Futsal Feminino 2024/2025

vmf76

Citação de: MuadHib em 04 de Dezembro de 2024, 13:54Entretanto houve mais novidades acerca da competição feminina:

https://www.facebook.com/bitontoc5femminile/posts/pfbid02mZpRhb9TN85akGWqUvMgpM2k2smBn6apKyr2Tb3C1FYt7eZjY3dpXGfCK1qBfkktl

Traduzindo:
"Após a publicação da lista oficial de equipas participantes no Futsal Women's European Champions 2024 e na sequência de algumas polémicas surgidas em Portugal relativamente à ausência das actuais campeãs, entendemos dever fazer alguns esclarecimentos importantes relativamente à forma como organizámos o Torneio e à forma como foi fixado o período de realização do mesmo.
1) Na definição das datas, foram tidas em conta as "janelas oficiais da UEFA", divulgadas internacionalmente pelo organismo europeu. Numa altura em que a proximidade do Campeonato do Mundo de Futebol Feminino entupia significativamente o calendário internacional de futebol feminino, a semana de 17 a 21 de dezembro não se enquadrava nas janelas da UEFA e, como tal, era elegível para a realização de um torneio internacional.
2) Foram utilizadas sondagens "informais" para permitir o envio do convite oficial aos clubes que mostraram interesse em participar. A fim de assegurar o melhor nível possível de clubes participantes, foram efectuados contactos principalmente com os países cujas selecções nacionais se qualificaram para a Ronda de Elite, incluindo Portugal. Estes contactos revelaram repetidamente a total rigidez da congénere portuguesa em não querer considerar a deslocação de competições ou ralis e, portanto, o total desinteresse em participar. Nessa altura, considerou-se inútil insistir (depois de o ter feito várias vezes!) em convidar alguém que não tinha mostrado interesse em aceitar o nosso convite.
3) Todos os clubes que aceitaram com entusiasmo o convite solicitaram às suas federações a deslocação das competições de campeonatos ou taças em que estavam envolvidos nessa semana, tal como aconteceu com todas as equipas que participaram nas outras edições anteriores. A presença de competições nacionais nunca foi um obstáculo nas edições anteriores, parece-nos curioso que se torne subitamente um obstáculo em 2024.
4) Consideramos que, contrariamente ao que afirma o clube português (a quem renovamos a nossa estima desportiva), é a decisão de não participar por parte do titular que influencia negativamente o julgamento da prova e que, ao enfatizar repetidamente os seus palmarés nacionais, tende a desrespeitar clubes históricos e ilustres que aceitaram participar, modificando os seus calendários já fixados, colocando-se em causa no parquet que continua a ser o único juiz capaz de definir a grandeza ou não de uma equipa.
Estamos convencidos de que a edição de 2024 dos Campeões Europeus de Futsal Feminino será uma grande celebração do desporto e do futsal feminino e marcará ainda mais o crescimento do movimento a nível nacional e internacional.
Esperamos ver-vos a todos de 18 a 21 de dezembro no Palaflorio!"

Tirem as vossas conclusões

JAAP

Não é dificil tirar conclusões.... mais uma situação que nos desprestigia

IPASLB

Citação de: MuadHib em 04 de Dezembro de 2024, 13:54Entretanto houve mais novidades acerca da competição feminina:

https://www.facebook.com/bitontoc5femminile/posts/pfbid02mZpRhb9TN85akGWqUvMgpM2k2smBn6apKyr2Tb3C1FYt7eZjY3dpXGfCK1qBfkktl
Segundo a versão da organização, foi o SLB que decidiu não participar.

Alguém não está a dizer a verdade, ou a verdade toda.

Parece-me claro que o SLB abdicou, não importa as razões para tal, mas abdicou.

Cada um com a sua opinião, a minha é que o SLB teria de ter participado com a melhor equipa possível, mesmo se ficasse no terceiro lugar.

Mas quem realmente manda é a secção de Futsal do SLB, e só tenho de aceitar, mesmo discordando completamente.

Aposto que Rui Costa nem sequer sabe de nada disto, não me surpreenderia nada que tal acontecesse, depois quer que o termo "banana" desapareça do vocabulário dos Benfiquistas...

Pena ser o próprio clube a desprestigiar (e até a desvalorizar, pelo menos para mim jamais será desvalorizada) a própria competição onde é o atual detentor do Título de Campeão...

Enorme tiro no pé.

MuadHib

Ano passado a vitória nesta competição oficiosa custou-nos algumas jogadoras, aliás, a AC até foi meia lesionada e nem jogou o ultimo jogo (posso estar a confundir).

Ano passado adiaram-se jogos para o clube ir participar, porque nunca tinha ganho.

Existem muitas questões, sejam elas de ordem organizativa, os moldes do torneio, quem joga primeiro, tempos de descanso, etc etc que cabe sempre à equipa que organiza, tal como foi dito aqui por vários users, o Benfica já podia ter organizado isto, ou utilizar a força que tem para organizar isto.
Depois tem a questão que ia implicar que algumas jogadoras que neste momento são o pulmão da equipa fossem sujeitas a mais carga, e temos uma competição em fevereiro para ganhar (Taça da Liga) e agora encaixa talvez noutra questão mais fundamental na minha opinião, que é a seguinte, o plantel está muito curto, mesmo "contando" com a ausência da Inês Fernandes, o plantel é curto, para Portugal chegará (veremos) porque o campeonato não está tabelado por cima, o Nun'Alvares serão praticamente as mesmas mas tem um treinador mto conhecedor da modalidade, a Novasemente mais uma vez em mudanças e um orçamento elevado e render foi zero, os LPS estão a fazer o que se esperava, equipa organizada, muitas boas jogadoras, treinador capaz e estão no 4º lugar.

Acho que desta vez, a desculpa do calendário é legitima, sobretudo porque já se ganhou a competição no ano passado, todos sabemos como o clube atua (lembrando que podíamos no futebol masculino ter continuado a investir para ganhar o penta e não o fizemos), agora a AC vir reinvindicar à UEFA algo que o clube dela não "quis" ir...não sei se fica muito bem na minha opinião, acho que não continuando a ir não melhora em nada a competição oficiosa...

IPASLB

Citação de: wasteoftime em 04 de Dezembro de 2024, 15:18O Benfica precisava de uma justificação para não participar nesta competição
Olhou para o calendário e fez-se luz.

Tenho a ideia de que no ano passado tivemos que adiar um ou outro jogo em virtude da participação neste torneio.

Para mim o verdadeiro motivo é desportivo, ou melhor o que se tem passado dentro das quadras. Ninguém diz mas basicamente para competir a este nível, neste momento temos três jogadoras e meia. Janice, Fifo, Maria e Sara (tecnicamene talvez a melhor do tugão, fisicamente ja vai faltando alguma coisa).

Matos, Detoni não têm andamento para isto, passam pelos pingos da chuva quando a competição esta ao nível abaixo da equipa de Fafe ou quando o nucleo duro esta todo presente por inteiro. Ném falo das juniores porque desconfio que ném o próprio treinador sabe que elas fazem parte do plantel

O jogo de Fafe deve ter contribuido em muito para esta decisão. Viu-se que três jogadoras tiveram que desfarelar-se em quadra para manter a equipa viva no resultado até ao fim. Por alguma razão não fizeram o 5x4.

Tendo em conta a natureza competitiva desta equipa, tenho a certeza que se participasem no torneio, aquelas três e meia deixariam tudo em quadra nos 3 ou 4 jogos, e aí entramos no âmago da questão. Esta equipa no estado em que esta, não aguenta 3 ou 4 jogos altamente competitivos em 4 dias consecutivos.

Tendo em conta a baixa probabilidade de ser competitivo com Burela e Bitonto e o elevado risco de trazer jogadoras lesionadas, que podem deixar os objetivos da época em risco, talvez se tenha tomado a opção que melhor proteja os interesses do Benfica e da secção em particular.

Para alguém que é o campião em título, levar verdadiras pauladas contra adversários que a partida são do mesmo nível, para além de deitarem abaixa animicamente a equipa, também beliscam um niquinha assim a imagem do club
Muito mais belisca a imagem do SLB a não participação do que tudo o resto.

Mesmo com a equipa sem as lesionadas, o SLB não ficaria abaixo do terceiro lugar, pior é o não participar.

IPASLB

Citação de: MuadHib em 04 de Dezembro de 2024, 17:50Ano passado a vitória nesta competição oficiosa custou-nos algumas jogadoras, aliás, a AC até foi meia lesionada e nem jogou o ultimo jogo (posso estar a confundir).

Ano passado adiaram-se jogos para o clube ir participar, porque nunca tinha ganho.

Existem muitas questões, sejam elas de ordem organizativa, os moldes do torneio, quem joga primeiro, tempos de descanso, etc etc que cabe sempre à equipa que organiza, tal como foi dito aqui por vários users, o Benfica já podia ter organizado isto, ou utilizar a força que tem para organizar isto.
Depois tem a questão que ia implicar que algumas jogadoras que neste momento são o pulmão da equipa fossem sujeitas a mais carga, e temos uma competição em fevereiro para ganhar (Taça da Liga) e agora encaixa talvez noutra questão mais fundamental na minha opinião, que é a seguinte, o plantel está muito curto, mesmo "contando" com a ausência da Inês Fernandes, o plantel é curto, para Portugal chegará (veremos) porque o campeonato não está tabelado por cima, o Nun'Alvares serão praticamente as mesmas mas tem um treinador mto conhecedor da modalidade, a Novasemente mais uma vez em mudanças e um orçamento elevado e render foi zero, os LPS estão a fazer o que se esperava, equipa organizada, muitas boas jogadoras, treinador capaz e estão no 4º lugar.

Acho que desta vez, a desculpa do calendário é legitima, sobretudo porque já se ganhou a competição no ano passado, todos sabemos como o clube atua (lembrando que podíamos no futebol masculino ter continuado a investir para ganhar o penta e não o fizemos), agora a AC vir reinvindicar à UEFA algo que o clube dela não "quis" ir...não sei se fica muito bem na minha opinião, acho que não continuando a ir não melhora em nada a competição oficiosa...
Nenhuma desculpa por parte do SLB é legítima.

É a minha opinião.

Dandy

Citação de: Dandy em 04 de Dezembro de 2024, 12:20Se quisessem MESMO participar:

» Não enviar as atletas ao estágio da selecção, alegando "Interesse Nacional Superior" ou o raio que os parta

» Adiar o jogo da Taça ... ou ir ao jogo, na mesma, dependendo do resultado do sorteio (que se realiza hoje)

Entretanto, o sorteio ditou um Aves-Benfica.

Rakutin

Citação de: MuadHib em 04 de Dezembro de 2024, 17:50Ano passado a vitória nesta competição oficiosa custou-nos algumas jogadoras, aliás, a AC até foi meia lesionada e nem jogou o ultimo jogo (posso estar a confundir).

"...a desculpa do calendário é legitima", se os "responsáveis" não soubessem destas datas há meses!