Campeão nacional masculino top12 2025/26 Parabéns!

Eventos ligados

Ecletico

Citação de: Imortal10 em 17 de Maio de 2026, 09:27Para efeitos estatísticos, preciso de saber se o presidente teve presente.

Obrigado.

Havia malta a dizer que nao esteve , mas esteve la na bancada coberta

Imortal10

Citação de: Ecletico em 17 de Maio de 2026, 09:29
Citação de: Imortal10 em 17 de Maio de 2026, 09:27Para efeitos estatísticos, preciso de saber se o presidente teve presente.

Obrigado.

Havia malta a dizer que nao esteve , mas esteve la na bancada coberta

Preciso de uma evidência... com o resultado final custa a crer que esteve presente :)

Ecletico

E discutir o aumento da massa muscular e  gorda do Fati? Parece me que fez uma boa diferença no seu rendimento
E o Tomas Picado que este ano raramente fez placagens fora do tempo?
E a ausencia ou pouca eficacia do offload?


elliottt

Citação de: Ecletico em 17 de Maio de 2026, 09:24Havera sempre algo contra o Benfica , quando tiver mais miudos na formação entao ai vao dizer que nao servem ou que isto e aquilo.
Continuem a debitar discos riscados de outros sitios, foram bem lavados cerebralmente, o que nao é de espantar é o que fazem ja ha muito tempo.
O melhor é mesmo ir para a formação dos outros , nao jogar e dizer que joga por este ou aquele clube para impressionar os colegas , miudas e ser socialmente aceite nos meios que frequenta.

Por falar em formação,  vejam quantos offloads ha nos nossos jogos do top12.. , algo cada vez mais essencial no rugby. Por ventura o Direito ate fez alguns ontem e bons , mas entenderam a mensagem ( e isto tambem serve para nos).
Vejam tambem quantos offloads faziamos com o lagisquet por exemplo no mundial e fazemos agora com o Manix
Qualquer feedback negativo é logo tratado como discurso "anti". Em vez de se analisar o panorama com honestidade, entra-se imediatamente na narrativa de que está tudo contra o Benfica Rugby, que ninguém gosta do clube e que os outros andam a "roubar" miúdos.
Quando, em muitos casos, o problema é bem mais simples: durante anos houve muito mais investimento e foco nos seniores do que em criar condições sólidas para o desenvolvimento das camadas jovens. E sem estrutura consistente na formação, é normal que os jogadores procurem contextos onde sintam maior evolução e estabilidade.

elliottt

Citação de: Ecletico em 17 de Maio de 2026, 09:35E discutir o aumento da massa muscular e  gorda do Fati? Parece me que fez uma boa diferença no seu rendimento
E o Tomas Picado que este ano raramente fez placagens fora do tempo?
E a ausencia ou pouca eficacia do offload?


O que achei mais impressionante ontem foi a resistência física a jogar com 14. Ou seja o Benfica está num patamar muito acima na preparação física. Ontem a maioria dos offloads era "anulada" pelo Avant do receptor. De ambos os lados

Ecletico

Citação de: elliottt em 17 de Maio de 2026, 09:48
Citação de: Ecletico em 17 de Maio de 2026, 09:24Havera sempre algo contra o Benfica , quando tiver mais miudos na formação entao ai vao dizer que nao servem ou que isto e aquilo.
Continuem a debitar discos riscados de outros sitios, foram bem lavados cerebralmente, o que nao é de espantar é o que fazem ja ha muito tempo.
O melhor é mesmo ir para a formação dos outros , nao jogar e dizer que joga por este ou aquele clube para impressionar os colegas , miudas e ser socialmente aceite nos meios que frequenta.

Por falar em formação,  vejam quantos offloads ha nos nossos jogos do top12.. , algo cada vez mais essencial no rugby. Por ventura o Direito ate fez alguns ontem e bons , mas entenderam a mensagem ( e isto tambem serve para nos).
Vejam tambem quantos offloads faziamos com o lagisquet por exemplo no mundial e fazemos agora com o Manix
Qualquer feedback negativo é logo tratado como discurso "anti". Em vez de se analisar o panorama com honestidade, entra-se imediatamente na narrativa de que está tudo contra o Benfica Rugby, que ninguém gosta do clube e que os outros andam a "roubar" miúdos.
Quando, em muitos casos, o problema é bem mais simples: durante anos houve muito mais investimento e foco nos seniores do que em criar condições sólidas para o desenvolvimento das camadas jovens. E sem estrutura consistente na formação, é normal que os jogadores procurem contextos onde sintam maior evolução e estabilidade.

Amigo é a forma como se usa o argumento.ou argumentos sempre com a mesma finalidade , desvalorizar o.clube , a secção e o trabalho desenvolvido , o qual eu chamado.a.quadrilhice do rugby, tal como os mesmos.o fazem a volta da selecção contra os luso franceses.
Sao os mesmos que por eles o samuel nunca calcava, ou o chico fernandes, o tadjer e tantos outros.
Sao sempre os.mesmos argumentos e espante se a favor.deles proprios, e volto a perguntar para que? A maior desiste.da modalidade, ou ficam contentes na top12 em.portugal por.varios.motivos ou vao para divisoes inferiores.

O mais caricato é o.argumento da formação aparecer sempre que ganhamos ou que estamos.com possibilidade em ganhar.
"Vocês podem ganhar mas so da forma que nos queremos"
Ja chega

Ecletico

Citação de: elliottt em 17 de Maio de 2026, 09:50
Citação de: Ecletico em 17 de Maio de 2026, 09:35E discutir o aumento da massa muscular e  gorda do Fati? Parece me que fez uma boa diferença no seu rendimento
E o Tomas Picado que este ano raramente fez placagens fora do tempo?
E a ausencia ou pouca eficacia do offload?


O que achei mais impressionante ontem foi a resistência física a jogar com 14. Ou seja o Benfica está num patamar muito acima na preparação física. Ontem a maioria dos offloads era "anulada" pelo Avant do receptor. De ambos os lados

Contra o Cdul foi diferente parece me que acusamos mais o cansaço,  e era um dos meus receios para ontem, entrar com todos os titulares e perder gas no final ou ter que gazer ajustes.
Eu acho que ontem foi mesmo na raça na luta, nao propriamente por estarmos um patamar acima fisicamente.
O Miller estava exausto, o Jason, o Adkins coitado, o Izak etc.
Tenho que puxar muito pela memoria para encontrar uma equipa do universo Benfica que tenha feito isto nas ultimas decadas.
Talvez o andebol no titulo da ehf e pouco mais.

Por falar no offload , este ano tivemos jackals a roubar bola algo que nao tivemos em epocas anteriores e isto tambem fez muita diferença,  este era um ponto forte do Cascais ha varios anos ( e de outras equipas) e nos nao tinhamos

elliottt

Citação de: Ecletico em 17 de Maio de 2026, 09:57
Citação de: elliottt em 17 de Maio de 2026, 09:48
Citação de: Ecletico em 17 de Maio de 2026, 09:24Havera sempre algo contra o Benfica , quando tiver mais miudos na formação entao ai vao dizer que nao servem ou que isto e aquilo.
Continuem a debitar discos riscados de outros sitios, foram bem lavados cerebralmente, o que nao é de espantar é o que fazem ja ha muito tempo.
O melhor é mesmo ir para a formação dos outros , nao jogar e dizer que joga por este ou aquele clube para impressionar os colegas , miudas e ser socialmente aceite nos meios que frequenta.

Por falar em formação,  vejam quantos offloads ha nos nossos jogos do top12.. , algo cada vez mais essencial no rugby. Por ventura o Direito ate fez alguns ontem e bons , mas entenderam a mensagem ( e isto tambem serve para nos).
Vejam tambem quantos offloads faziamos com o lagisquet por exemplo no mundial e fazemos agora com o Manix
Qualquer feedback negativo é logo tratado como discurso "anti". Em vez de se analisar o panorama com honestidade, entra-se imediatamente na narrativa de que está tudo contra o Benfica Rugby, que ninguém gosta do clube e que os outros andam a "roubar" miúdos.
Quando, em muitos casos, o problema é bem mais simples: durante anos houve muito mais investimento e foco nos seniores do que em criar condições sólidas para o desenvolvimento das camadas jovens. E sem estrutura consistente na formação, é normal que os jogadores procurem contextos onde sintam maior evolução e estabilidade.

Amigo é a forma como se usa o argumento.ou argumentos sempre com a mesma finalidade , desvalorizar o.clube , a secção e o trabalho desenvolvido , o qual eu chamado.a.quadrilhice do rugby, tal como os mesmos.o fazem a volta da selecção contra os luso franceses.
Sao os mesmos que por eles o samuel nunca calcava, ou o chico fernandes, o tadjer e tantos outros.
Sao sempre os.mesmos argumentos e espante se a favor.deles proprios, e volto a perguntar para que? A maior desiste.da modalidade, ou ficam contentes na top12 em.portugal por.varios.motivos ou vao para divisoes inferiores.

O mais caricato é o.argumento da formação aparecer sempre que ganhamos ou que estamos.com possibilidade em ganhar.
"Vocês podem ganhar mas so da forma que nos queremos"
Ja chega
Há muitos lobbys no rugby português, e esse que falas da seleção sénior é só um deles. O mais forte talvez seja o das seleções jovens, onde marcar presença regularmente pode abrir portas fora do rugby, incluindo no acesso ao ensino superior.
O Direito, CDUL e Belenenses sempre tiveram muito peso nesses circuitos, isso não é novidade para quem anda dentro da formação. E agora existe também o lobby da Académica, onde há jogadores e treinadores nas U18 e U20 que estão longe de ser os melhores, enquanto outros claramente superiores ficam de fora sem explicação coerente. Não se fala para não se falar de centralismo.

O problema é que muita gente vê isto, mas poucos falam, porque existe sempre o medo de ser queimado, catalogado ou afastado de certos meios. E enquanto o rugby português continuar fechado nestas dinâmicas, vai continuar a limitar o próprio crescimento.

Ecletico

Citação de: elliottt em 17 de Maio de 2026, 10:06
Citação de: Ecletico em 17 de Maio de 2026, 09:57
Citação de: elliottt em 17 de Maio de 2026, 09:48
Citação de: Ecletico em 17 de Maio de 2026, 09:24Havera sempre algo contra o Benfica , quando tiver mais miudos na formação entao ai vao dizer que nao servem ou que isto e aquilo.
Continuem a debitar discos riscados de outros sitios, foram bem lavados cerebralmente, o que nao é de espantar é o que fazem ja ha muito tempo.
O melhor é mesmo ir para a formação dos outros , nao jogar e dizer que joga por este ou aquele clube para impressionar os colegas , miudas e ser socialmente aceite nos meios que frequenta.

Por falar em formação,  vejam quantos offloads ha nos nossos jogos do top12.. , algo cada vez mais essencial no rugby. Por ventura o Direito ate fez alguns ontem e bons , mas entenderam a mensagem ( e isto tambem serve para nos).
Vejam tambem quantos offloads faziamos com o lagisquet por exemplo no mundial e fazemos agora com o Manix
Qualquer feedback negativo é logo tratado como discurso "anti". Em vez de se analisar o panorama com honestidade, entra-se imediatamente na narrativa de que está tudo contra o Benfica Rugby, que ninguém gosta do clube e que os outros andam a "roubar" miúdos.
Quando, em muitos casos, o problema é bem mais simples: durante anos houve muito mais investimento e foco nos seniores do que em criar condições sólidas para o desenvolvimento das camadas jovens. E sem estrutura consistente na formação, é normal que os jogadores procurem contextos onde sintam maior evolução e estabilidade.

Amigo é a forma como se usa o argumento.ou argumentos sempre com a mesma finalidade , desvalorizar o.clube , a secção e o trabalho desenvolvido , o qual eu chamado.a.quadrilhice do rugby, tal como os mesmos.o fazem a volta da selecção contra os luso franceses.
Sao os mesmos que por eles o samuel nunca calcava, ou o chico fernandes, o tadjer e tantos outros.
Sao sempre os.mesmos argumentos e espante se a favor.deles proprios, e volto a perguntar para que? A maior desiste.da modalidade, ou ficam contentes na top12 em.portugal por.varios.motivos ou vao para divisoes inferiores.

O mais caricato é o.argumento da formação aparecer sempre que ganhamos ou que estamos.com possibilidade em ganhar.
"Vocês podem ganhar mas so da forma que nos queremos"
Ja chega
Há muitos lobbys no rugby português, e esse que falas da seleção sénior é só um deles. O mais forte talvez seja o das seleções jovens, onde marcar presença regularmente pode abrir portas fora do rugby, incluindo no acesso ao ensino superior.
O Direito, CDUL e Belenenses sempre tiveram muito peso nesses circuitos, isso não é novidade para quem anda dentro da formação. E agora existe também o lobby da Académica, onde há jogadores e treinadores nas U18 e U20 que estão longe de ser os melhores, enquanto outros claramente superiores ficam de fora sem explicação coerente. Não se fala para não se falar de centralismo.

O problema é que muita gente vê isto, mas poucos falam, porque existe sempre o medo de ser queimado, catalogado ou afastado de certos meios. E enquanto o rugby português continuar fechado nestas dinâmicas, vai continuar a limitar o próprio crescimento.

Nao sabia da academica , a ideia que tinha ate pelo menos uns anos atras ate seria da agronomia ( nao falo de tecnicos mas dos jovens)
Se calhar foi a solução quw arranjaram para nao se.comerem.uns ao outros , foram.a academica que é de fora , nao sei , qual a explicação possivel?

elliottt

#2769
Citação de: Ecletico em 17 de Maio de 2026, 10:10
Citação de: elliottt em 17 de Maio de 2026, 10:06
Citação de: Ecletico em 17 de Maio de 2026, 09:57
Citação de: elliottt em 17 de Maio de 2026, 09:48
Citação de: Ecletico em 17 de Maio de 2026, 09:24Havera sempre algo contra o Benfica , quando tiver mais miudos na formação entao ai vao dizer que nao servem ou que isto e aquilo.
Continuem a debitar discos riscados de outros sitios, foram bem lavados cerebralmente, o que nao é de espantar é o que fazem ja ha muito tempo.
O melhor é mesmo ir para a formação dos outros , nao jogar e dizer que joga por este ou aquele clube para impressionar os colegas , miudas e ser socialmente aceite nos meios que frequenta.

Por falar em formação,  vejam quantos offloads ha nos nossos jogos do top12.. , algo cada vez mais essencial no rugby. Por ventura o Direito ate fez alguns ontem e bons , mas entenderam a mensagem ( e isto tambem serve para nos).
Vejam tambem quantos offloads faziamos com o lagisquet por exemplo no mundial e fazemos agora com o Manix
Qualquer feedback negativo é logo tratado como discurso "anti". Em vez de se analisar o panorama com honestidade, entra-se imediatamente na narrativa de que está tudo contra o Benfica Rugby, que ninguém gosta do clube e que os outros andam a "roubar" miúdos.
Quando, em muitos casos, o problema é bem mais simples: durante anos houve muito mais investimento e foco nos seniores do que em criar condições sólidas para o desenvolvimento das camadas jovens. E sem estrutura consistente na formação, é normal que os jogadores procurem contextos onde sintam maior evolução e estabilidade.

Amigo é a forma como se usa o argumento.ou argumentos sempre com a mesma finalidade , desvalorizar o.clube , a secção e o trabalho desenvolvido , o qual eu chamado.a.quadrilhice do rugby, tal como os mesmos.o fazem a volta da selecção contra os luso franceses.
Sao os mesmos que por eles o samuel nunca calcava, ou o chico fernandes, o tadjer e tantos outros.
Sao sempre os.mesmos argumentos e espante se a favor.deles proprios, e volto a perguntar para que? A maior desiste.da modalidade, ou ficam contentes na top12 em.portugal por.varios.motivos ou vao para divisoes inferiores.

O mais caricato é o.argumento da formação aparecer sempre que ganhamos ou que estamos.com possibilidade em ganhar.
"Vocês podem ganhar mas so da forma que nos queremos"
Ja chega
Há muitos lobbys no rugby português, e esse que falas da seleção sénior é só um deles. O mais forte talvez seja o das seleções jovens, onde marcar presença regularmente pode abrir portas fora do rugby, incluindo no acesso ao ensino superior.
O Direito, CDUL e Belenenses sempre tiveram muito peso nesses circuitos, isso não é novidade para quem anda dentro da formação. E agora existe também o lobby da Académica, onde há jogadores e treinadores nas U18 e U20 que estão longe de ser os melhores, enquanto outros claramente superiores ficam de fora sem explicação coerente. Não se fala para não se falar de centralismo.

O problema é que muita gente vê isto, mas poucos falam, porque existe sempre o medo de ser queimado, catalogado ou afastado de certos meios. E enquanto o rugby português continuar fechado nestas dinâmicas, vai continuar a limitar o próprio crescimento.

Nao sabia da academica , a ideia que tinha ate pelo menos uns anos atras ate seria da agronomia ( nao falo de tecnicos mas dos jovens)
Se calhar foi a solução quw arranjaram para nao se.comerem.uns ao outros , foram.a academica que é de fora , nao sei , qual a explicação possivel?
Agronomia até tem sido a mais prejudicada. Há 2 anos foram campeões nacionais de U18 e à seleção de U18 foram 2 ou 3 e o Direito levou 10 ou 11. Em relação à Académica tem haver com a descentralização forçada. Foram buscar treinadores da Académica que não têm problemas em convocar miúdos mais fracos que outros. As convocatórias tem de ser por mérito e qualidade e não por imagem . Mas a Académica tem tido boa formação, principalmente 2008 e 2009. Mas se o Benfica metesse um treinador na seleção e quisesse fazer a mesma coisa, não tinha miudos

Ecletico

Citação de: elliottt em 17 de Maio de 2026, 10:14
Citação de: Ecletico em 17 de Maio de 2026, 10:10
Citação de: elliottt em 17 de Maio de 2026, 10:06
Citação de: Ecletico em 17 de Maio de 2026, 09:57
Citação de: elliottt em 17 de Maio de 2026, 09:48
Citação de: Ecletico em 17 de Maio de 2026, 09:24Havera sempre algo contra o Benfica , quando tiver mais miudos na formação entao ai vao dizer que nao servem ou que isto e aquilo.
Continuem a debitar discos riscados de outros sitios, foram bem lavados cerebralmente, o que nao é de espantar é o que fazem ja ha muito tempo.
O melhor é mesmo ir para a formação dos outros , nao jogar e dizer que joga por este ou aquele clube para impressionar os colegas , miudas e ser socialmente aceite nos meios que frequenta.

Por falar em formação,  vejam quantos offloads ha nos nossos jogos do top12.. , algo cada vez mais essencial no rugby. Por ventura o Direito ate fez alguns ontem e bons , mas entenderam a mensagem ( e isto tambem serve para nos).
Vejam tambem quantos offloads faziamos com o lagisquet por exemplo no mundial e fazemos agora com o Manix
Qualquer feedback negativo é logo tratado como discurso "anti". Em vez de se analisar o panorama com honestidade, entra-se imediatamente na narrativa de que está tudo contra o Benfica Rugby, que ninguém gosta do clube e que os outros andam a "roubar" miúdos.
Quando, em muitos casos, o problema é bem mais simples: durante anos houve muito mais investimento e foco nos seniores do que em criar condições sólidas para o desenvolvimento das camadas jovens. E sem estrutura consistente na formação, é normal que os jogadores procurem contextos onde sintam maior evolução e estabilidade.

Amigo é a forma como se usa o argumento.ou argumentos sempre com a mesma finalidade , desvalorizar o.clube , a secção e o trabalho desenvolvido , o qual eu chamado.a.quadrilhice do rugby, tal como os mesmos.o fazem a volta da selecção contra os luso franceses.
Sao os mesmos que por eles o samuel nunca calcava, ou o chico fernandes, o tadjer e tantos outros.
Sao sempre os.mesmos argumentos e espante se a favor.deles proprios, e volto a perguntar para que? A maior desiste.da modalidade, ou ficam contentes na top12 em.portugal por.varios.motivos ou vao para divisoes inferiores.

O mais caricato é o.argumento da formação aparecer sempre que ganhamos ou que estamos.com possibilidade em ganhar.
"Vocês podem ganhar mas so da forma que nos queremos"
Ja chega
Há muitos lobbys no rugby português, e esse que falas da seleção sénior é só um deles. O mais forte talvez seja o das seleções jovens, onde marcar presença regularmente pode abrir portas fora do rugby, incluindo no acesso ao ensino superior.
O Direito, CDUL e Belenenses sempre tiveram muito peso nesses circuitos, isso não é novidade para quem anda dentro da formação. E agora existe também o lobby da Académica, onde há jogadores e treinadores nas U18 e U20 que estão longe de ser os melhores, enquanto outros claramente superiores ficam de fora sem explicação coerente. Não se fala para não se falar de centralismo.

O problema é que muita gente vê isto, mas poucos falam, porque existe sempre o medo de ser queimado, catalogado ou afastado de certos meios. E enquanto o rugby português continuar fechado nestas dinâmicas, vai continuar a limitar o próprio crescimento.

Nao sabia da academica , a ideia que tinha ate pelo menos uns anos atras ate seria da agronomia ( nao falo de tecnicos mas dos jovens)
Se calhar foi a solução quw arranjaram para nao se.comerem.uns ao outros , foram.a academica que é de fora , nao sei , qual a explicação possivel?
Agronomia até tem sido a mais prejudicada. Há 2 anos foram campeões nacionais de U18 e à seleção de U18 foram 2 ou 3 e o Direito levou 10 ou 11. Em relação à Académica tem haver com a descentralização forçada. Foram buscar treinadores da Académica que não têm problemas em convocar miúdos mais fracos que outros. As convocatórias tem de ser por mérito e qualidade e não por imagem

Epa sim mas tambem discutível,  a seleção de touch tem esse formato, nao vao os melhores e com disponibilidade , tenho ideia que ha uma certa rotação

No que falas , nao sei se falas em ir a jogo ou ser chamado para ir a selecao, o ser chamado pode ser ate so para ir treinar e depois nem para o banco ir.. servir so para treino e ver o que da
Mas sao fait divers, seguimos o nosso caminho atentos e eles que se comam uns aos outros.

Agora estou é desconfiado que estejam a fazer pressão para uma coisa depois do nosso titulo , e ai a coisa ja nos toca.

elliottt

Citação de: Ecletico em 17 de Maio de 2026, 10:22
Citação de: elliottt em 17 de Maio de 2026, 10:14
Citação de: Ecletico em 17 de Maio de 2026, 10:10
Citação de: elliottt em 17 de Maio de 2026, 10:06
Citação de: Ecletico em 17 de Maio de 2026, 09:57
Citação de: elliottt em 17 de Maio de 2026, 09:48
Citação de: Ecletico em 17 de Maio de 2026, 09:24Havera sempre algo contra o Benfica , quando tiver mais miudos na formação entao ai vao dizer que nao servem ou que isto e aquilo.
Continuem a debitar discos riscados de outros sitios, foram bem lavados cerebralmente, o que nao é de espantar é o que fazem ja ha muito tempo.
O melhor é mesmo ir para a formação dos outros , nao jogar e dizer que joga por este ou aquele clube para impressionar os colegas , miudas e ser socialmente aceite nos meios que frequenta.

Por falar em formação,  vejam quantos offloads ha nos nossos jogos do top12.. , algo cada vez mais essencial no rugby. Por ventura o Direito ate fez alguns ontem e bons , mas entenderam a mensagem ( e isto tambem serve para nos).
Vejam tambem quantos offloads faziamos com o lagisquet por exemplo no mundial e fazemos agora com o Manix
Qualquer feedback negativo é logo tratado como discurso "anti". Em vez de se analisar o panorama com honestidade, entra-se imediatamente na narrativa de que está tudo contra o Benfica Rugby, que ninguém gosta do clube e que os outros andam a "roubar" miúdos.
Quando, em muitos casos, o problema é bem mais simples: durante anos houve muito mais investimento e foco nos seniores do que em criar condições sólidas para o desenvolvimento das camadas jovens. E sem estrutura consistente na formação, é normal que os jogadores procurem contextos onde sintam maior evolução e estabilidade.

Amigo é a forma como se usa o argumento.ou argumentos sempre com a mesma finalidade , desvalorizar o.clube , a secção e o trabalho desenvolvido , o qual eu chamado.a.quadrilhice do rugby, tal como os mesmos.o fazem a volta da selecção contra os luso franceses.
Sao os mesmos que por eles o samuel nunca calcava, ou o chico fernandes, o tadjer e tantos outros.
Sao sempre os.mesmos argumentos e espante se a favor.deles proprios, e volto a perguntar para que? A maior desiste.da modalidade, ou ficam contentes na top12 em.portugal por.varios.motivos ou vao para divisoes inferiores.

O mais caricato é o.argumento da formação aparecer sempre que ganhamos ou que estamos.com possibilidade em ganhar.
"Vocês podem ganhar mas so da forma que nos queremos"
Ja chega
Há muitos lobbys no rugby português, e esse que falas da seleção sénior é só um deles. O mais forte talvez seja o das seleções jovens, onde marcar presença regularmente pode abrir portas fora do rugby, incluindo no acesso ao ensino superior.
O Direito, CDUL e Belenenses sempre tiveram muito peso nesses circuitos, isso não é novidade para quem anda dentro da formação. E agora existe também o lobby da Académica, onde há jogadores e treinadores nas U18 e U20 que estão longe de ser os melhores, enquanto outros claramente superiores ficam de fora sem explicação coerente. Não se fala para não se falar de centralismo.

O problema é que muita gente vê isto, mas poucos falam, porque existe sempre o medo de ser queimado, catalogado ou afastado de certos meios. E enquanto o rugby português continuar fechado nestas dinâmicas, vai continuar a limitar o próprio crescimento.

Nao sabia da academica , a ideia que tinha ate pelo menos uns anos atras ate seria da agronomia ( nao falo de tecnicos mas dos jovens)
Se calhar foi a solução quw arranjaram para nao se.comerem.uns ao outros , foram.a academica que é de fora , nao sei , qual a explicação possivel?
Agronomia até tem sido a mais prejudicada. Há 2 anos foram campeões nacionais de U18 e à seleção de U18 foram 2 ou 3 e o Direito levou 10 ou 11. Em relação à Académica tem haver com a descentralização forçada. Foram buscar treinadores da Académica que não têm problemas em convocar miúdos mais fracos que outros. As convocatórias tem de ser por mérito e qualidade e não por imagem

Epa sim mas tambem discutível,  a seleção de touch tem esse formato, nao vao os melhores e com disponibilidade , tenho ideia que ha uma certa rotação

No que falas , nao sei se falas em ir a jogo ou ser chamado para ir a selecao, o ser chamado pode ser ate so para ir treinar e depois nem para o banco ir.. servir so para treino e ver o que da
Mas sao fait divers, seguimos o nosso caminho atentos e eles que se comam uns aos outros.

Agora estou é desconfiado que estejam a fazer pressão para uma coisa depois do nosso titulo , e ai a coisa ja nos toca.
Tem de se jogar oficialmente para se ter estatuto. O que suspeitas? Irregularidades? A malta do Cascais é lixada e tem muita influência. Mas resumindo é concluindo está nossa conversa. O Benfica tem de se deixar de complexos em relação aos outros. Somos gigantes e o que me chateia é que por vezes parecemos no rugby, os complexados dos Andrades no futebol em relação a Lisboa. Queremos Lisboa a arder...

O clube tem de se organizar e assumir uma estratégia global para a modalidade. Tem de aproveitar o título

JM21


JMiguel23

Citação de: elliottt em 17 de Maio de 2026, 08:45
Citação de: JMiguel23 em 17 de Maio de 2026, 01:38
Citação de: elliottt em 16 de Maio de 2026, 22:21
Citação de: JMiguel23 em 16 de Maio de 2026, 22:14
Citação de: elliottt em 16 de Maio de 2026, 22:09
Citação de: JMiguel23 em 16 de Maio de 2026, 22:08
Citação de: elliottt em 16 de Maio de 2026, 22:06
Citação de: JMiguel23 em 16 de Maio de 2026, 19:42Vamos ver quem dá os parabéns à equipa, dos clubes do nosso Top12.
Para já e bem, apenas o Belenenses.
Somos mesmo complexadinhos...O rugby é amador e as redes sociais são geridas por amadores e voluntários. Nada é imediato. Irão enviar concerteza
Temos aqui mais um pseudo benfiquista.
Que nojo.
Como sabes? Não podemos opiniões diferentes?
Acabaram de ganhar um campeonato 25 anos depois e nem um comentário positivo. Até parece que detestaste esta vitória.
Comentários típicos de quem não é do Benfica.
Apenas acho que deviam investir mais na formação! Foi uma vitória à PSG ou City. O Benfica tem de longe o melhor plantel e era obrigado a ganhar. Possivelmente entraste hoje no rugby e não estás dentro do tema. Claro que fico feliz pelo campeonato, mas não vale de nada se não resultar nada de estruturado para a secção. O desinvestimento já esteve para ser feito no ano passado pois tardavam a ganhar. As camadas jovens do Benfica metem dó. Aí é que havia de investir
O primeiro jogo de rugby vi ha quase 30 anos!
Tenho quase 900 comentários na secção de rugby enquanto tens 18.
A página na wikipedia do campeonato do nacional de rugby tem sido actualizada por mim e por um companheiro daqui.
https://en.wikipedia.org/wiki/2025%E2%80%9326_Campeonato_Nacional_de_Rugby_Divis%C3%A3o_de_Honra
Os planteis das equipas do campeonato português sou eu que actualizo.
Tens conhecimento para esse tipo de detalhe?
Devias evitar esse tipo de comentários, meh!

Sim, toda a gente sabe que o Benfica tem umas camadas jovens de porcaria. O Aguilar sabe, o José Lima sabe, a estrutura sabe, todos sabem! Não estás a dar novidade nenhuma.
Ha anos que dizemos aqui que o Benfica tem de melhorar as camadas jovens. Não é feito de um dia para o outro, ainda mais quando por muitos anos nem campo tinham e durante anos toda a estrutura foi inexistente. Nem para os séniores havia uma estrutura adequada e era basicamente uma secção independente e sem ajuda do clube.
Desse tempo já houve muitas melhorias, em especial para os séniores.
As camadas jovens são uma visão/projecto a longo prazo que não é visível em 2 ou 5 anos. É trabalhar para recuperar os anos de desvantagem na formação.
Agora, não é por isso que devemos deixar de investir na equipa sénior. Se existem condições para tal, então devemos fazê-lo.
Não temos culpa de que os outros clubes não tem a nossa dimensão. Não ha que ter vergonha disso.
O Cascais tem 9 estrangeiros, dois deles com passagens pela Argentina XV e não é por isso que devemos tratá-los como uns coitados.

Edit: E ainda disseste que "O Benfica tem de longe o melhor plantel e era obrigado a ganhar."... claramente que não tens noção do que falas e não tens conhecimento do nivel dos plantéis, se não não dizias isso
Parabéns pelo teu trabalho. Curioso ouvir isso de alguém que começou por distribuir certificados de "pseudo benfiquista" como se estivesse a fazer auditorias à fé clubística dos outros. Tens mesmo uma moral impressionante para falar de conhecimento e autoridade.
Já agora, tu não me conheces de lado nenhum, portanto também não sabes o que eu sei, seja sobre rugby nacional ou sobre o que for. A diferença é que eu não preciso de entrar numa competição de galões para me sentir validado. Mas pronto, cada um lida com as inseguranças como consegue.
Tu escolheste o caminho clássico: prepotência, acusações gratuitas e aquela provocação passivo-agressiva típica do benfiquista "de bem" que acha que tem sempre superioridade moral enquanto atira gasolina para a conversa.
Mas continua assim. O clube precisa desse nível de confiança desmedida vindo de quem confunde opinião com autoridade absoluta.
Vieste aqui com uma atitude arrogante e a criticar qualquer comentário sem nada positivo ou construtivo e tiveste resposta. Curioso apontar "prepotência, acusações gratuitas e aquela provocação passivo-agressiva" quando tiveste e tens esse comportamento ao longo das tuas respostas, ainda com a prepotência de que "eu" é que percebo disto e "tu" deves ser a primeira vez que viste rugby.

Os teus últimos posts já são totalmente diferentes dos primeiros. Sê mais construtivo, meh.

Termino aqui esta conversa.

elliottt

Citação de: JMiguel23 em 17 de Maio de 2026, 12:02
Citação de: elliottt em 17 de Maio de 2026, 08:45
Citação de: JMiguel23 em 17 de Maio de 2026, 01:38
Citação de: elliottt em 16 de Maio de 2026, 22:21
Citação de: JMiguel23 em 16 de Maio de 2026, 22:14
Citação de: elliottt em 16 de Maio de 2026, 22:09
Citação de: JMiguel23 em 16 de Maio de 2026, 22:08
Citação de: elliottt em 16 de Maio de 2026, 22:06
Citação de: JMiguel23 em 16 de Maio de 2026, 19:42Vamos ver quem dá os parabéns à equipa, dos clubes do nosso Top12.
Para já e bem, apenas o Belenenses.
Somos mesmo complexadinhos...O rugby é amador e as redes sociais são geridas por amadores e voluntários. Nada é imediato. Irão enviar concerteza
Temos aqui mais um pseudo benfiquista.
Que nojo.
Como sabes? Não podemos opiniões diferentes?
Acabaram de ganhar um campeonato 25 anos depois e nem um comentário positivo. Até parece que detestaste esta vitória.
Comentários típicos de quem não é do Benfica.
Apenas acho que deviam investir mais na formação! Foi uma vitória à PSG ou City. O Benfica tem de longe o melhor plantel e era obrigado a ganhar. Possivelmente entraste hoje no rugby e não estás dentro do tema. Claro que fico feliz pelo campeonato, mas não vale de nada se não resultar nada de estruturado para a secção. O desinvestimento já esteve para ser feito no ano passado pois tardavam a ganhar. As camadas jovens do Benfica metem dó. Aí é que havia de investir
O primeiro jogo de rugby vi ha quase 30 anos!
Tenho quase 900 comentários na secção de rugby enquanto tens 18.
A página na wikipedia do campeonato do nacional de rugby tem sido actualizada por mim e por um companheiro daqui.
https://en.wikipedia.org/wiki/2025%E2%80%9326_Campeonato_Nacional_de_Rugby_Divis%C3%A3o_de_Honra
Os planteis das equipas do campeonato português sou eu que actualizo.
Tens conhecimento para esse tipo de detalhe?
Devias evitar esse tipo de comentários, meh!

Sim, toda a gente sabe que o Benfica tem umas camadas jovens de porcaria. O Aguilar sabe, o José Lima sabe, a estrutura sabe, todos sabem! Não estás a dar novidade nenhuma.
Ha anos que dizemos aqui que o Benfica tem de melhorar as camadas jovens. Não é feito de um dia para o outro, ainda mais quando por muitos anos nem campo tinham e durante anos toda a estrutura foi inexistente. Nem para os séniores havia uma estrutura adequada e era basicamente uma secção independente e sem ajuda do clube.
Desse tempo já houve muitas melhorias, em especial para os séniores.
As camadas jovens são uma visão/projecto a longo prazo que não é visível em 2 ou 5 anos. É trabalhar para recuperar os anos de desvantagem na formação.
Agora, não é por isso que devemos deixar de investir na equipa sénior. Se existem condições para tal, então devemos fazê-lo.
Não temos culpa de que os outros clubes não tem a nossa dimensão. Não ha que ter vergonha disso.
O Cascais tem 9 estrangeiros, dois deles com passagens pela Argentina XV e não é por isso que devemos tratá-los como uns coitados.

Edit: E ainda disseste que "O Benfica tem de longe o melhor plantel e era obrigado a ganhar."... claramente que não tens noção do que falas e não tens conhecimento do nivel dos plantéis, se não não dizias isso
Parabéns pelo teu trabalho. Curioso ouvir isso de alguém que começou por distribuir certificados de "pseudo benfiquista" como se estivesse a fazer auditorias à fé clubística dos outros. Tens mesmo uma moral impressionante para falar de conhecimento e autoridade.
Já agora, tu não me conheces de lado nenhum, portanto também não sabes o que eu sei, seja sobre rugby nacional ou sobre o que for. A diferença é que eu não preciso de entrar numa competição de galões para me sentir validado. Mas pronto, cada um lida com as inseguranças como consegue.
Tu escolheste o caminho clássico: prepotência, acusações gratuitas e aquela provocação passivo-agressiva típica do benfiquista "de bem" que acha que tem sempre superioridade moral enquanto atira gasolina para a conversa.
Mas continua assim. O clube precisa desse nível de confiança desmedida vindo de quem confunde opinião com autoridade absoluta.
Vieste aqui com uma atitude arrogante e a criticar qualquer comentário sem nada positivo ou construtivo e tiveste resposta. Curioso apontar "prepotência, acusações gratuitas e aquela provocação passivo-agressiva" quando tiveste e tens esse comportamento ao longo das tuas respostas, ainda com a prepotência de que "eu" é que percebo disto e "tu" deves ser a primeira vez que viste rugby.

Os teus últimos posts já são totalmente diferentes dos primeiros. Sê mais construtivo, meh.

Termino aqui esta conversa.
Citação de: JMiguel23 em 17 de Maio de 2026, 12:02
Citação de: elliottt em 17 de Maio de 2026, 08:45
Citação de: JMiguel23 em 17 de Maio de 2026, 01:38
Citação de: elliottt em 16 de Maio de 2026, 22:21
Citação de: JMiguel23 em 16 de Maio de 2026, 22:14
Citação de: elliottt em 16 de Maio de 2026, 22:09
Citação de: JMiguel23 em 16 de Maio de 2026, 22:08
Citação de: elliottt em 16 de Maio de 2026, 22:06
Citação de: JMiguel23 em 16 de Maio de 2026, 19:42Vamos ver quem dá os parabéns à equipa, dos clubes do nosso Top12.
Para já e bem, apenas o Belenenses.
Somos mesmo complexadinhos...O rugby é amador e as redes sociais são geridas por amadores e voluntários. Nada é imediato. Irão enviar concerteza
Temos aqui mais um pseudo benfiquista.
Que nojo.
Como sabes? Não podemos opiniões diferentes?
Acabaram de ganhar um campeonato 25 anos depois e nem um comentário positivo. Até parece que detestaste esta vitória.
Comentários típicos de quem não é do Benfica.
Apenas acho que deviam investir mais na formação! Foi uma vitória à PSG ou City. O Benfica tem de longe o melhor plantel e era obrigado a ganhar. Possivelmente entraste hoje no rugby e não estás dentro do tema. Claro que fico feliz pelo campeonato, mas não vale de nada se não resultar nada de estruturado para a secção. O desinvestimento já esteve para ser feito no ano passado pois tardavam a ganhar. As camadas jovens do Benfica metem dó. Aí é que havia de investir
O primeiro jogo de rugby vi ha quase 30 anos!
Tenho quase 900 comentários na secção de rugby enquanto tens 18.
A página na wikipedia do campeonato do nacional de rugby tem sido actualizada por mim e por um companheiro daqui.
https://en.wikipedia.org/wiki/2025%E2%80%9326_Campeonato_Nacional_de_Rugby_Divis%C3%A3o_de_Honra
Os planteis das equipas do campeonato português sou eu que actualizo.
Tens conhecimento para esse tipo de detalhe?
Devias evitar esse tipo de comentários, meh!

Sim, toda a gente sabe que o Benfica tem umas camadas jovens de porcaria. O Aguilar sabe, o José Lima sabe, a estrutura sabe, todos sabem! Não estás a dar novidade nenhuma.
Ha anos que dizemos aqui que o Benfica tem de melhorar as camadas jovens. Não é feito de um dia para o outro, ainda mais quando por muitos anos nem campo tinham e durante anos toda a estrutura foi inexistente. Nem para os séniores havia uma estrutura adequada e era basicamente uma secção independente e sem ajuda do clube.
Desse tempo já houve muitas melhorias, em especial para os séniores.
As camadas jovens são uma visão/projecto a longo prazo que não é visível em 2 ou 5 anos. É trabalhar para recuperar os anos de desvantagem na formação.
Agora, não é por isso que devemos deixar de investir na equipa sénior. Se existem condições para tal, então devemos fazê-lo.
Não temos culpa de que os outros clubes não tem a nossa dimensão. Não ha que ter vergonha disso.
O Cascais tem 9 estrangeiros, dois deles com passagens pela Argentina XV e não é por isso que devemos tratá-los como uns coitados.

Edit: E ainda disseste que "O Benfica tem de longe o melhor plantel e era obrigado a ganhar."... claramente que não tens noção do que falas e não tens conhecimento do nivel dos plantéis, se não não dizias isso
Parabéns pelo teu trabalho. Curioso ouvir isso de alguém que começou por distribuir certificados de "pseudo benfiquista" como se estivesse a fazer auditorias à fé clubística dos outros. Tens mesmo uma moral impressionante para falar de conhecimento e autoridade.
Já agora, tu não me conheces de lado nenhum, portanto também não sabes o que eu sei, seja sobre rugby nacional ou sobre o que for. A diferença é que eu não preciso de entrar numa competição de galões para me sentir validado. Mas pronto, cada um lida com as inseguranças como consegue.
Tu escolheste o caminho clássico: prepotência, acusações gratuitas e aquela provocação passivo-agressiva típica do benfiquista "de bem" que acha que tem sempre superioridade moral enquanto atira gasolina para a conversa.
Mas continua assim. O clube precisa desse nível de confiança desmedida vindo de quem confunde opinião com autoridade absoluta.
Vieste aqui com uma atitude arrogante e a criticar qualquer comentário sem nada positivo ou construtivo e tiveste resposta. Curioso apontar "prepotência, acusações gratuitas e aquela provocação passivo-agressiva" quando tiveste e tens esse comportamento ao longo das tuas respostas, ainda com a prepotência de que "eu" é que percebo disto e "tu" deves ser a primeira vez que viste rugby.

Os teus últimos posts já são totalmente diferentes dos primeiros. Sê mais construtivo, meh.

Termino aqui esta conversa.
Chamaste-me "pseudo benfiquista" e disseste que tinhas nojo. Isso diz muito mais sobre ti do que sobre mim.

A tua arrogância e necessidade constante de te colocares acima dos outros é precisamente o reflexo do estado em que o clube está: dividido, intoxicado por egos e consumido por uma cultura de superioridade vazia.

O Benfica não está pelas ruas da amargura por causa de quem critica.

 Está assim por causa de mentalidades como a tua, que preferem atacar benfiquistas em vez de exigir competência, exigência e responsabilidade.

Parabéns pela prepotência. A mediocridade agradece.