CONSISTÊNCIA RECOMPENSADA COM VANTAGEM NA FINAL
Entrada com o pé direito na final do play-off da Liga Betclic! O Benfica recebeu e derrotou o FC Porto, por 95-94, neste domingo, 8 de junho, no jogo 1 do certame.
Casa esgotada no Pavilhão Fidelidade para acolher o começo da decisão do vencedor do Campeonato, com as águias a entrarem em campo com um cinco inicial composto por Aaron Broussard, Trey Drechsel, Ahmaad Rorie, Makram Ben Romdhane e Nico Carvacho.
Num arranque de jogo muito pontuado, os comandados de Norberto Alves chegaram a liderar por 5 pontos em 4 ocasiões (7-2, 9-4, 11-6 e 13-8), com Makram Ben Romdhane em destaque no ataque.
Contudo, o equilíbrio era a nota dominante, e, aos 5', os visitantes empataram a contenda (13-13), que teve sucessivas igualdades até aos 10', momento em que estes chegaram à dianteira pela primeira vez, fechando o 1.º quarto a vencer por 26-27.
Após minutos inaugurais do 2.º período nivelados (30-31), os encarnados tornaram a distanciar-se com um triplo de Trey Drechsel, um layup de Aaron Broussard e dois lançamentos livres de Ahmaad Rorie (37-31, aos 5'). Na sequência da resposta adversária (40-37), um lançamento exterior de Makram Ben Romdhane fixou novamente o desnível em 6 pontos (43-37).
Ainda assim, fruto de um (sempre) elevado acerto nos lançamentos livres, o FC Porto aproximou-se paulatinamente da equipa da casa, regressando, inclusivamente, à frente (47-48). Todavia, a segundos do intervalo, um afundanço de Nico Carvacho fez com que os benfiquistas recolhessem aos balneários em vantagem (49-48).
O 3.º quarto também teve um início balanceado (53-52), até que um layup de Nico Carvacho e um triplo de Ahmaad Rorie afastaram o Benfica do oponente (58-52, aos 4'). Depois de os forasteiros ripostarem (62-59), dois lançamentos interiores de Nico Carvacho e um triplo de Betinho Gomes dilataram a discrepância para 10 pontos (69-59, aos 8'), a maior registada no encontro.
Até ao término deste parcial, os azuis e brancos encurtaram ligeiramente a margem (74-66).
O FC Porto viria a levar a melhor no derradeiro quarto, reduzindo gradualmente a diferença entre as duas formações no marcador, que passou a ser de apenas 1 ponto à passagem do 6.º minuto (81-80).
Numa fase crucial do duelo, valeu um triplo de Eduardo Francisco, seguido de mais um lançamento interior certeiro de Nico Carvacho (melhor pontuador encarnado), os quais concederam às águias uma assinalável folga de 6 pontos (86-80, aos 8'), importantíssima para manter a liderança no último assalto dos dragões, que voltaram a colar-se aos visitados, mas não evitaram o triunfo dos comandados de Norberto Alves, por 95-94.
Nesta terça-feira, 10 de junho, às 14h00, os dois coletivos voltam a medir forças no Pavilhão Fidelidade, no jogo 2 da final do play-off da Liga Betclic.
DECLARAÇÕES
Norberto Alves (treinador do Benfica): "É muito difícil, quando é por 1 ponto, dizer que há diferenças. Acho que estivemos melhor nos ressaltos, ganhámos mais ressaltos que eles. Eles tiveram muitos mais pontos de lance livre que nós. Tivemos mais assistências, circulámos bem a bola. É evidente que isto é só um dia para descansar um pouco e ver um ou outro detalhe, mas um ou outro detalhe defensivo temos de melhorar. É muito importante entrar em vantagem no play-off. A equipa do FC Porto é uma excelente equipa, como a gente sabe. Foi muito importante o apoio dos Benfiquistas. Terça-feira, às 14h00, venham aqui outra vez. É o momento para estarmos todos unidos. Hoje realmente foi decisivo, nos momentos em que as coisas não estavam a correr tão bem, mantermos a energia para poder vencer o jogo. Nós estamos a dar tudo desde o princípio da época. Uma época difícil para nós, sempre com ausências. Mas acho que isso também construiu um pouco o caráter que era importante para hoje poder ganhar o jogo, que às vezes estava complicado para nós. Manter esse caráter, não sou adivinho, mas acredito muito nos rapazes, acredito que vamos vencer, mas vai ser difícil, como é evidente. Estamos a falar de uma grande equipa do outro lado. Mas manter este caráter, esta atitude até ao fim e jogo a jogo."
Aaron Broussard (base/extremo do Benfica): "Achei que foi um ótimo jogo para a equipa. Entrámos agressivos e continuámos assim durante a maior parte do jogo. Quando eles tiveram bons momentos, respondemos muito bem. E conseguimos manter a vantagem, então foi um grande jogo para nós. Na terça-feira espero o mesmo ambiente. Agradecemos a todos os adeptos que compareceram a este jogo e esperamos vê-los no próximo. Vai ser mais um jogo difícil, precisamos de todos. E vamos lutar ainda mais no próximo jogo. O apoio dos adeptos é sempre importante. É um ambiente ótimo quando toda a gente está aqui, é barulhento, e nós gostamos."
FICHA DE JOGO
Cinco inicial do Benfica: Aaron Broussard, Thomas Drechsel, Ahmaad Rorie, Makram Ben Romdhane e Nico Carvacho
Suplentes: Eduardo Francisco (J), José Silva (J), José Barbosa (J), Diogo Gameiro (NJ), Daniel Relvão (J), Betinho (J) e Ivica Radic (J)
Pontuadores do Benfica: Makram Ben Romdhane (14), Aaron Broussard (18), Ahmaad Rorie (13), Thomas Drechsel (11), Nico Carvacho (23), Betinho (9), José Barbosa (4) e Eduardo Francisco (3)
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2025/06/08/basquetebol-benfica-fc-porto-jogo-1-final-play-off-liga-betclic
Coming soon
- Universo Benfica a Domingo, 1 Junho 2025


