Petar Musa

Avançado, 27 anos,
Croácia
Equipa Principal: 2 épocas (2022-2024), 66 jogos (2009 minutos), 17 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (1)

André Sousa

Citação de: Francescoli em 05 de Maio de 2022, 00:27
Epá, lendo bem... o Jackson e o McCarthy?!

Porra.

;D ;D

O Jackson foi mais jogador que o Cardozo.

Francescoli

Volto a dizer, o Tacuara é top20/30 mundial em golos marcados neste século, posso apostar.

Mais do que isto não posso fazer.

Francescoli

Citação de: André Sousa em 05 de Maio de 2022, 00:32
Epá, lendo bem... o Jackson e o McCarthy?!

Porra.

;D ;D

O Jackson foi mais jogador que o Cardozo.

Percebo, mas não concordo nada.

ajnogueira

Citação de: Francescoli em 05 de Maio de 2022, 00:31
Citação de: ajnogueira em 05 de Maio de 2022, 00:29
Citação de: ajnogueira em 05 de Maio de 2022, 00:26
Citação de: Francescoli em 05 de Maio de 2022, 00:26
Citação de: ajnogueira em 05 de Maio de 2022, 00:22
Citação de: Francescoli em 05 de Maio de 2022, 00:13
Sem ir ver, o Cardozo é provavelmente top20 ou top30 dos goleadores do século 21.

Mas é mediano, bom era o McCarthy e o Jackson.

O McCarthy no Porto, infelizmente, teve períodos muito bons e a nós era costume lixar-nos.
Lá fora não teve tanto sucesso, mas ainda passou por Premier League e não se safou mal.
Era um jogador de qualidade.

Se achas que o Cardozo tinha mais qualidade, é uma opinião, não acho que um se destaque muito do outro, o Cardozo talvez ganhe porque foi mais constante e o McCarthy foi a fogachos.
O McCarthy também não era marcador de penalties, algo que aumenta a contabilidade dos golos do Cardozo.

Em termos de Jackson vs Cardozo, considero o Jackson superior, teve azar nas lesões.

Podes argumentar o teu gosto pessoal, que isso é perfeitamente indiferente.

O Cardozo foi (e ainda joga e marca) melhor ponta de lança que todos esses. Todos. Praticamente 300 golos na carreira, é facilmente top20 ou 30 mundial em golos marcados este século. Isto não é se ele era mais ou menos elegante a jogar. São factos.

Todos? Mas nisso incluis Falcao, Jonas, Jardel, Hulk?

Incluo o Hulk, os outros não.

O Hulk era muito mais jogador que o Cardozo, acho difícil de contra-argumentar isso, mas tudo bem.

Também não compreendo porquê ridicularizar o Jackson, por algum motivo o Atlético deu 35 milhões por ele e era figura importante na Colombia, mas pronto.

Não estou a ridicularizar ninguém, quem está a ridicularizar alguém és tu ao Cardozo.

O Grealish custou 100M€ ao City. Isso conta muito pouco, conta o rendimento.

O Hulk era mais jogador, mas menos ponta de lança. É disso que se fala.

Eu não estou a ridicularizar ninguém, só o mencionei de passagem num post inicial onde eu próprio disse que ele era bom, só não o acho um ponta de lança que resolva campeonatos ao contrário dos Jonas que por cá passam.

Na minha opinião, há duas mãos cheias de pontas de lança excelentes que por cá passaram, ficar fora de um top 10 não é necessariamente uma vergonha.

O Hulk tanto jogava a extremo como a ponta de lança que descaía. Um pouco como o Darwin faz muitas vezes, não é por isso que é pior ponta de lança.
Aliás, se não estou em erro, na última época dele era ele o avançado centro do Porto, e depois quando saiu continuou a jogar a avançado centro principal muitas vezes.

André Sousa

Citação de: Francescoli em 05 de Maio de 2022, 00:34

Porquê?

Acho que só metendo uns óculos bem vermelhos é que é possível conceber o contrário e estou à vontade para falar porque achava o Cardozo um avançado muito bom.

Ainda assim, está obviamente abaixo do patamar de tipos como Falcao, Jonas e Jardel, e comparado com Jackson e Lisandro, que em Portugal fez uma ou duas épocas como extremo, também me parece tranquilo ser considerado abaixo. E, sem querer beliscar alguém, também podemos trazer o Bas Dost para a conversa.

ajnogueira

Citação de: André Sousa em 05 de Maio de 2022, 00:40

Porquê?

Acho que só metendo uns óculos bem vermelhos é que é possível conceber o contrário e estou à vontade para falar porque achava o Cardozo um avançado muito bom.

Ainda assim, está obviamente abaixo do patamar de tipos como Falcao, Jonas e Jardel, e comparado com Jackson e Lisandro, que em Portugal fez uma ou duas épocas como extremo, também me parece tranquilo ser considerado abaixo. E, sem querer beliscar alguém, também podemos trazer o Bas Dost para a conversa.

E onde colocavas o van Hooijdonk?

André Sousa

Citação de: ajnogueira em 05 de Maio de 2022, 00:41

Nem me lembrei dele mas também não estive a pensar nos pontas de lança que jogaram em Portugal nos últimos anos.

Obviamente superior ao Cardozo.

Francescoli

Porquê?

Em termos de rendimento, o Cardozo tem mais golos na carreira a jogar num nivel semelhante e isso faz toda a diferença quando comparo pontas de lança.

Quando a comparação é com jogadores totalmente diferenciados como Falcão, Jardel ou Jonas, já não contam tanto os números. Para mim.

Francescoli

Citação de: ajnogueira em 05 de Maio de 2022, 00:41

Porquê?

Boa pergunta, mesmo não sendo para mim.

Acima do Cardozo e abaixo do Falcao, Jardel e Jonas.

ajnogueira

Citação de: Francescoli em 05 de Maio de 2022, 00:47

Porquê?

Em termos de rendimento, o Cardozo tem mais golos na carreira a jogar num nivel semelhante e isso faz toda a diferença quando comparo pontas de lança.

Quando a comparação é com jogadores totalmente diferenciados como Falcão, Jardel ou Jonas, já não contam tanto os números. Para mim.

O Jackson praticamente teve 4 épocas de carreira profissional de futebol, fora isso ou ainda era muito jovem ou ficou todo podre com lesões e nem se aguentava das pernas.

Comparar os dois jogadores em números acho que não faz qualquer sentido.
Aos 27 ou 28 já estava pronto para a reforma.

Francescoli

Citação de: ajnogueira em 05 de Maio de 2022, 00:50

Porquê?

O Jackson praticamente teve 4 épocas de carreira profissional de futebol, fora isso ou ainda era muito jovem ou ficou todo podre com lesões e nem se aguentava das pernas.

Comparar os dois jogadores em números acho que não faz qualquer sentido.
Aos 27 ou 28 já estava pronto para a reforma.

Tem 3 épocas no Mexico, 3 no Porto e depois ainda sai por 30 ou 35 milhões para o Atlético. Sem contar com as temporadas na Colômbia, que são bastantes.

Chega ao Porto com 26 anos.

Francescoli

A conversa está boa, mas tenho a mais velha adoentada e chamou-me.

Procedam em conformidade.

André Sousa

A jogar a um nível semelhante... nem por isso.

No Benfica o Cardozo tem 167 golos em 20.978'. Um golo a cada 125'.

No Porto o Jackson tem 92 golos em 11677'. Um golo a cada 126'.

Se retirarmos os golos de penalti, ficamos com

Cardozo com 127 golos e Jackon com 83. Isto já dá uma média de um golo a cada 165' para o Cardozo e um golo a cada 140' para o Jackson.

A carreira do Jackson foi muito curta, chegou ao Porto relativamente tarde e só fez três épocas mas deu para sair todo roto e nunca mais conseguir fazer nada de relevo.

Pedro R.

Ponta de Lança, Ponta de Lança o mais completo e q mais gostei de ver jogar. Foi o Mitroglou

O Jonas para mim onde jogava melhor não era a Ponta de Lança.

André Sousa

O Mitro foi outro. Perfeitamente possível considerá-lo superior ao Cardozo.