Maior erro histórico do Benfica?

Festivus

Citação de: Elvis the Pelvis em 20 de Fevereiro de 2026, 18:15As duas principais da história do Benfica são a não renovação com o Bela Guttmann no verão de 1962 e a saída do Mourinho no ano 2000.

Hoje e muito provavelmente, tínhamos mais que apenas 2 Taças dos Campeões Europeus.
Os jogadores até disseram após a final de 1963 "Com o Guttmann teríamos ganho..." acho eu.

Se bem que o Guttmann regressou poucos anos depois e não teve propriamente sucesso. E o regresso dele ao Porto ainda pior lhe correu...

daniii95

Não fazer teste de q.i ao pessoal que quer ser sócio

mitologico

ISO

Foi não ter acabado bo final dos anos 80

daniii95

Poderiamos fazer um tópico que é "Maior erro histórico no fórum"

Eu votaria logo na opção "Não expulsar o lambe botas do user Billy the Kid"

The_Riggs

Aproveito o desenterranço pois não sabia que isto existia, acho eu.

Queria votar demolição do velho estádio da Luz, mas votei o despedimento do Mourinho, porque o Mourinho, embora sendo um jovem, demonstrou o suficiente para a autoridade dele ser apoiada por um presidente com visão.

Ou seja, tentei decidir com base naquilo que se se sabia na altura de cada decisão para estas serem tomadas.

Naturalmente a eleição de Vieira foi o maior erro da história do Benfica, porque foi a eleição do Vieira que matou a cultura Benfiquista e criou uma máquina propagandista que destrói pessoas com reconhecimento mundial como o Noronha Lopes quando pretendem fazer parte da vida do clube. E suspeito que nunca mais veremos o regresso de outra cultura. O Benfica hoje em dia é mais um franchise que um clube e simplesmente existe uma franja de adeptos que está em negação em relação a isto.

Raymond

Acho que a votação deveria ser dividida em duas vertentes.

Por um lado qual o maior erro tendo em conta o que se sabia da altura, e por outro o maior erro que na altura era muito difícil de prever.

Em relação ao maior erro que na altura era muito difícil de prever, eu diria que foi a eleição do Vale e Azevedo e o despedimento do Mourinho. Ninguém conseguiria prever que o Vale seria o aldrabão que foi e ninguém conseguirua prever que aquele treinador bom mas sem provas dadas iria ser campeão europeu passado poucos anos.

Em relação ao maior erro tendo em conta o que já se sabia na altur, eu diria que foi a saída do Guttmann ou o despedimento do João Vieira Pinto. Ambos incompreensíveis.

Festivus

Citação de: Raymond em 28 de Abril de 2026, 18:45Acho que a votação deveria ser dividida em duas vertentes.

Por um lado qual o maior erro tendo em conta o que se sabia da altura, e por outro o maior erro que na altura era muito difícil de prever.

Em relação ao maior erro que na altura era muito difícil de prever, eu diria que foi a eleição do Vale e Azevedo e o despedimento do Mourinho. Ninguém conseguiria prever que o Vale seria o aldrabão que foi e ninguém conseguirua prever que aquele treinador bom mas sem provas dadas iria ser campeão europeu passado poucos anos.

Em relação ao maior erro tendo em conta o que já se sabia na altur, eu diria que foi a saída do Guttmann ou o despedimento do João Vieira Pinto. Ambos incompreensíveis.
Entendo, mas é impossível dividir a votação assim. Só se houvesse dois tópicos diferentes para o tema.

andrerodri

Saída de João Vieira Pinto. Se bem que isso pode ser incluído na eleição do Vale e Azevedo.

O maior impedimento ao sucesso do Benfica tem sido o próprio Benfica. Visível com a releição de RC.

slbforever95

Vender o João Neves por meia dúzia de tostões

Puta que os pariu

Benfiquismo

Ao ver estes dois onzes da final da supertaça em 1995, dá para perceber mesmo a falta de qualidade que existia no Benfica.
FC Porto: Vitor Baía, Bandeirinha, Paulinho Santos, Aloísio, José Carlos, Emerson, Secretário, Rui Barros, Domingos, Kulkov, Folha
Treinador: Bobby Robson
SL Benfica: Neno, António Veloso (Edgar [65m]), Paulo Pereira, Paulo Madeira, Dimas, Paulo Bento, José Tavares (Akwá [45m]), Hélder Cristóvão, Mario Stanić, Daniel Kenedy, Abel Xavier
Treinador: Artur Jorge

ZICKLER

Últimos 40 anos tem sido um constante Harakiri.

Por isso é difícil enumerar O erro histórico.

Mas pronto, se tiver de escolher um eu escolho o fato de serem os sócios do Benfica a eleger os presidentes.

Archie Bunker

Citação de: Raymond em 28 de Abril de 2026, 18:45Acho que a votação deveria ser dividida em duas vertentes.

Tenho dúvidas dessa do Vale e Azevedo ser difícil de prever.
Ele já tinha tido vários processos judiciais, estava inclusivé a meio de um gravíssimo (acho que era Euroarea?).

Por outro lado eram outros tempos,em que não havia a informação que há hoje em dia.
Acredito que hoje em dia a sua candidatura seria esmagada pelas redes sociais/CS.

Archie Bunker

Grandes erros: saídas de Mourinho, João Pinto, Deco, entrada de vale Azevedo, Artur Jorge.
O problema é que isto foi tudo em poucos anos.