LIDERANÇA CONSTANTE APROXIMA OBJETIVO
Volvidos apenas 2 dias desde o jogo 1 da final do play-off da Liga Betclic de basquetebol, o Benfica voltou a vencer o FC Porto, por 89-81, nesta terça-feira, 10 de junho, no 2.º embate da decisão. Na sexta-feira, dia 13, o coletivo vermelho e branco terá a chance de conquistar a competição pelo 4.º ano seguido.
Novo embate da final do Campeonato no Pavilhão Fidelidade e nova lotação esgotada para apoiar as águias, que entraram em quadra com Aaron Broussard, Trey Drechsel, Ahmaad Rorie, Makram Ben Romdhane e Nico Carvacho.
Max Landis inaugurou o marcador com um triplo (0-3), mas, numa pronta resposta autoritária, materializada em dois lançamentos livres convertidos por Nico Carvacho, um layup de Makram Ben Romdhane e um triplo de Aaron Broussard, os encarnados assumiram a dianteira (7-3, aos 2'), de onde não mais saíram.
Pouco depois, um lançamento de 3 pontos de Trey Drechsel e outro de Ahmaad Rorie, seguido de um tiro interior do extremo, motivaram um timeout dos visitantes, o qual não travou a sequência pontuadora da formação benfiquista, que atingiu uma diferença de 11 pontos com uma tapinha de Nico Carvacho (19-8, aos 8').
Até ao término do 1.º quarto, os azuis e brancos encurtaram a distância para o adversário, encerrando-o a perder por 7 pontos (24-17).
Ao longo do 2.º período, os forasteiros aproximaram-se paulatinamente dos comandados de Norberto Alves, alcançando a uma margem de apenas 3 pontos (33-30, aos 6').
Contudo, o Benfica reagiu, e, com dois lançamentos livres de Ahmaad Rorie e um triplo de Makram Ben Romdhane, tornaram a expandir a vantagem (38-30, aos 7'), que não voltou a ser beliscada com tanto perigo.
Embora o FC Porto ainda tenha voltado à carga (41-37, aos 10'), no último minuto da 1.ª metade, após um desconto de tempo de Norberto Alves, as águias tornaram a embalar, tendo Makram Ben Romdhane pontuado no pintado, bem como na linha de lançamento livre, à semelhança de Ahmaad Rorie. Em cima do soar da buzina, um lançamento duplo de Nico Carvacho consumou uma discrepância de 10 pontos à chegada ao intervalo (47-37).
A contenda foi bastante nivelada durante a esmagadora maioria do 3.º parcial, no qual a diferença no placar não sofreu grandes alterações (66-54, aos 8'), até que Tyler Stone encestou um layup e um triplo de forma consecutiva, cavando um fosso de 17 pontos (71-54, aos 9'), o mesmo que se verificava no arranque do derradeiro período (73-56) – após novo lançamento certeiro de Nico Carvacho a milésimos do fim do 3.º quarto.
No início do 4.º parcial, um layup de José Barbosa e dois lançamentos livres de Makram Ben Romdhane edificaram um diferencial de 19 pontos, o maior registado em todo o duelo (77-58, aos 3'), o qual se revelou preponderante para segurar a vantagem, face ao forcing final dos dragões.
Isto porque, neste quarto, impulsionado pelo acerto de Toney Douglas e Phil Fayne, o FC Porto reentrou na disputa (86-81, aos 10').
No entanto, com sangue-frio na linha de lançamento livre na etapa decisiva, Trey Drechsel e Aaron Broussard selaram o triunfo encarnado, por 89-81.
Deste modo, o Benfica está a uma vitória de atingir o Tetracampeonato Nacional. O jogo 3 da final do play-off da Liga Betclic realiza-se às 19h00 desta sexta-feira, 13 de junho, no Pavilhão Dragão Arena.
DECLARAÇÕES
Norberto Alves (treinador do Benfica): "No jogo de hoje, fomos conquistando aos poucos uma vantagem que era boa e acabámos por ter responsabilidade na maneira como eles [FC Porto] voltaram ao jogo. Houve uma ou outra situação ofensiva em que não jogámos na simplicidade. Partilhámos pouco a bola e isso fez com que eles voltassem ao jogo. Fomos em crescendo e, agora, é focarmo-nos para o próximo jogo. [O jogo 3] Vai ser muito difícil. Acreditamos que podemos ir ganhar. Estamos a jogar contra uma excelente equipa, com excelentes jogadores, muito bem treinada. No Campeonato, ganhou-nos a maior parte dos jogos, mas conseguimos nas últimas semanas ter os rapazes quase todos a treinar e conseguimos dar um salto, nomeadamente nas questões defensivas. Estávamos com essa dificuldade contra eles. É irmos muito focados. [Apoio dos adeptos] Deixo uma palavra de grande agradecimento. Eles sabem que a equipa de basquetebol dá tudo por eles, transpiramos até à última gota de suor, e hoje foi muito importante a energia que veio da bancada quando estavam a faltar as forças. A mensagem é estarmos unidos. Estamos muito gratos."
Nico Carvacho (poste do Benfica): "No 1.º jogo chegámos aos 90 [95-94], foi um jogo com muitos pontos, estavam todos com energia. O 2.º jogo é sempre mais difícil, há um dia entre os jogos. Foi difícil, as pernas pesaram, mas lutámos contra isso. Tivemos uma boa vantagem, eles recuperaram um bocadinho, e no próximo jogo queremos manter essa vantagem. [Jogo 3] Temos de estar ainda mais agressivos, porque jogamos em casa deles, eles vão dar tudo. Sabemos o que temos de fazer. [14 pontos marcados] Sinto-me bem, confiante. Estou a fazer tudo o que posso para ajudar a equipa a vencer."
FICHA DE JOGO
Cinco inicial do Benfica: Aaron Broussard, Thomas Drechsel, Ahmaad Rorie, Makram Ben Romdhane e Nico Carvacho
Suplentes: Eduardo Francisco (J), José Silva (NJ), José Barbosa (J), Diogo Gameiro (NJ), Daniel Relvão (J), Betinho (J) e Tyler Stone (J)
Pontuadores do Benfica: Nico Carvacho (14), Makram Ben Romdhane (20), Aaron Broussard (13), Thomas Drechsel (12), Ahmaad Rorie (9), Betinho (6), Tyler Stone (13) e José Barbosa (2)
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2025/06/10/basquetebol-benfica-fc-porto-jogo-2-final-play-off-liga-betclic
Coming soon
- Universo Benfica a Domingo, 20 Julho 2025
- Universo Benfica a Segunda, 9 Junho 2025
- Universo Benfica a Domingo, 1 Junho 2025


