2° Melhor Jogador da História do Benfica

slbsam94

Ainda lembro-me daquele dribble  que fez ao fernando couto na luz que acabou com golo e vitoria por 2-0 à contar para à taca de Portugal...que maravilha 😍😍😍

af10

Citação de: josel em 18 de Agosto de 2022, 20:38
Citação de: BossMil em 18 de Agosto de 2022, 20:32
Citação de: josel em 18 de Agosto de 2022, 20:27
Citação de: van33 em 18 de Agosto de 2022, 20:12
Critica-se o bidão da Madeira pelo que está a fazer (eu muito incluído) e depois eleva-se isto a lenda..  surreal. Felizmente o meu puto uma vez perguntou-me quem foi ele...levou com a dose verdadeira e hoje e no futuro não vai espalhar mentiras
Acho que ninguém considera sequer o Vítor Baptista uma lenda do Benfica.
Nunca o ouvi dito por ninguém.

Aliás, até é uma personagem conhecida mais pela história do brinco que pela qualidade que tinha, que era muita.

O Vítor Baptista e o George Best (acho que o Gascoigne também) eram gajos que deviam ser mil vezes mais falados pelos seus fins de vida e como uma chamada de atenção e precaução para todos os jogadores de futebol de todas as idades.

Dito isto, era um jogador brilhante que pouco queria com futebol. Um enfant terrible que todas as equipas grandes têm, muitas vezes concentrados entre os anos 70 a 90.

Com isto, história semi-pessoal com o Vítor. O meu pai, benfiquista também, chegou a se cruzar com ele algumas vezes numa casa de reabilitação de onde eu sou, poucos anos antes de morrer e, sendo quem era, que sentiu uma imensa tristeza e pena. Ao mesmo tempo, tendo em conta a epidemia de heroína (e não só) que houve por aqui durante uns valentes anos, acho que foi uma boa chamada de atenção.

Não se celebre o Vítor Baptista, mas que sirva como um exemplo que o próprio pagou muito caro.

Enviado do meu Redmi 8 através do Tapatalk




Não se pode fazer ambas as coisas?

Celebrar o talento portentoso que foi Vítor Batista, o jogador.

Lamentar, e até usar como "chamada de atenção" como referes, para que outros não sigam o seu exemplo.


É que o facto de ele ter tido uma vida de excessos que conduziram a um fim triste e lamentável, não apagam o facto de ter sido um grande jogador.

Assim como, o facto de ter sido um grande jogador, não apagam nem atenuam o facto de ter conduzido a sua vida pessoal a um fim miserável.

Eu comecei por responder sobre ser lenda.
Ninguém considera, que eu conheça e já tenha discutido com vários benfiquistas que viveram a altura, o Vítor uma lenda. E, de forma justa.

E foi mal escrito de minha parte, não celebrar as atitudes excêntricas dele (que é o que mais o define hoje em dia) mas sim o que fazia (de bom) em campo, focando também nos maus do excesso servindo como uma chamada de atenção.

Quando se quer dizer mil coisas depois dá cagada. :D

Enviado do meu Redmi 8 através do Tapatalk

Já eu concordo que o Vitor Baptista nunca poderá ser classificado uma lenda do Benfica. E adoro isso de chamarem "excêntricas" às atitudes dele.
Se for preciso, depois insultam um Taarabt, que não fez 1/10 do que o Vitor Baptista fez no clube. Ou o Grimaldo, com aquela porcaria que fez das férias.
No fundo, o tempo apaga a memória e restam os "só não foi porque não quis"

af10


Slb04Sempre

Por tudo o que representa, o Coluna é o nº 2 de sempre. Para muitos até é o nº 1.

Eusébio, Coluna e toda esta geração participaram na génese do futebol Europeu e levaram o Benfica a ser o gigante que ainda é.

Numa época em que o Real Madrid já ia buscar argentinos e húngaros, colocaram o Benfica e Portugal na História do Futebol Europeu e Mundial.

Se somos um colosso é devido a esta geração.

Nada paga nem apaga isto.

orlando77

Citação de: slbsam94 em 19 de Agosto de 2022, 18:59
Ainda lembro-me daquele dribble  que fez ao fernando couto na luz que acabou com golo e vitoria por 2-0 à contar para à taca de Portugal...que maravilha 😍😍😍
o Fernando couto fez-lhe várias entradas para lhe partir uma perna no jogo anterior. Nesse jogo fez-lhe um nó cego, uma finta à Ronaldinho, que o Fernando couto andou semanas à procura dos rins! kkk

luca22

José Águas, excelente jogador e exímio cabeceador. Eterno capitão nas duas finais dos campeões europeus e um ser humano muito acima da média. Palmarés invejável no clube.

af10

Dos que vi:

Infância - JVP era o meu ídolo. Único autógrafo que tive na vida toda (honestamente, tirando crianças, nem vejo qual o interesse de ter um papel rasgado com uma assinatura ou até uma foto que nunca mais vamos ligar nenhuma).

Em miúdo, gostava mais do Enke do que do Preud'homme. Além de ocupar o lugar do que os mais velhos tinham chamado de melhor do mundo, era uma espécie de tábua de salvação numa defesa aflitiva.
Depois, também usava o 24, que era o número do meu piloto preferido, Garry McCoy.

Adulto - O melhor jogador que passou pelo clube foi o Jonas.
Desculpem Simão, Cardozo, etc. O Jonas era todo classe. Um nível acima de todos os outros e uma inteligência em campo como não vi mais antes ou depois no clube.


P.S. O número 2 do clube é o Coluna. Sem discussão

ribas

JVP para mim. Carregou o clube às costas em anos muito negros.

dos que vi jogar, claro

Pablito10Aimar

Dos que não vi jogar considero coluna ligeiramente melhor que o chalana apenas pelo peso que teve no Benfica na nossa era dourada. Assim como ter sido capitão da nossa seleção também pesa. Menções honrosas para: Preud'homme, JVP, Águas.

Dos que vi jogar Aimar será dos poucos que considero que está num patamar acima dos demais no nosso passado recente. Fica logo atrás Jonas, Cardozo e Simão.


Desde já, grande tópico, é sempre um gosto ver-se discutir o verdadeiro Benfica. Este tópico fez-me lembrar uma conversa com um amigo meu à uns dias onde estávamos a discutir o que seria falado como lendas do Benfica caso tivéssemos a capacidade de um Bayern a segurar jogadores.

Vamos a ver: Bernardo Silva, Di Maria, "Darwin", "João Félix" (estes dois entre parênteses porque ainda têm muito que suar)

Mas com isto faço-vos uma pergunta (para quem viu o chalana jogar). Não será que Bernardos e Di Marias se ainda tivessem cá não teriam atingido um patamar como ele?


pexim

Citação de: Brakum em 19 de Agosto de 2022, 18:47
Citação de: van33 em 17 de Agosto de 2022, 23:13
Citação de: humbug_1904 em 17 de Agosto de 2022, 22:59
Citação de: van33 em 17 de Agosto de 2022, 22:49
Citação de: humbug_1904 em 17 de Agosto de 2022, 14:47
Acho que depois do Eusébio é impossível dizer um segundo melhor definitivo.

Coluna, Chalana, José Águas, Bento, Jaime Graça, Humberto Coelho...

Viste algum deles jogar?
Não. Só em vídeos

E do que o meu avô me conta sobre eles também sei que estão no top.
Vídeos?  Se eu mostrasse os vídeos do YouTube do Laurent Robert ao meu filho, ele ia achar que era top 10 mundial de sempre ... vídeos valem merda nenhuma

É assim.. Um gajo que é bom nos videos nao é necessariamente bom na realidade. Mas quando nem nos videos es bom, nao vais ser bom na realidade de certeza. Por isso para mim essa história de que os eusebios e pelés ainda hoje eram dos melhores jogadores do mundo epa nao acredito minimamente. O eusebio foi o melhor do benfica como é obvio, pelo que fez pelo benfica e nem acho que seria justo comparar com gente de agora que teve condições melhores toda a vida. Se o eusebio nascesse agora talvez seria o melhor. Mas vejo muita gente dizer que se esses jogadores jogassem agora que ainda rebentavam tudo.. just no.
Assim como os jogadores de agora não rebentavam coisa nenhuma nos anos 60. Quer dizer, o CR7 se tentasse fazer um Tomahawk num pelado a chover com uma bola de cauchú ensopada, rebentava com o joelho...

ralien666


zikoli

Para mim João Vieira Pinto foi o 2º melhor jogador da nossa história

loftarasa

Citação de: Slb04Sempre em 19 de Agosto de 2022, 19:03
Por tudo o que representa, o Coluna é o nº 2 de sempre. Para muitos até é o nº 1.

Eusébio, Coluna e toda esta geração participaram na génese do futebol Europeu e levaram o Benfica a ser o gigante que ainda é.

Numa época em que o Real Madrid já ia buscar argentinos e húngaros, colocaram o Benfica e Portugal na História do Futebol Europeu e Mundial.

Se somos um colosso é devido a esta geração.

Nada paga nem apaga isto.

Para o meu avô, que também idolatrava Eusébio, Coluna era indiscutivelmente o nº1.