SL Benfica - Campeão Nacional de Juvenis A 2022/2023!!!

Dandy

Infelizmente, muitas pessoas não entendem que tem de haver Alteridade para existir Identidade.

Para que eu seja Eu ... terei de ser tudo aquilo que sou, sim ... mas terei de não-ser, também, tudo aquilo que não sou. Para que isso seja possível, é necessário que exista o Não-Eu (que é tudo aquilo que eu não sou).

Sem essa Alteridade eu não teria Identidade. Não haveria diferenciação nem contraste.

Tem de haver Alteridade (Porto e Sporting, por exemplo) para que exista uma Identidade Benfica. Bem como o contrário.

E isso só deveria merecer respeito. Da parte de todos.

sbremoved_57493

Citação de: Dandy em 05 de Fevereiro de 2023, 11:58
Citação de: Crente em 04 de Fevereiro de 2023, 22:13Boa noite!

Fiquei aqui com uma dúvida sobre o que se passou hoje em Santa Maria da Feira, e gostaria de ter a vossa ajuda, até para saber como me conduzir prudentemente.

Adquiri bilhete para o jogo, não havia indicação de lugares e encaminhei-me para as bancadas e procurei por adeptos identificados com o Benfica. Creio que havia apenas os pais e sentei-me (na verdade, passei o jogo em pé) perto deles.

Durante o jogo, cantei (sozinho) o Hino, bem como outros cânticos de apoio ao Benfica, sem quaisquer bocas à equipa adversária. Os adeptos da casa, em maior número, apoiaram a equipa local, principalmente na primeira parte, mas com o aproximar do fim do jogo, ficaram um pouco mais calados. Às vezes, quando cantava, assobiavam, mas eu continuava.

Já no período de compensação, a cerca de um minuto do fim, comecei a cantar "Lá lá lá... e o Benfica ganhou", à semelhança do que vejo ser feito em jogos do Benfica e tenho feito noutros jogos.

Não percebo bem porquê (e é principalmente que pretendo a vossa ajuda), foi nesta altura que senti grande animosidade por parte dos adeptos locais, que me mandaram calar (algo que ignorei) e até vieram para relativamente perto de mim. Foi nessa altura que assinalaram grande penalidade a favor do Feirense e, por sugestão do pai (que até me disse ser portista) de um dos jogadores do Benfica, interrompi o cântico durante segundos quando marcavam a grande penalidade. Aproveitei esse momento de pausa no cântico para dizer aos que me insultavam "Eu canto pela minha equipa, cantem pela vossa equipa". Diziam-me que estava a provocar, mas voltei a dizer que estava apenas a cantar pelo meu clube. Aproveitei também para dizer várias vezes a um dos que me insultavam, "Educação!", enquanto apontava para uma criança (seu filho, possivelmente). Nunca insultei nem usei palavrões, pois é algo que não sei fazer e não faz parte da educação que me deram. (Nunca em público ou aqui usei palavrões, só na intimidade com a minha esposa... :) ) De seguida, continuei a cantar e os insultos e gestos continuaram e apenas parei quando achei que o deveria fazer. Devo admitir que ter os pais dos jogadores perto de mim fez uma certa "barreira", mas confesso que cheguei a temer que a coisa descambasse. E não havia polícia no jogo, o que acho vergonhoso, uma vez que a bilheteira deve ter feito uma receita de cerca 500 euros, não tendo sido oferecidas condições de segurança aos adeptos que pagaram para ver o jogo em segurança.

No final de toda a confusão, um adepto local (que depois disse que era sportinguista) e me insultou, veio falar comigo, admitindo que se tinha exaltado e pediu desculpa por várias vezes. (Notou-se que ficou mais incomodado do que eu e, esmo depois de ter ido embora, voltou para me pedir desculpa outra vez, pois não se sentia bem com o que tinha feito. Só lhe ficou bem, embora eu não precisasse daquilo.) Também manifestou a opinião de que a organização tinha falhado, pois deveria haver separação entre adeptos.

Deixei passar alguns minutos e depois vim-me embora, acompanhado até pelo tal "lagarto", não tendo tido qualquer problema.

Assim sendo, gostaria que me ajudassem a perceber algumas coisas:
- Cantar "Lá lá lá... e o Benfica ganhou" em casa dos outros é provocação? (Até me gritaram para cantar a música em condições, terei falhado na letra?)
- Há algum cuidado em particular que me recomendem? Sinceramente, não sou capaz de ir ver um jogo e entrar mudo e sair calado. Os nossos atletas merecem o apoio e creio que dão valor.
- Nos jogos de juvenis é suposto haver divisão entre adeptos? E policiamento? De quem depende isso?

Obrigado pela vossa atenção!

Meu Querido Crente:

Tudo isso, infelizmente, tem que ver com a diversidade humana (social, cultural, comportamental, ...). Estamos muito longe, ainda, de uma sociedade evoluída.

Reunir pessoas com diferentes valores humanos e posturas, num mesmo espaço, pode dar lugar a qualquer tipo de situação. Boa ou má.

Qualquer que fosse o teu comportamento ... PODERIA haver, sempre, alguém que não gostasse e que entendesse ter o direito de manifestá-lo por qualquer via. E o contrário também.

Eu, por acreditar no valor da educação, sou contra a separação de adeptos. Faz algum sentido que eu, a apoiar o Benfica, não possa estar no meio de uma claque do Porto? ... Na minha opinião, não faz. Eu apoiaria o meu clube e os outros apoiariam o seu. Nada mais do que isto.

E foi sempre isso que fiz, durante vários anos. Ficou célebre aquele episódio, que aqui reproduzi, passado na Dragão Caixa:

https://serbenfiquista.com/forum/index.php?topic=35738.msg1066612631#msg1066612631

Repito, por princípio, sou contra a separação de adeptos. Entendo que, num mundo ideal, valores como a educação e a não-violência deveriam imperar. Sempre.

O problema é QUE NEM TODAS AS PESSOAS PENSAM ASSIM ... condicionante que, na prática, dá a lugar a situações tão ridículas e lamentáveis quanto aquela que descreveste (passada num jogo de crianças).

Já seria grave num jogo entre profissionais ... imagina, então, numa competição de crianças.

Por acaso lembrei-me de uma situação prática que não sei se é regulamentada ou voluntária, mas que ilustra a tendência "separatista" e vulgariza ou "extrema" o conceito de rivalidade. Nos desportos de pavilhão - mesmo nos femininos e em jogos banalíssimos - o Benfica criou uma zona para adeptos da equipa visitante que está altamente blindada a adeptos do Benfica.
O sector está quase sempre quase-vazio e acaba por servir sobretudo para identificar o "inimigo" e "legitimar" uma atitude hostil para quem estiver fora daquela jaula a apoiar a equipa visitante.
O resultado desta hostilidade normalmente é só bocas, mas no futebol e no futsal imagino que o risco se multiplique.
Por isso, sim: não sei se há alguma coisa escrita em papel, mas não me admiro nada que as pessoas comecem a sentir que quem quiser apoiar a equipa alheia deve ser enjaulado ou mal tratado.

Crente

Golo do Olívio Tomé pelos sub-17 contra a Alemanha.
A equipa titular foi quase toda (7, creio) de jogadores do Benfica.
Jogo do Torneio do Algarve de sub-17 (POR, GER, NED, ESP).

Ficou 2-1 para Portugal, com o golo da vitória a ser marcado mesmo a acabar por Rodrigo Duarte (Vitória SC).

Universo Benfica

Campeonato Nacional de Juvenis 2022/23 | Ap. Campeão | 6ª Jornada

19 Fev (Domingo)

SL Benfica - GD Estoril Praia 11h00

Jogos da 6ª Jornada | Classificação

RedHead

Os sub 19 que vejam videos dos juvenis,não só aprendem a jogar e podem tomar como exemplo a ATITUDE!!

peixoto91