveen

«Também por isso é que digo que talvez as duas equipas se equiparem um bocadinho, porque o Benfica também tem um plantel jovem, mas que conta com algumas jogadoras internacionais e com bastante experiência», começou por dizer a jovem internacional portuguesa que em 2020 se desvinculou do SC Braga para se aventurar nos Países Baixos.

Fenna Kalma e Renate Jansen estão referenciadas

No que respeita às figuras a ter em conta, Francisca Cardoso destaca, desde logo, dois nomes que prometem dar trabalho à defesa do Benfica: Renate Jansen, campeã europeia pelos Países Baixos em 2017 e responsável por 12 golos e 14 assistências na temporada passada ao serviço do Twente, bem como Fenna Kalma, jovem internacional holandesa que, nos dois jogos da Liga dos Campeões, assinou sete golos. 

«Sei que têm uma jogadora no ataque, que é mais experiente - Renate Jansen -, e uma menina mais jovem que costuma jogar a avançada e que tem marcado alguns golos - Fenna Kalma. Também como o Benfica, golearam no primeiro jogo da Champions e Kalma marcou quatro golos e fez três assistências. Neste último tiveram mais dificuldades, estiveram a perder 3x0 até aos 80', mas conseguiram empatar e depois dar a volta no prolongamento e essa avançada também fez um hat-trick. Portanto, a sinalizar uma, diria essa», começou por referir, apontado ainda Anna-Lena Stolze, avançada alemã de 21 anos, e Kika van Es, experiente internacional pelos Países Baixos, como jogadoras a ter debaixo de olho.


Kalma tem 21 anos e leva sete golos esta temporada

«A nível de mercado, sei que se reforçaram bem. Foram buscar uma jogadora do PSV (Kayleight van Dooren) e outra ao Ajax (Caitlin Dijkstra) e investiram para esta ida à Champions, bem como na revalidação do campeonato. Portanto, acho que é uma equipa que se deve respeitar, mas penso que o Benfica está forte e tem condições para superar este desafio», acrescentou a internacional portuguesa.

«Consistência e rigor tático» são os trunfos que podem valer a passagem ao Benfica

Por fim, questionada sobre quais os aspetos que a equipa técnica de Filipa Patão pode vir a explorar, a avançada do Heerenveen apontou dois aspetos, salientando, ainda assim, que o Twente será um adversário à altura do Benfica. 

«Eu diria que têm de ser consistentes e rigorosas a nível tático. E depois serem criativas, como a equipa do Benfica costuma ser... Não esquecer que é uma eliminatória a duas mãos e há-que jogar um bocadinho com isso. A jogadora portuguesa, além de técnica, é muito inteligente e penso que nisso conseguimos superar as holandesas. Se aproveitarem esta nossa característica, o Benfica consegue ultrapassar esta eliminatória. Mas claro que vai ser complicado. São duas equipas que poderão ser muito parecidas no que respeita a ideias de jogo, mas acredito que, se o Benfica for consistente e conseguir impor o seu jogo nas duas mãos, o Twente será um adversário à altura», concluiu.

https://www.zerozero.pt/news.php?id=334067

antonioslb

Citação de: antonioslb em 30 de Agosto de 2021, 20:52
Citação de: Gradinni em 30 de Agosto de 2021, 20:48
Citação de: antonioslb em 30 de Agosto de 2021, 20:47
Citação de: Gradinni em 30 de Agosto de 2021, 10:46
Jogo terá transmissão em direto na BTV
Amigo não duvidando desta informação mas como foi obtida? Na programação Meo da Btv ainda não está. Obrigado.
https://www.slbenfica.pt/pt-pt/btv/programacao
Ok ainda bem. Obrigado, espero que se confirme e que não aconteça como na Áustria.
Também já está hoje na programação da Btv no Meo! Esperemos que corra tudo bem apesar de estar dependente do sinal na origem.


Rodrialex

Não há espaço para erros infantis, é para ganhar.

Força Benfica!!  :flagglorioso:

seqmad

Jogo mais importante de sempre da secção

Pede-se:
Máxima concentração na defesa
Capacidade de pressão no MC e inspiração na construção/transições
Eficácia no ataque

Boa sorte e que seja um dia sim

Manuel_apt


Pedro2910

Citação de: Manuel_apt em 31 de Agosto de 2021, 15:09
Esta equipe que curriculum tem na CL mulheres? É muito forte?

Pelo menos têm a obrigação disso são as campeãs do pais campeão da Europa e vice do mundo.

J.P.


TeamRocket37

Filipa Patão anda a brincar com fogo e será responsável máxima por estas decisões.

Cloe, Kika e Valéria no banco.

burnvski

Citação de: TeamRocket37 em 31 de Agosto de 2021, 17:02
Filipa Patão anda a brincar com fogo e será responsável máxima por estas decisões.

Cloe, Kika e Valéria no banco.

É para as poupar para jogar no Seixal só pode 😂

TeamRocket37

11 do Benfica Site da UEFA

Lelê Amado Sílvia Carole Lúcia Pauleta Cameirão Faria Ana Vitória Nycole e Marta Cintra

Limentaen

Citação de: TeamRocket37 em 31 de Agosto de 2021, 17:02
Filipa Patão anda a brincar com fogo e será responsável máxima por estas decisões.

Cloe, Kika e Valéria no banco.

Se as ausências não forem por motivos físicos e o jogo corre mal, não estou a ver a Patão a conseguir sobreviver à contestação



TeamRocket37

Citação de: Limentaen em 31 de Agosto de 2021, 17:10
Citação de: TeamRocket37 em 31 de Agosto de 2021, 17:02
Filipa Patão anda a brincar com fogo e será responsável máxima por estas decisões.

Cloe, Kika e Valéria no banco.

Se as ausências não forem por motivos físicos e o jogo corre mal, não estou a ver a Patão a conseguir sobreviver à contestação

Manter a Sílvia entendo.
Valéria ir para banco tb posso aceitar

Agora a Cloe e a Kika não tem qualquer lógica.