Diana Silva

Avançado, 31 anos,
Portugal
Estatísticas: 1 época, 23 jogos, 10 golos
Em 2025/2026: 23 jogos, 10 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (1)

DB4700

a atitude do Benfica foi de clube grande. estivemos mesmo muito bem. sem grande surpresa. já tínhamos feito isto com a Rochele e com a Samara.

posto isto, e dado que 99% das gravidezes são planeadas, questiono-me se o Benfica, e os clubes, não deviam ser informados do plano. vamos imaginar que seis jogadoras engravidam ao mesmo tempo. e o clube só sabe com o mercado fechado. como funciona?

o Benfica claramente que preparou o mercado sabendo que a Diana não ia jogar. foi tudo bem planeado.

Cyb3rNeo

Parabéns Diana e muitas felicidades!

umtipobenfiquista

Citação de: DB4700 em 27 de Agosto de 2026, 22:27a atitude do Benfica foi de clube grande. estivemos mesmo muito bem. sem grande surpresa. já tínhamos feito isto com a Rochele e com a Samara.

posto isto, e dado que 99% das gravidezes são planeadas, questiono-me se o Benfica, e os clubes, não deviam ser informados do plano. vamos imaginar que seis jogadoras engravidam ao mesmo tempo. e o clube só sabe com o mercado fechado. como funciona?

o Benfica claramente que preparou o mercado sabendo que a Diana não ia jogar. foi tudo bem planeado.

99% das gravidezes são planeadas é estatística tirada de onde? Todas as que vi estão muito, muito longe desse número.

Acho que nunca vai ser um problema, como não tem sido até agora no futebol. A maior parte das jogadoras vai querer focar-se na carreira primeiro, não é demasiado tarde para ter filhos na idade em que se retiram. É o que tem acontecido.

Depois tens o facto de no futebol feminino muitas jogadoras serem gay. Não quer dizer que não queiram ter filhos, mas ai o processo é diferente e com muito mais planeamento. Entendo a tua questão, mas acho que o clube reagiu como reagiu porque também entende que não há grande potencial para isto se tornar uma tendência problemática.

Dandy

Citação de: umtipobenfiquista em 28 de Agosto de 2026, 02:54
Citação de: DB4700 em 27 de Agosto de 2026, 22:27a atitude do Benfica foi de clube grande. estivemos mesmo muito bem. sem grande surpresa. já tínhamos feito isto com a Rochele e com a Samara.

99% das gravidezes são planeadas é estatística tirada de onde? Todas as que vi estão muito, muito longe desse número.

Acho que nunca vai ser um problema, como não tem sido até agora no futebol. A maior parte das jogadoras vai querer focar-se na carreira primeiro, não é demasiado tarde para ter filhos na idade em que se retiram. É o que tem acontecido.

Depois tens o facto de no futebol feminino muitas jogadoras serem gay. Não quer dizer que não queiram ter filhos, mas ai o processo é diferente e com muito mais planeamento. Entendo a tua questão, mas acho que o clube reagiu como reagiu porque também entende que não há grande potencial para isto se tornar uma tendência problemática.

Sem querer tirar mérito ao que quer que seja, o clube TAMBÉM reagiu como reagiu porque sabe que está de mãos atadas e que não seria nada bom (em termos de popularidade, de "marketing" e mesmo jurídicos) reagir de outra forma.

Acho que foi, um pouco, isto:

"Já que estamos obrigados ... mais vale sorrirmos para a foto."

eduq

Mamb

Jogadora ex Sporting quando esteve grávida. O Sporting quis mexer-lhe no contrato:

https://www.record.pt/futebol/futebol-feminino/detalhe/patricia-gouveia-muito-feliz-pela-diana-mas-decisao-de-ser-mae-devia-ser-um-nao-assunto?ref=Futebol%20Feminino_DestaquesPrincipais

Spoiler
Ex-jogadora do Sporting foi obrigada a recorrer ao Sindicato dos Jogadores

Patrícia Gouveia era capitã do Sporting e jogadora da seleção nacional de futebol - até ajudou no apuramento histórico da equipa das quinas para o Euro 2017 - quando, em 2016, descobriu que estava grávida. "Foi uma gravidez muito desejada, mas não planeada", conta, ao JN. Ser mãe sempre foi um desejo mas, numa altura em que a carreira estava no auge, com cinco títulos nacionais, a notícia foi um misto de emoções. E, por isso, precisou de tempo para a digerir e partilhá-la com o clube.

"Foi uma grande felicidade mas, depois, sabia que tinha de colocar os meus objetivos em suspenso. Decidi que estava na altura de contar ao clube quando, durante um jogo, marcaram um livre perigoso contra nós e eu não quis ir para a barreira, como era habitual, com medo de pôr em perigo a vida da bebé. Contei primeiro à direção técnica e ao treinador, depois às minhas companheiras. Foi uma conversa muito emotiva e ficaram todos muito contentes por mim".O problema veio mais tarde. Semanas depois de dar a notícia, a antiga centro-campista foi chamada pela direção técnica e não escondeu a surpresa quando lhe apresentaram um novo contrato. "Revogava o vínculo anterior, que tinha duração de mais dois anos. O novo durava meio ano e ia passar a auferir um quinto do meu ordenado. Recusei e disse que não assinava, que devia ser um engano. Acionei os mecanismos e falei com o Sindicato dos Jogadores, que logo me disponibilizou suporte legal. Depois de várias reuniões, o Sporting percebeu que não era esse o caminho. Mantive o contrato como estava e a nossa ligação continuou", recorda Patrícia, que depois de terminar a carreira nos relvados ainda foi team manager da equipa feminina dos leões.
[fechar]

https://www.record.pt/futebol/futebol-feminino/detalhe/gravidez-os-direitos-de-diana-silva-que-o-benfica-vai-respeitar?ref=Futebol%20Feminino_DestaquesPrincipais

Esta jogadora ficou 3 anos parada?
https://www.record.pt/futebol/futebol-feminino/detalhe/suzane-pires-nao-tem-duvidas-a-di-vai-voltar-a-voar?ref=Futebol%20Feminino_DestaquesPrincipais

umtipobenfiquista

Citação de: Dandy em 28 de Agosto de 2026, 12:37
Citação de: umtipobenfiquista em 28 de Agosto de 2026, 02:54

Sem querer tirar mérito ao que quer que seja, o clube TAMBÉM reagiu como reagiu porque sabe que está de mãos atadas e que não seria nada bom (em termos de popularidade, de "marketing" e mesmo jurídicos) reagir de outra forma.

Acho que foi, um pouco, isto:

"Já que estamos obrigados ... mais vale sorrirmos para a foto."

Concordo.

Dandy

1- Eu não sei o que é que diz a legislação. Não faço mesmo ideia, não fui ver.

2- Considero legítimo e inalienável que uma pessoa possa ter filhos, se assim o entender e pretender, qualquer que seja o momento/contexto da sua vida profissional (se a tiver).

3- Considero que as futebolistas e as restantes atletas NÃO deverão ser excepção ao anterior.

4- Sem prejuízo para "1", "2" e "3" ... entendo que os clubes com estrutura profissional, onde exista uma contratualizada troca de "valor" (ou seja, prestação de trabalho por contrapartida monetária), deverão ter algum tipo de compensação no caso de uma atleta pretender, LEGÍTIMA E INALIENAVELMENTE, não cumprir com o seu contrato por motivos de gravidez e maternidade.

Seja pela activação de seguros destinados a cobrir os salários das atletas ausentes, seja através de fundos criados pelos organizadores das próprias competições (FPF e UEFA) destinados a colmatar essas ausências, ...

Alguma coisa terá de valer aos clubes, nestas situações, caso contrário ... o que é que impede uma equipa profissional de ter (ao mesmo tempo) meio plantel "grávido"? ...

ala esquerda

Parabéns Diana.

Boa sorte

Dandy

Mais:

O que é que impediria uma atleta, com contrato (por exemplo) de 04 anos, de engravidar 03 vezes ao longo do seu contrato? ...

Tem direito a fazê-lo, sim, mas o clube tem de ter direito (também) a não ficar "descalço".

Sem equilíbrio não pode haver Justiça.

paalexg

Citação de: Dandy em 28 de Agosto de 2026, 15:08Mais:

O que é que impediria uma atleta, com contrato (por exemplo) de 04 anos, de engravidar 03 vezes ao longo do seu contrato? ...

Tem direito a fazê-lo, sim, mas o clube tem de ter direito (também) a não ficar "descalço".

Esta vai ser a nona época desta equipa e somente agora uma atleta nossa engravidou. No futebol internacional, também tem sido uma coisa raríssima ao mais alto nível (mais comum nos Estados Unidos, onde me lembro dos casos da Sophia Wilson/Smith, da Alex Morgan e da Crystal Dunn, que na Europa).

Além disso, raros são os contratos de quatro anos no feminino. Mais ainda, se uma atleta engravidar três vezes de forma consecutiva, na prática acabou a carreira, pelo que me parece pouco provável (para não dizer impossível) acontecer em alta competição, onde são maioritariamente jovens (a média de idades do nosso plantel é de 25 anos) e muito competitivas.

Como tal, não vale a pena andar a imaginar cenários cuja probabilidade de acontecer é nula.

Dandy

Citação de: paalexg em 28 de Agosto de 2026, 15:52
Citação de: Dandy em 28 de Agosto de 2026, 15:08Mais:

Esta vai ser a nona época desta equipa e somente agora uma atleta nossa engravidou. No futebol internacional, também tem sido uma coisa raríssima ao mais alto nível (mais comum nos Estados Unidos, onde me lembro dos casos da Sophia Wilson/Smith, da Alex Morgan e da Crystal Dunn, que na Europa).

Além disso, raros são os contratos de quatro anos no feminino. Mais ainda, se uma atleta engravidar três vezes de forma consecutiva, na prática acabou a carreira, pelo que me parece pouco provável (para não dizer impossível) acontecer em alta competição, onde são maioritariamente jovens (a média de idades do nosso plantel é de 25 anos) e muito competitivas.

Como tal, não vale a pena andar a imaginar cenários cuja probabilidade de acontecer é nula.

Decidiste opinar sobre UM dos diferentes cenários que esta temática pode corporizar. Porventura, um dos mais extremados e improváveis.

Ainda assim, fizeste bem pois é com diálogo que as ideias surgem.