Roger Schmidt

Treinador, 57 anos,
Alemanha
Equipa Principal: 3 épocas (2022-2024), 115 jogos (81 vitórias, 17 empates, 17 derrotas)
Em 2024/2025: 4 jogos (2 vitórias, 1 empate, 1 derrota)

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (1)

slbenfica_croft

Citação de: bozic em 31 de Julho de 2023, 11:51
Citação de: Ludwig van em 31 de Julho de 2023, 11:43
Citação de: bozic em 31 de Julho de 2023, 11:40Do 11 do Feyenoord acho que a única coisa que ele pode mexer é passar o Aursnes para a esquerda e meter no meio Neves ou Florentino. Do lado esquerdo parece-me que ele acha mesmo que o Jurasek é a melhor solução. A confirmar-se gostava que houvesse uma explicação para o facto do Ristic ter dado sempre bons sinais - mesmo nos poucos minutos da época passada - e nunca contar realmente para o treinador.

Todos os treinadores têm as suas pancas, já sabemos, mas a do Ristic começa a ser difícil explicar.
Com aquela substituição ao intervalo de ontem fiquei a achar que o Ristic vai ser titular.

Continuo a ter muita confiança no Jurasek mas ainda não está pronto.

Não faz sentido ele jogar com 3 defesas titulares e um que vai ser suplente. Ponho a hipótese de ele ainda ter algumas dúvidas precisamente por ter metido o Ristic logo ao intervalo, mas acho que ele vê o Jurasek como titular neste momento.
O Morato por exemplo também jogou a segunda parte e creio que será titular.

Greis

Citação de: slbenfica_croft em 31 de Julho de 2023, 11:12
Citação de: Profeta_ Isaías em 31 de Julho de 2023, 11:07Eu admito que não tenho gostado da insistência no João Mário e Rafa em detrimento do Neres.
E o Jurahsek estar à frente do Ristic também me parece injusto neste momento.

Mas vou esperar até ao onze com os porcos para tirar conclusões a sério.

Neste momento acho que ninguém sabe bem o 11 que o RS vai apresentar.

Até pode ser tudo igual ao 11 do feye ou do burnley e portanto ser mais óbvio do que me parece. E aí muito bem, têm razão aqueles que já o afirmam como tal.

Mas honestamente fico com a ideia que há ali 3 jogadores que podem entrar no 11 inicial no primeiro jogo sem que isso signifique uma surpresa. Porque as escolhas do RS até ver vão dando para todo o tipo de análises.

O Ausrnes iniciou estes dois últimos jogos no meio ao lado do Kokçu. Uma dupla que claramente não funciona. Por outro lado na segunda parte voltou ao lugar de interior, precisamente onde mais rendeu e onde de forma clara mais a equipa precisa dele.

O Jurasek iniciou os jogos que fez sempre como titular, mas o Ristic para além de ter dado MUITO melhores sinais jogou sempre a mesma quantidade de minutos.

Isto para dar dois exemplos.

A única dúvida no 11 é quem acompanha Kokcu no meio. De resto, a maneira de ser dele nao o vai fazer alterar.

Vlacho
Bah
A Silva
Otamendi
Jurasek
Aursnes
Kokcu
JM
Rafa
Di Maria
Ramos

Vai insistir nos capitaes e no Kokcu quando estes (por razões diferentes) nao deveriam ser titulares.

Otamendi vai jogar com quantos jogos nas pernas?

Kokcu nao está integrado nesta forma de jogar e é menos 1 a defender, principalmente contra um meio campo combativo como o do Porto. Quem é q se lembra da afamada regra dos 5 segundos para recuperar a bola no ano passado? Vai dar merda por aqui e todos o sabemos

JM á a lotaria de sempre. Que JM teremos? O q jogou contra o Burnley ou aquele q se esconde e nao dá uma para a caixa?

4-4-2

Citação de: Soundwave em 31 de Julho de 2023, 07:37
Citação de: 4-4-2 em 31 de Julho de 2023, 00:45Sem os necessários ajustes, quer na escolha dos jogadores para o 11, quer na estratégia a usar, seremos presa fácil para o Porto no dia 9.

Hoje já tivemos um excelente teste do que é jogar contra uma equipa pressionante e que faz do ataque rápido a sua principal arma, e o resultado desse teste foi um colapso total da nossa parte. Fomos engolidos e vulgarizados.

A única coisa boa que se tira do jogo de hoje é que, se se tratou de um ensaio geral, ficou evidente que com esta fórmula não vamos lá. Se a repetirmos ninguém poderá dizer que foi apanhado de surpresa por termos tido resultados iguais.

Se insistirmos na escolha de alguns destes jogadores e insistirmos em querer pressionar o Porto em campo inteiro vamos ser um docinho, vamos levar o jogo precisamente para aquilo que o Porto quer (futebol físico e de duelos individuais) e vamos ter o resultado que nenhum de nós quer.

Já tínhamos tido, contra o Burnley. Também apanhámos 2 com eles a fazer o que queriam.

O que é que o treinador aprendeu com esse jogo? Zerinho.

Na minha opinião, não são equipas comparáveis. É verdade que o Burnley pressionou muito bem também, mas a nível de qualidade colectiva e individual fica muitos furos abaixo do Feyenoord.

O Feyenoord ontem não marcou 5, 6 golos por claro desacerto dos seus jogadores. O Burnley nunca teve esse ascendente sobre nós. Criou-nos dificuldades na criação de jogo e oportunidades, é verdade, mas do ponto de vista ofensivo nunca coleccionou as oportunidades que eu ontem vi o Feyenoord criar.

O problema do Benfica, e que já vem do ano passado, não está no facto das equipas nos pressionarem alto no terreno. Houve muitas equipas que o tentaram fazer, não foi só nos jogos que perdemos pontos ou eliminatórias. A chave do problema é a qualidade dos jogadores que estão do outro lado. E isto aplica-se tanto a nível ofensivo como defensivo, pois a equipa tem grandes problemas em sair da pressão contrária mas também tem problemas em ser eficaz na sua pressão.

Pressionar e ser pressionado pelo Rio Ave ou pelo Arouca é (bem) diferente de pressionar e ser pressionado pelo Inter, Feyenoord ou Porto. É esta avaliação que o treinador tem de saber fazer e ajustar a equipa para que esses problemas sejam minimizados.

Se acredito que o faça? Não, não acredito.  Gosto do trabalho do RS mas acho que tem uma forma de ver o jogo demasiado romântica e que, por ser demasiado fiel às suas convicções, em muitas ocasiões facilita o trabalho do adversário. Treinar e jogar sempre da mesma forma, independentemente do adversário que se defronta, é uma ideia bonita, romântica até, mas que tem poucas hipóteses de sucesso se não houverem os tais ajustes.

Boxtobox

Muito apreensivo.

Estes 2 jogos foram medonhos.

O 11 que tem sido testado não funciona, principalmente no meio campo.

Odypato continua a não defender uma bola, Jurasek sem mostrar qualidade, João Mario e Rafa em modo de férias. Lá vamos nós levar na peida de 11 trolhas na supertaça, estou mesmo a ver.

PSR1993

Citação de: Boxtobox em 31 de Julho de 2023, 12:09Muito apreensivo.

Odypato continua a não defender uma bola, Jurasek sem mostrar qualidade, João Mario e Rafa em modo de férias. Lá vamos nós levar na peida de 11 trolhas na supertaça, estou mesmo a ver.

São 11 trolhas mas têm vontade de ganhar. A ideia que dá a ver alguns jogadores do Benfica - particularmente das vacas sagradas - é que se estão a cagar se perdem ou ganham. O belo cai na conta ao fim do mês e é o que interessa.

joao_bruno

Citação de: cajoyzen6 em 30 de Julho de 2023, 21:34É para acordar Roger

Meritocracia. Não pode haver jogadores em campo por estatuto

Concordo!!
Morato, Neres, Ristic, Tino, Musa, Neves alguns dos nomes que se têm vindo a destacar, e alguns deles deveriam ser titular

Quelasse

Vlacho
Bah
A Silva
Otamendi
Jurasek
Florentino
Kokcu
Aursnes
Neres/Rafa
Di Maria
Ramos

Melhor equipa para atacar a Supertaça.

A dúvida para mim cai no Rafa, se for titular, ele e o Di Maria acabam por trocar muito de posições entre o centro e direita, ficando o Aursnes mais como interior-esquerdo dando mais volume no meio campo e dando mais apoio ao Jurasek sobre a ala esquerda.

Jogando o Neres de início isso fixaria o Di Maria mais no meio, sendo que em certos momentos até podemos passar para um último terço com Neres na esquerda, Aursnes no meio e Di Maria na direita, com mudanças entre eles muito rápidas e dependendo de alguma fragilidade defensiva do Porto. No entanto esta abordagem introduz alguma descompensação no nosso meio campo, deixando-nos apenas com Kokçu e o Tino.

Não são problemas maus para se ter, vêm do número de soluções que temos; o importante é perceber o efeito que algumas escolhas têm no desenrolar do jogo e quão bem conseguimos adaptar durante o jogo

Nenad25

Apenas umas curiosidades relativamente ao jogo de ontem:

- A equipa chegou às 2 da manhã do dia anterior devido ao atraso do vôo.

- Ontem, tanto como no jogo com o Burnley, estava uma ventania dos diabos.

Não são desculpas obviamente. Apenas constatações.

Acredito que nos vamos apresentar bastante mais intensos na Supertaça.

100 % confiante.

ShorBraga

Citação de: joao_bruno em 31 de Julho de 2023, 12:20
Citação de: cajoyzen6 em 30 de Julho de 2023, 21:34É para acordar Roger

Meritocracia. Não pode haver jogadores em campo por estatuto

Concordo!!
Morato, Neres, Ristic, Tino, Musa, Neves alguns dos nomes que se têm vindo a destacar, e alguns deles deveriam ser titular

O João Neves que explique ao resto do grupo a atitude que é necessário ter para vencer os porcos. Por mim é titular indiscutível.

Outra coisa, sem um guarda-redes a sério estamos f*d/&#/$%# na próxima época.

GloriosoSLB1904

Citação de: PSR1993 em 31 de Julho de 2023, 12:11
Citação de: Boxtobox em 31 de Julho de 2023, 12:09Muito apreensivo.

São 11 trolhas mas têm vontade de ganhar. A ideia que dá a ver alguns jogadores do Benfica - particularmente das vacas sagradas - é que se estão a cagar se perdem ou ganham. O belo cai na conta ao fim do mês e é o que interessa.

Uma equipa que acabou de ser campeã e falam que não querem ganhar. Às vezes lê-se cada coisa mais parva.

Granizo

Nao vi o jogo so o resumo.
Bem escolhido o Feyenoord, do que vi foi so fruta, boa preparação para a ST.

O que vao apanhar vai ser muito igual senão pior, ou igual mas com mais teatro, mais reclamação e drama.

_JonasThern_

Citação de: Velazquez em 31 de Julho de 2023, 11:34
Citação de: _JonasThern_ em 31 de Julho de 2023, 10:59Não deixa de ser hilariante criticarem-no por  mexer muito no onze  quando no ano passado o criticavam por não mexer no onze que tinha.
É criticado por isso?É novidade para mim.Pensava que era por manter sempre as "vacas sagradas", precisamente o contrario

A partir do momento em que se considera o Chiquinho uma vaca sagrada estamos conversados em relação a isso. Crítica se por gosto. Pura e simplesmente.

abar85

Citação de: _JonasThern_ em 31 de Julho de 2023, 13:19
Citação de: _JonasThern_ em 31 de Julho de 2023, 10:59Não deixa de ser hilariante criticarem-no por  mexer muito no onze  quando no ano passado o criticavam por não mexer no onze que tinha.
É criticado por isso?É novidade para mim.Pensava que era por manter sempre as "vacas sagradas", precisamente o contrario

A partir do momento em que se considera o Chiquinho uma vaca sagrada estamos conversados em relação a isso. Crítica se por gosto. Pura e simplesmente.

Até pode ter existido alguém a dizer isso, o que não dá para uma generalização e não torna o que disseste inicialmente verdade

Aliás, qualquer generalização desse género num local onde tantas pessoas comentam, corre esse risco.

josel

É um muito bom treinador, com coisas que aprecio (outras nem tanto) e com provas dadas na época passada, e mesmo nesta pré época não foi nada mau (apesar de ontem ser mau, até certo momento).

As coisas boas dele, e que me dão alguma esperança que ele vá aprender e saber mudar algumas coisinhas são a gestão dos jogadores (vertente humana) no balneário; as rotinas e uma certa uniformização de princípios de jogo (que com outros treinadores que o Benfica teve, parecia que cada troca de 2/3 jogadores se tinha uma equipa diferente em campo); proposta de futebol pressionante e ofensivo; o reconhecimento e noção do clube que representa e a exigência que tem dele e da direção.

Agora, como todos, tem alguns pontos negativos. Como disse num post na época passada, se a euforia que havia era muito devido a ele, quando as coisas iam correndo mal foi também por insistências e culpa dele.
E no fundo é isto que me assusta. É isso e o Vlachodimos, vá.

Mas falando só do Schmidt, ele parece ter dívidas de gratidão para quem ganhou o título ano passado, e não os quer tirar do 11. Atenção, entendo isto, por uma questão de continuidade, mas também há equilíbrios que se têm que cumprir, e que devido a alguma insistência no errado do Schmidt têm acontecido erros desnecessários . Tem que perceber que se tem que proteger a si, ao clube e aos jogadores.
Isto começa com o Burnley e penso que ontem lhe bateu mais de frente (e felizmente foi ontem e não na próxima quarta) que ele não pode entrar com aquele 11, que este ano tem mais opções, e de qualidade, que o ano passado, e que tem voltar aos básicos que fez a equipa funcionar ano passado, mesmo que tenha que, ironicamente, abdicar de alguns jogadores do ano passado.

O 4231 do Schmidt funciona assente na pressão sem bola e no controlo e circulação com ela. Jogar com JM, Rafa e Di Maria nas 3 posições atrás do Gonçalo prejudica tanto a equipa defensivamente, que não compensa o possível ganho ofensivo (especialmente quando o 10 decide quase sempre mal).
O JM, para equilíbrio tanto ofensivo como defensivo e a equipa funcionar, tem que sair e entrar o Aursnes.
O Tino, mesmo com algumas limitações graves que tem, tem que ser o parceiro do Kocku. Se for o Neves, os 3 atrás do PL vão ter que ter um perfil muito mais agressivo, e aqui encaixaria o Guedes no lugar do Rafa.

O futebol é um jogo de equilíbrio, e acredito que o Roger chegue lá, mas se vejo o mesmo 11 de ontem contra o Porto (deveria de pôr o Ristic a titular para proteger o Jurasek, também, no início) não auguro nada de bom para esta época.

Velazquez

Citação de: _JonasThern_ em 31 de Julho de 2023, 13:19

O Chiquinho nem jogou.Como é que se estava a falar do Chiquinho nas "vacas sagradas"?

Diz-me, achas que estás mesmo a ser honesto e sincero com esse comentario?

E eu que detesto mesmo criticar e falar seja de quem for e não gosto mesmo de ver falar mal só critiquei jogar sempre o Otamendi, João Mário e Rafa joguem bem, joguem mal foi por gosto mesmo.Não tem qualquer sentido estas criticas