Pré-Época 2023/2024

Dandy

Vejam o exemplo dos "Toronto Raptors", campeões da NBA em 2019.

Dandy

Em Portugal, somos (claramente) um corpo estranho. Um elemento a mais. Fora de lugar.

Temos, neste momento, 29 campeonatos nacionais. Vinte e nove.

A seguir, vem o Porto ... com 12. Doze.

Sporting tem 09 (nove) e Carnide possui 07 (sete). Terceiro e quarto lugares, respectivamente.

Isto significa que temos mais campeonatos nacionais (mais, repito) ... do que o segundo clube, o terceiro e o quarto clubes ... todos juntos!

Dandy

Sem prejuízo para o nosso glorioso passado ... a pergunta que se impõe é:

O que é que queremos para os próximos 25 anos?

Mais do mesmo ... ou, finalmente, um projecto internacional pensado e estruturado?

MeteGelo

Citação de: xungaria em 03 de Setembro de 2023, 09:54
Citação de: MeteGelo em 03 de Setembro de 2023, 04:09
Citação de: eplunum em 02 de Setembro de 2023, 19:21Trey não engana é craque.
Vi o jogo com o Breogan e até gostei.
Tinhamos 1 Broussard, agora temos 2... Se tinhamos um conjunto forte de lançadores de 3, agora temos mais um a lançar bem de fora e que faz tudo bem como o Broussard. Aqui vamos estar mais fortes.
Vamos ter problemas é na rotação do Carter. O Relvão está muito longe do Terrel Carter. Quando estão os 2 em campo dá para ver que o Carter é um pouco mais baixo, apesar de estar "listado" com 2,08 mas vê-se bem que o Relvão é mais alto (talvez 2 ou 3 cm). A questão que importa mesmo, é que o Carter impõe o seu físico e ganha muitos pontos porque consegue arrastar literalmente o seu defensor directo para baixo do cesto e depois marca quase sempre. O Relvão tem mais altura mas menos poder físico e sofre sempre quando defronta jogadores da sua estatura... Vamos ver mas acho que falta um poste para fazer a rotação do Carter...

O ano passado a rotação ou era feita com o Zirbes ou com o Makram... a solução do ano passado mantem-se (Ter o Zirbes ou ter o Gameiro a jogar a 5 é a mesma coisa).
O Relvão tendo o selo de falta de qualidade nacional, renderá sempre mais que o Zirbes sendo que a sua utilização vai ser sempre para gerir o Carter.
Os Postes tradicionalmente são os jogadores mais caros de contratar... e sendo que o Zirbes ainda tem contrato não deve libertar verba.

Outra situação a explorar é a do Eduardo Francisco... que é um menino que tem até feito uma figura razoável a titular no Mundial (entra no 5 inicial de Angola). É muito atlético e o Catarino se o trabalhar bem (Falta-lhe massa muscular), teremos uma opção muitíssimo interessante para as opções interiores
Há factos que mencionas que são constatações obvias mas atenção, não perdem valor por isso porque infelizmente são reais.
Eu apenas dei a minha opinião no que concerne a outra constatação que me parece demasiado obvia: Relvão não garante a mesma qualidade no jogo interior que Carter dá, e expus as razões. Concordo contigo quando dizes que Makram vai ser usado como rotação para o Carter, mas isso só expõe e releva ainda mais a minha afirmação: Relvão é curto para dar descanso ao Terrel Carter...
Outro aspecto, por muita experiência que o nosso Makram tenha (e tem muita mesmo), ele só vai ser eficiente contra adversários que NÃO tenham Postes altos (a rondar os 2,08), porque:
O Makram não tem altura / poder físico para contrariar, quer ofensiva quer defensivamente, postes fortes. Por outro lado colocá-lo como rotação do Carter retira-lhe aquilo que ele pode dar à equipa: temporizar o jogo (ser ele a definir o ritmo do ataque porque ele é mesmo bom nisso, ele pensa e analisa o ataque e decide se vai ser rápido ou "pensado", ele gere bem o "relógio" dos 24s.
Acrescento outro aspecto que foi evidente na parte final da última época: o Makram não aguenta fisicamente a época toda ao mais alto nível (é a lei da vida). Tem que ser gerido de forma inteligente. Ora, dar-lhe a rotação do Carter é dar-lhe desgaste adicional porque uma coisa é ter rotação para um "Forward" ou mesmo "Power Forward", outra coisa é substituir um "3 Pointer". Se me disseres que ele vai rodar com o Carter pontualmente, acho aceitável, mas por sistema, vamos chegar aos Play-off e vamos ter um Makram "preso por arames" sujeitamo-nos a tê-lo completamente estoirado.
Mas concordo contigo num ponto, o Norberto vai dar-lhe a rotação com o Carter a menos que o Relvão nos surpreenda e melhore muito. O nosso coach não acredita no "menino" Edu "Mingas", nem mesmo ao ponto de lhe dar minutos, como alguém aqui já disse: "...naqueles jogos em estivemos a ganhar por 20, 30, 40 etc...", e não foram assim tão poucos. Podíamos tirar partido dele mas atenção "pôr-lhe muitos kg em cima é estragá-lo porque o físico dele é mesmo assim. Se lhe aumentas muito o peso com massa muscular retiras-lhe a explosividade e poder de salto que o coloca acima da média, e faz dele um defensor muito bom e muito intenso.
Só para concluir, o Diop, é uma incógnita. Ontem gostei do pouco tempo que ele jogou mas foi curto para tirar conclusões... Mas vamos mais uma vez ao ponto em que todos concordamos. Tal como o Edu, devia ter tempo nos jogos do Tugão em que estamos a ganhar "largo" para ver se é útil.
 Pavicevic? Esquece! Muito lento previsível e apesar de alto, muito "tenrinho". Trey? Muito bom! Parece-me bom tipo no aspecto de integração (ontem viu-se claramento que a equipa gosta dele. Muito trabalhador e jogador de equipa (anti-vedeta) e pelos vídeos que vi (e não foram poucos), é viciado no treino e melhorar todos os pequenos aspectos que o podem tornar melhor jogador. Escolha 100% acertada. Dito isto, penso que vamos ter sucesso mas desconheço os reforço dos porcos e dos lagartos, por isso é cedo para fazer grandes prognósticos... Vamos acreditar nos Nossos, (mesmo com o Norberto...). Se não espero grandes mudanças da parte dele, pelo menos não estrague o bom percurso da época passada e nos dê mais 1 Título, porque senão vai de Vela!

Dandy

Continuar a ser o "Maior da Nossa Rua" ... ou começar a pensar e a alimentar, de facto, uma centelha global e crescente?

MeteGelo

Citação de: Dandy em 03 de Setembro de 2023, 12:23A melhor coisa que poderia acontecer ao basquetebol do Benfica:

Sair da liga portuguesa e ser integrado nas competições espanholas.

percebo o que dizes e até já pensei nisso, mas, e budget para isso??? Dáva-me gozo que isso acontecesse para esfregar na tromba dos sacanas da Federação, depois da "filhaputisse" que nos fizeram na questão do ex lagarto Travante W.!

Dandy

O nosso apogeu internacional foi há 30 anos. Trinta.

Nessas épocas, éramos competitivos no panorama internacional médio-alto. Disputávamos os jogos, sem medo, perdendo e ganhando. Tínhamos o melhor português de todos os tempos e tínhamos o melhor africano fora da NBA.

E tivémo-los, juntos, durante 08 anos. Oito.

Hoje, seria impensável repetir isso. Porque o talento (hoje, quando aparece) foge, para o exterior, de forma natural e expectável.

Não pode existir atractividade sem competitividade ... e as únicas formas de nos tornarmos competitivos seriam, na minha opinião, concebendo uma "Escola de Basquetebol" ao nível do que de melhor se faz no mundo evoluído (e a Espanha mesmo aqui ao lado) ... ou abandonando o campeonato lusitano e passando a integrar a competição espanhola.

Não sei qual dos dois projectos será, financeira e conceptualmente, mais exequível.

Uma coisa parece-se evidente. Sem uma das opções mencionadas, estaremos (daqui a trinta anos) no mesmo patamar em que estamos hoje.

Bergus_2010

Citação de: Dandy em 03 de Setembro de 2023, 13:47Continuar a ser o "Maior da Nossa Rua" ... ou começar a pensar e a alimentar, de facto, uma centelha global e crescente?

Acho que devemos passar para o próximo nível. Aliás, parabéns pelas questões, porque devem ser a base para o que nossa estrutura deseja para o nosso futuro.

Dandy

Citação de: MeteGelo em 03 de Setembro de 2023, 13:50
Citação de: Dandy em 03 de Setembro de 2023, 12:23A melhor coisa que poderia acontecer ao basquetebol do Benfica:

percebo o que dizes e até já pensei nisso, mas, e budget para isso??? Dáva-me gozo que isso acontecesse para esfregar na tromba dos sacanas da Federação, depois da "filhaputisse" que nos fizeram na questão do ex lagarto Travante W.!

Obviamente, seria um caminho de "Menos a Mais".

Um projecto que iria crescer ao  longo do tempo.

Não faço ideia do valor dos direitos televisivos da Liga ACB, no mundo inteiro ... mas algo me diz que serão superiores ao montante que arrecada a competição portuguesa. :)

MeteGelo

Citação de: Dandy em 03 de Setembro de 2023, 14:12

Não faço ideia do valor dos direitos televisivos da Liga ACB, no mundo inteiro ... mas algo me diz que serão superiores ao montante que arrecada a competição portuguesa. :)

Claro que sim, mas a Liga ACB não aceita qualquer equipa por muito nome que tenha. ACB tem equipas com budgets maiores que mutias equipas de futebol do nosso tugão...

Dandy

Citação de: MeteGelo em 03 de Setembro de 2023, 14:15

Claro que sim, mas a Liga ACB não aceita qualquer equipa por muito nome que tenha. ACB tem equipas com budgets maiores que mutias equipas de futebol do nosso tugão...

Estás a dar o "Não" por garantido.

Eu, pelo contrário, opino que vale a pena tentar. Temos um nome muito respeitado em Espanha. Não espero milagres ... mas acreditaria numa candidatura bem pensada e estruturada.

Dandy

A NBA tão-pouco ... "aceita qualquer equipa por muito nome que tenha" ... e, no entanto, os campeões da NBA de 2019 foram uma equipa sediada no Canadá.

MeteGelo

Citação de: Dandy em 03 de Setembro de 2023, 14:20

A NBA tão-pouco ... "aceita qualquer equipa por muito nome que tenha" ... e, no entanto, os campeões da NBA de 2019 foram uma equipa sediada no Canadá.

É verdade mas os Raptors tinham um Budget grande. Se não tivessem, esquece... No money, no funny!

MeteGelo

Citação de: Dandy em 03 de Setembro de 2023, 14:18

Estás a dar o "Não" por garantido.

Eu, pelo contrário, opino que vale a pena tentar. Temos um nome muito respeitado em Espanha. Não espero milagres ... mas acreditaria numa candidatura bem pensada e estruturada.

Se tivéssemos budget seria uma possibilidade mas não é garantido que o tema fosse aprovado pela nossa Direcção e não sei mesmo que não tivesse que ser aprovado em sede de assembleia do Clube, dado que estaríamos a retirar a equipa do Campeonato Nacional. Podia não ser concensual. e a Liga ACB podia não querer dado que apesar da mais valia que o nome Benfica daria ao Campeonato espanhol, podia haver resistência dos clubes espanhois porque seria menos 1 a disputá-lo a menos que aumentassem o nº de clubes participantes. Por agora é mero sonho.