Supertaça Final : SL Benfica 3 - 2 Sporting CP, 02Out. Sáb. 17h00 *SportTV 6*

SL Benfica 3 - 2 Sporting CP

    Competição
    Fase
    Final
    Data
    Sáb, 2 Outubro, 2021, 17:00
    Estado
    Realizado
    Transmissão televisiva
    SportTV 6

     

    A SUPERTAÇA É NOSSA!

     

    Triunfo por 3-2 no primeiro jogo da temporada no Pavilhão Municipal de Santo Tirso para gáudio dos Benfiquistas presentes e não só.

     

     

    O Sport Lisboa e Benfica venceu (3-2) a Supertaça de voleibol frente ao Sporting, este dia 2 de outubro, no Pavilhão Municipal de Santo Tirso, num encontro emotivo e perante o apoio apaixonado dos muitos adeptos benfiquistas. Foi a 10.ª conquista da prova para as águias, no primeiro desafio oficial da temporada 2021/22.

     

    alternância no marcador no primeiro set foi uma constante e marcou boa parte do encontro, com o Benfica a conseguir chegar aos 10-8, vantagem que foi sendo diluída com algumas falhas no ataque, que possibilitaram ao Sporting igualar o marcador a 15-15. Os comandados e Marcel Matz continuaram a ter menor acerto no momento ofensivo, possibilitando ao Sporting chegar aos 17-19, aproveitando um serviço direto de Victor Hugo para conseguir a maior vantagem no parcial. Com menos três pontos, Marcel Matz pediu mais trabalho junto da rede, perto do bloco contrário, conseguindo reduzir para 23-24, salvando o primeiro ponto de jogo. Porém, o segundo set point acabou por fechar o parcial depois de um ponto muito disputado e dando sinais claros que de era preciso aumentar a eficácia no bloco e a certeza nas definições de ataque para inverter o rumo dos acontecimentos.

     

     

    Assim foi! No segundo set, o Benfica respondeu de forma contundente, sobretudo a meio do mesmo. Liderando até aos 6-4, o acerto defensivo do oponente ainda permitiu vantagens de 8-10 e 11-14, até que os encarnados foram letais no aproveitamento do serviço e da permeabilidade do bloco contrário, que, entretanto, foi revelando desacerto junto à rede. Variando o serviço, o Benfica igualou a 14-14, superiorizando-se até aos 21-18. A vantagem alcançada foi mesmo determinante para que o set fosse ganho pelo Benfica.

     

     

    terceiro set, esse, foi decidido a favor de quem teve melhor acerto no bloco e serviço na fase final do mesmo. Ponto a ponto, com oscilações mínimas na pontuação para as equipas e com alguns erros provocados pelo desgaste inerente à fase inicial da temporada, o Benfica afirmou-se aos 21-19. Daí para a frente, com quatro erros seguidos no serviço por parte do oponente, os campeões nacionais puxaram dos galões no momento de servirem e receberam dois ataques do Sporting com qualidade, fechando o parcial com 25-23. Rapha mostrou-se em grande nível e acabou por ser determinante no ataque à rede.

     

     

    A entrada para o 4.º set, o mais disputado da tarde, mostrou um Benfica ainda mais confiante e solidário, com o bloco e o ataque a denotarem eficácia elevada. Paulatinamente, os homens de Marcel Matz foram consolidando uma vantagem que sensivelmente a meio do parcial chegou aos 14-10. O Sporting falhava no ataque, dava sinais de que o set e o jogo estavam encaminhados para as águias, algo que se prolongou até aos 23-19. Mas o Benfica, nessa altura, repentinamente acumulou erros no ataque, perante um acerto da defesa leonina. A diferença pontual desvaneceu-se e o parcial acabou mesmo por ser decidido nas vantagens, por 30-32.

     

     

    perigo era evidente e só quem se apresentasse mais forte em termos psicológicos conseguiria suplantar o desgaste do duelo que já ia em duas horas. Se os adeptos do Benfica até então não pararam de mostrar a sua força e fervor no apoio à equipa, nesta fase aumentaram ainda os decibéis e o coletivo respondeu em grande estilo. Liderando até aos 8-6, permitindo ainda o 8-8, os encarnados, com um bloco afinado e um ataque feroz dispararam para os 12-8, colocando praticamente um ponto final na contenda. O 5.º e último set ficou fechado e selado com um 15-12 e o Benfica ergueu a 10.ª Supertaça de voleibol do seu historial após 2h39 de disputa.

     

     

    DECLARAÇÕES

     

     

    Marcel Matz (treinador do Benfica): "A nossa equipa é muito boa, muito competente com 14 jogadores de qualidade extrema. Há sempre alguém de qualidade colocar no jogo. Foi um jogo muito disputado, bem jogado pelo Sporting. Vai ser assim a época inteira. Os jogadores trabalharam no limite. Parabéns para à nossa equipa e os nossos adeptos deram 'show'! Sempre a apoiar do princípio ao fim. Podíamos ter fechado o jogo no 4.º set, fomos para o 5.º, o que é sempre perigoso. Agora vamos pensar na Liga dos Campeões, vamos ter uma viagem longa para a Estónia, mas é sempre bom viajar com uma vitória!"

     

     

    Hugo Gaspar (capitão): "É uma grande alegria, trabalhámos muito! Foi um início de época duro, com muito treino e sacrifico, as nossas famílias sofrem muito. Com 40 anos cá estou e com esta grande equipa que tem ganho muitos títulos! Vamos continuar a ganhar! Expectativas para a época? Agora é já a Liga dos Campeões, queremos entrar na fase de grupos. O Sporting é um grande candidato a todos os títulos este ano, mas sofreram muito! Tivemos uma grande claque de apoio, que gritou, ajudou-nos muito, mesmo em momentos duros, por isso estamos todos de parabéns."

     

     

    Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2021/10/02/voleibol-jogo-benfica-sporting-supertaca-2021

     

    Coming soon


    Por Universo Benfica a Sábado, 6 Janeiro 2024

    Universo Benfica

    Força Benfica !

    Andris

    Que se tenha tirado as devidas ilações do amigável, já que agora será a sério e este sim, é para vencer.

    Vamos!

    joao12soares

    Vencer....ou vencer!

    Nós, apesar de tudo, mantemos a equipa tipo e eles têm muitas caras novas, temos de ganhar!

    Força BENFICA!


    Smballs


    dd.1904


    Jose Lerias



    FaithNoMore


    jorgejomina

    boas, alguém sabe quando é que a equipa chega a santo tirso e em que hotel vai ficar?




    Universo Benfica

    Supertaça de alto nível para ganhar
    Benfica discute o primeiro troféu da temporada, este dia 2 de outubro (17h00), frente ao Sporting. O treinador Marcel Matz e o capitão Hugo Gaspar lançaram o embate.



    O Sport Lisboa e Benfica disputa neste sábado, dia 2 de outubro, às 17h00, em Santo Tirso, a Supertaça de voleibol frente ao Sporting, e o técnico Marcel Matz acredita que a equipa encarnada "dará uma boa resposta".

    O duelo coloca "frente a frente as duas equipas que mais investem na modalidade em Portugal", pelo que Marcel Matz espera um "grande jogo". "Será um clássico com a presença dos adeptos. Tenho a expectativa que possam estar já com a totalidade da lotação do pavilhão preenchida e assistam a um jogo de alto nível entre duas equipas que fazem um alto investimento em Portugal. Que consigamos vencer", explanou o treinador, em declarações à BTV.



    A ausência, durante a pré-temporada, dos atletas internacionais que estiveram no Campeonato da Europa de Voleibol por Portugal, no caso Tiago Violas, André Lopes, Hugo Gaspar e Ivo Casas, e Aaro Nikula, ao serviço da Finlândia, acabou por condicionar o período preparatório para nova época.

    "A expectativa é sempre fazer uma pré-época a 100 por cento. Planeamos sempre muitas coisas, estamos na oitava semana e só agora tivemos um treino completo. Na teoria é uma coisa, a prática tem sido outra. A evolução dos jogadores aconteceu, tivemos cinco jogadores no Europeu, que jogaram a um nível alto, o que é importante. Acredito que a equipa tem muito para crescer durante a temporada", frisou.

    Olhando para o adversário, Marcel Matz não tem dúvidas em constatar que o Benfica tem pela frente uma "equipa extremamente competente". "É uma formação nova, não está 100 por cento completa. Alguns clubes tiveram problemas devido às regras da pandemia e alguns jogadores ainda não conseguiram apresentar-se. É uma equipa com bons valores, equilibrada, com jogadores que conhecia no Brasil. Espero que consigamos equilibrar o jogo contra o Sporting. É uma equipa extremamente competente e vai lutar pelos títulos como nós", asseverou.



    Hugo Gaspar: "Garra e vontade de vencer"

    Hugo Gaspar, capitão da equipa de voleibol do Benfica, garante que os jogadores "estão satisfeitos e motivados" para a disputa da primeira competição oficial da temporada, assegurando que a "preparação foi boa".

    "Tivemos jogadores no Campeonato da Europa, um verão muito intenso, integrámos um bom trabalho que o restante plantel já fazia. Preparámo-nos bem para a Supertaça. Trouxemos andamento, mas também cansaço. Não parámos e temos de contrabalançar bem isso, mas quando se trata de um título não há cansaço nem treino que importe, o que sobressai é a garra e a vontade de vencer", sublinhou.

    O oposto já sabe o que espera o Benfica na temporada que está prestes a iniciar-se frente ao rival. "O Sporting é um crónico candidato a disputar todos os títulos que disputamos nesta época. Certamente que seremos o alvo a abater porque somos os campeões em título e os detentores da Supertaça. Motivados e pressionados também estão, por isso estamos preparados", rematou.

    https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2021/10/01/voleibol-benfica-marcel-matz-e-hugo-gaspar-antevisao-supertaca-sporting