Eleições 2025

MiMiMiccoli10

Citação de: xico17 em 12 de Junho de 2025, 17:42RANKING DE CANDIDATOS
(Post a ser atualizado quando se apresentarem novos candidatos ou existir atualizações significativas nas diversas campanhas)

Este ranking é, obviamente, pessoal, mas tentarei basear-me naquilo que já foi apresentado pelos candidatos, no apoio que têm gerado, e no que avalio como pontes fortes e fracos das candidaturas.
Também só apresentarei as candidaturas consideradas oficiais, tendo em conta a votação da poll deste tópico.

Candidatos até ao momento: 4

Cristóvão Carvalho
✰✰✰✰✰
Linkedin | X
Próxima entrevista: N/A
Última entrevista: Rádio Observador (coloquem aos 34:00)

Descrição
Advogado de profissão, Cristóvão Carvalho ora surge como candidato, ora essa candidatura é cancelada. Não é ainda oficial, mas como está na poll coloco aqui o seu nome. Não há nada concretamente apresentado.

Pros
- N/A
Cons
- Completo desconhecido.
- Apresentação de candidatura tremida.

Martim Mayer
★★✰✰✰
Linkedin | Site Oficial
Última entrevista: Youtube

Descrição
O avô Borges Coutinho dispensa apresentações, e a possível candidatura já era falada há algum tempo. O mais recente candidato tem experiência na banca e em gestão de empresas. É ainda relativamente desconhecido e apresentou a sua candidatura muito recentemente. Interveio na última AG, mas teve uma reação relativamente fraca por ter um discurso monótono e pouco inspirador, apesar da mensagem mostrar claro desacordo com a atual direção. Espera-se agora que comece a aprofundar as suas ideias e mostrar em como se pode destacar das restantes candidaturas.

Pros
- Neto de Borges Coutinho, um dos presidentes mais saudosos do Benfica
- Aparentemente anti-vieirista
- Experiência na área de gestão e banca
- Discurso estadista e ponderado
Cons
- Candidatura recente, pouco mediatismo para além de laço familiar
- Discurso nervoso, monótono, pouco inspirador
- Até agora demasiado associado ao avô, também com o slogan de campanha "Benfica no Sangue"

João Noronha Lopes
★★★★✰
Linkedin | Site Oficial
Próxima entrevista: 25 de Junho no Podcast Mata-Mata

Descrição
O já conhecido CEO da MacDonald's Europa e gestor de sucesso, é provavelmente o candidato com melhor currículo empresarial entre os candidatos. Em 2020 avançou contra o Vieirismo e teve um resultado histórico nas eleições, não tendo chegado para ser eleito (ou será que chegou?). Trás muita força e apoios da candidatura anterior, com muitas figuras públicas e do universo Benfica ao seu lado, apesar de uns levantarem alguma controvérsia. É um candidato claramente muito bem preparado, mas que ainda revela alguma falta de à-vontade em frente às câmaras. Não se sabe o quão forte será em debates porque em 2020 Vieira recusou-se a debater, e Noronha recusou por isso debater com os restantes candidatos. Alguns questões preocupam certos sócios, como o apoio de Vilarinho, visto por muitos como quem abriu as portas a Vieira, de Ricardo Araújo Pereira por questões políticas (há quem não saiba as raízes políticas do Benfica ou sequer por vestem de encarnado), e os motivos por não se ter oposto ao resultado eleitoral aparentemente fraudulento de 2020 ou não se ter recandidatado em 2021. Ainda assim, é provavelmente o favorito atualmente a vencer o próximo ato eleitoral.

Pros
- Muito mediatismo, fruto da campanha anterior
- Enorme apoio
- Apoiantes mediáticos e de antigas glórias do Benfica
- Enorme experiência de gestão de grandes empresas
- Discurso de liderança e atrativo
- Programa eleitoral completo e com visão a longo-prazo
- Experiência de alguns meses de vice-presidente em 2000 com Manuel Vilarinho
Cons
- Dificuldade de discurso frente às câmaras, comete gaffes
- Alguns apoiantes mediáticos questionáveis
- Muita repetição no diálogo até agora
- Não recandidatura em 2021 e inação em 2020
- Falta aprofundar medidas

João Diogo Manteigas
★★★★✰
Linkedin | Site Oficial

Descrição
Difícil escolher que está à frente neste momento, mas pelo tempo de campanha e a soberba preparação que mostra, vale para e mim a primeira posição, ainda que praticamente taco-a-taco com Noronha. Filho do falecido jornalista com o mesmo nome, doente pelo Benfica, um dos fundadores da RTP África, e quem revelou o famoso "Guarda Abel", questão que o fez ser perseguido e passar muito tempo a caminho dos tribunais do Porto. João Diogo Manteigas é advogado e tem um currículo em tudo ligado ao desporto, onde trata de contratos desportivos e representa atletas, dirigentes, quer em Portugal, quer no estrangeiro. Desde há muito que ambiciona ser presidente do Benfica, pelo que muitas das decisões de carreira que tomou foi com o objetivo de se preparar ao máximo para um dia colocar todo esse conhecimento e experiência ao serviço do clube. Procurou aprender sobre os mais diversos tópicos de desporto, leis e finanças. E mostra-o. Tem uma capacidade de comunicação muito acima dos restantes candidatos até agora, já apresentou inúmeras medidas, mas sempre em mente a opinião dos sócios e aquilo que fará sentido para o futuro do clube. A sua recente entrevista no podcast Mata-Mata foi soberba e mostra-se como o candidato mais bem preparado até ao momento. Há quem lhe aponte um discurso pouco estadista, muito direto e até um pouco arrogante e, apesar de já estar em campanha oficial desde Setembro, até parece partir atrás de Noronha no que toca a mediatismo e apoios. Anunciou apresentar a equipa em finais de Setembro.

Pros
- Enorme capacidade de discurso e debate
- Em campanha há muito mais tempo que os restantes
- Experiência incomparável na área do desporto e direito desportivo
- Conhecimento profundo do futebol português e modalidades
- Muita abertura para ouvir os sócios
- Foco na sua equipa competente e não na sua posição de presidente
- Programa eleitoral extremamente completo e competente
- Conhecimento vasto do Benfica e frequente presença na BTV até 2020 quando bateu com a porta por Jorge Jesus regressar ao clube
Cons
- Discurso pouco estadista e até considerado por vezes arrogante
- Discurso genericamente informal, por exemplo dirigindo-se a Rui Costa por "tu"
- Ainda pouco mediatismo em relação ao tempo que está em campanha

Mencionem pontos que gostavam de ver acrescentados aos candidatos. Vou editando este post ou criando um novo à medida que vou achando relevante.
Se não concordarem com a ordem dos candidatos, façam vocês o vosso.
Serviço Público

_Huji_Slb

Espero bem que os Joões se fundem numa candidatura única, um deles pode ficar com "segundo presidente", já que tem propostas parecidas e discutem o mesmo eleitorado.

Isto pelo bem do Benfica.

Lebohang Mokoena

Se há coisa que eu não quero é o Manteigas a VP do Noronha ou vice-versa, se um deles ganhar o papel da oposição não pode ser deixada nas mãos do Vieirismo, será preciso alguém fazer isso, quer seja o Manteigas ou o Servir o Benfica

Isto num cenário pós-eleições e com vitória do Bem sobre o Mal

ItsY2Inferno

Citação de: _Huji_Slb em 13 de Junho de 2025, 16:41Espero bem que os Joões se fundem numa candidatura única, um deles pode ficar com "segundo presidente", já que tem propostas parecidas e discutem o mesmo eleitorado.

Isto pelo bem do Benfica.

Isso não vai acontecer

Mjölnir

Citação de: reddevill2010 em 13 de Junho de 2025, 13:54Infelizmente não tenho esperança nenhuma. O manteigas e Noronha vão dividir votos entre si . A chalupada vai carregar toda no Rui costa ou outro da mesma trupe e resolvem isto logo na primeira volta.
RC não vai ter mais de 50%. Vai haver mudança. Sente-se claramente isso.

força Benfica

Rui Costa: «Recandidatura? Não estou aqui com joguinhos ou rodriguinhos»

fpie

Citação de: força Benfica em 13 de Junho de 2025, 23:05Rui Costa: «Recandidatura? Não estou aqui com joguinhos ou rodriguinhos»

não sabe dizer nada, está a milhares de Kms dos candidatos (medido em neuronios)

joaoaria

Claro que não vai haver junção de listas.
Digo mais, isto vai ser decidido por aquele que entre Noronha e Manteigas ficar em 3° lugar e a ênfase que der ao outro para derrotar o vierismo/costismo na 2a volta

Loopkin

Acho que estão a subestimar a % do Rui Costa, especialmente se a equipa tiver um bom início.

Dão de barato a 2ª volta e tal pode não acontecer.

reddevill2010

Fiz uma nova sondagem. Peço que sejam honestos e digam a verdade.

Fiz esta sondagem só para ver mais ao menos quantos sócios votantes nas próximas eleições temos aqui no fórum...

ItsY2Inferno

Citação de: reddevill2010 em 13 de Junho de 2025, 13:54Infelizmente não tenho esperança nenhuma. O manteigas e Noronha vão dividir votos entre si . A chalupada vai carregar toda no Rui costa ou outro da mesma trupe e resolvem isto logo na primeira volta.

Vai haver mudança mesmo junto da malta mais velha da para sentir

Em 2021 era um contexto diferente e não havia concorrência praticamente, desta vez há e bastante

força Benfica

Citação de: ItsY2Inferno em 14 de Junho de 2025, 00:20

Vai haver mudança mesmo junto da malta mais velha da para sentir

Em 2021 era um contexto diferente e não havia concorrência praticamente, desta vez há e bastante

Imagina só o Benitez por algum milagre ter ganho e ter o mandato que o Rui está a fazer imagina só....

Mas hey o Rui e os amigos é que percebem bue de bola.

JPG

o fantoche vai a votos num contexto único: com o sporting mais forte a nivel de resultados que todos nós vimos.

O tricolor perdia mas a festa era feita nos aliados, agora os socios vêm-nos no marquês, é muito diferente

é o que me dá alguma esperança, tivesse o pateta do joao pereira durado mais 2 jogos, o lage limpava isto e o banana ganhava facil...

M9N

Boas, tenho duas dúvidas sobre o próximo processo eleitoral. Se nenhum dos candidatos tiver 50% de votos existe uma segunda volta? Não estando em Portugal posso votar numa casa do Benfica no estrangeiro?

johncleese

Citação de: JPG em 14 de Junho de 2025, 00:32o fantoche vai a votos num contexto único: com o sporting mais forte a nivel de resultados que todos nós vimos.

O tricolor perdia mas a festa era feita nos aliados, agora os socios vêm-nos no marquês, é muito diferente

é o que me dá alguma esperança, tivesse o pateta do joao pereira durado mais 2 jogos, o lage limpava isto e o banana ganhava facil...

E isso para os sócios mais antigos são facas no coração. Ainda falam dos 7-1 e do que sofreram com isso. Quanto mais ver o Sporting a ganhar um bi-campeonato...