Assembleia Geral e Assembleia Geral Extraordinária - 27 de Setembro às 09h00

paalexg

Citação de: Beshine em 01 de Outubro de 2025, 14:56
Citação de: paalexg em 01 de Outubro de 2025, 14:53
Citação de: Beshine em 01 de Outubro de 2025, 14:50Tenho duas questões:
Primeiro, já temos a lista das mesas de voto? sei que são cerca de 80, mas onde se localizam?
Segundo, sei que isto pode ser algo controverso, mas tendo em conta os novos estatutos haverá nova votação do relatório contas e caso seja duplamente votado negativamente a direção será destituída. Esta votação será realizada para em todo o território português/ilhas e estrangeiro como acontece nestas eleições?
Os estatutos foram chumbados ainda sob os estatutos de 2010. A convocatória para as eleições saiu ontem e os estatutos novos só agora é que entraram em vigor.

Portanto, segundas votações quanto a orçamentos e contas chumbadas só a partir de Junho do próximo ano, com o orçamento para 2026/27.

Sim isso eu percebi, que so sera no proximo ano. Questionei isto, porque fiquei a pensar que essa votação sendo so exclusiva a socios presentes na assembleia não estará muito limitada? Ou estou errado e haverá abertura a todo estes territorios que mencionei?
Artigo 45.º
Citação2. No caso de o relatório de gestão e das contas do exercício não terem sido aprovadas,
pode a Direção, no prazo de 5 dias, comunicar ao Presidente da Mesa da Assembleia
Geral que irá proceder à correção do relatório de gestão e das contas do exercício e
requerer a sua submissão a uma nova Assembleia Geral, após a obtenção do parecer
do Conselho Fiscal.  _________________________________________________ 
3. Em alternativa ao estabelecido no número anterior, a Direção pode reapresentar o
relatório de gestão e as contas do exercício para votação, requerendo a convocação
da Assembleia Geral, que funcionará das oito horas da manhã até às vinte e duas
horas desse mesmo dia, de modo a permitir aos sócios votarem, através de voto
secreto exercido em boletim de voto físico depositado em urna
, o relatório de gestão e
as contas do exercício, sem discussão dos sócios.  _________________________ 
4. Se, após a reapresentação do relatório de gestão e as contas de exercício, nos termos
dos números 2 ou 3 anteriores, as mesmas forem reprovadas pela Assembleia Geral
de sócios, a Direção fica de imediato, pelo simples efeito da deliberação,
demissionária e o Presidente da Mesa da Assembleia Geral convoca eleições no prazo
de quarenta e cinco dias para eleger, exclusivamente, os novos membros da Direção,
que assegurarão o cumprimento do mandato até ao termo do mandato da Mesa da
Assembleia Geral e do Conselho Fiscal. _________________________________ 
5. Os efeitos constantes dos números anteriores, só produzirão consequências na
apresentação das contas de cada Direção, a partir do segundo ano do exercício. 
Depreendo que seria só nas instalações do clube, embora com as votações a decorrerem ao longo do dia.

De qualquer forma, errei no primeiro comentário. Somente lá para 2027 é que seria possível distituir os órgãos sociais com recurso a chumbos nas contas apresentadas.

thiagorosa84

https://www.abola.pt/noticias/benfica-acionistas-aprovam-contas-da-sad-2025100122070011451

"João Noronha Lopes, acompanhado de José Theotónio Pereira, candidato a vice-presidente para a área financeira da lista Benfica Acima de Tudo, foi o único candidato, para lá de Rui Costa, que esteve presente na qualidade de presidente da SAD, que participou e interveio na AG da SAD."