Projeto por nomear - Primeira reunião 28/02/2026

sider

Ludwig van

Citação de: Kaká em 10 de Novembro de 2025, 20:56
Citação de: noideasforname em 10 de Novembro de 2025, 20:18É preciso ter cuidado com os infiltrados que aqui andam, e com as contas alt do sombras, hugo gil e essas merdas

Irrelevante.

A concretizar-se, e vejo que o Ludwig concorda com muito do que defendi num comentário anterior para ele noutro tópico sobre este tema, eles até podem lá ir mandar as suas postas de pescada e cheirar a todos os instantes.

Um dos pontos essenciais para mim é a impossibilidade expressa de produzir listas candidatas a qualquer orgão seja por criação ou apoio. Torna todo o "grupo", discussão, propostas, inatacáveis pelo menos através do método utilizado pela candidatura de Costa (e anteriores do Vieira diga-se).

Não havendo produção nem apoio de candidatos, então não existe qualquer interesse subjacente ou escondido por detrás de tudo o que seja proveniente do trabalho deste grupo. É talvez o que mais medo irá provocar.

Não há caras, não há candidatos. Ninguem vai dizer "aqueles Benfiquistas malvados".   

Edit: Dito isto... o mais provavel é que a qualquer momento seja necessário criar alguma "comissão" que organize isto.
Para memória futura, que as pessoas disponíveis para o fazer sejam sócios que não tenham estado directamente ligados a outras candidaturas (de uma forma mais "oficial" como por ex.: directores de campanha), ex-candidatos, ou potenciais futuros candidatos ou integrantes de listas de forma a garantir que este "Think-tank" Benfiquista seja o mais neutro possível quando chegar a altura das eleições para ser possivel proteger a produção de opinião e propostas do grupo.
Precisamente.

Naturalmente que para certas tarefas terá de se atribuir responsabilidades a algumas pessoas/equipas para tratar da organização.

Mas executada a tarefa, esgota-se a necessidade de atribuição de responsabilidades.

Ludwig van

Citação de: alexandreslb em 10 de Novembro de 2025, 19:51Por mim, faríamos uma reunião antes de Dezembro para esclarecer estas dúvidas iniciais.
Via Zoom?

Lá está, havendo interesse de muita gente agenda-se quando for possível ao maior número de pessoas.

Não serei eu a definir agendamentos.

Achei que fazia sentido definir o dia 28 de Fevereiro por uma questão simbólica e por dar tempo de se organizar bem, para além de que começar tudo sem uma data parecia-me genérico em demasia.

divica

Como todo o Benfiquista sério acho que é crucial haver alguma coisa independente da direcçao ou candidatos que analise o desempenho do clube em várias areas e que exponha informaçao pertinente quando necessario sem que ninguem tenha motivo para duvidar do que está a ser dito.

Mas se objectivo é aceitar Benfiquistas com todo o tipo de opinioes acho que é necessario definir um codigo de conduta que as pessoas que fazem parte do movimento têm de seguir. Porque se queremos que as pessoas considerem o movimento uma coisa séria entao é preciso que as pessoas tenham uma postura digna.

Nao se pode ter pessoas a fazer parte do movimento e depois ir para as redes sociais chamar filho da puta ao rui costa por ex. Porque depois o movimento passa a ser uma coisa anti direcçao. Como dizes, o servir o Benfica perdeu-se um bocado porque tornou-se oposicao (por varios motivos logicos) em vez de um movimento independente.

Chambel

Provavelmente 28/02 será o jantar do BI.

Alguma malta que costuma estar presente poderia também ter interesse em ir...

alexandreslb

Citação de: Ludwig van em 10 de Novembro de 2025, 21:27
Citação de: alexandreslb em 10 de Novembro de 2025, 19:51Por mim, faríamos uma reunião antes de Dezembro para esclarecer estas dúvidas iniciais.
Via Zoom?

Lá está, havendo interesse de muita gente agenda-se quando for possível ao maior número de pessoas.

Achei que fazia sentido definir o dia 28 de Fevereiro por uma questão simbólica e por dar tempo de se organizar bem, para além de que começar tudo sem uma data parecia-me genérico em demasia.
Sim, Zoom ou outra plataforma do género.

O dia 28 de Fevereiro poderia ser o início simbólico do projecto, mas poderia fazer sentido reunir antes para definir o que será isto, se é que me faço entender. Até para termos uma base para explicarmos a potenciais interessados em fazer parte do projecto.

Ludwig van

Citação de: alexandreslb em 10 de Novembro de 2025, 21:49
Via Zoom?

O dia 28 de Fevereiro poderia ser o início simbólico do projecto, mas poderia fazer sentido reunir antes para definir o que será isto, se é que me faço entender. Até para termos uma base para explicarmos a potenciais interessados em fazer parte do projecto.
Eu falei em início de Dezembro por uma questão de dar um tempo para a mensagem passar e para além do SB, inclusive se possível.

Mas se antes disso já tivermos muita gente interessada em reunir não valerá a pena ficar à espera, digo eu.

Depois, através de uma sondagem aos interessados veríamos que data seria a melhor para a maioria.

Innuendo

Citação de: Ludwig van em 10 de Novembro de 2025, 15:45
Citação de: Kloden em 10 de Novembro de 2025, 15:29O ponto 5 sugere que este projecto esta relacionado com as proximas eleicoes e preparacao das mesmas. No entanto, o ponto 1 e' claro em dizer que o projecto nao ira apoiar nenhuma candidatura. Parece-me um pouco confuso e contraditorio.

Nao estou a dizer que o projecto devia apoiar uma candidatura, estou apenas a tentar perceber qual o objectivo do mesmo. Assim parece que e' so' o de juntar socios e discutir ideias contra a actual direccao.
Percebo a confusão.

Ser um projeto à margem de qualquer candidatura não significa que não esteja a trabalhar numa mudança só possível com eleições.

O objetivo de não apoiar nenhum candidato é receber toda a gente que se identifique com a urgência da mudança sem estar dependente de um candidato que é o inverso do que tem acontecido.

Tirando o Servir o Benfica, que mesmo esse acabou por apoiar candidaturas em 2021 e 2025 (à Mesa AG), todo o trabalho tem sido feito por equipas formadas por candidatos e que se esgotam no momento das eleições.

O objetivo é começar esse trabalho sem estar dependente de candidato nenhum porque o que tem unido os apoiantes de candidaturas como a de Benítez, JNL e JDM é muito maior do que as separa. Se tivermos um "espaço" onde candidatos nem sequer sejam uma questão pode servir para se trabalhar com menos atritos.

Em termos práticos em que é isso se pode traduzir?

Pode começar já o trabalho que nas últimas eleições só foi feito no ano anterior.

Podemos apresentar uma série de medidas que considerarmos consensuais e que possam vir a fazer parte do programa eleitoral de um ou vários candidatos no futuro que aproveitem o trabalho feito.

Dando um exemplo de uma proposta de auditoria. Queremos todos auditoria? Em princípio diria sim, mas voltamos para saber isso. Depois, essa auditoria é para ser feita aos últimos 5, 10 ou 15 anos? É para contratos superiores a que valor? É para contratos de FSE's com valor acumulado nos últimos anos acima de que valor?

Questões concretas, que colocaríamos por escrito após votação.

Um pouco a ir buscar o espírito da alteração dos estatutos mas com melhor organização.

Ao mesmo tempo, teríamos também a parte dos planos de ação para se conseguir convencer mais sócios da necessidade de mudança.

Infelizmente, as eleições são um concurso de popularidade, em que quem era popular, não obstante incompetente, venceu. A estratégia de um possível movimento terá que passar por uma ou duas ( ou mais, até )figuras a aparecer em espaços públicos de opinião, na comunicação social e prime time. Um pouco a imagem do que Marcelo Rebelo de Sousa fez, e que Marques Mendes tentou replicar.
Alguém benfiquista, pouco polémico, que comece a criar reputação inatacável, semeando a inception na mente dos benfiquistas seguidistas, e que, no momento certo, possa ser visto como alternativa credível

Ludwig van

Citação de: Innuendo em 10 de Novembro de 2025, 21:58
Citação de: Kloden em 10 de Novembro de 2025, 15:29O ponto 5 sugere que este projecto esta relacionado com as proximas eleicoes e preparacao das mesmas. No entanto, o ponto 1 e' claro em dizer que o projecto nao ira apoiar nenhuma candidatura. Parece-me um pouco confuso e contraditorio.

Nao estou a dizer que o projecto devia apoiar uma candidatura, estou apenas a tentar perceber qual o objectivo do mesmo. Assim parece que e' so' o de juntar socios e discutir ideias contra a actual direccao.
Percebo a confusão.

Ser um projeto à margem de qualquer candidatura não significa que não esteja a trabalhar numa mudança só possível com eleições.

O objetivo de não apoiar nenhum candidato é receber toda a gente que se identifique com a urgência da mudança sem estar dependente de um candidato que é o inverso do que tem acontecido.

Tirando o Servir o Benfica, que mesmo esse acabou por apoiar candidaturas em 2021 e 2025 (à Mesa AG), todo o trabalho tem sido feito por equipas formadas por candidatos e que se esgotam no momento das eleições.

O objetivo é começar esse trabalho sem estar dependente de candidato nenhum porque o que tem unido os apoiantes de candidaturas como a de Benítez, JNL e JDM é muito maior do que as separa. Se tivermos um "espaço" onde candidatos nem sequer sejam uma questão pode servir para se trabalhar com menos atritos.

Pode começar já o trabalho que nas últimas eleições só foi feito no ano anterior.

Podemos apresentar uma série de medidas que considerarmos consensuais e que possam vir a fazer parte do programa eleitoral de um ou vários candidatos no futuro que aproveitem o trabalho feito.

Dando um exemplo de uma proposta de auditoria. Queremos todos auditoria? Em princípio diria sim, mas voltamos para saber isso. Depois, essa auditoria é para ser feita aos últimos 5, 10 ou 15 anos? É para contratos superiores a que valor? É para contratos de FSE's com valor acumulado nos últimos anos acima de que valor?

Um pouco a ir buscar o espírito da alteração dos estatutos mas com melhor organização.

Ao mesmo tempo, teríamos também a parte dos planos de ação para se conseguir convencer mais sócios da necessidade de mudança.

Infelizmente, as eleições são um concurso de popularidade, em que quem era popular, não obstante incompetente, venceu. A estratégia de um possível movimento terá que passar por uma ou duas ( ou mais, até )figuras a aparecer em espaços públicos de opinião, na comunicação social e prime time. Um pouco a imagem do que Marcelo Rebelo de Sousa fez, e que Marques Mendes tentou replicar.
Alguém benfiquista, pouco polémico, que comece a criar reputação inatacável, semeando a inception na mente dos benfiquistas seguidistas, e que, no momento certo, possa ser visto como alternativa credível
Não é, de todo, esse o objetivo.

Innuendo

Citação de: Ludwig van em 10 de Novembro de 2025, 22:24
Citação de: Innuendo em 10 de Novembro de 2025, 21:58

Percebo a confusão.

Não é, de todo, esse o objetivo.

Compreendo.

Apenas estou a especular sobre como se poderia" competir" com a figura que atualmente preside.

O racional não abunda infelizmente.

Creio que o projeto será uma mais valia para o pensamento crítico benfiquista e, principalmente, para a literacia em benfiquismo.

Keynes

Citação de: Ludwig van em 10 de Novembro de 2025, 11:27Ponto prévio: Este Projeto não é ideia minha, é resultado de uma série de conversas que tive durante estes últimos meses. Simplesmente estou a dar o pontapé de saída. Vou lançar aqui uma série de pontos que considero que deviam constar de uma "Base de Entendimento" mas quero que toda a gente contribua para ela.

Ponto 1: Será sempre desde o primeiro ao último dia um projeto sem candidato. Nunca apoiaremos ninguém enquanto projeto. Quem quiser participar e à parte lançar uma candidatura estará no seu direito, mas o projeto nunca irá apoiar ninguém.

Ponto 2: A ideia é juntar todos os sócios que queiram reunir-se presencialmente para discutir tópicos e chegar a consensos. A primeira reunião deverá ser a 28/02/2026, preferencialmente num lugar no centro do país (Coimbra? Leiria?) para conseguirmos ter sócios do país todo. Nessa altura escolheremos um nome para o projeto.

Ponto 3: Não existirão líderes oficiais. Todos os sócios são bem-vindos. Tenham eles votado em quem quer que tenham votado. A ideia é deixarmos todos os egos de lado e tentar trabalhar em conjunto.

Ponto 4: A cada reunião serão definidos temas a abordar e previamente teremos de fazer um trabalho para se conseguir tornar a discussão produtiva. Serão discutidas as eficácias dos planos de ação formulados e aprovadas medidas consensuais (com 2/3 de taxa de aprovação).

Ponto 5: As próximas eleições, sejam elas quando forem, não podem ser preparadas com 6 meses ou um ano de antecedência. Ou começamos já ou depois é tudo feito à pressa.

Ponto 6: Existe claramente uma faixa demográfica enorme que não se identificou com a necessidade de mudança. A ideia deste Projeto não é hostilizar essa faixa, é precisamente o contrário, é tentar fazer perceber a essa faixa a urgência de mudar.

Ponto 7: Devem ser estabelecidos planos de ação para várias áreas e formadas equipas para esse efeito. Por exemplo, para a divulgação de conteúdos nas redes sociais (Facebook tendo de ser um dos focos) e para a participação e filiação nas Casas do Benfica.

Ponto 8: Já no início de dezembro deveremos efetuar uma reunião via Zoom para abordar a preparação da primeira reunião e definir os planos de ação que já podem avançar.

Peço-vos que falem desta ideia a outros sócios e que contribuam para esta "Base de Entendimento".

Louvo a iniciativa que visa criar bases de entendimento e não criar "guerras civis" guiados por ódios cegos.

A administração do Benfica e a gestão do clube é altamente complexa e é necessária uma reflexão séria, profunda e elaborada sobre os pontos que têm que ser corrigidos e também dar continuidade ao que tem sido bem feito (sim, há coisas bem feitas e não se pode atirar para o lixo porque não foi feito por A ou B).

Atenção á calendarização, lançarem-se nas redes sociais sem um projeto sólido já definido e com alguém preparado para avançar pode ser contraproducente porque pode transmitir falta de credibilidade.

Gostava de participar, mas é me completamente impossível pôr mais uma coisa para conciliar.

Sugiro que depois de se angariar gente suficiente se crie grupos de trabalho e que haja coordenação entre os grupos. Falo pela minha experiência, quando se tem reuniões com muitos pontos de trabalho, acaba-se por ter uma reunião de 3 ou 4h de dispersão e desperdicio, por isso há que haver maior precisão possível na gestão das reuniões para manter o foco e objetividade.

São as minhas ideias/sugestões que ficam para se quiserem ponderar

Bom trabalhar e boa sorte, pois vão precisar bastante dela

alexandreslb

Citação de: Ludwig van em 10 de Novembro de 2025, 21:55
Citação de: alexandreslb em 10 de Novembro de 2025, 21:49
Via Zoom?

Eu falei em início de Dezembro por uma questão de dar um tempo para a mensagem passar e para além do SB, inclusive se possível.

Mas se antes disso já tivermos muita gente interessada em reunir não valerá a pena ficar à espera, digo eu.

Depois, através de uma sondagem aos interessados veríamos que data seria a melhor para a maioria.
Sim, entendo. O que a maioria decidir, para mim, está bem.

Ru10

Citação de: Ludwig van em 10 de Novembro de 2025, 11:27Ponto prévio: Este Projeto não é ideia minha, é resultado de uma série de conversas que tive durante estes últimos meses. Simplesmente estou a dar o pontapé de saída. Vou lançar aqui uma série de pontos que considero que deviam constar de uma "Base de Entendimento" mas quero que toda a gente contribua para ela.

Ponto 1: Será sempre desde o primeiro ao último dia um projeto sem candidato. Nunca apoiaremos ninguém enquanto projeto. Quem quiser participar e à parte lançar uma candidatura estará no seu direito, mas o projeto nunca irá apoiar ninguém.

Ponto 2: A ideia é juntar todos os sócios que queiram reunir-se presencialmente para discutir tópicos e chegar a consensos. A primeira reunião deverá ser a 28/02/2026, preferencialmente num lugar no centro do país (Coimbra? Leiria?) para conseguirmos ter sócios do país todo. Nessa altura escolheremos um nome para o projeto.

Ponto 3: Não existirão líderes oficiais. Todos os sócios são bem-vindos. Tenham eles votado em quem quer que tenham votado. A ideia é deixarmos todos os egos de lado e tentar trabalhar em conjunto.

Ponto 4: A cada reunião serão definidos temas a abordar e previamente teremos de fazer um trabalho para se conseguir tornar a discussão produtiva. Serão discutidas as eficácias dos planos de ação formulados e aprovadas medidas consensuais (com 2/3 de taxa de aprovação).

Ponto 5: As próximas eleições, sejam elas quando forem, não podem ser preparadas com 6 meses ou um ano de antecedência. Ou começamos já ou depois é tudo feito à pressa.

Ponto 6: Existe claramente uma faixa demográfica enorme que não se identificou com a necessidade de mudança. A ideia deste Projeto não é hostilizar essa faixa, é precisamente o contrário, é tentar fazer perceber a essa faixa a urgência de mudar.

Ponto 7: Devem ser estabelecidos planos de ação para várias áreas e formadas equipas para esse efeito. Por exemplo, para a divulgação de conteúdos nas redes sociais (Facebook tendo de ser um dos focos) e para a participação e filiação nas Casas do Benfica.

Ponto 8: Já no início de dezembro deveremos efetuar uma reunião via Zoom para abordar a preparação da primeira reunião e definir os planos de ação que já podem avançar.

Peço-vos que falem desta ideia a outros sócios e que contribuam para esta "Base de Entendimento".
Excelente iniciativa. Do Benfica não se desiste e tento sempre relembrar quem quer desistir agora que isto já foi bem pior e quase nem existia oposição nenhuma! Agora somos numerosos e a tendência é continuar a crescer, porque os maus resultados infelizmente a isso levará.

Realço o ponto 6 que é um pensamento inteligente. É natural que nesta fase vamos apontar o dedo a esses 65%, e merecem ser responsabilizados. Mas a longo prazo continuar nesta divisão e não tentar explicar-lhes vai levar novamente ao mesmo. Por muito que se crie grandes listas e projetos, de nada valerá se não se resolver o problema de base.

Boa sorte com isso.

ana_lopes2009

Benfiquismo

Via Zoom?

Via zoom seria uma boa solução.