David Jurásek emprestado ao Hoffenheim

Defesa, 24 anos,
Chéquia
Equipa Principal: 1 época (2023-2023), 12 jogos (389 minutos), 0 golos

Títulos: Supertaça (1)

Androico

Citação de: Androico em 05 de Julho de 2023, 13:11Já tentei procurar resumos alargados dos jogos do Slavia de Praga ou da República Checa, em que tenha jogado, mas não está fácil.

O que é que a malta viu para o avaliar?

Apenas consegui ver o jogo do Slavia de Praga contra o Plzen (ainda só vi 45 minutos):

https://www.youtube.com/watch?v=gx_3B4ab_B8

Nesse jogo, o Slavia jogou com dois alas (quase extremos), sendo o Jurasek um deles. Esses alas quase não tinham tarefas defensivas.

O que vi em 45 minutos: Procura muitas vezes a profundidade. Faz o passe e imediatamente ataca a profundidade. Joga quase sempre colado à linha e muito adiantado no terreno. É veloz e demonstra boa capacidade de passe e de ligação aos colegas. Joga ao primeiro toque ou a dois toques. Cruza com os dois pés. Até agora gostei, sendo que o Slavia dominou grande parte da 1ª. parte e defensivamente ele não foi colocado à prova.

Bem, a avalanche de views deve ter sido de tal forma que o vídeo já foi removido. Nem tive tempo de ver a segunda parte.

20Nico Gaitan20




Espártaco


Naidas

Não há nada a vir de praga controladores aéreos.

joaopedro.palma

Citação de: Naidas em 05 de Julho de 2023, 17:00Não há nada a vir de praga controladores aéreos.

Ele está na Áustria a fazer pre-epoca com o Slavia.

franciscoafonso

Citação de: joaopedro.palma em 05 de Julho de 2023, 17:04
Citação de: Naidas em 05 de Julho de 2023, 17:00Não há nada a vir de praga controladores aéreos.

Ele está na Áustria a fazer pre-epoca com o Slavia.
Naturalmente fará a viagem de 3 horas de carro de Viena para Praga para fechar a torneira de segurança da água, não vá o diabo tecê-las.

Androico

Do pouco que vi, percebo o interesse do Schmidt neste jogador. O Roger procura jogadores que estão habituados a jogar em equipas com uma filosofia de jogo parecida com a sua. Desse modo, a adaptação é rápida.

Ora, o Slavia de Praga é uma equipa muito bem treinada, com processos semelhantes aos nossos. O mesmo sucede com o Feyenoord, cujo estilo de jogo é uma cópia a papel químico do nosso.

E por curiosidade, desde que foi para lá este treinador (Jindrich Trpisovsky), em 5 épocas ganham 3 campeonatos. Este ano perdem o campeonato para o Sparta, embora com os mesmos pontos (78).

E nas competições europeias, eliminaram o Sevilha na Liga Europa (2018/2019), sendo depois eliminados pelo Chelsea (que viria a ganhar a competição) num jogo em Londres, em que perderam por 4-3.

No ano seguinte, num grupo da champions com Barcelona, Inter e Dortmund, conseguem arrancar dois empates. Um em Barcelona (0-0) e outro em Milão (1-1).

Na época seguinte, eliminam o Rangers e o Leicester na Liga Europa, sendo depois eliminados pelo Arsenal.

Sendo que a última época foi a pior em termos europeus, sendo eliminados na fase de grupos da Liga Conferência.

Mas atenção a este treinador que tem colocado a equipa a jogar muito bem e a formar excelentes jogadores.

LR

#1329
Pequena análise ao Jurasek para quem tiver interesse.

Deixo o tweet - https://twitter.com/InvaderStats/status/1676620814907502593?s=20

Transcrevo abaixo o mesmo para facilidade de acesso.

🧵

🇭🇺Kerkez OUT .....  🇨🇿 Jurasek IN ?

Segundo a imprensa, o SLBenfica terá desistido da contratação do jovem Húngaro, apostando agora no internacional Checo do Slavia.

O que vale o ex-colega de Bah 🇩🇰 e como se compara a Grimaldo 🇪🇸 (e Kerkez)?




O internacional Checo 🇨🇿 por 3 ocasiões completou a primeira temporada  ao serviço dos segundos classificados da última edição da Fortuna Liga, somando 44 jogos, 2 golos e umas impressionantes 11 assistências.

Potente, esforçado, ligado à corrente, forte no último passe a partir da linha e com um potente remate tem ainda (várias) arestas a limar para poder fazer esquecer Grimaldo 🇪🇸, algo que seria uma tarefa complicada para a grande maioria dos laterais disponiveis no mercado.

📌Mas como se compara com o Espanhol ?  📊Análise segue-se



O Checo é uma locomotiva pela esquerda, veloz e imponente a nível físico, pelo que pode surpreender a superioridade de Grimaldo nesta métrica.

O Espanhol devido à sua fisionomia mais modesta pode influenciar um pouco a opinião generalizada relativamente à sua capacidade física.

A verdade é que o agora lateral do Leverkusen teve uma temporada em que se mostrou, na verdadeira acepção da palavra, 100% disponivel a nível fisico, não falhando qualquer minuto por problemas físicos.

Jurasek 🇨🇿completa mais acelerações e desgasta-se mais a nível físico ao longo dos 90' dado saber-se fazer valer desta sua capacidade para ultrapassar e acompanhar os adversários, denotando uma quebra mais digna de registo nas partes finais da partida, tendo ainda falhado cerca de 5 jogos no seguimento de uma lesão muscular.

No capítulo do passe e construção é perceptível a clara vantagem de Grimaldo 🇪🇸, indo de encontro à sua reconhecida capacidade associativa. Mais do que isso, não denota face à média uma quebra de rendimento assinalável após a marca dos 65 minutos ⌛️.

Os dois jogadores têm um perfil claramente distinto neste aspecto, Jurasek apresenta alguma criatividade no momento do passe, sendo extremamente vertical com quase 35% dos seus passes a tentarem descobrir colegas posicionados à sua frente e tentando 7 passes para terço final ao longo dos 90 face aos 4,49 de Grimaldo 🇪🇸. Importante reforçar a utilização da palavra "tentando" dado que onde o Checo tem claramente de melhorar é na assertividade.

O lateral do Slavia é pouco criterioso neste momento, e acerta apenas 71% dos seus passes, o que é manifestamente pouco.

A nível mais espeficico, apresenta igualmente (muito) menor assertividade que Grimaldo 🇪🇸 ao nível de passes inteligentes, passes para terço final e passes em profundidade, momento em que acerta uns pouco aceitáveis 18% (vs 46% de Grimaldo 🇪🇸).

No sentido oposto e onde brilha o lateral checo é no momento de procurar os colegas no interior da área a partir da linha. O Checo termina a temporada com 11 assistências para golo, ainda assim não o suficiente para se superiorizar a Grimaldo 🇪🇸.

Extremamente envolvido na manobra ofensiva da sua equipa, combinando muito bem com Olayinka 🇳🇬  e depois Schranz 🇸🇰, pela esquerda, serviu os colegas para remate e completou mais segundas e terceiras assistências que o Espanhol.

Na procura pela baliza, Grimaldo 🇪🇸 é dos laterais mais entusiasmantes e desejados no panorama europeu. Seja através da bola parada ou meia distância, o Espanhol apresenta uma técnica de remate peculiar que lhe permite surpreender os guarda-redes adversário.

Prova da eficiência do Espanhol neste aspecto é o facto de o seu xG por partida ser igual ao de Jurasek, mas a sua performance real superiorizar-se a esta métrica ao contrário do checo, cuja performance real é inferior à expectável.

Grimaldo 🇪🇸 procura igualmente a baliza com maior frequência, e é, novamente, mais eficaz a encontrá-la, enquadrando 42% dos seus remates, contra apenas 29% de Jurasek 🇨🇿.

O Checo tem uma boa batida na bola e potência no remate (que não se coíbe de utilizar também na hora de cruzar) mas falta-lhe algum critério na escolha dos momentos em que deve tentar a média distância, já que o faz com frequência pressionado o que afecta a sua eficácia neste momento.
Jurasek 🇨🇿 apresenta maior frequência e alguma facilidade em chegar à área adversária, muitas vezes com recurso às suas cavalgadas de várias dezenas de metros, completando 1.83 toques na área contra 1.68 de Grimaldo 🇪🇸.

Os dois atletas engordam os seus números nesta métrica em particular de formas diferentes, sendo mais comum ver Grimaldo🇪🇸 envolvido em jogo associativo próximo ou no interior da área, ao passo que Jurasek 🇨🇿 chega a esta zona do campo tipicamente em velocidade e pronto para entregar ao colega em zona de finalização.

O Checo é uma adaptação, tendo sido formado como extremo. Isto é perceptível dado que ainda tende a defender muito adiantado no terreno e apresenta pouca paciência e critério na contenção, sendo comum ser ultrapassado pelo adversário devido ao timing de disputa ser mal calculado.

Jurasek 🇨🇿 varia esta falta de calma com um estranho relaxamento em determinados momentos, dando mais espaço do que o desejável ao adversário, parecendo confiar muito na sua capacidade física para acompanhar a jogada. A sua passada larga e pujança física permitem-lhe de facto muitas vezes remediar o erro, conseguindo recuperar rapidamente a posição e acompanhar o adversário mesmo após ser ultrapassado numa fase inicial.

É extremamente veloz e reactivo a recuperar a posição em momentos de perda e consequente contra-ataque. Muito forte fisicamente, disputa mais duelos ofensivos, mas menos defensivos, do que Grimaldo 🇪🇸, superiorizando-se ao Espanhol na frequência com que os vence tanto ofensiva como defensivamente.

A sua rapidez de reacção e reach dos membros inferiores permitem-lhe igualmente interceptar muitos movimentos ofensivos do adversário, com particular destaque para remates, onde se superioriza a Grimaldo 🇪🇸 em quase 50%.

Completa igualmente maior número de intercepções, ajustadas à posse de ambas as equipas. A sua pouca paciência e por vezes parca técnica defensiva leva-o igualmente a ter de recorrer à falta mais vezes que o Espanhol.

No entanto e como mencionado, a sua capacidade de remediar o erro permite-lhe igualar-se a Grimaldo 🇪🇸 neste conjunto de métricas em particular, dado que estas lacunas são mais perceptíveis com recurso a eye test 👀do que a dados 📊.

Tecnicamente o ainda lateral do Slavia é algo particular, dado que apresenta fortes argumentos técnicos e é muito competente no cruzamento, jogada ao primeiro toque e recepção mas não consegue transport este à vontade no capítulo do passe mais criativo como mencionado acima.

É perceptível muitas vezes que visualiza o desenrolar da jogada na sua cabeça e tenta executar mas falta-lhe qualidade na execução. Algo em que terá de trabalhar.

Também no drible apresenta sólidos argumentos, sendo um aspecto em que é bastante resourceful apesar de aliar momentos bastante out of the box que lhe permitem desenvencilhar-se de 2/3 adversários quando encurralado, com alguma previsibilidade no 1 vs 1.

De qualquer forma, é geralmente bem sucedido neste momento do jogo e mais capaz do que o seu ex-colega Bah 🇩🇰. Superioriza-se tanto em volume como em acerto ao nível do drible quando comparado com Grimaldo 🇪🇸.
Sem grande história no jogo aéreo, o Checo é um activo no interior da área e na primeira bola. Faz-se valer da altura e disputa e vence com alguma naturalidade mais duelos pelo ar do que o ex-Benfica.

O Checo está num patamar competitivo inferior a Milos Kerkez 🇭🇺, sendo possível percepcionar alguma superioridade do Húngaro nos conjuntos de métricas considerados através do Radar Chart abaixo.




O ainda lateral do AZ apresenta um perfil diferente e, discutivelmente, maior potencial para se desenvolver na posição até tendo em consideração a sua jovialidade e parte da formação em Milanello 🇮🇹.

Mais forte no jogo associativo, tecnicamente muito evoluido e com maior critério nas suas acções o Húngaro será um caso sério na posição para onde quer que se transfira.

De qualquer modo, Jurasek 🇨🇿 aparenta ser uma segunda escolha bastante válida, com potencial para melhorar mas pronto para entregar pujança à lateral esquerda do clube da Luz e reeditar a dupla com Alex Bah 🇩🇰, desta feita de águia ao peito 🦅

JustMe

Citação de: LR em 05 de Julho de 2023, 17:29A nível mais espeficico, apresenta igualmente (muito) menor assertividade que Grimaldo 🇪🇸 ao nível de passes inteligentes, passes para terço final e passes em profundidade, momento em que acerta uns pouco aceitáveis 18% (vs 46% de Grimaldo 🇪🇸).

Isso é tenebroso, sob qualquer ponto de vista. Meu Deus...

Ludwig van

Esses números de participação defensiva do Kerkez confirmam aquilo que vi.

30min à Benfica

Causa-me bastante apreensão a fraca qualidade de passe que ele tem.

Faz-me lembrar o Cortez ou o Emerson, por exemplo.

Uma má abordagem no mercado nesta posição, pode colocar em xeque todo o sucesso na próxima temporada.

MikeM16

Eu juro que, depois do Kerkez, este era o jogador mais pedido aqui do fórum para vir pro Benfica (para lateral esquerdo), mas agora que está perto de reforçar a equipa, é um cepo de todo o tamanho?

Parece que precisam de um susto. Acho que está na hora de ser associado ao Porto. Aí começam a valorizar.

JeSuisÉder

#1334
Citação de: MikeM16 em 05 de Julho de 2023, 18:12Eu juro que, depois do Kerkez, este era o jogador mais pedido aqui do fórum para vir pro Benfica (para lateral esquerdo), mas agora que está perto de reforçar a equipa, é um cepo de todo o tamanho?

Parece que precisam de um susto. Acho que está na hora de ser associado ao Porto. Aí começam a valorizar.

Adorava que assinasse pelo Leipzig, para depois virem chorar que perdemos a alternativa ao Kerkez e que era um excelente jogador...o normal.

Quase que aposto que se viesse o Kerkez, ficava tudo em extase e depois ao primeiro erro iriam logo dizer que era um cepo e que se gastou dinheiro em vão, e que o Jurasek era melhor, SB vintage.