Petar Musa

Avançado, 27 anos,
Croácia
Equipa Principal: 2 épocas (2022-2024), 66 jogos (2009 minutos), 17 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (1)

ajnogueira

Citação de: Pedro R. em 05 de Maio de 2022, 01:02
Ponta de Lança, Ponta de Lança o mais completo e q mais gostei de ver jogar. Foi o Mitroglou

O Jonas para mim onde jogava melhor não era a Ponta de Lança.

Também apreciava muito o Mitroglou, e marcou vários golos importantes.
Sem sequer ter penalties, marcava muito regularmente.

Pedro R.

O Mitroglou tinha tudo, o Cardozo não.

Mais um negócio à Vieira.

Atenção, sem beliscar em nada o q foi o Cardozo.

Francescoli

Citação de: André Sousa em 05 de Maio de 2022, 00:58
Citação de: Francescoli em 05 de Maio de 2022, 00:47
Em termos de rendimento, o Cardozo tem mais golos na carreira a jogar num nivel semelhante e isso faz toda a diferença quando comparo pontas de lança.

Quando a comparação é com jogadores totalmente diferenciados como Falcão, Jardel ou Jonas, já não contam tanto os números. Para mim.

A jogar a um nível semelhante... nem por isso.

No Benfica o Cardozo tem 167 golos em 20.978'. Um golo a cada 125'.

No Porto o Jackson tem 92 golos em 11677'. Um golo a cada 126'.

Se retirarmos os golos de penalti, ficamos com

Cardozo com 127 golos e Jackon com 83. Isto já dá uma média de um golo a cada 165' para o Cardozo e um golo a cada 140' para o Jackson.

A carreira do Jackson foi muito curta, chegou ao Porto relativamente tarde e só fez três épocas mas deu para sair todo roto e nunca mais conseguir fazer nada de relevo.

Este post ainda ajuda mais o meu ponto. O Jackson faz 3 epocas de alto nivel em Portugal e mesmo assim não bate os golos por minuto do Cardozo. Se calhar se não falhasse 30% dos penaltys que marcou batia, mas isso é outro assunto.

:)

Quando falei em nivel semelhante, falei nas carreiras todas e não apenas cá. Até sair do Porto, o Jackson tem boas épocas apenas aqui, com 20+ golos/ano. Mas o Jaguares será (acredito eu) de um nível semelhante ao NOB, de onde o Cardozo já vinha com 20+ golos.

Sem ir ver os números todos da carreira, assumamos que o Cardozo tem 20 epocas de profissional. Provavelmente em metade delas tem 20+ golos. Em outras tantas tem bem mais que 20 ou anda lá a bater perto.

Quantos jogadores no ultimo século é que têm medias de 20 golos por ano em 10 épocas?

Para encontrar só recorrendo aos fenómenos de nível mundial, coisa que o Cardozo nunca foi. Ainda tem mais mérito no que fez/faz por isso.

Falaram também no Mitroglou. Outro caso, fenomenal por cá mas inconsistente em manter esse nível de concretização antes e depois de cá passar.

É por isto que eu não vejo muitos avançados que tenham passado cá que se possa dizer que eram muito melhores que o Cardozo, excepto os que já mencionei. Muito menos dizer que era mediano, isso não faz qualquer sentido.

André Sousa

Citação de: Francescoli em 05 de Maio de 2022, 01:38
Este post ainda ajuda mais o meu ponto. O Jackson faz 3 epocas de alto nivel em Portugal e mesmo assim não bate os golos por minuto do Cardozo. Se calhar se não falhasse 30% dos penaltys que marcou batia, mas isso é outro assunto.

Quando falei em nivel semelhante, falei nas carreiras todas e não apenas cá. Até sair do Porto, o Jackson tem boas épocas apenas aqui, com 20+ golos/ano. Mas o Jaguares será (acredito eu) de um nível semelhante ao NOB, de onde o Cardozo já vinha com 20+ golos.

Sem ir ver os números todos da carreira, assumamos que o Cardozo tem 20 epocas de profissional. Provavelmente em metade delas tem 20+ golos. Em outras tantas tem bem mais que 20 ou anda lá a bater perto.

Quantos jogadores no ultimo século é que têm medias de 20 golos por ano em 10 épocas?

Para encontrar só recorrendo aos fenómenos de nível mundial, coisa que o Cardozo nunca foi. Ainda tem mais mérito no que fez/faz por isso.

Falaram também no Mitroglou. Outro caso, fenomenal por cá mas inconsistente em manter esse nível de concretização antes e depois de cá passar.

É por isto que eu não vejo muitos avançados que se possa dizer que eram muito melhores que o Cardozo, excepto os que já mencionei. Muito menos dizer que era mediano, isso não faz qualquer sentido.

Como é que ajuda mais o teu ponto?

O Cardozo, se retirarmos os penaltis, tem uma média pior que a do Jackson ao longo da carreira.

Em toda a carreira, o Jackson tem 18 golos de penalti. O Cardozo tem 60.

Ou seja, o Jackson, se considerarmos os penaltis, tem um golo a cada 153'. O Cardozo tem um golo a cada 140'. Porém, se retirarmos os golos de penalti, o Jackson tem uma média de um golo a cada 172' e o Cardozo de um golo a cada 180'.

Além disso, parece-me pacífico assumir que o campeonato paraguaio está abaixo do mexicano e colombiano, sobretudo do primeiro.

O Mitroglou teve uma carreira diferente, andou pela EPL, por França, pela Holanda...

Mesmo assim tem uma média de um golo a cada 138' (não descontei os penaltis mas não difere muito, tem poucos golos de penalti).

Isto não é uma crítica ao Cardozo, que foi um excelente jogador que beneficiou muito de ter passado aqui grande parte da carreira, assim como no Paraguai.

Francescoli

Citação de: André Sousa em 05 de Maio de 2022, 01:55
Citação de: Francescoli em 05 de Maio de 2022, 01:38

É por isto que eu não vejo muitos avançados que se possa dizer que eram muito melhores que o Cardozo, excepto os que já mencionei. Muito menos dizer que era mediano, isso não faz qualquer sentido.

Como é que ajuda mais o teu ponto?

O Cardozo, se retirarmos os penaltis, tem uma média pior que a do Jackson ao longo da carreira.

Em toda a carreira, o Jackson tem 18 golos de penalti. O Cardozo tem 60.

Ou seja, o Jackson, se considerarmos os penaltis, tem um golo a cada 153'. O Cardozo tem um golo a cada 140'. Porém, se retirarmos os golos de penalti, o Jackson tem uma média de um golo a cada 172' e o Cardozo de um golo a cada 180'.

Além disso, parece-me pacífico assumir que o campeonato paraguaio está abaixo do mexicano e colombiano, sobretudo do primeiro.

O Mitroglou teve uma carreira diferente, andou pela EPL, por França, pela Holanda...

Mesmo assim tem uma média de um golo a cada 138' (não descontei os penaltis mas não difere muito, tem poucos golos de penalti).

Isto não é uma crítica ao Cardozo, que foi um excelente jogador que beneficiou muito de ter passado aqui grande parte da carreira, assim como no Paraguai.

Não retires os penaltys, são golos na mesma.

O Cardozo veio da Argentina, nem fui ao campeonato paraguaio que nem sei onde ele jogava antes do Newells.

A consistência e regularidade com que o Cardozo marcava golos (e marca, com 38 anos) é que é muito difícil de encontrar, só em gajos de um nível absurdo.

Ter uns anos bons é natural, andar mais de metade da longa carreira a fazer 20+ golos é que não é.

André Sousa

Citação de: Francescoli em 05 de Maio de 2022, 02:14
Não retires os penaltys, são golos na mesma.

O Cardozo veio da Argentina, nem fui ao campeonato paraguaio que nem sei onde ele jogava antes do Newells.

A consistência e regularidade com que o Cardozo marcava golos (e marca, com 38 anos) é que é muito difícil de encontrar, só em gajos de um nível absurdo.

Ter uns anos bons é natural, andar mais de metade da longa carreira a fazer 20+ golos é que não é.

Qual é o jogador que tu contratas porque marca golos de penalti? Não conheço nenhum.

Por esse prisma o Esgaio era um extremo goleador... o grande problema é que marcava todos os golos de penalti.

O Cardozo fez uma época na Argentina, apenas. Por outro lado, vai na 10ª época no Paraguai e fez sete de Benfica.

Eu até concordo que seja de ressalvar o facto do Cardozo ainda jogar e continuar a fazer golos... mas convenhamos que o nível é baixinho. O que ele faz nos dias de hoje acaba por ser quase irrelevante para aquilo que é enquanto jogador, principalmente se estivermos a discutir Benfica.

Francescoli

Eu não estava a olhar para estas épocas recentes no Paraguai, até porque acredito que mesmo sendo nível baixo, com 38 anos deve estar abaixo da média dos 20 golos/ano.

Estava a pensar na carreira até sairem de Portugal/Europa, sendo que a do Jackson acabou quando saiu do Porto.

Ninguém contrata jogadores por bater penaltys, ainda por cima o Cardozo ainda falhava alguns. Menos que o Jackson ainda assim, que era tão fraco nisso que deixou de os marcar.

Mas penaltys são golos, nunca os retiro da equação quando olho para os goleadores.

André Sousa

Citação de: Francescoli em 05 de Maio de 2022, 02:36
Eu não estava a olhar para estas épocas recentes no Paraguai, até porque acredito que mesmo sendo nível baixo, com 38 anos deve estar abaixo da média dos 20 golos/ano.

Estava a pensar na carreira até sairem de Portugal/Europa, sendo que a do Jackson acabou quando saiu do Porto.

Ninguém contrata jogadores por bater penaltys, ainda por cima o Cardozo ainda falhava alguns. Menos que o Jackson ainda assim, que era tão fraco nisso que deixou de os marcar.

Mas penaltys são golos, nunca os retiro da equação quando olho para os goleadores.

Vamos lá ver...

Tens o jogador A que tem 250 golos em 500 jogos, sendo que 60 são de penalti.

Por outro lado, o jogador B tem 220 golos nos mesmos 500 jogos, sendo que apenas 5 são de penalti.

Quem é que tem melhores números? 

ajnogueira

Citação de: André Sousa em 05 de Maio de 2022, 03:30
Citação de: Francescoli em 05 de Maio de 2022, 02:36

Vamos lá ver...

Tens o jogador A que tem 250 golos em 500 jogos, sendo que 60 são de penalti.

Por outro lado, o jogador B tem 220 golos nos mesmos 500 jogos, sendo que apenas 5 são de penalti.

Quem é que tem melhores números?

O jogador B.
Penalties qualquer um pode marcar, até um central. Não são relevantes para a análise de um goleador.

Golos de penalty só são relevantes se uma equipa realmente estiver a precisar de um marcador de penalties, é uma espécie de bónus num jogador, seja ele avançado ou não.

Red2802

Citação de: André Sousa em 05 de Maio de 2022, 01:02
O Mitro foi outro. Perfeitamente possível considerá-lo superior ao Cardozo.

Possível é. Mas é um bocado da hora.

Vulcan

Pensei que com o passar dos anos seria dado mais valor ao Cardozo, que o pessoal ia ter noção da importância dessa lenda.

Afinal parece que cada vez é mais "cepo", cada vez é mais um qualquer.

O Jardel para este fórum seria só mais um se cá tivesse marcado golos às pazadas.

Playah

Sempre fui da opinião, que aqui deve ser meio polémica, que o Mitro estava bem longe de ser o jogador que aqui faziam dele.
Bom jogador certamente, e quase que perfeito para a realidade que é o tugão, mas a lesão que teve no Fulham retirou-lhe muita coisa.

Mozer_4

Os porcos com musas, navarros e 30 penaltis por época podem pensar em ganhar títulos...

Mas aqui não existem esses privilégios...

franciscop

Mas eu entrei no tópico do Cardozo ou do Musa? Estou confuso

ajnogueira

Citação de: Vulcan em 05 de Maio de 2022, 07:32
Pensei que com o passar dos anos seria dado mais valor ao Cardozo, que o pessoal ia ter noção da importância dessa lenda.

Afinal parece que cada vez é mais "cepo", cada vez é mais um qualquer.

O Jardel para este fórum seria só mais um se cá tivesse marcado golos às pazadas.

Dizes isso com base em quê?
Não é dado o devido valor ao Jonas? Ou ao Di María, ou ao Gaitán?
O Jonas aqui é unânime, porque era realmente um valor diferenciado.
Se o Jardel por cá passasse, certamente seria também idolatrado porque era um jogador acima da média.

O Cardozo quando cá esteve nunca foi consensual, tanto é que passava vários jogos em branco e sem contribuir para a equipa, que até era assobiado no estádio e mandava depois calar os adeptos, por isso é normal que no fórum ele não seja unânime.