Daniel Banjaqui

Defesa, 18 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2025-), 5 jogos (326 minutos), 0 golos
Em 2026/2027: 2 jogos (171 minutos), 0 golos

Equipa B: 2 épocas, 22 jogos, 0 golos
Em 2026/2027: 3 jogos, 0 golos

Pedro Nunes 28

Citação de: Savicevic em Hoje às 03:19
Citação de: axiomas em 14 de Setembro de 2026, 21:05
Citação de: Savicevic em 14 de Setembro de 2026, 17:48
Citação de: SpaceCadet em 14 de Setembro de 2026, 13:52
Citação de: Savicevic em 14 de Setembro de 2026, 11:53
Citação de: Ramiro Lopes em 14 de Setembro de 2026, 08:59
Citação de: Savicevic em 13 de Setembro de 2026, 23:20É um júnior. É preciso tempo e paciência. Tem talento, vai chegar a um nível alto, mas precisa de tempo e de trabalho. Como, de resto, é normal num jogador da idade dele. Já devíamos ter aprendido com os Prestiannis, Carreras e outros, que até estavam em fases de maturação mais adiantadas.
De acordo.
Mas vai contra aquilo que muito se disse durante meses no fórum de que o Banjaqui era o melhor lateral direito do Benfica e que o Benfica até devia vender Bah e Dedic para jogar o Banjaqui.

É um predestinado fisicamente, e isso fez muita diferença até chegar até à equipa principal, mas isso não chega.

Concordei com o plano que parecia que o Benfica tinha para ele. Ficar com Bah e Dedic e manter o Banjaqui na B onde até então só tinha 16 jogos a titular e, nos que vi, não se destacou.
Mas também concordei que, podendo vender o Dedic pelo preço que se vendeu, que a venda fazia sentido e aí tinha de se subir o Banjaqui.

Agora é apostar nele quando houver possibilidade ou necessidade e ter paciência porque está longe do nível que muitos vaticinaram.

O Benfica devia vender o Bah, não porque o Banjaqui esteja preparado para assumir já, mas porque na relação qualidade/ordenado/propensão a lesões/mercado disponível o Bah é um dos jogadores que o Benfica conseguiria substituir com relativa facilidade. Percebo que não tenham querido vender os dois laterais-direitos, mas na minha opinião era o que deveria ter sido feito (e, aliás, deveria ter-se vendido o lateral-esquerdo também). Isto porque o Benfica tinha e tem falta de qualidade nessas duas posições. E obviamente devia ter vindo um lateral titular pra cada lado.

Dito isto, o plantel não pode ser composto só por jogadores prontos e "sem risco". O Benfica tem formação e tem equipa B e, pese embora eu até considere que o hype com o Seixal não tem adesão à realidade e que o trabalho que lá é feito deixa muito a desejar em muitos aspectos, não posso deixar de reconhecer que existe algum valor que pode e deve ser aproveitado. O Banjaqui é um desses valores que eu acho que pode atingir um nível alto. Ora, para esse talento aparecer é preciso contexto e espaço para que possa aparecer e para errar. Não vejo melhor contexto para o Banjaqui do que um Benfica que está a jogar bem, que pede ao lateral-direito coisas que beneficiam as suas características e que está numa boa fase em que ganha jogos.

O Banjaqui é o segundo lateral do plantel, está a jogar por lesão do habitual titular. Quando o Bah regressar, voltará ao banco. Mas quando voltar a ter oportunidades (que eu espero que venha a ter) já vai estar mais bem preparado. E no entretanto se puder que faça os jogos possíveis na B, caso o calendário permita.

De resto, quanto ao jogador em si, fisicamente tem o que é preciso, tecnicamente e sobretudo taticamente tem que melhorar. O mesmo se passa com o José Neto. Mas é como dizes, tem 16 jogos na B, nem sequer é de supor que chegue e parta tudo na A. É preciso dar tempo.

tudo certo, o que não está certo foi defenderes tambem a venda do Dedic, quando era facilmente o unico lateral do plantel com nivel para ser titular de um Benfica a sério.

O Dedic é um estouvado, sem bola é um desastre completo, evoluiu zero e 35M foi das melhores vendas da história deste clube. Eu nunca vi um jogador com gravíssimos problemas na compreensão do jogo a corrigir essa faceta. E vou continuar sem ver. E o Dedic é um jogador que não evolui nem vai evoluir porque não sabe, nem com bola nem (sobretudo) sem bola, o que anda a fazer em campo.
Ok. Gostares do Banjaqui vá que não vá resumires o Dedic a isso já se torna caricato. É ver os jogos dele no Newcastle.

Exato, é ver os jogos dele no Newcastle. É uma questão de tempo até abancar para o Livramento, que é muito melhor que ele.
Foi uma das melhores vendas que fizemos nos ulitmos anos !