Projeto por nomear - Primeira reunião 28/02/2026

Ernesto_

Citação de: pevmac em 11 de Novembro de 2025, 14:49Projeto por nomear...bem, poderia se o: UoB - Unir o Benfica.
Não concordo com o termo "unir". Quem o deve fazer é quem está na direção, com rigor, com competência, com vitórias e títulos. Os adeptos vão estar sempre unidos basta ver os jogos fora de casa e etc.

YouOnlyDieOnce

Vou deixar aqui o meu singelo contributo, porque é algo mais geral e que penso que poderia pelo menos mudar um pouco o ambiente de desconfiança e descrédito do nosso futebol. Não é algo que seja provavelmente possível de ser feito só em Portugal, mas o Benfica podia e devia liderar um projeto de mudança neste campo.

Na minha opinião, estas três novas leis de jogo iriam mudar por completo o ambiente de guerrilha e desconfiança no jogo. E o Benfica, como instituição de bem que é, devia beneficiar disso:

1ª - Alterar todo o protocolo VAR e exigir que cada equipa tenha direito a um ou dois pedidos de revisão VAR pelo árbitro, por cada meia parte. Se o pedido da equipa estiver correto, mantém-se o direito a esses um ou dois pedidos. Se o pedido estiver incorreto, a equipa perde esse mesmo direito na meia parte correspondente.

2ª - Alterar a lei do fora de jogo para uma margem máxima de 20cm. Está mais do que comprovado ser essa a distância mínima de erro humano e que interfere com a verdade desportiva. Todos os foras de jogo com a tecnologia atual só seriam assinalados a partir dos 20cm. (Isso não é nada e nenhum atacante tira benefício em relação ao defesa).

3ª - Tempo útil de jogo. Abandonar os 90 minutos com descontos, que dão sempre direito a desconfianças e maus juízos por parte da equipa de arbitragem. 60 minutos de tempo útil, com 30 minutos para cada parte.

Se o Benfica quer ser um clube de bem e garantir que as melhores equipas sempre, ou quase sempre, ganham em campo, então tem de começar por aqui... Por exigir um futebol e espetáculo mais justo e limpo.

alexandreslb

Citação de: alexandreslb em 11 de Novembro de 2025, 14:12No seguimento da divulgação do projecto e tendo em vista a constituição de um espaço de diálogo construtivo e colaborativo entre sócios, todos os interessados em participar neste projeto poderão fazê-lo mediante adesão ao grupo de trabalho criado para o efeito, através do seguinte link de acesso ao WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/IDOoMVtoXEb8pxFjKGS1da

É importante esclarecer, desde já, que a diversidade de opiniões é bem-vinda e considerada essencial ao enriquecimento do debate. Todavia, qualquer conduta que tenha por objetivo perturbar, desvirtuar ou prejudicar o normal funcionamento do grupo e dos seus propósitos, incluindo comportamentos de desrespeito ou provocação, implicará a exclusão imediata do participante em causa.

Este espaço destina-se exclusivamente àqueles que pretendem contribuir, de boa-fé, para a construção coletiva de ideias e soluções.

Vamos lá salvar o Benfica!
Quem estiver interessado em ajudar, junte-se ao grupo.

_Huji_Slb

Benfica Summit / Benfica Talks.

Talvez fosse interessante tentar convidar algumas figuras públicas que se identifiquem com a oposição. A presença deles poderia dar maior impacto e visibilidade ao evento.

YouOnlyDieOnce

Todos queremos mudança e uma limpeza no nosso clube, certo?

Muitos de nós se reviram no que foi a equipa liderada por Noronha, como rosto dessa mudança, certo?

Então porque não o nome "Vira Benfica", inspirado no Vira Frangos do Noronha?

É o que acho que muita gente anda a precisar... De virar Benfica!

Chappu

Citação de: Ludwig van em 10 de Novembro de 2025, 14:38Era importante saber se quem teve páginas criadas no Facebook para lutar contra o Costismo/Vieirismo pretende continuar com esse esforço.

Em relação às Casas do Benfica, aqui é um trabalho que os sócios fora de Lisboa deviam estar focados.

As novas gerações de benfiquistas têm pouca ou nenhuma ligação com as Casas. Ora, isso está a servir para perpetuar nas Casas a mentalidade da continuidade.

Uma Casa do Benfica frequentada e mais tarde gerida por adeptos mais jovens ganha outra vida.

Nos próximos tempos vou passar mais tempo na Casa do Benfica mais próxima e vou filiar-me. Se este esforço for concertado, ou seja, nos casos em que há várias Casas próximas a malta combinar passar a juntar-se numa, pode ter um efeito maior.

https://www.facebook.com/oolhardopizzi

Sou um dos administradores e, apesar da página ser pequena e da natural saturação, planeio continuar a luta, com maior ou menor frequência.

Contem comigo para ajudar no que me for possível.

Sequel

Dos vários pontos, não discordando de nenhum, apenas acho que seria essencial, nesta fase, simplificar a coisa.

Criar um tema inical simples e que desse para discutir, e onde todos pudessem dar a sua opinião e sugestões.

Vou dar um exemplo simples: primwira reunião aberta a todos os que queiram participar. Tema: discutir a forma como são encaradas as AGs e como se pode tentar agregar gente para torná-las interessantes aos sócios que nunca foram a uma. E quando digo isto, falo de, por exemplo, juntar grupos de amigos que se juntem para ir, e evitar aquela "vergonha" que muitos sentem.

Quero com isto dizer que o ideal é simplificar a coisa e gerar discussões mais simples e que mais tarde possam resultar em ideias que possam realmente dar nalguma coisa. Falar em conteúdo de FB e o catano, nesta fase, parece ser muito precipitado.

Prefiro ver esta excelente ideia como uma forma desinteressada de se poder discutir o clube, sem egos, nem trincheiras.

Manto Sagrado

Citação de: Chappu em 12 de Novembro de 2025, 22:24
Citação de: Ludwig van em 10 de Novembro de 2025, 14:38Era importante saber se quem teve páginas criadas no Facebook para lutar contra o Costismo/Vieirismo pretende continuar com esse esforço.

Em relação às Casas do Benfica, aqui é um trabalho que os sócios fora de Lisboa deviam estar focados.

As novas gerações de benfiquistas têm pouca ou nenhuma ligação com as Casas. Ora, isso está a servir para perpetuar nas Casas a mentalidade da continuidade.

Uma Casa do Benfica frequentada e mais tarde gerida por adeptos mais jovens ganha outra vida.

Nos próximos tempos vou passar mais tempo na Casa do Benfica mais próxima e vou filiar-me. Se este esforço for concertado, ou seja, nos casos em que há várias Casas próximas a malta combinar passar a juntar-se numa, pode ter um efeito maior.

https://www.facebook.com/oolhardopizzi

Sou um dos administradores e, apesar da página ser pequena e da natural saturação, planeio continuar a luta, com maior ou menor frequência.

Contem comigo para ajudar no que me for possível.

Já tou a seguir, não conhecia....no fds também espero ter a minha finalmente em andamento, depois partilho aqui

Ludwig van

Citação de: Sequel em 12 de Novembro de 2025, 22:34Dos vários pontos, não discordando de nenhum, apenas acho que seria essencial, nesta fase, simplificar a coisa.

Criar um tema inical simples e que desse para discutir, e onde todos pudessem dar a sua opinião e sugestões.

Vou dar um exemplo simples: primwira reunião aberta a todos os que queiram participar. Tema: discutir a forma como são encaradas as AGs e como se pode tentar agregar gente para torná-las interessantes aos sócios que nunca foram a uma. E quando digo isto, falo de, por exemplo, juntar grupos de amigos que se juntem para ir, e evitar aquela "vergonha" que muitos sentem.

Quero com isto dizer que o ideal é simplificar a coisa e gerar discussões mais simples e que mais tarde possam resultar em ideias que possam realmente dar nalguma coisa. Falar em conteúdo de FB e o catano, nesta fase, parece ser muito precipitado.

Prefiro ver esta excelente ideia como uma forma desinteressada de se poder discutir o clube, sem egos, nem trincheiras.
A ideia é mesmo existir um ou dois temas por reunião.

Por exemplo, finanças e modalidades. Nessa reunião só seriam discutidas medidas para esses temas.

Vai exigir um trabalho prévio de reunir sugestões.

Depois de as discutirmos, as que tiverem uma percentagem de aprovação acima de um valor que iremos estabelecer (2/3 por exemplo) passam a constar em ata como "Medidas Consensuais".

Também existirá tempo para discutir o que é que se tem feito ou pode ser feito para "evangelizar" os sócios que ainda não foram convencidos da necessidade de mudança mas isso não deverá ocupar muito tempo.

tangerina

Tenho uma página de facebook com 12k que sempre dediquei ao Benfica, pronta para mudar o nome e fazer "rebranding"

Knz

Muito mau a comunicação deste Grupo Farmácia Franco passar pelo WhatsApp com tantos outros meios à disposição.

JoséGomes9

Spoiler
Citação de: Ludwig van em 10 de Novembro de 2025, 11:27Ponto prévio: Este Projeto não é ideia minha, é resultado de uma série de conversas que tive durante estes últimos meses. Simplesmente estou a dar o pontapé de saída. Vou lançar aqui uma série de pontos que considero que deviam constar de uma "Base de Entendimento" mas quero que toda a gente contribua para ela.

Ponto 1: Será sempre desde o primeiro ao último dia um projeto sem candidato. Nunca apoiaremos ninguém enquanto projeto. Quem quiser participar e à parte lançar uma candidatura estará no seu direito, mas o projeto nunca irá apoiar ninguém.

Ponto 2: A ideia é juntar todos os sócios que queiram reunir-se presencialmente para discutir tópicos e chegar a consensos. A primeira reunião deverá ser a 28/02/2026, preferencialmente num lugar no centro do país (Coimbra? Leiria?) para conseguirmos ter sócios do país todo. Nessa altura escolheremos um nome para o projeto.

Ponto 3: Não existirão líderes oficiais. Todos os sócios são bem-vindos. Tenham eles votado em quem quer que tenham votado. A ideia é deixarmos todos os egos de lado e tentar trabalhar em conjunto.

Ponto 4: A cada reunião serão definidos temas a abordar e previamente teremos de fazer um trabalho para se conseguir tornar a discussão produtiva. Serão discutidas as eficácias dos planos de ação formulados e aprovadas medidas consensuais (com 2/3 de taxa de aprovação).

Ponto 5: As próximas eleições, sejam elas quando forem, não podem ser preparadas com 6 meses ou um ano de antecedência. Ou começamos já ou depois é tudo feito à pressa.

Ponto 6: Existe claramente uma faixa demográfica enorme que não se identificou com a necessidade de mudança. A ideia deste Projeto não é hostilizar essa faixa, é precisamente o contrário, é tentar fazer perceber a essa faixa a urgência de mudar.

Ponto 7: Devem ser estabelecidos planos de ação para várias áreas e formadas equipas para esse efeito. Por exemplo, para a divulgação de conteúdos nas redes sociais (Facebook tendo de ser um dos focos) e para a participação e filiação nas Casas do Benfica.

Ponto 8: Já no início de dezembro deveremos efetuar uma reunião via Zoom para abordar a preparação da primeira reunião e definir os planos de ação que já podem avançar.

Peço-vos que falem desta ideia a outros sócios e que contribuam para esta "Base de Entendimento".
[fechar]

Antes de mais nada, parabéns pela iniciativa.

Ponto 4: haverá objetivos associados a essas medidas consensuais e aos planos de ação? Para não se ficar apenas pelas boas ideias entre uma reunião e outra.

Casas: a continuidade venceu também em Lisboa, acho que não se devia descurar estas casas.

Falaste em medidas que alguém pudesse usar no seu programa. Seria possível nós por fora mudarmos aspetos no Benfica por dentro? Nomeadamente o Servir foi fundamental nos novos estatutos ou no regulamento eleitoral. Da parte do Benfica não se teria avançado para os mesmos sem pressão externa.
O que é possivel mudar com AGE convocadas pelos sócios?

Como conciliamos a evangelização da mudança com a integração de quem votou Rui Costa e abertura às suas ideias? Concordo totalmente que deve ser aberto a todos, não só à oposição, mas até que ponto conseguimos atrair, manter e dar voz a estas pessoas, sabendo elas que queremos uma mudança e muitos votaram na "mudança" com Rui Costa?

Ludwig van

Citação de: Knz em 14 de Novembro de 2025, 21:29Muito mau a comunicação deste Grupo Farmácia Franco passar pelo WhatsApp com tantos outros meios à disposição.
Eu não percebo a necessidade de tanto secretismo.

Os malefícios de sermos mais públicos são muito menores do que as vantagens.

Não devíamos ter medo de ataques de ninguém, principalmente porque o que nos propomos a fazer é lutar, pela positiva, pela mudança de mentalidades e se o modus operandi do clube tem sido o ataque pessoal. Sendo nós um grupo de sócios "anónimos" vão atacar quem?

O grupo de WhatsApp só existe por uma questão de ser muito mais prático do que escrever apenas aqui.

Cob92

O pessoal que quer iniciar esse projeto Tambem Nao seria mal pensado criar um podcast do SB no youtube.

Iria permitir aos Taliban's poder exprimir os seus pensamentos, tendo 2 ou 3 elementos sempre présentes e que estejam disponivel para tamanho projecto para animar o podcast com mais 1 ou 2 elementos do SB convidados e escolhidos em funçao de quem quiser participar e estar disponivel mas Nao convidar sempre os mesmos para poder dar opportunidade a todos que quiserem participar.

Fica aqui a ideia.