2° Melhor Jogador da História do Benfica

Espártaco

miniMilk

Segundo o meu entendimento da história benfiquista, e pelo que o meu pai me ia contando, entre Coluna e Águas. Talvez Simões

Red Eagle SLB

Citação de: pexim em 17 de Agosto de 2022, 12:01
Citação de: Red Eagle SLB em 17 de Agosto de 2022, 11:28
Existem duas formas de fazer uma "pole" como esta esta...

A primeira é cada um dá a sua opinião e nunca se chegará a um consenso.

A segunda, mais objectiva, é definir critérios, anos de águia ao peito, títulos, internacionalizações, etc.

Penso que uma lista alargada de jogadores também poderá ajudar, vi já muitos nomes a ser mencionados e penso que, de uma forma geral, todos merecem esse destaque mas gostaria de ver nessa lista também jogadores como Valdo, João Pinto (que tão mal tratado foi por um presidente), Mozer, Humberto Coelho... talvez até o Victor Batista porque toda a família tem de ter o seu "enfant terrible".
Isso seria ainda mais injusto. JVP foi dos últimos realmente grandes e tem um número ridículo de títulos em comparação com Luisão ou André Almeida, por exemplo.
A subjetividade não é uma coisa má, desde que cada um saiba enquadrar a sua opinião.
Eusébio está, naturalmente, cabeça e ombros acima de qualquer outro.
Os seus contemporâneos merecem todos destaque, por terem feito parte dos maiores episódios de glória na história do clube, com Coluna em claro destaque, seguido de perto por Simões, Águas e Torres.
No início da nossa história, Cosme Damião, Ribeiro dos Reis e Vítor Silva marcaram uma época.
Arsénio, Julinho e Rogério Pipi foram os "Chalanas" do seu tempo.
Fernando Chalana foi o nosso "Garrincha". O primeiro grande virtuoso do futebol português, o primeiro malabarista, o primeiro ilusionista.
Antes dele, ganhava a força, a potência de remate e a velocidade. Depois dele, vieram 9s tempos dos artistas. Marca um momento de viragem na forma de se jogar futebol.
Talvez mereça um top 5, mas pela qualidade, não pela história. Porque, aí, tem outros à sua frente que fizeram toda a carreira cá e sempre a ganhar e a ser destaque. É difícil destronar a geração da década de 60.
u

Sim concoedo

EAGLEBOY

Dos anos 90 até agora o melhor que vi jogar foi o Jonas, mas com menções honrosas para JVP, MPH, Simão, Aimar, Cardozo, Matic, Enzo, Oblak, Di Maria

burnvski

Messi. Ainda vem fazer uma época no final do contrato do PSG em 2023.

Vermelho Infinito

Não vi o Coluna mas com toda a envolvência, a lenda que foi, a mística, pelo tanto que já ouvi, parece-me seu, por direito, o lugar.
Toca num patamar quase inatingível e parece-me a par de Eusébio as duas grandes figuras do grande Benfica da década de 60.
Influência considerável na Seleção e figura incontornável no universo Benfiquista.
Não se pode falar de Eusébio sem falar de Coluna.

Àparte disto, folgo em ver um tópico deste onde há espaço para as discussões saudáveis e diferentes opiniões e onde há sempre espaço para a História e respeito por ela; poderá também trazer à tona um assunto que gostava de ver discutido, que é mais formas de homenagear os que nos honraram. A ideia dos bustos trazido por um user aquando do falecimento de Chalana foi espetacular e para mim, no ponto.

MrPringle

Citação de: pexim em 17 de Agosto de 2022, 12:01
Citação de: Red Eagle SLB em 17 de Agosto de 2022, 11:28
Existem duas formas de fazer uma "pole" como esta esta...

A primeira é cada um dá a sua opinião e nunca se chegará a um consenso.

A segunda, mais objectiva, é definir critérios, anos de águia ao peito, títulos, internacionalizações, etc.

Penso que uma lista alargada de jogadores também poderá ajudar, vi já muitos nomes a ser mencionados e penso que, de uma forma geral, todos merecem esse destaque mas gostaria de ver nessa lista também jogadores como Valdo, João Pinto (que tão mal tratado foi por um presidente), Mozer, Humberto Coelho... talvez até o Victor Batista porque toda a família tem de ter o seu "enfant terrible".
Isso seria ainda mais injusto. JVP foi dos últimos realmente grandes e tem um número ridículo de títulos em comparação com Luisão ou André Almeida, por exemplo.
A subjetividade não é uma coisa má, desde que cada um saiba enquadrar a sua opinião.
Eusébio está, naturalmente, cabeça e ombros acima de qualquer outro.
Os seus contemporâneos merecem todos destaque, por terem feito parte dos maiores episódios de glória na história do clube, com Coluna em claro destaque, seguido de perto por Simões, Águas e Torres.
No início da nossa história, Cosme Damião, Ribeiro dos Reis e Vítor Silva marcaram uma época.
Arsénio, Julinho e Rogério Pipi foram os "Chalanas" do seu tempo.
Fernando Chalana foi o nosso "Garrincha". O primeiro grande virtuoso do futebol português, o primeiro malabarista, o primeiro ilusionista.
Antes dele, ganhava a força, a potência de remate e a velocidade. Depois dele, vieram 9s tempos dos artistas. Marca um momento de viragem na forma de se jogar futebol.
Talvez mereça um top 5, mas pela qualidade, não pela história. Porque, aí, tem outros à sua frente que fizeram toda a carreira cá e sempre a ganhar e a ser destaque. É difícil destronar a geração da década de 60.

Em género de curiosidade, o José Augusto ficou conhecido como o Garrincha português, depois de uma eliminatória da TCCE.

orlando77

Coluna, sem dúvida.

Quem diz Chalana, diz Eusébio e depois Chalana.
Muitos que viram jogar Coluna, até têm dúvidas quem foi o melhor.
Acabam por dizer que o Eusébio como fechava mais jogadas ficou com mais visibilidade, mas sem o Coluna atrás dele nunca teríamos tido o Eusébio que tivemos.

Brian Green

É um debate completamente inútil pois diria que 90% do SerBenfiquista não viu jogar quase ninguém que é listado neste debate. É uma triste realidade do que é um Sport Lisboa e Benfica atual sem ídolos e figuras.

Harlem

Sou muito novo para responder a isto, mas para mim A figura do Benfica logo a seguir ao Eusébio é Mário Coluna. Até o nome me enche de respeito.

linus

Ronaldo

Todos os de 1960 a 1970

Sim o Mario Coluna

Gravesinho

Citação de: nunoism em 17 de Agosto de 2022, 11:25
O Coluna claro e segundo o meu avô, o Jaime Graça

Jaime Graça ganha seguramente o epíteto de melhor electricista.

linus

Citação de: Gravesinho em 17 de Agosto de 2022, 14:11
Citação de: nunoism em 17 de Agosto de 2022, 11:25
O Coluna claro e segundo o meu avô, o Jaime Graça

Jaime Graça ganha seguramente o epíteto de melhor electricista.

O Jaime Graça era um grande jogador