MUITO INGLÓRIO PARA TANTO CORAÇÃO
O Benfica enfrentou a formação do CV Guaguas, nesta noite de quarta-feira, 25 de setembro, no Pavilhão n.º 2 da Luz, em desafio da 2.ª mão da 1.ª ronda de qualificação da Liga dos Campeões. As águias venceram por 3-2 (no golden set), mas, devido ao resultado da 1.ª mão em Las Palmas (3-1), tal não foi suficiente para seguirem na busca por um lugar na fase de grupos da prova, passando, assim, para a Taça CEV.
Sabendo que teria de vencer por 3-0 ou por 4-1, aí num golden set, para avançar na qualificação para a fase de grupos da Champions, a equipa orientada por Marcel Matz entrou na quadra determinada a consegui-lo.
A intensidade do 1.º set pareceu um prolongamento daquela que pautou todo o jogo da 1.ª mão. Porém, empolgado por uma Pavilhão n.º 2 da Luz ao rubro, o Benfica pegou no controlo das operações, apanhou-se na dianteira do placar, e não deixou que o CV Guaguas se aproximasse.
Quando as águias carimbaram o 20.º ponto, a formação espanhola tinha apenas 14, e era uma questão de tempo até os encarnados fecharem o set. Tal veio a suceder quando o marcador mostrou 25-17 a favor dos pentacampeões nacionais (1-0), com Japa a assinar o ponto decisivo.
O segundo parcial foi diferente. Numa toada de "ponto cá, ponto lá", as duas equipas passaram muito tempo coladas uma à outra. E quando uma se conseguiu distanciar... foi a espanhola (10-12), que haveria mesmo de vencer o set por 21-25 (1-1).
Com este parcial a cair para os espanhóis, estava então decidido que o Benfica não podia ceder mais nenhum set. A equipa benfiquista tinha de vencer os dois sets seguintes para forçar o golden set.
O púbico sentiu que o momento pedia aquele apoio que só os Benfiquistas sabem dar e respondeu à altura: puxando, cantando e intimidando o adversário, ou seja, criando um verdadeiro Inferno da Luz.
Este ambiente foi fundamental para energizar a equipa numa altura em que esta perdia por cinco pontos de diferença (11-16).
A sintonia entre quadra e bancada foi total e teve o seu ponto alto quando as águias passaram para a frente do 3.º set (25-24) e o venceram no lance a seguir (26-24; 2-1 no jogo).
O parcial seguinte (o 4.º) foi muito semelhante ao anterior, com o CV Guaguas a começar mais certeiro e na frente, chegando a ter três pontos de vantagem em mais do que uma ocasião. A diferença foi que as águias passaram mais cedo para a frente, saltando de 11-14 para 19-16.
Mais perto do golden set, o Pavilhão n.º 2 da Luz entrou em apoteose. Contudo, e numa demonstração do equilíbrio entre estas duas equipas, assim como da qualidade da formação espanhola, esta última não desistiu e empatou 24-24. Nas vantagens, no meio de tanta imprevisibilidade, o Benfica foi mais forte e eficaz, e carimbou o 3-1 no jogo, vencendo o parcial por 31-29.
Chegadas ao momento do tudo ao nada, ou seja, ao golden set – até aos 15 pontos –, as águias começaram melhor, tiveram três pontos de vantagem (10-7), mas o CV Guaguas conseguiu dar a volta, e venceu o parcial por 11-15. O Benfica levou a melhor no jogo por 3-2, um resultado que, todavia, não lhe permitiu qualificar-se para a 2.ª ronda.
Apesar da eliminação, realçar o enorme coração da equipa orientada por Marcel Matz, pentacampeã nacional, que nunca desistiu de lutar. A demonstração de carinho e de apoio por parte dos Benfiquistas no final do encontro reconheceu isso mesmo.
O Benfica segue agora para a Taça CEV, prova em que vai defrontar o Volley Haasrode Leuven (Bélgica), nos 32 avos de final.
Antes, os encarnados têm pela frente o Sporting, neste domingo, 29 de setembro, às 18h00, na final da Supertaça, que vai ter lugar no Pavilhão Municipal de Santo Tirso.
DECLARAÇÕES
Marcel Matz (treinador do Benfica): "Sentimentos bem diferentes... Um, da entrega e da luta dos jogadores para fazer o resultado, num jogo apertado desde o 2.º set. Conseguimos ganhar bem o 1.º set, mas o adversário, a partir da vitória no 2.º set, apostou tudo por mais um set. Para eles, todos os sets viraram golden sets. Jogaram bem, jogaram mal, e nós também oscilámos. Início de temporada, sequência forte de jogos, tenho um sentimento de bastante orgulho pelo trabalho que eles fizeram. Foi um jogo disputado com intensidade bem alta dos dois lados. No final, eles conseguiram buscar o golden set com duas sequências de serviço fortes. Tenho orgulho no trabalho dos jogadores, estou extremamente chateado pela derrota. Tentámos a 100 por cento, mas não conseguimos ter sucesso. Houve bastantes coisas boas. Agora é preparar a Supertaça."
Japa (zona 4 do Benfica): "[O Benfica cai de pé] Espero que tenha ficado essa imagem, porque então deixámos de acreditar em nenhum ponto. Espero que todos estejam orgulhosos da equipa, porque a nossa entrega foi total. Espero que tenha sido essa a imagem. É difícil lembrar do final desse golden set. Na minha cabeça, nós íamos conseguir passar. A vitória não veio, não passámos à próxima ronda, só que a entrega é total, em todos os treinos damos o máximo, o nosso melhor. É o que os adeptos podem esperar de nós no próximo jogo: 100 por cento de entrega."
FICHA DE JOGO
Formação inicial do Benfica: Peter Wohlfahrtstätter (7), Ivo Casas (L), Pablo Natan (22), Matheus Alejandro (2), Felipe Banderó (20), Tiago Violas (3) e André Aleixo (23)
Suplentes: Bernardo Silva (L, NJ), Francisco Leitão (NJ), Nivaldo Gómez (1), Pearson Eshenko (5), Eduardo Brito (NJ), Tomás Natário Teixeira (NJ) e Michal Godlewski (NJ)
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/09/25/voleibol-jogo-benfica-cv-guaguas-2-mao-1-ronda-de-qualificacao-liga-dos-campeoes
Coming soon
- Universo Benfica a Quinta, 26 Setembro 2024
- Universo Benfica a Quinta, 26 Setembro 2024
- Universo Benfica a Segunda, 23 Setembro 2024
- Universo Benfica a Segunda, 23 Setembro 2024
- Universo Benfica a Sexta, 19 Julho 2024