Época 2025/2026

Jorge Calha García

Citação de: Ecletico em 23 de Junho de 2026, 14:09
Citação de: Jorge Calha García em 23 de Junho de 2026, 12:51
Citação de: SLRIOBOM em 23 de Junho de 2026, 11:27
Citação de: Jorge Calha García em 23 de Junho de 2026, 10:46Eu ponho um nome na mesa:

Joan Plaza
Lá ia orçamento quase todo para o treinador.

100.000 - 120.000 euros. Seria mais ou menos o dobro do Norberto. Não acho uma loucura.

O seu percurso nos ultimos anos tem sido um pesadelo atras do outro, a vir para ca no pior cenario é continua lo lol  , mas é melhor que o Sá.

Um pesadelo no primeiro mundo bem pode ser um sonho no terceiro.

Ainda por cima é um gajo interessante: escreveu 3 ou 4 novelas.

Ecletico

Citação de: Jorge Calha García em 23 de Junho de 2026, 14:19
Citação de: Ecletico em 23 de Junho de 2026, 14:09
Citação de: Jorge Calha García em 23 de Junho de 2026, 12:51
Citação de: SLRIOBOM em 23 de Junho de 2026, 11:27
Citação de: Jorge Calha García em 23 de Junho de 2026, 10:46Eu ponho um nome na mesa:

Joan Plaza
Lá ia orçamento quase todo para o treinador.

100.000 - 120.000 euros. Seria mais ou menos o dobro do Norberto. Não acho uma loucura.

O seu percurso nos ultimos anos tem sido um pesadelo atras do outro, a vir para ca no pior cenario é continua lo lol  , mas é melhor que o Sá.

Um pesadelo no primeiro mundo bem pode ser um sonho no terceiro.

Ainda por cima é um gajo interessante: escreveu 3 ou 4 novelas.

depende do que se considera 1º mundo , se falas de liga concordo , das situaçoes em si ... , o que nos leva a tematica , o que tem acontecido ao Plaza para se meter em buraco atras de buraco...?

Kurt Cobain 10

Se o treinador vai embora... qual é o sentido de andar a renovar contrato com jogadores estrangeiros do atual plantel?

Já estão a condicionar o trabalho do futuro treinador. Enfim.

DB4700

Citação de: Kurt Cobain 10 em 23 de Junho de 2026, 14:52Se o treinador vai embora... qual é o sentido de andar a renovar contrato com jogadores estrangeiros do atual plantel?

Já estão a condicionar o trabalho do futuro treinador. Enfim.

1. o Norberto não decidiu ontem que queria sair
2. deveria ser sempre assim. o treinador treina, o gestor gere.
3. se ficarmos quietos até estar tudo acertado, vamos perder oportunidades. o Dziewa é um bom jogador. particularmente se não for o tipo que está na luta no garrafão.

Kurt Cobain 10

Na minha opinião não faz sentido. O novo treinador vai ter que treinar com os jogadores de confiança do antigo treinador.

Já estão a condicionar o treinador.


Kurt Cobain 10

As coisas bem feitas é como aconteceu no andebol.

Novo treinador, plantel na maioria escolhido pelo treinador que vem.

PP00

Citação de: Elniño 1996 em 23 de Junho de 2026, 13:04Dundao apontado ao fcp, a confirmar-se bom reforço e FL !

Dundão é um grande reforço para o Porto, mas não é FL.

Internacional angolano.
MVP do último AfroBasket.

Pelo que soube, o negócio está feito.
Falta só limar umas arestas.

Vai ser o jogador mais bem pago do campeonato.
(Não quer dizer que não venha alguém ainda que o supere).

É um base muito baixo mas muito vertical.

Muito rápido e um ótimo criador de jogo.

Não tem medo de ir para o cesto contra um poste mesmo com o seu 1,67m.

E desengane-se quem acha que por ser baixo não é bom defensor, Dundão é um ótimo defensor de perímetro.

dfonseca

Citação de: PP00 em 23 de Junho de 2026, 15:58
Citação de: Elniño 1996 em 23 de Junho de 2026, 13:04Dundao apontado ao fcp, a confirmar-se bom reforço e FL !

Dundão é um grande reforço para o Porto, mas não é FL.

Internacional angolano.
MVP do último AfroBasket.

Pelo que soube, o negócio está feito.
Falta só limar umas arestas.

Vai ser o jogador mais bem pago do campeonato.
(Não quer dizer que não venha alguém ainda que o supere).

É um base muito baixo mas muito vertical.

Muito rápido e um ótimo criador de jogo.

Não tem medo de ir para o cesto contra um poste mesmo com o seu 1,67m.

E desengane-se quem acha que por ser baixo não é bom defensor, Dundão é um ótimo defensor de perímetro.

É um excelente jogador, mas para ser o mais bem pago do campeonato acho curto sinceramente.

Para além do fator óbvio de nunca ter jogado na Europa, há um risco grande porque o basquetebol europeu é muito diferente daquilo que se joga em África.

PP00

Citação de: dfonseca em 23 de Junho de 2026, 16:18
Citação de: PP00 em 23 de Junho de 2026, 15:58
Citação de: Elniño 1996 em 23 de Junho de 2026, 13:04Dundao apontado ao fcp, a confirmar-se bom reforço e FL !

Dundão é um grande reforço para o Porto, mas não é FL.

Internacional angolano.
MVP do último AfroBasket.

Pelo que soube, o negócio está feito.
Falta só limar umas arestas.

Vai ser o jogador mais bem pago do campeonato.
(Não quer dizer que não venha alguém ainda que o supere).

É um base muito baixo mas muito vertical.

Muito rápido e um ótimo criador de jogo.

Não tem medo de ir para o cesto contra um poste mesmo com o seu 1,67m.

E desengane-se quem acha que por ser baixo não é bom defensor, Dundão é um ótimo defensor de perímetro.

É um excelente jogador, mas para ser o mais bem pago do campeonato acho curto sinceramente.

Para além do fator óbvio de nunca ter jogado na Europa, há um risco grande porque o basquetebol europeu é muito diferente daquilo que se joga em África.

Isso não é um problema nosso, amigo.

Ecletico

Citação de: PP00 em 23 de Junho de 2026, 16:24
Citação de: dfonseca em 23 de Junho de 2026, 16:18
Citação de: PP00 em 23 de Junho de 2026, 15:58
Citação de: Elniño 1996 em 23 de Junho de 2026, 13:04Dundao apontado ao fcp, a confirmar-se bom reforço e FL !

Dundão é um grande reforço para o Porto, mas não é FL.

Internacional angolano.
MVP do último AfroBasket.

Pelo que soube, o negócio está feito.
Falta só limar umas arestas.

Vai ser o jogador mais bem pago do campeonato.
(Não quer dizer que não venha alguém ainda que o supere).

É um base muito baixo mas muito vertical.

Muito rápido e um ótimo criador de jogo.

Não tem medo de ir para o cesto contra um poste mesmo com o seu 1,67m.

E desengane-se quem acha que por ser baixo não é bom defensor, Dundão é um ótimo defensor de perímetro.

É um excelente jogador, mas para ser o mais bem pago do campeonato acho curto sinceramente.

Para além do fator óbvio de nunca ter jogado na Europa, há um risco grande porque o basquetebol europeu é muito diferente daquilo que se joga em África.

Isso não é um problema nosso, amigo.

Escolha interessante , possivelmente vao fazer o que faz sentido , agora que foram campeoes querem continuar a se lo... possivelmente iremos ver uma equipa mais bem construida e com jogadores mais interessantes , pelo menos é o que faz sentido , ate porque o nosso ciclo por agora terminou , Norberto e varios jogadores .
Alias , nem deve ser preciso muito para ganharem novo campeonato.

Wembyslb

O fim de um ciclo.
Uma gestão de plantel conservadora do old school, só contava um nucleo duro reduzido e quase todos veteranos e/ou estrangeiros.
Não desenvolveu ninguém da cantera nem contratou ninguém no campeonato português e com potencial.
Sempre quis apenas rendimento.
Os anos passam, o nucleo vai se reduzindo e cada vez a idade apertava mais.
Foi gerindo as coisas a pensar em si, muito inteligente cedo percebeu que ganhar o campeonato chegava para acalmar e ter na mão quem mandava.
Permitiu que o seu nucleo duro fosse gerindo as épocas, as lesões e as dores normais de quem já é veterano.
Os americanos chegavam com sede de vitória e rapidamente adaptavam-se ao modelo. Ali sempre se competiu a partir de Fevereiro, ganhar ritmo para depois chegarem fresco à fase das decisões no play-off.
Havia muita qualidade, havia alguma quantidade e havia adn de campeão em alguns que arrastavam os outros.
Este ano teve azar, escolheu mal os estrangeiros, e a idade não perdoa nos poucos que ainda marcavam a diferença.
No primeiro campeonato que perde saí, novamente extremamente inteligente há muito que percebeu que a laranja estava toda espremida e que dali já não há mais campeonatos.
É hora de construir e saí, saí porque sabe que construir não é o seu forte, o seu forte é gerir na sua maneira preferida.
Mais uma vez pensou nele, na sua imagem para os próximos anos, para construir é preciso talento, para gerir é precisão bom senso e mão esquerda.
E quem defende o Benfica? Quem é que anda ali para acautelar que estas coisas não acontecem? Que é preciso ir ganhando e ir renovando a equipa, ir controlando os poucos portugueses de jeito ou de potencial. Ninguém o fez, andaram todos à sombra nesta imensa bebedeira de campeonatos nacionais.
Saí e deixa um presente cinzento e um futuro negro.
Um dos maiores legados de um treinador é deixar a equipa numa melhor posição que a encontrou.
Quando chegou tinha um grupo melhor do que o que vai deixar.
A culpa não é dele, o Norberto olha para os seus interesses, a culpa é de quem devia gerir o Benfica e é pago para o fazer.
Sem campeonato, sem ninguém na seleção nacional com futuro, deixamos os rivais escolherem entre si os poucos portugueses que podem ajudar a ganhar campeonatos.
É um Benfica amador, sem visão e com pouco futuro, agora a unica solução mais uma vez é puxar do livro de cheques e tentar emendar a rota disto.
Que ao menos sirva de lição e que mais nenhum treinador possa treinar o Benfica pensando apenas em si.
De todas as formas obrigado Norberto, porque sinceramente sem ti isto ainda teria sido provavelmente pior.

Ecletico

Citação de: Wembyslb em 23 de Junho de 2026, 17:22O fim de um ciclo.
Uma gestão de plantel conservadora do old school, só contava um nucleo duro reduzido e quase todos veteranos e/ou estrangeiros.
Não desenvolveu ninguém da cantera nem contratou ninguém no campeonato português e com potencial.
Sempre quis apenas rendimento.
Os anos passam, o nucleo vai se reduzindo e cada vez a idade apertava mais.
Foi gerindo as coisas a pensar em si, muito inteligente cedo percebeu que ganhar o campeonato chegava para acalmar e ter na mão quem mandava.
Permitiu que o seu nucleo duro fosse gerindo as épocas, as lesões e as dores normais de quem já é veterano.
Os americanos chegavam com sede de vitória e rapidamente adaptavam-se ao modelo. Ali sempre se competiu a partir de Fevereiro, ganhar ritmo para depois chegarem fresco à fase das decisões no play-off.
Havia muita qualidade, havia alguma quantidade e havia adn de campeão em alguns que arrastavam os outros.
Este ano teve azar, escolheu mal os estrangeiros, e a idade não perdoa nos poucos que ainda marcavam a diferença.
No primeiro campeonato que perde saí, novamente extremamente inteligente há muito que percebeu que a laranja estava toda espremida e que dali já não há mais campeonatos.
É hora de construir e saí, saí porque sabe que construir não é o seu forte, o seu forte é gerir na sua maneira preferida.
Mais uma vez pensou nele, na sua imagem para os próximos anos, para construir é preciso talento, para gerir é precisão bom senso e mão esquerda.
E quem defende o Benfica? Quem é que anda ali para acautelar que estas coisas não acontecem? Que é preciso ir ganhando e ir renovando a equipa, ir controlando os poucos portugueses de jeito ou de potencial. Ninguém o fez, andaram todos à sombra nesta imensa bebedeira de campeonatos nacionais.
Saí e deixa um presente cinzento e um futuro negro.
Um dos maiores legados de um treinador é deixar a equipa numa melhor posição que a encontrou.
Quando chegou tinha um grupo melhor do que o que vai deixar.
A culpa não é dele, o Norberto olha para os seus interesses, a culpa é de quem devia gerir o Benfica e é pago para o fazer.
Sem campeonato, sem ninguém na seleção nacional com futuro, deixamos os rivais escolherem entre si os poucos portugueses que podem ajudar a ganhar campeonatos.
É um Benfica amador, sem visão e com pouco futuro, agora a unica solução mais uma vez é puxar do livro de cheques e tentar emendar a rota disto.
Que ao menos sirva de lição e que mais nenhum treinador possa treinar o Benfica pensando apenas em si.
De todas as formas obrigado Norberto, porque sinceramente sem ti isto ainda teria sido provavelmente pior.

e o que é que estava construido quando ele chegou? e fazer uma equipa nao é fazer um nucleo duro? ou ganha se sem grupo?
 ja agora onde estava o gameiro quando ele chegou?
O que aconteceu ao craque Silva que saiu para ter mais minutos?
Quantos jogos fez Nemias Queta pela equipa principal do Benfica? 4
Quem eram os treinadores ? Jose ricardo e Carlos Lisboa
e o anteriores?
Quantos minutos tem tido o Mingas? quem o meteu a jogar ?
e os outros? nao foram so o mingas e o andrade que tiveram estreias .

Ecletico

Um velho no Insta a sugerir o rodinhas para substituir o Norberto , pior é que ainda usa alguns argumentos lol .
Como é que alguem consegue escrever tal sugestão.

joao12soares

Citação de: FaithNoMore em 23 de Junho de 2026, 12:17
Citação de: joao12soares em 23 de Junho de 2026, 11:36Saída inesperada, mas compreensível tanto do lado do Norberto e do clube.

Oportunidade de tentar elevar o nível da secção e essa é a parte pior....mas há que ter esperança que o Tomás que ate é homem do Basquetebol, saiba escolber bem o sucessor.

O Crespo que lhe dê bons conselhos.
Tenho mais confiança nele que no Tomás, por acaso....

Ecletico

Citação de: joao12soares em 23 de Junho de 2026, 20:43
Citação de: FaithNoMore em 23 de Junho de 2026, 12:17
Citação de: joao12soares em 23 de Junho de 2026, 11:36Saída inesperada, mas compreensível tanto do lado do Norberto e do clube.

Oportunidade de tentar elevar o nível da secção e essa é a parte pior....mas há que ter esperança que o Tomás que ate é homem do Basquetebol, saiba escolber bem o sucessor.

O Crespo que lhe dê bons conselhos.
Tenho mais confiança nele que no Tomás, por acaso....

Sem projecto tera que acertar na moche no treinador e nos jogadores.

Relembrar que as ligas perifericas ficam para ultimo nas escolhas, ainda pior sem ir a uma competição europeia de jeito.
Resumindo Portugal fica com os restos dos restos, se o treinador nao conseguir criar quimica um grupo unido, so restara quw seja um excelente tecnico de jogo e que os jogadores seja bons...para ganhar logo na primeira epoca.

A meu ver o importante agora , mais que os jogadores , é acertar no perfil do treinador e criar a equipa em dois anos  para nova investida dominadora .
Podemos ate falhar nos jogadores ou em alguns , mas falhar no treinador vamos penar durante alguem tempo.
Treinadores com boas competências humanas ( ja nem.falo das tecnicas) nao abundam ainda por mais para vir para Portugal.
Quero acreditar que o Crespo ja se tenha mexido ate porque alem do Norberto ja ter dado avisos nas ultimas epocas , este desfecho ja era certamente conhecido, so ver a rapidez com que saiu a noticia neste final de epoca...

Não acredito é que o Benfica aprove as primeiras escolhas para treinador e jogadores em questão de orçamento,  o que vai complicar o que ja era dificil.
Surpreendam me...