Petar Musa

Avançado, 27 anos,
Croácia
Equipa Principal: 2 épocas (2022-2024), 66 jogos (2009 minutos), 17 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (1)

Archie Bunker

Citação de: EAGLEBOY em 21 de Novembro de 2022, 01:27
Jogador desconcertante, difícil de catalogar.

Tem primeiros toques muito bons, tabelinhas ótimas mas depois parece que tem 2 tijolos.

Marca bons golos mas depois falha oportunidades por deficiência técnica em remates ou por deficiente leitura da jogada.

Muito forte fisicamente, ganha muitas bolas de cabeça no meio campo ofensivo e tem boa finalização aérea.

Vai marcando os seus golos e vai sendo uma opção muito interessante, principalmente tendo em conta a relação golo/minutos.

É daqueles que me parece que nunca vai ser consensual.

parece a descrição da 1a epoca de um avançado uruguaio que andou por cá

Kyoto

tem ganho meritoriamente o seu espaco. boa surpresa

diria que para terceira opcao esta bom. contudo ir buscar outro PL retiraria ainda mais espaco ao Henrique. creio que podemos sobreviver ate final da epoca com Goncalo, Musa e Henrique

Polygraph

Citação de: divica em 21 de Novembro de 2022, 03:47
Citação de: ajnogueira em 21 de Novembro de 2022, 02:20
Citação de: poliban em 21 de Novembro de 2022, 02:15

Tem primeiros toques muito bons, tabelinhas ótimas mas depois parece que tem 2 tijolos.

Marca bons golos mas depois falha oportunidades por deficiência técnica em remates ou por deficiente leitura da jogada.

Muito forte fisicamente, ganha muitas bolas de cabeça no meio campo ofensivo e tem boa finalização aérea.

Vai marcando os seus golos e vai sendo uma opção muito interessante, principalmente tendo em conta a relação golo/minutos.

Só tivemos um avançado consensual nestes tempos modernos, Jonas.

Jonas era indiscutível, mas o próprio Mitroglou também tinha muito poucos críticos.
Era frio e goleador, não podíamos pedir mais. 2 épocas, 2 campeonatos ganhos.
o vinicius e o lima tambem eram consensuais

O Lima é dos jogadores mais subvalorizados que passou no Benfica nos últimos anos...

Vulcan

Os adeptos do Benfica estavam traumatizados com a gestão do clube, com as negociatas e comissões.
No inicio da época era perfeitamente normal esse sentimento de desconfiança, ainda é! Não é porque a equipa joga bem que eu esqueço que muita desta gente está no Benfica há mais de 10 anos...presidente incluído.

Posto isto, o Musa foi claramente um jogador que sofreu por causa disto. Pouca gente analisou o jogador pela sua valia em campo. Foi catalogado de negociata e portanto, cepo.

O Musa nunca foi um cepo. Fez uma boa época no Boavista, mostrou algumas qualidades e é uma excelente adição ao plantel.
Uma coisa é analisar o negócio, outra é o jogador. O Musa é um bom jogador, nunca será um Jonas, não ficará na nossa história como uma lenda mas é um tipo util que vai em crescendo.

Já nem sei quanto custou, mas se foram 5M ou 6M, foram muito bem dados.

Minerva

Citação de: Polygraph em 21 de Novembro de 2022, 09:47

Jonas era indiscutível, mas o próprio Mitroglou também tinha muito poucos críticos.

O Lima é dos jogadores mais subvalorizados que passou no Benfica nos últimos anos...

O Lima nunca foi consensual, até o Jonas era criticado porque diziam que não marcava nos jogos grandes.

MonstroDasCuecasRotas

Citação de: Red2802 em 20 de Novembro de 2022, 22:48
Citação de: MonstroDasCuecasRotas em 20 de Novembro de 2022, 21:41
Citação de: Savicevic em 20 de Novembro de 2022, 20:02
Este golo e o jogo no Bessa definem o Musa. Muito útil em espaços curtos, ajuda muito a ligar pelo corredor central porque tem um óptimo primeiro toque e boa tomada de decisão.

Tem problemas em condução, é fraco nesse momento. E não se perdia nada se em frente à baliza tivesse mais killer instinct.

Mas é um bom jogador.

O que mostrou no Bessa em jogo jogado ou no Estoril, mostrou-o hoje também. Fez um bom jogo. Se, como dizes e bem, na condução de bola e de frente para o jogo é fraco, por outro lado no trabalho de pivot é foda, é muitíssimo capaz. 

Uma coisa que voltou a fazer e é bom sinal é que, mesmo de longe, tenta rematar colocado, não manda para lá de olhos fechados. Já o golo das Caldas tinha sido assim. Convém é que quando o lance for mais fácil e de mais perto trema menos, porque são esses lances que depois geram a crítica e a perda de confiança.

Está a revelar-se cada vez mais forte nos lances onde está menos exposto. Onde, se errar, se nota menos.

Na recepção sob pressão, nos duelos aéreos, nas tabelas e nas oportunidades de golo mais difíceis.

Oportunidades de golo mais fáceis e condução de bola tem sido mais fraco e menos eficaz.

Está mais exposto, a ansiedade é maior.

Parece-me óbvio que o principal obstáculo é mental, de confiança.

Não é um portento de técnica - nunca será- mas dá algo à equipa em momentos complicados do jogo.

Há muitos bons avançados assim.

Tem margem para melhorar. E é na parte mental.

Estava a ver a capa d'abola e lembrei-me deste teu post, porque acho que acertaste na muche.

Quando um jogador tem qualidade técnica para fazer golos e jogadas destas e muitos outros pormenores que já mostrou quando não existe aquela pressão extrema de concretizar o que é fácil, mas depois quando está exposto, como dizes, sai um disparate é porque a parte mental ainda pesa excessivamente.

E lembrei-me do teu post por causa do que disse o Bah: "fico nervoso sempre que jogo no Estádio da Luz".

Essa parte mental a pesar em demasia no Musa é geralmente na Luz. Dá a sensação que a experiência ainda o deixa um pouco assoberbado. Quer ele quer o Bah, jogadores da mesma idade, e que jogavam no mesmo contexto, não estavam de todo habituados a este nível competitivo e a estes ambientes. Tudo isto é novidade. O Bah confessou-o e o Musa se falasse não diria menos de certeza, porque se nota muitas vezes o nervosismo, sobretudo quando está isolado.

Jogar na Luz à pinha e sentir-se relaxado não é para todos, mas irá acabar por se habituar. Aos poucos vai-se soltando, mostrando a sua qualidade e, ou muito me engano, ou isto vai acabar com uma Gilbertada. De patinho feio a gajo que de tanto se esfarrapar em campo e ganhar o seu espaço por mérito acaba por ganhar o carinho do 3o anel ao fim de uns tempos. É um arco narrativo clássico já.

Çula

Achava que tinha sido uma contratação à la Cadiz e afinal.....

Está-se a soltar e a mostrar coisas interessantes.
Ainda vai sair daqui uma bela surpresa.

Bekambol

Citação de: MonstroDasCuecasRotas em 14 de Novembro de 2022, 11:52
A bola nas nuvens é imperdoável. Mas pelo que me disseram depois a bola ressaltou na relva no momento do remate, o que atenuaria a coisa. Do sítio de onde estava não reparei e ainda não vi nada na tv.

O segundo lance não critico, é uma grande defensa do Gr, ia entrar no cantinho.

Se a intenção do primeiro lance era levantar a bola, o RS tem que o proibir expressamente de levantar a bola a finalizar, já é para ai a 3a ou 4a vez que levanta a bola sem qualquer necessidade em boa posição para finalizar. Se de facto foi traído pela relva, aconteceria o mesmo a todos.

Que aproveite as oportunidades que vai ter agora na TdL.

Sim, muito importante para ele e para o Benfica.

Bekambol

Citação de: Çula em 21 de Novembro de 2022, 10:29
Achava que tinha sido uma contratação à la Cadiz e afinal.....

Está-se a soltar e a mostrar coisas interessantes.
Ainda vai sair daqui uma bela surpresa.

Sim, também acredito.

Bekambol

Citação de: MonstroDasCuecasRotas em 21 de Novembro de 2022, 10:21
Citação de: Red2802 em 20 de Novembro de 2022, 22:48
Citação de: MonstroDasCuecasRotas em 20 de Novembro de 2022, 21:41
Citação de: Savicevic em 20 de Novembro de 2022, 20:02
Este golo e o jogo no Bessa definem o Musa. Muito útil em espaços curtos, ajuda muito a ligar pelo corredor central porque tem um óptimo primeiro toque e boa tomada de decisão.

Tem problemas em condução, é fraco nesse momento. E não se perdia nada se em frente à baliza tivesse mais killer instinct.

Mas é um bom jogador.

O que mostrou no Bessa em jogo jogado ou no Estoril, mostrou-o hoje também. Fez um bom jogo. Se, como dizes e bem, na condução de bola e de frente para o jogo é fraco, por outro lado no trabalho de pivot é foda, é muitíssimo capaz. 

Uma coisa que voltou a fazer e é bom sinal é que, mesmo de longe, tenta rematar colocado, não manda para lá de olhos fechados. Já o golo das Caldas tinha sido assim. Convém é que quando o lance for mais fácil e de mais perto trema menos, porque são esses lances que depois geram a crítica e a perda de confiança.

Está a revelar-se cada vez mais forte nos lances onde está menos exposto. Onde, se errar, se nota menos.

Na recepção sob pressão, nos duelos aéreos, nas tabelas e nas oportunidades de golo mais difíceis.

Oportunidades de golo mais fáceis e condução de bola tem sido mais fraco e menos eficaz.

Está mais exposto, a ansiedade é maior.

Parece-me óbvio que o principal obstáculo é mental, de confiança.

Não é um portento de técnica - nunca será- mas dá algo à equipa em momentos complicados do jogo.

Há muitos bons avançados assim.

Tem margem para melhorar. E é na parte mental.

Estava a ver a capa d'abola e lembrei-me deste teu post, porque acho que acertaste na muche.

Quando um jogador tem qualidade técnica para fazer golos e jogadas destas e muitos outros pormenores que já mostrou quando não existe aquela pressão extrema de concretizar o que é fácil, mas depois quando está exposto, como dizes, sai um disparate é porque a parte mental ainda pesa excessivamente.

E lembrei-me do teu post por causa do que disse o Bah: "fico nervoso sempre que jogo no Estádio da Luz".

Essa parte mental a pesar em demasia no Musa é geralmente na Luz. Dá a sensação que a experiência ainda o deixa um pouco assoberbado. Quer ele quer o Bah, jogadores da mesma idade, e que jogavam no mesmo contexto, não estavam de todo habituados a este nível competitivo e a estes ambientes. Tudo isto é novidade. O Bah confessou-o e o Musa se falasse não diria menos de certeza, porque se nota muitas vezes o nervosismo, sobretudo quando está isolado.

Jogar na Luz à pinha e sentir-se relaxado não é para todos, mas irá acabar por se habituar. Aos poucos vai-se soltando, mostrando a sua qualidade e, ou muito me engano, ou isto vai acabar com uma Gilbertada. De patinho feio a gajo que de tanto se esfarrapar em campo e ganhar o seu espaço por mérito acaba por ganhar o carinho do 3o anel ao fim de uns tempos. É um arco narrativo clássico já.

Sim, é verdade.

Bekambol

Citação de: Vulcan em 21 de Novembro de 2022, 09:48
Os adeptos do Benfica estavam traumatizados com a gestão do clube, com as negociatas e comissões.
No inicio da época era perfeitamente normal esse sentimento de desconfiança, ainda é! Não é porque a equipa joga bem que eu esqueço que muita desta gente está no Benfica há mais de 10 anos...presidente incluído.

Posto isto, o Musa foi claramente um jogador que sofreu por causa disto. Pouca gente analisou o jogador pela sua valia em campo. Foi catalogado de negociata e portanto, cepo.

O Musa nunca foi um cepo. Fez uma boa época no Boavista, mostrou algumas qualidades e é uma excelente adição ao plantel.
Uma coisa é analisar o negócio, outra é o jogador. O Musa é um bom jogador, nunca será um Jonas, não ficará na nossa história como uma lenda mas é um tipo util que vai em crescendo.

Já nem sei quanto custou, mas se foram 5M ou 6M, foram muito bem dados.

Sem dúvida.

Bekambol

Citação de: Polygraph em 21 de Novembro de 2022, 09:47

Sim, é verdade.

Bekambol

Citação de: Kyoto em 21 de Novembro de 2022, 09:23
tem ganho meritoriamente o seu espaco. boa surpresa

diria que para terceira opcao esta bom. contudo ir buscar outro PL retiraria ainda mais espaco ao Henrique. creio que podemos sobreviver ate final da epoca com Goncalo, Musa e Henrique

Também penso assim.

vieirah1904

Só jogando 1 PL de cada vez, não faz sentido ter mais de 3 no plantel.

Edgar_SLB

Citação de: Edgar_SLB em 20 de Fevereiro de 2022, 12:44
Citação de: Woland em 19 de Fevereiro de 2022, 18:53
Citação de: Innuendo em 19 de Fevereiro de 2022, 18:47
Citação de: Woland em 19 de Fevereiro de 2022, 18:36
Citação de: Innuendo em 19 de Fevereiro de 2022, 14:40
Citação de: moreira1985 em 19 de Fevereiro de 2022, 14:38
Citação de: Innuendo em 19 de Fevereiro de 2022, 11:44
Musa>yaremchuk.

Prove me wrong
Tivesse o Chuk no Boavista e o Musa no Benfica atual...e estarias a dizer o contrário.

O musa custa 17M?

Mas que culpa tem um jogador do preço que vale ? Foi ele que fixou o preço ? O jogador vale o que quiserem pagar por ele. Se a direção do Benfica é estúpida ao ponto de chegar ao Boavista e oferecer 17 milhões pelo Yusupha, a culpa é do Yusupha ? O Yusupha fica a valer 17 milhões ?

Nenhuma.

Mas também não tem que ser automaticamente melhor que um que custa 2M.

Para terminar, o yaremchuk foi uma contratação supérflua, dispendiosa, para uma posição com muitas opções.

Está a valorizar no banco.

O jogador em questão deste tópico faz, numa equipa pequena, aquilo que o jogador que custou 17 M ao Benfica não faz numa equipa grande.

É só isto.

Concordo, e o Musa até me faz lembrar bastante o Yaremchuk.
Eu gosto do Musa. E na minha opinião é melhor que o chuck. Bom jogo de cabeça, consegue dominar uma bola em condições,  joga bem de costas para a baliza, mostra-se ao jogo. Tudo coisas que o chuck não faz. Ou pelo menos ainda não fez. Eu emprestava para Inglaterra, vendia o seferovic, despachava o pinho e apostava numa contratação deste género. Novo, com qualidade e com vontade de mostrar o que vale. As contratações do Benfica têm de passar maioritariamente por aí. Miúdos novos, com qualidade, que ainda têm muito para provar e que tenha ambição para outros voos. Acho que ambição é a palavra chave para definir o que falta no nosso clube. Temos a maioria dos jogadores completamente acomodados com a carreira que têm
Está a confirmar tudo o que disse dele. Continuar assim. A minha única dúvida era se aguentava a pressão de jogar num Benfica grande. E está a mostrar que sim. Vamos. Continuar o bom trabalho